Gráfica AMD RDNA 4 (Navi 4x)

O FSR4 parece estar bom.
Com sorte a AMD, sabendo também que a Nvidia iria trazer melhorias ao DLSS, possa ter tentado ir um passo mais a frente.
Agora vamos ver, porque mesmo admitindo o FSR4 upscale ao nivel do DLSS3, vai acabar por ser um grande cócó comparado com o DLSS4...e sim, o DLSS3 upscalling vai ser um grande cócó comparado com o DLSS4.

O FSR fg está ao nivel do DLSS fg e até corre com melhor perfomance nas gpu Nvidia que tem "hardware especifico"...no final o FSR fg acaba por não introduzir o input lag que o DLSS fg introduz...pasmem-se.
E até nas consolas funciona de forma excelente.
Os problemas de gerar frames são iguas tanto para a Nvidia como para AMD...as criticas tem a ver com upscaller que, por ter menor qualidade, acaba por acentuar os artefactos do FG.
Comprova-se que a necessidade de hardware especifico para gerar frames, neste caso, é completamente BS.

Prevê-se que o mesmo se repita com o DLSS4 multiframe...a AMD, sem o hardware que Nvidia diz que é preciso, vai fazer o mesmo.

Se a Nvidia tivesse aberto o DLSS4 multi frame nas 40xx não havia grandes motivos para os consumidores comprarem as novas gpus.
Da 5090 para a 4090 espera-se um aumento 35%-40% em raw perfomance (4090 vs 3090TI foi ~80%).
Nas gamas abaixo deve andar nos 10-20%.
Salto RT aparentemente muito abaixo do esperado.
Espera-se que AMD dê um salto mais significativo no RT, podendo aproximar-se mais da Nvidia.

A 90xx para competir por menos $50 tinha de superar a concorrente em todas as frentes e não é de todo a realidade presente
  • AI upscalling inferior ao DLSS4
  • Apenas FG vs DLSS4 multiframe
  • AI upscalling em poucos titulos
Da maneira como a Nvidia conseguiu puxar o foco todo para ela, para alguém sequer ponderar um gpu AMD, a AMD tem de apresentar o minimo preço possivel, nem que tenham de vender a preço de custo, ou mesmo abaixo de custo se não chegar...é a vida.
 
Se amd com FSR4 conseguir estar ao nivel do dlss 3.5 já era algo bom comparado ao fsr3 e com tempo indo evoluindo o fsr 4.
Por ultimo se amd sacar algo semelhante ao multiframe já fica mais perto e com ganhos rt igual e caso o multiframe da amd desse para as rtx 40 ia ser alto tiro no pé para nvidia mas alguém deve fazer mod para provar isso.
Caso multiframe fosse possível na rtx40 única evolutiva era 5090 , resto meio meh.
Pode ser que amd ainda de umas boas cartas .
 
Se amd com FSR4 conseguir estar ao nivel do dlss 3.5 já era algo bom comparado ao fsr3 e com tempo indo evoluindo o fsr 4.

DLSS 3.5 é o Ray Reconstruction, e não falaram nada disso, o que significa que desta vez nem isso conseguiram copiar.

E isso é uma daquelas coisas que é basicamente obrigatório para quem usa Ray Tracing, não só melhora bastante a qualidade de imagem do Ray Tracing como ainda dá um boost à framerate.
 
DLSS 3.5 é o Ray Reconstruction, e não falaram nada disso, o que significa que desta vez nem isso conseguiram copiar.

E isso é uma daquelas coisas que é basicamente obrigatório para quem usa Ray Tracing, não só melhora bastante a qualidade de imagem do Ray Tracing como ainda dá um boost à framerate.

Current AMD research​

We are actively researching neural techniques for Monte Carlo denoising with the goal of moving towards real-time path tracing on RDNATM GPUs. Our research sets a few aims as follows:

  • Reconstruct spatially and temporally outstanding quality pixels with fine details given extremely noisy images rendered with 1 sample per pixel.
  • Use minimal input by taking a noisy color image as input instead of separated noisy diffuse and specular signals.
  • Handle various noise from all lighting effects with a single denoiser instead of multiple denoisers for different effects.
  • Support both denoising-only and denoising/upscaling modes from a single neural network for wider use cases.
  • Highly optimized performance for real-time path tracing at 4K resolution.
With these goals, we research a Neural Supersampling and Denoising technique which generates high quality denoised and supersampled images at higher display resolution than render resolution for real-time path tracing with a single neural network...

https://gpuopen.com/learn/neural_supersampling_and_denoising_for_real-time_path_tracing/


A nova geração de AI cores podem estar preparados para fazer isso...talvez a maior razão pela qual os AI cores terem evoluido desde a geração passada.
 
A nova geração de AI cores podem estar preparados para fazer isso...talvez a maior razão pela qual os AI cores terem evoluido desde a geração passada.

Os media já testaram o FSR 4, o DF até acabou de lançar um vídeo sobre isso.

Não há nenhum Denoiser tipo o Ray Reconstruction.

Se existisse, mostravam logo. Isso não impede que estejam a desenvolver um, ou pelo menos a tentar.
 
Os media já testaram o FSR 4, o DF até acabou de lançar um vídeo sobre isso.

Não há nenhum Denoiser tipo o Ray Reconstruction.

