Gráfica AMD RDNA2 (RX 6000 series)

Neste momento estou com uma 5700 flashada para XT, e vejo pessoal à espera com RX 590 e pior e não entendo muito bem como jogam triple A. Faço 120FPS nos jogos quase todos, alguns não em ultra como é óbvio, mas de vez em quando leio "estou com a minha 7950 à espera e chega-me bem" e até fico na dúvida se sou eu que tenho um problema.

Porque a grande maioria dos PC Gamers tem como target 1080p 60fps.

Fico feliz e triste por o RDNA2 ser um estrondo. Se fosse um pequeno upgrade deixava-me ficar, se for uma cena massiva tenho que trocar, primeiro porque sim (looney) depois porque se a diferença for grande nos próximos tempos lá vão os FPS ao charco.

Os upgrades serão sempre exponenciais. Um estrondo maior ainda devemos ter com o Ampere em relação ao Turing, devido ao shrink de 12nm para 7nm.
 
Porque a grande maioria dos PC Gamers tem como target 1080p 60fps.

Yep, e como se pode ver por esta tabela, ainda há muita margem para depois se mudar 2 ou definições de ultra para very high e pronto, novamente jogável:

average-fps_1920_1080.png
 
e não entendo muito bem como jogam triple A.

Porque a grande maioria dos PC Gamers tem como target 1080p 60fps.

Além de que há aquela coisa que são as configurações gráficas, que dão para ajustar e aliviar o peso em sistemas mais antigos. Se um jogo não tiver mais para oferecer além de gráficos bonitos, não será grande jogo, de qualquer maneira.

Nem toda a gente leva com a mesma seriedade os "gráficos ultra / 120fps". Há quem tenha mais que fazer e mais onde gastar o dinheiro. O que não implica que não goste, ou não consiga desfrutar de um bom jogo, de vez em quando. ;)
 
a maioria dos pc gamers têm como target os 1080p 60fps porque na realidade estão limitados à carteira… se as gráficas nesta gama de preços tivessem performance para o 1440p/4k com também um ajuste no preço dos monitores seria esse o target.
espero que com as novas consolas a nova geração de gpu´s venha com um bom aumento na performance/preço, apesar de ser infeliz o facto de estar limitado ao que acontece no lado das consolas, porque quem tem 250 euros para gastar numa gráfica tê-lo gasto à 3 anos ou hoje pouca seria a diferença no produto final.
 
Última edição:
a maioria dos pc gamers têm como target os 1080p 60fps porque na realidade estão limitados à carteira… se as gráficas nesta gama de preços tivessem performance para o 1440p/4k com também um ajuste no preço dos monitores seria esse o target.
espero que com as novas consolas a nova geração de gpu´s venha com um bom aumento na performance/preço, apesar de ser infeliz o facto de estar limitado ao que acontece no lado das consolas, porque quem tem 250 euros para gastar numa gráfica tê-lo gasto à 3 anos ou hoje pouca seria a diferença no produto final.

Tão cedo não vais ver esse bump para 4K no lado dos PC Gamers, até porque a maioria dá muito mais valor a framerate do que a resolução, e muitos também preferem melhores gráficos a mais resolução.
Aqui em Portugal nota-se bastante a limitação na carteira. Mas será que em outros países se nota assim tanto?

Nunca é demais lembrar os dados fornecidos pelo Steam, atualizados agora em Fevereiro. 1440p com 6,2% e 4k com 1,9%.
91,85% dos PC Gamers usa uma resolução inferior a 1440p.

3hf9nBV.png
 
Esperar que 4K seja mainstream em PC gaming no futuro próximo é completamente irrealista. Mesmo 1440p é o que é...
Aliás, mesmo em consolas, por muito que a Microsoft e Sony tentem vender o peixe, será sempre com enormes compromissos em termos de qualidade gráfica e/ou framerate.

A minha expectativa é que em 2 gerações de gráficas, uma de gama média/alta conseguirá debitar potência suficiente para 4K, mas ainda assim com pequenos compromissos.
 
Última edição:
Consolas 4k já se sabe que é pouco publicidade a mais da sony/M$ mas upscaling de qualidade a 4k já ajuda muito para tv 4k nas consolas , pc maioria joga 1080p onde é bem mais acessível , ainda suficiente , 1440p puxa algo mais mas 4k ainda uma resolução onde os gpus de top gama conseguem dar conta do recado , ai puxa pela carteira .
Daqui uns 6/8 anos penso que media gama deve dar conta do 4k razoavelmente .
 
Mesmo a jogar Civ6 prefiro frame rate. Se ligar o cap de 60 fps do jogo, fica logo a parecer que o jogo está a tremer logo. Apesar de estar fixo e 100% estável nos 60.
Jogar com frame rates elevados é muito mais importante do que resolução, pois melhora em muito a jogabilidade e experiência de jogo.
O único motivo pelo qual ainda estou nos 1080p é mesmo o frame rate. E tenho uma RTX 2070 Super.
 
Hoje em dia 4K só para jogar Civ ou jogos do género.

