Gráfica AMD RDNA2 (RX 6000 series)

Um pouco de especulação....
Não tenho bem a certeza disto, mas creio que o power table da 5700XT tem definido um clock máximo de 2100Mhz.
Mas isto é apenas o clock máximo, que será apenas atingido em condições muito ideais. O normal são velocidades a rondar os 1900 Mhz.
Aquele valor que descobriram de 2400Mhz, pode ser apenas o clock máximo do power table da RDNA2.
A velocidade normal até poderá ser de 2100 a 200Mhz.
Isto se aquele leak for real....
 
Não tenho bem a certeza disto, mas creio que o power table da 5700XT tem definido um clock máximo de 2100Mhz.

Posso confirmar isto, a red dragon que tenho vem configurada com isso, mas é muito raro esticar-se lá perto, sequer. Tens que abrir bem as goelas à gráfica, e ter um headroom térmico muito elevado para conseguires essas frequências. Regra geral, vais ter menos 100MHz do que configurares, portanto, conseguires 2000MHz reais já é muito bom. E normalmente, precisas de abrir o power limit, e dar-lhe voltagem, o que faz com que o hotspot aqueça bastante. A minha, nos defaults, anda com o hotspot nos 92-95ºC (para quem não sabe, as Nvidia não mostram este valor, mas sofrem do mesmo, apenas não está visível), e é isso que me limita que ela estique mais. Mudar a pasta térmica e ajustar a pressão do cooler normalmente baixa as temperaturas entre 10 e 15ºC, mas não sei até que ponto isso permite subir mais nas frequências.
 
@Torak O outro maluco até estava a dizer que os 2400 mhz eram game clock que é algo que não existe nas Nvidia, basicamente é o baseline clock enquanto tens o jogo a correr, ou seja o boost clock segundo ele ainda seria mais elevado. Muito sinceramente não sei o que pensar disso, tudo bem que ele diz que aquilo é uma placa AIB com overclock, mas mesmo assim...
Só acredito quando vir, é um chip grande.
 
sei que alguns modelos da RX5700xt andam perto ou chegam a bater os 2100MHz.
Tive uma xfx 5700xt ultra e a asus 5700xt strix e andavam nesses patamares sem problemas (2050/2100)
 
AMD Radeon RX 6000 Series "Big Navi" GPU Features 320 W TGP, 16 Gbps GDDR6 Memory

AMD is preparing to launch its Radeon RX 6000 series of graphics cards codenamed "Big Navi", and it seems like we are getting more and more leaks about the upcoming cards. Set for October 28th launch, the Big Navi GPU is based on Navi 21 revision, which comes in two variants. Thanks to the sources over at Igor's Lab, Igor Wallossek has published a handful of information regarding the upcoming graphics cards release. More specifically, there are more details about the Total Graphics Power (TGP) of the cards and how it is used across the board (pun intended). To clarify, TDP (Thermal Design Power) is a measurement only used to the chip, or die of the GPU and how much thermal headroom it has, it doesn't measure the whole GPU power as there are more heat-producing components.

So the break down of the Navi 21 XT graphics card goes as follows: 235 Watts for the GPU alone, 20 Watts for Samsung's 16 Gbps GDDR6 memory, 35 Watts for voltage regulation (MOSFETs, Inductors, Caps), 15 Watts for Fans and other stuff, and 15 Watts that are used up by PCB and the losses found there. This puts the combined TGP to 320 Watts, showing just how much power is used by the non-GPU element. For custom OC AIB cards, the TGP is boosted to 355 Watts, as the GPU alone is using 270 Watts. When it comes to the Navi 21 XL GPU variant, the cards based on it are using 290 Watts of TGP, as the GPU sees a reduction to 203 Watts, and GDDR6 memory uses 17 Watts. The non-GPU components found on the board use the same amount of power.

When it comes to the selection of memory, AMD uses Samsung's 16 Gbps GDDR6 modules (K4ZAF325BM-HC16). The bundle AMD ships to its AIBs contains 16 GB of this memory paired with GPU core, however, AIBs are free to put different memory if they want to, as long as it is a 16 Gbps module. You can see the tables below and see the breakdown of the TGP of each card for yourself
 
Mais um leak que pode não ter ponta de verdade, só dia 28 saberemos.

Repara que vamos de um extremo em que a Navi 21 é mais eficiente que o Ampere, ao outro oposto que é menos eficiente.

A RTX 3080 tem um TBP de 320 Watts, mas só o GDDR6X consome 30 Watts. A Navi 21 teria os mesmos 320 Watts, mas o GDDR6 gasta apenas 20 Watts, o que indica que o Gpu do Navi 21 consome mais que o Ampere.

A única coisa que me irrita é mesmo isto, por alguma razão que não consigo compreender, sempre que está para sair novas gráficas da Amd, os leakers parece que acordam todos para a vida e começam a debitar todo o tipo de números, de um extremo ao extremo completamente oposto.