Se existisse, mostravam logo. Isso não impede que estejam a desenvolver um, ou pelo menos a tentar.

Exatcto. É possível que já estejam a pesquisar, mas não queiram para já divulgar. Lembro-me que quando anunciaram a primeira versão de FSR, aquilo demorou pra caramba. Estava mortinho por testar e nunca mais. Talvez desta vez eles prefiram só revelar quando tiverem algo que funcione, como deve ser.
 
Powercolor:

Dx3KnZv.png


 
Então, mas nada obriga a ligar o framegen.

Contudo, goste-se ou não, estas tecnologias estão presentes e implementadas, em constante evolução e não irão desaparecer, por isso é uma questão de se lidar com esse facto.
 
Por válida que uma discussão dos méritos e deméritos do framegen na sua generalidade seja, incluindo comparações entre as implementações das várias cores, não será para este tópico. Interessados em tal, são livres de abrir um tópico dedicado aqui.
Por estes lados fiquemos pelas novidades, nos respectivos tópicos. :)
 
Mais importante que frame generation são denoisers para path tracing.
Na minha opiniao performance em Path Tracing é o que realmente importa saber, visto que as series 7900 XT/XTX a nivel de apenas Ray Tracing tem boa performance. Tenho uma 7900XT e jogo sempre com Ray Tracing ligado sem upscaling (3440x1440). Quando necessito de algum boost o FG resolve. Em ultimo caso lá vai FSR Quality, ou XeSS (o que oferecer melhor resultado). Em Path Tracing é que aninham por completo nos jogos Nvidia sponsored. É aí que tem de melhorar pois a nivel de upscaling, pelas recentes análises da DigitalFoundry e Hardware Unboxed, a qualidade está muito boa.

Os media já testaram o FSR 4, o DF até acabou de lançar um vídeo sobre isso.

Não há nenhum Denoiser tipo o Ray Reconstruction.

Se existisse, mostravam logo. Isso não impede que estejam a desenvolver um, ou pelo menos a tentar.
Pelo que percebi o jogo que testaram Ratchet & Clank nao tinha Ray Tracing ligado.
 
Basicamente a confirmar aquilo que disse antes, queriam ver o que a Nvidia ia trazer primeiro.

E ao fazerem isso, mais uma vez caem no ridículo para a maioria dos gamers, que ficam com péssima impressão da marca e na altura de comprar nem sequer olham para a Amd.

A Nvidia nunca teve esse tipo de problemas, apresentam o produto, apresentam o preço, sem pensarem no que a concorrência vai apresentar. Isso dá um enorme sinal de confiança para a maioria dos consumidores.

Depois a Amd fica a olhar para o tecto a pensar porque raio a Gtx 1050 Ti vendeu MUITO mais gráficas, quando era mais cara e mais fraca que as RX 470/570.

É que a maioria dos consumidores não sabe comparar Specs, compram a marca que lhes dá mais confianca, e ignorar os novos Gpus na apresentação da CES é visto como um enorme Red Flag para os consumidores.

Só não consigo compreender como a mesma empresa faz tudo bem nos Cpus e dá uma enorme lição à Intel, e nos Gpus faz tudo mal.
 
Penso não se tratar de falta de confiança no produto...a julgar pela informação que tem saido.
Simplesmente chegou-lhes ao ouvido "$549 | 4090 perfomance" e por mais confiança que tivessem no seu produto foram obrigados a recuar para perceber como e depois posicionarem-se...compreensivel.

Não fazia qualquer sentido dizerem que anunciavam e depois não anunciarem porque não tiveram tempo...foram desculpas esfarrapadas.
 
Última edição:

Basicamente a confirmar aquilo que disse antes, queriam ver o que a Nvidia ia trazer primeiro.
Já muitos anos é esse mal da amd estar sempre a espera que nvidia mande 1 . Nos cpus a sorte da amd foi que a Intel dormiu demasiado durante vários anos ao contrario da nvidia mesmo dominando .
 
Última edição:
Penso não se tratar de falta de confiança no produto...a julgar pela informação que tem saido.
Simplesmente chegou-lhes ao ouvido "$549 | 4090 perfomance" e por mais confiança que tivessem no seu produto foram obrigados a recuar para perceber como e depois posicionarem-se...compreensivel.
Não estou a falar da Amd ter confiança no seu produto ou não, estou a falar do consumidor ter confiança no produto da Amd.

Evento mais importante do ano e o que a Amd faz? Ignora os Gpus. O que achas que o consumidor comum vai pensar? Aliás o que o consumidor comum vê, é memes e mais memes sobre isso nos youtube's, twitter's e restantes redes sociais e é isso que lhes fica na cabeça.
 
Já muitos anos esse mal da amd estar sempre a espera que nvidia mande 1 . Nos cpus a sorte da amd foi que Intel dormiu demasiado durante vários anos ao contrario da nvidia mesmo dominando .

Basta ver a curva de markeshare dos GPUs da AMD para se perceber qual a tendência clara do mercado (de 45% em 2010 estão atualmente com 10% de marketshare). O que é pena, pois um bom mercado concorrencial é o que favorecia os consumidores. Mas é como é e não acredito numa inversão da tendência a curto/medio prazo

https://pcviewed.com/nvidia-vs-amd-discrete-gpu-market-share/
 
Back
Topo