Eu não sei quanto a vocês, mas... Uma Vega 56 com os devidos ajustes já corre um bom número de coisas mesmo em 4k, sem parecer horrível. Claro que esquecem o ULTRAAAAAAAAAAAAAAA, mas não tem de ser mau.
Posso dizer que joguei o DOOM em Vulkan na TV 4k a ~55fps muito estáveis, por exemplo. E sem fazer muitos ajustes, acho que passei para high e chegou.


A 1440p, a 5600 XT é ligeiramente melhor, mas só ligeiramente. Se considerarmos a quantidade de jogos a 1440p ao máximo ou perto disso nessa comparação, mesmo em AAA, 1440p só não é mais padrão por causa do preço/qualidade dos monitores 1440p. Só apareceu um bom monitor de 1440p 75Hz IPS a 200€ há uns tempos atrás, quando por 100-120€ se compra algo assim para 1080p, e pouco mais há 144Hz TN/VA. O limitador é mais o preço dos monitores, actualmente, e todos sabemos como a maioria dos compradores se recusa a trocar de monitor enquanto o actual funcionar.
https://comparador.zwame.pt/categoria/informatica/perifericos/monitores?ordem=priceAsc&filtro-resolucao-do-ecra=2560x1440&filtro-tipo-painel=painel-amva,painel-ips,painel-pls,painel-va

Tirando o Q3279VWFD8 (tem que ser este modelo mesmo específico), o resto é puxado de preço. E isto limita o salto de 1080p para 1440p no mercado mais baixo. É raro o utilizador que esteja disposto a pagar certos valores. E este é um de 32'', o que também afasta muita gente. 27'' do género já puxa para cima, e quando a qualidade dos de 24'' é muito boa pelo preço...

Actualmente já se vêm promoções de gráficas aqui e ali que permitem 1440p fácil. Já vi a 5600 xt e uma versão básica da powercolor 5700 pelos 315€ (não posso mencionar onde). Portanto, perto dos 300€ já é um bom alcance para isto. E mesmo algo mais abaixo com ajustes faz muito bem os 1440p 60fps.

O único motivo pelo qual ainda estou nos 1080p é mesmo o frame rate. E tenho uma RTX 2070 Super.

Às vezes abusas um bocadinho também :002: Não leves a mal, mas nós já somos tudo menos representativos da média. A maioria da malta ficaria contente com bem menos que nós. Só não saltam pelos preços actuais e o que ainda retiram de 1080p.
 
Quando comecei a jogar no PC, há 20 anos, jogar a mais de 30 fps, a 1024x768, já era muito bom. Na altura nem tinha bem consciência de como jogar a 60 fps era melhor. E nem imaginava quão bom seria jogar a 144Hz com free-sync.
Com o tempo, começamos a ter CPUs e gráficas mais potentes e começamos a ter experiências de jogo muito melhores e depois já não queremos voltar para trás.
Eu quando comprei o meu primeiro monitor de 144Hz, há 8 anos atrás, notei logo uma boa diferença, mas na altura nem achei que fosse um salto enorme. Mas anos depois, a jogar assim, já não quero voltar para trás. A jogabilidade melhora imensamente.
O único motivo pelo qual a maioria das pessoas não exige jogar a mais de 100 fps porque nunca experimentaram jogar assim. Mas se experimentassem jogar durante uns tempos, começavam também a preferir 1080p com frame rates elevados.

Atualmente estou a jogar Metro Exodus e sacrifiquei o RTX, para poder ter o jogo a correr quase sempre a 100-144 fps. Com RTX o jogo cai logo para os 60-80 fps e noto logo a perda e precisão nos controlos, a perda de suavidade e a perda de jogabilidade.
 
Sim, não estou a dizer o contrário, eu tenho agora também 1440p 144Hz e sinto a fluidez, atenção. Jogar guacamelee 2 em 144Hz foi maravilhoso, eu notava imenso a diferença sabes onde? Na animação de roll. NOTAVA IMENSO!
Apenas sei que nós não somos ainda a regra, e para se tornar a regra, é preciso que o mercado o permita ;)
 
O problema é mesmo o mercado e falta de exposição algo que melhora a jogabilidade.
Infelizmente, os departamentos de marketing, estão muito mais focados nos 4K e 8K, do que no high refresh rate e free-sync/g-sync.
 
Actualmente está difícil de se obterem certos saltos de performance, e é honestamente mais difícil conseguir frame rates elevados que subir na resolução. Framerate elevado tipicamente requer um nível de optimização que sai caro aos developers. Também é preciso ter isso em conta.

EDIT: E não eram assim tão poucos os motores de jogo que nem estavam preparados para frames elevados.
 
Por isso, é que APIs como o Vulkan são extremamente importantes.
Doom 2016 é fantástico a 144 fps e o Eternal, de certeza que vai ser igualmente bom.
 
Tirando o Q3279VWFD8 (tem que ser este modelo mesmo específico), o resto é puxado de preço. E isto limita o salto de 1080p para 1440p no mercado mais baixo. É .

