Gráfica AMD Polaris (RX 590)

@Luka_ Sinceramente também não faço ideia...
Também não gosto da ideia, para uma marca que afirma slogans como a liberdade de escolha, isto caiu muito mal, especialmente depois de todas as criticas contra o GPP da nvidia.

Mas é bem possível que isto tenha sido estipulado e acordado entre a AMD e a ASrock quando esta última decidiu começar a vender gráficas AMD, ou pelo menos espero que tenha sido assim, porém novamente, estas medidas não me agradam de todo :/
Acredito que a AMD tenha razões para tal, mas ainda assim, parece-me algo bastante limitativo para a ASrock, o ideial seria a AMD pronunciar-se sobre as razões reais deste ban, lógicamente não vai acontecer e a AMD vai ficar um pouco mais mal vista, pelo menos do meu ponto de vista.
 
Já do meu ponto de vista, a AMD está mal vista a partir do momento que não cortou as pernas ao mining via software, pois deveria ter protegido os interesses dos consumidores ao invés de deixar andar o preço das gráficas escalar.
 
Já do meu ponto de vista, a AMD está mal vista a partir do momento que não cortou as pernas ao mining via software, pois deveria ter protegido os interesses dos consumidores ao invés de deixar andar o preço das gráficas escalar.

Tipo...porque que eles haveriam de cortar as vendas? Epa eu entendo o que queres dizer mas eles são uma empresa que no final do ano têm de apresentar lucros, porque raio eles iriam cortar as suas vendas? Se eles fizessem isso os miners iam comprar mais nvidias. Eles bem precisam do dinheiro, que o usem para novas gráficas e ryzens.
 
Agora que a manteiga está no pão já não dá para tirar, e não condeno muito a AMD porque está situação do mining era extremamente difícil de prever qual a melhor estratégia para satisfazer gregos e troianos, felizmente que agora as coisas estão a melhorar para o lado dos gamers...
 
Epa, já tens a Sapphire Nitro RX 580 8GB aqui nos nossos vizinhos a 305€ para clientes prime...isto ta voltar rapidamente ao normal, já está bom para os gammers.
 
Até porque nem há garantias que uma placa não vendida a um miner significasse uma venda a um gamer ;)
Uma placa vendida é uma placa vendida.

Da Q&A do Q1 Earnings Report

John William Pitzer - Credit Suisse Securities (USA) LLC

That's helpful, Devinder. And then, Lisa, as my follow-up, I appreciate kind of quantifying blockchain for both the first quarter and for last year and also your commentary about it being it looks like down sequentially at least in embedded in your June guidance. I'm just kind of curious, just given how hard it is to track where these GPUs are really going, how do you get a sense of what's a blockchain application versus something else, one?

And two, do you see this as a viable long-term market or do you believe that as this market develops, it's going to have to move from proof of work to proof of stake which might just negate mining altogether? And if that scenario were to play out, how worried are you about sort of secondary cards coming back into the market and kind of hurting pricing either in the second half of this year or into 2019?

Lisa T. Su - Advanced Micro Devices, Inc.

Sure, John. So look, on the blockchain there is a lot of discussion about this. From our standpoint, we stay very, very close to the customer set in the graphics space. And so, we spend time with the commercial miners as well as spending time with our partners.

And the way we look at this, our first priority when we look at allocation of graphics cards is to gamers. And so that's through OEMs, that's through system integrators, that's also working with key e-tailers to make sure that they are prioritizing the gamers segment and we're going to continue to do that. And so, that's one piece that we know well.

We also work directly with the commercial miners, and so, we see kind of what their forecasts are and they work with us and so that we have good visibility on. There is a piece that go through retail that is hard to tell whether that's gaming or mining, but we believe we have a good sense of what that is. So it is an approximation, but we think it's a good approximation of where we are.

And then, to your longer-term question, I do think the blockchain infrastructure is here to stay. I think there are numerous currencies. There are numerous applications that are using the blockchain technology. We don't see a significant risk of secondhand GPUs coming into the market. I think what you find is that, one, there are number of different currencies, and, two, a lot of these users that are buying GPUs these days are actually buying them for multiple use cases, both commercial and consumer. So they're not necessarily buying just for mining.

And I think for that reason, we do think this is a different cycle. That being the case, we do see a bit of volatility and that's why we are putting into our forecast for the second quarter and the second half a little bit lower blockchain demand, but that's more than made up for by the other new products and the way the new products are ramping in the business.
https://seekingalpha.com/article/41...-results-earnings-call-transcript?part=single

tens a Lisa SU a admitir basicamente que boa parte dos miners é fornecida directamente, mas que obviamente ninguém consegue controlar as vendas a retalho, não há forma de o fazer, ninguém sabe qual o propósito da venda.

As vendas directas devem ser feitas via encomenda e a um preço previamente estabelecido, no canal de retalho e mias difícil porque se trabalha com projecções, se a quantidade for subestimada tem que ir buscar inclusive as reservas de stock que haja, mas depois colocar encomendas na foundry não é como ir às compras, depende da capacidade da foundry permitir colocar logo a encomenda (quanto mais perto dos 100% pior), ou ter de esperar por uma abertura, ou dar prioridade, mas entre as wafers sairem e teres os chips para envio para as fábricas dos AIB, e o fabrico e saída dos GPU ainda devem ir pelo menos uns bons 2 meses, ou mais.
 
Pois, uma coisa é o que eu penso e outra é o que quem tem realmente poder de decidir faz; eu possivelmente também negociaria com miners, mas tentaria proteger os consumidores normais do flagelo que foi a subida de preços, o equilíbrio é fundamental...
 
