Gráfica AMD RDNA2 (RX 6000 series)

"A AMD não tem alternativa ao DLSS".

O FidelityFX CAS é o quê mesmo?

É downscale de resolução e depois adicionam filtro de sharppening e TAA.

Por acaso isso também funciona em placas Nvidia, pois é por software. Já experimentei e é uma valente cáca. Não tem nada, mas mesmo nada a ver com DLSS.
 
A única coisa que quero referir é que existe uma alternativa ao dlss, estar a dizer que só alguns suportam o fidelityfx é exactamente o mesmo de só alguns suportarem dlss.

dizer que o CAS é uma alternativa ao DLSS é o mesmo que dizer que andar de bicicleta é uma alternativa a andar de carro XD.

Funciona, sim; mas não tem nada a ver uma coisa com a outra. A qualidade final não é de perto nem de longe equivalente.

Como disse lá atras
Upscaling qualquer um faz, upscaling bom é muito raro, e upscaling praticamente perfeito o DLSS do que já vi é o unico,
 
Ninguém está a torcer para que o RDNA2 morra. Simplesmente estamos num forum de tecnologia a discutir factos. A Amd já esteve em situações piores do que esta e não morreu, não vai ser agora que vai morrer.
Em termos de GPU, não me lembro de ver a AMD tão ruim! Neste momento, a 5700 XT foi completamente aniquilada, quem vai dar quase 500 euros se consegue algo na concorrencia com o dobro da performance, com RT, DLSS e outros truques?

A nVidia se quiser humilhar ainda mais, metia a 3060 e 3060 ti ca fora, na gama dos 300 e 400$ e ai nao restava a AMD vender a 5700 e 5700 XT a 200-250$ :D

Claro que ai tb irao concorrer com si mesmo aka 2060, 1660s da vida.

Até as Pascal ainda conseguia concorrer.

O Ray Tracing pode ser usado por qualquer um, e até as consolas vão passar a usar, logo nunca mais vai morrer. Vai é passar a ser a norma daqui para a frente.
Certo, mas tu mesmo mencionou que o RT das Ampere vai dizimar as consolas... Ou seja, vais ter RT fraco nas consolas e algo se calhar monstruoso nas Ampere.

O DLSS nunca irá ser open source e também não vai morrer a não ser se a Nvidia se virar para uma tecnologia superior ao DLSS no futuro.
O DLSS 2.0 é fácil de ser implementado e trás performance de borla que é o que os estudios querem dar aos jogadores. Cada vez mais jogos suportam a tecnologia e não o oposto.
os jogos terão que correr com boas settings sem DLSS, ja que por ser proprietário, quem nao tem um Ampere ou Turing tem que poder jogar com boa qualidade e framerate. E obviamente sao 95% do mercado.

O DLSS so vai beneficiar quem tem 4k OU 8k.

O dominador comum são as consolas, e as novas suportam Ray Tracing. Quanto ao DLSS não é uma questão de dominador comum, é uma questão de implementar no jogo e está feito. Na versão 1.0 ainda dava bastante trabalho, mas na versão 2.0 é muito mais simples.

Quando até tens um jogo como o Fortnite que é dos jogos que tem mais jogadores activos actualmente, a informar que vai lançar update para suportar RT e DLSS, não há muito mais a dizer.

O Death Stranding foi o primeiro jogo para PC a sair no motor Decima Engine, e logo à primeira sai com DLSS 2.0. Só demonstra o quão facil e simples é a implementação.
Ok, pode ser facil, mas apenas graficas da nVidia podem correr. graficas AMD, Intel Xe e consolas vão chupar o dedo. Claro que e um grande cartada que a nVidia sakou que vai ser um murro forte na AMD, Intel, etc.

A AMD nao ira acabar com a RTG totalmente, vai virar-se pros APUs, consolas, embbed, HPC e afins e sai do mercado GPU gaming.

é o maior desafio de sempre da AMD. E ainda vai ter que brigar com a Intel, o GPU do Tiger Lake ja demonstrou que supera o Renoir.
 
A única coisa que quero referir é que existe uma alternativa ao dlss, estar a dizer que só alguns suportam o fidelityfx é exactamente o mesmo de só alguns suportarem dlss.

Alternativas sempre houveram. Tens o Checkerboard, tens o upscale normal, etc etc.

O que não tens é nenhuma alternativa por AI, que torna um upscale em algo que é praticamente igual à resolução nativa.
 
É downscale de resolução e depois adicionam filtro de sharppening e TAA.

Por acaso isso também funciona em placas Nvidia, pois é por software. Já experimentei e é uma valente cáca. Não tem nada, mas mesmo nada a ver com DLSS.

A mesma caca que era o dlss1.0 ou um caca melhor?

