Gráfica AMD Polaris (RX 590)

Tenho de ir dormir... mas curtia ver. Amanhã a malta faz aqui o resumo, com uma ajudinha do @ToTTenTranz :P
Se fosse uma apresentação sobre carregadores de portáteis, vias do início ao fim :P

- Dual Fury foi lançada como Radeon Pro Duo por $1500. Não é uma placa para "consumidor" mas sim orientada a developers de aplicações VR. 8 TFLOPs por GPU significa que funcionam a 1GHz. Continua a usar HBM 1, portanto só tem 4GB por GPU.

- Ambos os chips Polaris provavelmente vêm com GDDR5. Ao contrário do que se pensava, Polaris 10 é o GPU que vem substituir as R9 290/390 e Polaris 11 é o GPU para portáteis ultra-mobile que promete "performance de consola", ou seja substitui as 270/370.

- Polaris 10 foi mostrado em várias máquinas a correr o último Hitman em DX12 a 2560*1440 60FPS. Se for com as settings no máximo, isso confirma a gama de performance entre a 390X e a Fury.

- Vega chega entre o fim de 2016 e início de 2017 (segundo o roadmap é capaz de chegar em Dezembro). Pelo que se percebe, é simplesmente Polaris com HBM2 em vez de GDDR5. Mais uma vez temos Vega 10 e Vega 11. Se tiver que adivinhar, Vega 10 é topo de gama a substituir as Fury X e Vega 11 se calhar substitui as actuais 280/380. São os "buracos" que ficam a faltar tapar.

- Lançaram o headset AR/VR Sulon Q, que é um headset completamente autónomo e portátil que usa um APU FX8800 no próprio headset e tem câmaras a toda a volta para o modo AR.

- Total War: Warhammer é um título DX12

Em termos de hardware, as revelações foram um bocado desapontantes. Foi maioritariamente curtas conversas com developers sobre DX12, GPUOpen, tecnologias open source no geral, aplicações de VR, etc. Faz sentido, já que era a Game Developers Conference.


De destacar, na minha opinião, foi ótimo ver estúdios/editoras que em 2015 lançaram jogos infectados com Gameworks (Square Enix / Crystal Dynamics com Rise of the Tomb Raider, Ubisoft com Far Cry 5 e Assassin's Creed Syndicate), virem agora dizer como é ótimo ter bibliotecas de efeitos de GPU completamente open source que eles podem editar e customizar à medida. Na prática a vir dizer que preferem adotar GPUOpen à caixa negra que é o Gameworks.
 
Se fosse uma apresentação sobre carregadores de portáteis, vias do início ao fim :P

:boxing_sm: a culpa é da malta de ilhetro que não faz carregadores de 180w compactos :P

Ou seja, nada de muito revolucionário. Estava com esperanças no HBM para o mercado mobile... mas mais vale tirar o cavalinho da chuva.
Pelo menos que tragam performance/watt competitiva para os portáteis. A ver se finalmente sai um Macbook com uma gráfica decente depois do fiasco da M370X.
 
De destacar, na minha opinião, foi ótimo ver estúdios/editoras que em 2015 lançaram jogos infectados com Gameworks (Square Enix / Crystal Dynamics com Rise of the Tomb Raider, Ubisoft com Far Cry 5 e Assassin's Creed Syndicate), virem agora dizer como é ótimo ter bibliotecas de efeitos de GPU completamente open source que eles podem editar e customizar à medida. Na prática a vir dizer que preferem adotar GPUOpen à caixa negra que é o Gameworks.

Foi o que mais gostei, a ver se nos livramos disso de uma vez por todas, mas far cry 5?:P
 
Nop, tambem achei piada falarem no gpuopen e etc.
Mas mais piada ainda é estar no facebook e aparecer uma mão cheio de noticias relacionadas com o GPUOpen e etc.
E de repente deparar-me com uma noticia da GDC 2016 da nvidia a dizer que anunciaram o gameworks 3.1 com mais physX.

Baixei a cabeça lentamente e abanei para os lados muito lentamente a pensar.. Ho sorte estes tipos..
 
Em relação à questão do HBM2/GDDR5 no Polaris, vai haver pelo menos uma versão que sai com HBM1.