A questão é como é que tentas proteger os consumidores normais, deduzo que queiras dizer gamers? Passas a exigir o NIF para ver se é pessoa singular ou colectiva?
A subida de preços tem a haver com a oferta e a procura, não há produtos e os poucos que há, há alguém que está disposto a pagar mais, qualquer vendedor fará o normal: vende a quem oferece mais.

A AMD apenas controla a produção mediante a quantidade de wafers que encomenda à foundry, com base nas projecções de venda e encomendas colocadas pelos AIB e controlando o stock, se as previsões para um quarter forem de 500k, e se a Sapphire pede 150k, XFX 100k, Powercolor 100k e ASUS, MSI, Gigabyte o resto, e a AMD tem 700k em stock, e já há uns quantos "K para companhias mineiras", a AMD não vai pedir nada e coloca a ordem para dali a um ou dois meses, pois neste momento está a responder ao fabrico de Ryzen e EPYC, de repente em 1 mês vendes tudo, e começam a chover pedidos e encomendas dos AIB, fazes o quê?
Da última vez que andaram a fazer stockpiling, acabaram por ter de fazer um rebrand para continuar a vender o stock com que tinham ficado e ainda assumir algumas perdas financeiras.

Além de que o preço que a AMD tem é tabelado, portanto se alguém está a ganhar $€£ de certeza que não é a AMD, que tem a margem definida e só ganha se vender mais unidades.

EDIT: na transcript o Devindar Kumar CFO (director financeiro)
Inventory was $715 million, up slightly from the prior quarter.

isto quer dizer que a AMD tem 715 milhões de $ empatados em material, inventário ou stock, como preferires, isto inclui CPU, APU e GPU, e é preciso gerir isto à medida das encomendas e das previsões, e também dos lançamentos previstos no roadmap, cancelando encomendas se necessário, porque o que lá ficar é dinheiro ardido.
 
Última edição:
Eu compreendo, mas limitar a venda por pessoa seria um primeiro passo para evitar disparates como chegar um carregamento a uma loja e já estarem as gráficas todas vendidas a uma só pessoa... Limitar a performance do mining via drivers aquando da presença de mais de duas gráficas no sistema também seria uma medida de desincentivo, por exemplo.
 
Não sei como te explicar, mas tirando as Radeon Pro e Instinct, a AMD não vende placas - não sei ao certo quem trata das encomendas directas para mining mas é provável que seja a Sapphire (é as que aparecem na Genesis Mining) - ao contrário da nvidia (que vende as FE directamente do seu site).

As vendas são tratadas pelos AIB, os seus ditribuidores e lojas/sites que fazem as vendas ao público.

Que é que a AMD pode fazer? Obrigar os AIB a um Radeon PP?
 
Os aib dependem da AMD para vender, logo, ou seguem as directivas ou a AMD só vende a quem seguir. Basta ver que a AMD está a pressionar a AsRock a não vender as suas gráficas para mining na UE, já se sabe que a Comissão Europeia para multar em defesa do consumidor é um espectáculo.
Neste momento, vai ficar tudo como está, mas seria interessante ver medidas deste tipo a proteger o consumidor normal de placas gráficas por parte da AMD, no lançamento da próxima geração, por exemplo.
 
a AMD se quisesse proteger o consumidor já o tinha feito à bastante, eles querem é vender as gráficas e não interessa a quem, algo que me faz ficar bastante desapontado com esta atitude de fechar os olhos por parte da AMD
 
Sim, se assim o quiseres entender, mas a ideia seria defender o interesse dos clientes, e depois os da empresa. Pode-se sonhar, não? [emoji14]
 
Então, uma empresa que anda a precisar de dinheiro como de pão para a boca devia agora matar a sua maior fonte de rendimento dos últimos tempos só para meia dúzia de gatos poderem comprar gráficas mais baratas?
Quando na prática, a maior parte desses gatos ia era aproveitar para comprar GeForces mais baratas? [emoji14]
 
Então, uma empresa que anda a precisar de dinheiro como de pão para a boca devia agora matar a sua maior fonte de rendimento dos últimos tempos só para meia dúzia de gatos poderem comprar gráficas mais baratas?
Quando na prática, a maior parte desses gatos ia era aproveitar para comprar GeForces mais baratas? [emoji14]

Exactamente, as pessoas aqui as vezes não sei o que pensam. Depois há quem fala mal de AMD e está "desapontado" com ela. Pois a nvidia também não subiu o preço das mesmas certo? AMD é o mau da fica, deviam oferecer era uma RX 580 a todos gamers pelo inconveniente, incluindo portes.
 
O grande problema disto é o cartel da VRAM. A AMD para não correr o risco de alienar o segmento gaming e também GPGPU para fins sérios, devia ter venda directa. Quando as cryptos implodirem podem ver as costas de alguns gamers. Eu prefiro AMD vs NVIDIA por promoverem standards abertos e opensource para toda a indústria, mas com esta situação se a Nvidia também se tornasse mais aberta considerava mudar.

Cartel da RAM:
https://www.gamersnexus.net/industry/3298-memory-industry-expose-exclusive-gn-report
 
Última edição:
Então, uma empresa que anda a precisar de dinheiro como de pão para a boca devia agora matar a sua maior fonte de rendimento dos últimos tempos só para meia dúzia de gatos poderem comprar gráficas mais baratas?
Quando na prática, a maior parte desses gatos ia era aproveitar para comprar GeForces mais baratas? [emoji14]
Era para mim?
 
Para ti, como?
É a minha achega para toda a discussão "a AMD devia fazer mais para garantir que as placas são para os gamers e não para os miners"...
Nem te vi lá no meio... :P
 
Back
Topo