Tenho de ir dormir... mas curtia ver. Amanhã a malta faz aqui o resumo, com uma ajudinha do
@ToTTenTranz
Se fosse uma apresentação sobre carregadores de portáteis, vias do início ao fim
- Dual Fury foi lançada como Radeon Pro Duo por $1500. Não é uma placa para "consumidor" mas sim orientada a developers de aplicações VR. 8 TFLOPs por GPU significa que funcionam a 1GHz. Continua a usar HBM 1, portanto só tem 4GB por GPU.
- Ambos os chips Polaris provavelmente vêm com GDDR5. Ao contrário do que se pensava, Polaris 10 é o GPU que vem substituir as R9 290/390 e Polaris 11 é o GPU para portáteis ultra-mobile que promete "performance de consola", ou seja substitui as 270/370.
- Polaris 10 foi mostrado em várias máquinas a correr o último Hitman em DX12 a 2560*1440 60FPS. Se for com as settings no máximo, isso confirma a
gama de performance entre a 390X e a Fury.
- Vega chega entre o fim de 2016 e início de 2017 (segundo o roadmap é capaz de chegar em Dezembro). Pelo que se percebe, é simplesmente Polaris com HBM2 em vez de GDDR5. Mais uma vez temos Vega 10 e Vega 11. Se tiver que adivinhar, Vega 10 é topo de gama a substituir as Fury X e Vega 11 se calhar substitui as actuais 280/380. São os "buracos" que ficam a faltar tapar.
- Lançaram o headset AR/VR Sulon Q, que é um headset completamente autónomo e portátil que usa um APU FX8800 no próprio headset e tem câmaras a toda a volta para o modo AR.
- Total War: Warhammer é um título DX12
Em termos de hardware, as revelações foram um bocado desapontantes. Foi maioritariamente curtas conversas com developers sobre DX12, GPUOpen, tecnologias open source no geral, aplicações de VR, etc. Faz sentido, já que era a Game
Developers Conference.
De destacar, na minha opinião, foi ótimo ver estúdios/editoras que em 2015 lançaram jogos infectados com Gameworks (Square Enix / Crystal Dynamics com Rise of the Tomb Raider, Ubisoft com Far Cry 5 e Assassin's Creed Syndicate), virem agora dizer como é ótimo ter bibliotecas de efeitos de GPU completamente open source que eles podem editar e customizar à medida. Na prática a vir dizer que preferem adotar GPUOpen à caixa negra que é o Gameworks.