Mas ainda há “meia dúzia” de posts dizias que não tinha alternativa, mas tem. Pode não estar ao nível do dlss2.0 mas a jogar duvido que notes uma diferença.
Depois não pode ser igual por porque como dizes uma hardware dedicado e como se isso não bastasse é proprietário logo não é de um momento para o outro que aparece algo do mesmo nível.
 
Mas ainda há “meia dúzia” de posts dizias que não tinha alternativa, mas tem. Pode não estar ao nível do dlss2.0 mas a jogar duvido que notes uma diferença.

Desculpa lá, mas o CAS funciona por AI? Não, logo não é uma alternativa.

O CAS é um upscale normal em que juntam filtro sharppening. Isso já existe há muito tempo.

Caso contrario vamos começar a dizer que o upscale normal é uma alternativa ao DLSS, até porque no fundo é upscale.
 
Alternativas sempre houveram. Tens o Checkerboard, tens o upscale normal, etc etc.

O que não tens é nenhuma alternativa por AI, que torna um upscale em algo que é praticamente igual à resolução nativa.

Já temos confirmação que as Navi2 possuem hardware dedicado para ML, com Int 4 e Int8.
Ainda ontem tivemos uma apresentação da QW-Net, para fazer upscale por Ai.
Segundo os criadores, 95% dos cálculos são em Int4.
Como podes ver o resultado é muito bom.


Também não acredito que a AMD vá criar a sua Ai, tipo DLSS.
Ms já tem o hardware. Vai é depender de outras empresas para criar a AI.
Pessoalmente não me admirava nada que em breve tivéssemos um middleware para upscale com AI.
Ou então algo feito pela MS, implementado directamente pelo DirectX.
 
Desculpa lá, mas o CAS funciona por AI? Não, logo não é uma alternativa.

O CAS é um upscale normal em que juntam filtro sharppening. Isso já existe há muito tempo.

Caso contrario vamos começar a dizer que o upscale normal é uma alternativa ao DLSS, até porque no fundo é upscale.

Sim, upscale é upscale independentemente de como seja feito, senão o rendering não era feito a uma resolução inferior (podes alegar que o resultado é melhor de uma forma ou de outra). Negar isso só se quiseres "ganhar" a discussão seja de que forma for.
 
Sim, upscale é upscale independentemente de como seja feito, senão o rendering não era feito a uma resolução inferior (podes alegar que o resultado é melhor de uma forma ou de outra). Negar isso só se quiseres "ganhar" a discussão seja de que forma for.

Penso que é fácil de chegar lá, ao invés de tentarmos defender algo usando como defesa questões de semântica.

Quando se fala em alternativa ao DLSS, obviamente fala-se numa alternativa de upscale por AI com resultados idênticos.
 
A mesma caca que era o dlss1.0 ou um caca melhor?

Mas ainda há “meia dúzia” de posts dizias que não tinha alternativa, mas tem. Pode não estar ao nível do dlss2.0 mas a jogar duvido que notes uma diferença.
Depois não pode ser igual por porque como dizes uma hardware dedicado e como se isso não bastasse é proprietário logo não é de um momento para o outro que aparece algo do mesmo nível.


Sim, upscale é upscale independentemente de como seja feito, senão o rendering não era feito a uma resolução inferior (podes alegar que o resultado é melhor de uma forma ou de outra). Negar isso só se quiseres "ganhar" a discussão seja de que forma for.

Tu podes simplesmente meter o jogo a correr a 1440p num ecrã 4K e faz upscaling na mesma, sem mais nada. Não precisas nem de DLSS e sharpening .. Pronto , está resolvido..
Tinhamos já a solução este tempo todo, nem sei para que se anda á procura de alternativas... /s
 
Penso que é fácil de chegar lá, ao invés de tentarmos defender algo usando como defesa questões de semântica.

Quando se fala em alternativa ao DLSS, obviamente fala-se numa alternativa de upscale por AI com resultados idênticos.

Então quando da AMD não tens AI não te fica bem fazeres afirmações destas:

Já passaram 2 anos desde que o DLSS apareceu e ainda nenhuma alternativa foi vista.

E se as queres fazer tens de ser específico e não ter de andar a fazer meia dúzia de posts até dizeres que é upscaling por AI. São posições relativamente diferentes e ninguém é cartomante para andar a adivinhar o que as outras pessoas querem dizer.
 
Já temos confirmação que as Navi2 possuem hardware dedicado para ML, com Int 4 e Int8.
Ainda ontem tivemos uma apresentação da QW-Net, para fazer upscale por Ai.
Segundo os criadores, 95% dos cálculos são em Int4.
Como podes ver o resultado é muito bom.

