AMD quad-core roadmap

BlueSp33d3r disse:
desculpem a ignorancia mas fb-dimm?? isso tem a ver com buses?

Não.
Um módulo FB-DIMM (Fully Buffered) é tecnicamente DDR2 ou DDR3, mas acrescido de um chip que agrega a largura de banda dos chips de memória do mesmo e actua como controlador de memória onboard, por assim dizer, antes de o chip estar acessível às aplicações.

Vantagens:

- é possível ter quantidades de memória muito mais elevadas, aumentando a densidade da mesma por DIMM, o ideal para servidores.
- maiores velocidades máximas, por causa do menor pin-count e interface simplificado e com menos overhead (é como no PCI-Express, ou no Hypertransport, cujos interfaces up-down independentes e em série são relativamente estreitos, mas de alta velocidade, para reduzir o ruído eléctrico na board e situações de "data collision" de um bus unificado -paralelo- e lento).


Desvantagens:
- a introdução do chip agregador introduz latência adicional
- este aquece bastante, sendo um dos obstáculos que levaram ao adiamento da sua introdução pela Intel.
- estes módulos são por natureza ECC (Error Checking and Correction), não sendo os mais indicados para OC mais puxado, por exemplo.

Aínda não existiria nenhuma vantagem em ter FB-DIMM's no desktop neste momento, a DDR2 já tem limites de quantidade de memória aceitáveis, na casa dos 8GB em média, e não tem tanta latência como os FB-DIMM's já existentes.

Assim, faz mais sentido a introdução faseada, a começar pelos servidores.

FBDIMM_samsung.jpg
 
Finalmente ouviram-me (lol), shared cache!

Isso pode reduzir os custos tb já k n é necessaria tanta cache para obter a mesma performance, já k a cache ocupa uma grande parte do die.

Quanto ao HT3 e ao FB-DIMM, ambos n trariam vantagens nenhumas para desktop neste momento...
 
lê a explicação do blastarr:

Não.
Um módulo FB-DIMM (Fully Buffered) é tecnicamente DDR2 ou DDR3, mas acrescido de um chip que agrega a largura de banda dos chips de memória do mesmo e actua como controlador de memória onboard, por assim dizer, antes de o chip estar acessível às aplicações
 
_zZz_ disse:
lê a explicação do blastarr:
Um processador tb é um chip. chip é extremamente generalista.
Aquilo é um chip que processa dados. Logo tb podes chamar de processador, mas nao um processador como um AMD ou Intel. Existem milhoes de diferentes processadores...
 
Back
Topo