AMD Radeon RAMDisk

eblain

Power Member
RAMDisk-Banner.png



Over the past year, AMD has entered the memory pool fray with an array of AMD-branded memory modules, to the surprise of many. During this time, we’ve been looking for new ways to both enhance the breadth of our memory offerings, and to keep AMD memory top of mind when it comes to your next memory purchase.
Recently we teamed up with Dataram, a top developer of RAMDisk software, to give systems more flexibility and performance with a RAMDisk. A RAMDisk is a software package that reserves a block of your system memory and turns it into a virtual hard drive that is recognized by Windows® with a drive letter (like C:\). Using this RAMDisk can help free your hard drive from unnecessary temporary files, limit unwanted writing to your SSD, and when used correctly, can dramatically accelerate the loading and processing times of games, demanding software suites and web browsing.

This collaboration has also allowed us to develop a free, no-strings-attached trial of the AMD Radeon™ RAMDisk for you to download. This version allows anyone to create a RAMDisk that can reserve up to 4GB of your RAM, while users with AMD Radeon™ memory will automatically be able to reserve up to 6GB. Finally, enthusiasts have the option of upgrading to the AMD Radeon™ RAMDisk Xtreme, which allows users to create RAMDisks up to 64GB for under $20USD. When creating a RAMDisk drive with this software, it is important not to use up all your available system memory for your RAMDisk. In order for Windows® and other applications to function properly, they need at least 2GB-4GB set aside depending on the amount of system memory you have installed. Key Benefits:

  • Get gaming in as low as 4 secs or up to 1700% faster than an HDD
  • Get significantly faster reading and writing speeds vs HDDs and SSDs
  • RAMDisk read performance: Up to 25600 MB/s with DDR3-1600, and even higher with faster RAM!
  • Protect your data with load and save features


Download
 
Lol, até parece que adivinho. 4 GB de RAM não dá para nada.

Quando tive 12 GB de RAM, usei este programa, ainda não era chamado de Radeon RAMDisk e usei-o para o Need for Speed World, que são quase 3GB dispersos em 7.318 ficheiros, 224 pastas, uma bodega em I/O, mal optimizado para quem usa HDDs.

Só não falam do inconveniente do encerrar ou ligar o sistema com uma RAMDisk. Basicamente, são 4GB que terão de ser guardados no disco rígido no acto de encerrar e mais 4GB no acto de arrancar o Windows, ou seja, mais dois minutos extra para cada operação.

Mas ver a AMD a pegar neste programa e chamá-lo de Radeon e associá-lo ao gaming, pode ser que o optimizem de outra forma, mais ao estilo de pre-fetch com cópias de pastas ou ficheiros Core do jogo 'pre-clonados' em RAM. Este programa promete, se for devidamente optimizado. Sou capaz de experimentá-lo mais uma vez, dependendo da direcção que o programa vir a ter.
 
Última edição:
Isto é capaz de dar muito jeito para aplicações de vídeo com fontes h.264 em computadores sem SSDs. Tenho que experimentar.
 
Sou só eu que não acredito nada no futuro deste sistema? Trabalhar com dados que em caso de falta de energia, "caput"? Parece-me um bocado perigoso....

Eles falam em loadings de jogos. Quer dizer que os jogos tinham de ser instalados na Ramdisk? Qualquer jogo hoje em dia ocupa 8Gb pelo menos. Para o PC funcionar era preciso para ai 16Gb. Para tanta memória, acho que já vale a pena um SSD.
 
Última edição:
Sim. Deviam era funcionar ao estilo do Alcohol 52%. Gravar imagens da pasta do jogo instalado. Ou mesmo, sincronizar essa pasta com uma copiada na RAMDisk. Depois era só "montar".

Tenho a sensação que isto do gaming deve ser Cloud gaming em Web browsers.
 
Esperem aí, este sistema não é para simplesmente criar uma drive em RAM para por dados mas sim criar uma unidade de caching para acelerar o processo de leitura (não escrita). É um pouco ao estilo da unidade ssd para cache que a intel tem cuja tecnologia vem da antiga memória robson.
 
Sou só eu que não acredito nada no futuro deste sistema? Trabalhar com dados que em caso de falta de energia, "caput"? Parece-me um bocado perigoso....

Eles falam em loadings de jogos. Quer dizer que os jogos tinham de ser instalados na Ramdisk? Qualquer jogo hoje em dia ocupa 8Gb pelo menos. Para o PC funcionar era preciso para ai 16Gb. Para tanta memória, acho que já vale a pena um SSD.

Exactamente. Para quê usar isto se com um SSD tenho mais espaço e custa menos dinheiro.
 
Wow... :002: Um utilitário para RAM Disk ?! Mas esse gênero de software já existe desde a década de 1980 na informática! :joker:
Até mesmo o MS-DOS já criava RAM Disk a partir de um controlador incluso na distribuição padrão: era só criar a configuração no config.sys e toca a andar! Era algo do género: device=c:\dos\ramdrive.sys 32768 d:
E em sistemas Linux cria-se RAM Disk a partir dos comandos padrão sem necessidade de carregar controladores especiais...

Seja qual for o método ou a finalidade da criação do RAM Disk, este serve basicamente para simular uma unidade de disco alocada na RAM primária do computador, normalmente usado para aproveitar grandes quantidades de memória volátil para ficheiros de cache que exigem maior rapidez de acesso antes de copiar para o disco rígido ou outro meio de armazenamento permanente. ;)
O sua desvantagem principal é que o espaço ocupado pela RAM Drive pode roubar RAM livre para programas complexos, e não o acto de salvar o conteúdo da RAM Drive para o disco, o que é uma operação que se faz num minuto sem correr nenhum programa em especial.
 
Back
Topo