Sim é mais uma alternativa, mas deve ter um grande impacto negativo na performance.
Revelaram 18~20ms para renderizar 1080p contra menos de 2ms para 4k por parte da nvidia com dlss, ou seja têm ainda um longo caminho pela frente para optimizarem isso, aliás como tem vindo a ser melhorado o desempenho do dlss nos últimos 2 anos. Portanto para já não me parece que a amd tenha uma solução idêntica à altura.


Em relação à data de apresentação da NAVI 2x a mim não me espanta muito, claro que poderá ter outros motivos por trás, mas a mim parece-me que com a TSMC sobrecarregada, a AMD vai dar prioridade às consolas, depois cpus e finalmente gpus. Outro factor poderá ser o facto de a AMD supor que a Nvidia venha a ter problemas de stock e não consiga colocar produtos no mercado para toda a procura até eles terem os gpus deles apresentados.
 
Última edição:
Sim, ainda falta trabalho e optimização.
Mas creio que este teste foi feito num dos gpus da Intel. E isso acaba por limitar o desempenho.
 
portanto, começam a aparecer alternativas de upscaling por AI e o pessoal continua a achar que vamos ficar todos dependentes da nvidia para usá-lo e vai ser o fim do mundo para quem não o fizer. acham mesmo que íamos ficar todos dependentes da implementação da nvidia e dos seus supercomputadores?
continuo a bater na mesma tecla. enquanto não houver uma implementação genérica que possa ser acedida pela intel, nvidia, amd, apple, qualcomm, seja lá quem for, o dlss não vai ganhar a tracção que os nvidia shills desejam.
e esta história de amd lançar a toalha ao chão... epá menos, sff.
se há companhias que envergonharam a nvidia no passado, a ATI/AMD foi uma delas, por mais que uma vez. aliás, para além da ATI só me recordo da 3dfx, que acabou por ter o mesmo fim que todas as outras.
se a AMD já esteve numa posição incomparavelmente mais frágil e nunca desistiu, acham mesmo que vai deitar a toalha ao chão, independentemente do (in)sucesso das navi 2x? conseguiram, finalmente, bifurcar arquitecturas para gaming e DC e estão a entrar no mercado móvel. isto parece-vos um sinal de fraqueza?
ganhem noção e deixem esse fanatismo doentio de lado, sff.
 
Então quando da AMD não tens AI não te fica bem fazeres afirmações destas:



E se as queres fazer tens de ser específico e não ter de andar a fazer meia dúzia de posts até dizeres que é upscaling por AI. São posições relativamente diferentes e ninguém é cartomante para andar a adivinhar o que as outras pessoas querem dizer.

Até falei em alternativa viável em alguns dos posts.

Upscale sempre existiu, há muitos e muitos anos. O upscale que o CAS faz é um upscale normal. Mais depressa o Checkerboard é uma alternativa do que o CAS.

Se formos por essa via tão básica, então quando o DLSS apareceu já tinha alternativas, pois sempre existiu upscale.

Não consigo explicar melhor do que isto. Se o pessoal se sente melhor em pensar que o CAS é uma alternativa ao DLSS, tudo bem, que seja.
 
Última edição:
Já eu estou com alguma curiosidade para saber as alterações que foram introduzidas na arquitetura, até porque ainda estou para saber ao certo o que e quais as razões que leva Samsung a licenciar o IP da AMD.
Embora não tenha a certeza de estar ou não relacionado com o RDNa 2.

Mas podia ser a explicação para a própria AMD ainda de Navi em APU.
 
A explicação de os apus não usarem a arquitetura mais recente prende-se com o facto de estes estarem limitados pela largura de banda. Não adianta estar a colocar um motor 3.0 no carro se vais andar com rodas de bicicleta...
 
Metam sal..........


RDNA2 aos 05:40.

Ainda não vi o video, mas fica aqui o resumo que vi.
  • 60% improved perf/w with most of that from architecture, not process
  • Not a 512 bit bus
  • 128mb of 'infinity cache' to make up for lack of bandwidth
  • No HBM on consumer cards
  • Clocks speeds up to the 'console level', ie implies 2.3ghz
  • 80CUs for top SKU
  • 6700 - 3070 level
  • 6800 - around 3080
  • 6900 - faster than 3080 and may 'nip at the heels' of the 3090
  • AMD considered undercutting NV but may price the same
  • AMD are 'very competitive, this is not Vega 64'
  • Conflicting reports on raytracing performance
Mais uma vez.....sal.
 
Espero bem que assim seja. Eficiência quase de certeza que vai ter vantagem, mesmo só pelo processo, enquanto a Nvidia usa um node de 10nm melhorado da Samsung, a AMD está a usar 7nm melhorado da TSMC...

Vai ser interessante, sinceramente deixou-me na dúvida se deva esperar ou não.
 
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