Curious about the HBM2 inclusion in Vega on the roadmap and what that means for Polaris? Though he didn’t say it outright, it appears that Polaris will be using HBM1, leaving me to wonder about the memory capacity limitations inherent in that. Has AMD found a way to get past the 4GB barrier? We are trying to figure that out for sure.
Why is Polaris going to use HBM1? Raja pointed towards the extreme cost and expense of building the HBM ecosystem prepping the pipeline for the new memory technology as the culprit and AMD obviously wants to recoup some of that cost with another generation of GPU usage.

http://www.pcper.com/news/Graphics-...past-CrossFire-smaller-GPU-dies-HBM2-and-more
 
De destacar, na minha opinião, foi ótimo ver estúdios/editoras que em 2015 lançaram jogos infectados com Gameworks (Square Enix / Crystal Dynamics com Rise of the Tomb Raider, Ubisoft com Far Cry 5 e Assassin's Creed Syndicate), virem agora dizer como é ótimo ter bibliotecas de efeitos de GPU completamente open source que eles podem editar e customizar à medida. Na prática a vir dizer que preferem adotar GPUOpen à caixa negra que é o Gameworks.

Ver os estúdios a apoiar o GPUOpen de boa vontade é bom, mas o problema é que a nvidia paga uns milhões de dólares para meterem o Gameworks e esquecem logo o GPUOpen.
 
Em relação à questão do HBM2/GDDR5 no Polaris, vai haver pelo menos uma versão que sai com HBM1.
http://www.pcper.com/news/Graphics-...past-CrossFire-smaller-GPU-dies-HBM2-and-more
Essa é uma dedução do Ryan Shrout devido a uma conversa qualquer que deve ter acontecido fora das câmaras, porque na entrevista não existe a mínima sugestão de que HBM1 possa ser usado numa Polaris.

Já agora, não há nada nas especificações do HBM1 que o impeça de ter stacks com 8 núcleos. Não aconteceu no Fiji provavelmente por questões de yields e custos. Portanto tecnicamente seria possível atingir 8GB com 4 stacks de HBM1, ou 4GB com apenas 2 stacks.
4GB com 2 stacks se calhar seria um excelente sweetspot para um Polaris 10, especialmente se por ex. estiver a 600MHz dando um total de 307GB/s.

Ver os estúdios a apoiar o GPUOpen de boa vontade é bom, mas o problema é que a nvidia paga uns milhões de dólares para meterem o Gameworks e esquecem logo o GPUOpen.

Segundo o que se sabe, não há dinheiro a trocar mãos diretamente. A nVidia paga é salários a um exército de engenheiros que vão aos developers meter o código gameworks deles para permitir certos efeitos com custo zero para o estúdio.
Se o mesmo estúdio por acaso conseguir adotar código open source que eventualmente estará bem documentado, se calhar já não precisam dos engenheiros da nVidia.
 
Portanto espera-se que a polaris 10 tenha menos performance do que a fury x? Tanta coisa para nada...

Oi?
Eles nunca disseram que iam superar o performance de nada, eles disseram que se iam focar no GCN 1.3 com melhor motor de geometria, melhor memory compression e acima de tudo gestão de energia, isto para as polaris.
Não havia mais informação nenhuma sobre nada, ainda pior quando o HBM2 não aparenta estar pronto e igualmente o GDDR5x que não é culpa deles.

Além demais as gráficas vão sair no verão, logo para o final do ano/inicios de 2017 sai as big beasts.
O mesmo se pode dizer da nvidia que vão lançar no verão as 1070 e 1080, até podem sem duvida superar a AMD e nas ofertas que eles tem, eu não duvido sinceramente, mas nenhuma delas ainda vem com HBM ainda e aparentemente nem vem com o chip de topo deles.
E nem falaram sequer em gráficas de média gama sequer.

A última vez que tive à espera que a nvidia lançasse uma gráfica de media gama demorou quase meio ano, e cansado de tanto esperar tive de vir para a AMD. XD
 
Máxima potência será 2017 com hbm2 produção máxima. Devem sair novas gráficas ainda este ano. Agora com que desempenho, eficácia, fiabilidade não sei. A hbm2 está ter problemas de produção. Usem hbm1 e GDDR5x.
 
Pois, HBM2 este ano pelos vistos é para esquecer e pelos vistos GDDR5X também.

As 1070 e 1080 da nvidia provavelmente virão com GDDR5 na mesma e nem admirava um bus de 384 bits para compensar.
 
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