Quase. Tenho um AG322QCX . Sobretudo pelos 1440p a144Hz. Mas concordo que alimentar isto não é fácil, sobretudo se quisermos alguma qualidade gráfica.

EDIT: Vi agora, desculpa o off-topic.
 
Eu não sei quanto a vocês, mas... Uma Vega 56 com os devidos ajustes já corre um bom número de coisas mesmo em 4k, sem parecer horrível. Claro que esquecem o ULTRAAAAAAAAAAAAAAA, mas não tem de ser mau.
Posso dizer que joguei o DOOM em Vulkan na TV 4k a ~55fps muito estáveis, por exemplo. E sem fazer muitos ajustes, acho que passei para high e chegou.


A 1440p, a 5600 XT é ligeiramente melhor, mas só ligeiramente. Se considerarmos a quantidade de jogos a 1440p ao máximo ou perto disso nessa comparação, mesmo em AAA, 1440p só não é mais padrão por causa do preço/qualidade dos monitores 1440p. Só apareceu um bom monitor de 1440p 75Hz IPS a 200€ há uns tempos atrás, quando por 100-120€ se compra algo assim para 1080p, e pouco mais há 144Hz TN/VA. O limitador é mais o preço dos monitores, actualmente, e todos sabemos como a maioria dos compradores se recusa a trocar de monitor enquanto o actual funcionar.
https://comparador.zwame.pt/categoria/informatica/perifericos/monitores?ordem=priceAsc&filtro-resolucao-do-ecra=2560x1440&filtro-tipo-painel=painel-amva,painel-ips,painel-pls,painel-va

Tirando o Q3279VWFD8 (tem que ser este modelo mesmo específico), o resto é puxado de preço. E isto limita o salto de 1080p para 1440p no mercado mais baixo. É raro o utilizador que esteja disposto a pagar certos valores. E este é um de 32'', o que também afasta muita gente. 27'' do género já puxa para cima, e quando a qualidade dos de 24'' é muito boa pelo preço...

Actualmente já se vêm promoções de gráficas aqui e ali que permitem 1440p fácil. Já vi a 5600 xt e uma versão básica da powercolor 5700 pelos 315€ (não posso mencionar onde). Portanto, perto dos 300€ já é um bom alcance para isto. E mesmo algo mais abaixo com ajustes faz muito bem os 1440p 60fps.



Às vezes abusas um bocadinho também :002: Não leves a mal, mas nós já somos tudo menos representativos da média. A maioria da malta ficaria contente com bem menos que nós. Só não saltam pelos preços actuais e o que ainda retiram de 1080p.

Não te esqueças de uma coisa, este ano sai uma nova geração de consolas. Compras hoje uma 5600 XT para jogar 1440p, e já não consegues nada de muito especial. Mal os novos motores de jogos estejam aí fora com as novas consolas como target, adeus 5600 XT + 1440p.

Fazer depois upscale de 1080p para 1440p é para dar c@gada. Mais vale ter monitor 1080p e jogar à resolução nativa.

Tenho a 1070 Ti e o que me dá esperança que vai aguentar os primeiros anos das consolas, é mesmo o facto de jogar a 1080p. Ainda queria aguentar mais uma geração de Gpus sem ter de atualizar.
 
Tenho uma 1080. Realisticamente, por 300€, era bem vendida. Ou seja, hoje é gama media. Em 2017, era high, e esta versão custava o dobro. Hoje, a rtx 2060 oferece virtualmente o mesmo desempenho, com melhor feature set.

As consolas, não terão gpu muito melhor.

Em relação a esta gen, terao um cpu brutalmente, mas muito melhor. Mesmo com down clock em comparação ao irmão desktop. Jaguar vs zen2 heheh...

Largura de banda unificada com fartura. Um ponto tracionalmente a favor das consolas comparativamente a pcs medios do mesmo ano.

Um ssd, um os optimizado, som 3d, hdmi 2.1 e esta feita a nova gen, Contra esta uma de 300 chega com muita folga, E ainda acompanha a primeira fornada de jogos da próxima gen taco a taco. A gen quase toda se baixarem a resolução ou a framerate.
 
Depois de ter passado de um monitor 60hz para 75hz (onde não notei nada até comparar directamente), saltei para 144hz. De facto refresh rate é mais importante do que detalhe, a fluidez muda o conforto visual. Mas também jogo SP em Ultra, no entanto em Multi jogo sempre em low para não correr riscos.

Estou a montar um computador para o meu filho mais velho (4 anos), e estou numa de optar por uma cena ultra low budget. i5 2500 + 8GB Ram + GTX 1050Ti / 1650 / RX570, e é um PC que corre tudo ou quase em 1080p60 Medium a Ultra dependendo do jogo. Em jogos mais antigos ou menos visualmente puxados até faz 120 FPS.

De facto o Hardware percorreu um grande caminho. Venha o rdna2 com os aumentos que a AMD anunciou, e eu vendo a minha 5700 para comprar uma 6700!
 
Back
Topo