Mais, o _rogame e o Patrick antes de ontem andaram a anunciar que as AIB tinham um TGP de 255w. Hoje o Igor diz que as AIB tem um TGP de 355w, exatamente 100w a mais.
Isto é para todos os gostos e feitios no espaço de apenas 2 dias.
 
Última edição:
Mais um leak que pode não ter ponta de verdade, só dia 28 saberemos.

Repara que vamos de um extremo em que a Navi 21 é mais eficiente que o Ampere, ao outro oposto que é menos eficiente.

A RTX 3080 tem um TBP de 320 Watts, mas só o GDDR6X consome 30 Watts. A Navi 21 teria os mesmos 320 Watts, mas o GDDR6 gasta apenas 20 Watts, o que indica que o apenas o Gpu do Navi 21 consome mais que o Ampere.

A única coisa que me irrita é mesmo isto, por alguma razão que não consigo compreender, sempre que está para sair novas gráficas da Amd, os leakers parece que acordam todos para a vida e começam a debitar todo o tipo de números, de um extremo ao extremo completamente oposto.

Esse tgp é igual ao que o Patrick disse. Ele próprio clarificou que tgp é o consumo do chip + modulos gddr6 sem contar com tudo o resto. Isto pelo menos nas contas dos AIBs
 
Esse tgp é igual ao que o Patrick disse. Ele próprio clarificou que tgp é o consumo do chip + modulos gddr6 sem contar com tudo o resto. Isto pelo menos nas contas dos AIBs

TGP e TBP querem dizer a mesma coisa, consumo total da placa gráfica.

Se começam a dar definições diferentes a belo prazer, então ai é que mais vale nem dizerem nada, pois tudo o que disserem é para lançar ainda mais confusão.
 
TGP e TBP querem dizer a mesma coisa, consumo total da placa gráfica.

Se começam a dar definições diferentes a belo prazer, então ai é que mais vale nem dizerem nada, pois tudo o que disserem é para lançar ainda mais confusão.

Lê o artigo do igors lab e percebes. E não, significam coisas diferentes para a AMD e Nvidia, são acrónimos, TGP até poderia ser "Todas as Gajas do Porto", tudo depende do que encaixares nas letras.
 
Lê o artigo do igors lab e percebes. E não, significam coisas diferentes para a AMD e Nvidia, são acrónimos, TGP até poderia ser "Todas as Gajas do Porto", tudo depende do que encaixares nas letras.

Segundo o Igor, consumo apenas do Gpu em si:

3080 - 230 Watts
Navi 21 XT - 235 Watts

MSI 3080 Gaming X Trio - 250 Watts
Navi 21 XT AIB - 270 Watts


Segundo este novo leak, o Navi 21 para ser mais eficiente que a 3080, tem de ter mais performance em toda a linha, caso contrario é menos eficiente.

O meu ponto continua, vamos do extremo em que o Navi 21 é muito mais eficiente que o Ampere (devido ao 7nm TSMC, etc etc), ao extremo completamente oposto em que afinal é menos eficiente.

Vamos do extremo que a Navi 21 tem 12GB a 384 Bits, ao extremo oposto em que tem 16GB a 256 Bits.

E isto tudo acontece com diferenças temporais muito pequenas (menos de 3 meses).
 
Sim, mas isso foi wishfull thinking do pessoal. Se realmente as Navi chegam aos 2.4GHz tem de consumir energia para isso.
Para aqueles que gostam de eficiência energética dão undervolt e underclock, o Radeon Chill também deve ajudar a poupar uns trocos na conta da eletricidade.
 
Para aqueles que gostam de eficiência energética dão undervolt e underclock, o Radeon Chill também deve ajudar a poupar uns trocos na conta da eletricidade.

Sim, mas isso também o fazes no Ampere.
Com um pouco de sorte na lotaria do silicone, dá para retirar 100w da 3080 sem baixar a performance.

Se bem que quem compra estas gamas não está muito preocupado com a energia, o mais importante acaba por ser as temperaturas mais frescas com o undervolt.

RX 6800 XT com 3840 SP, 12 Go de RAM e uma fréquenca de 2,2 GHz de boost.

Uma gráfica mid/high end com apenas 192 bits de bus?

Só se o rumor da cache for mesmo verdadeiro.
 
Sim, mas isso também o fazes no Ampere.
Com um pouco de sorte na lotaria do silicone, dá para retirar 100w da 3080 sem baixar a performance.

Se bem que quem compra estas gamas não está muito preocupado com a energia, o mais importante acaba por ser as temperaturas mais frescas com o undervolt.



Uma gráfica mid/high end com apenas 192 bits de bus?

Só se o rumor da cache for mesmo verdadeiro.

A temperatura vai depender de quão bom ou mau é a solução de cooling. Para já gostei do que vi do cooler da AMD, o próprio buildzoid também fez uma dissertação sobre o mesmo e deve ser suficiente.
Falta um pouco de rigor nessas contas do Igors lab, ele assume por exemplo as mesmas perdas de energia de PCB em placas com consumos diferentes, mas dá para perceber a ideia geral. Por isso não se admirem se existirem diferenças de alguns Watts no produto final.

De resto falta mesmo ver a performance das Navi2, porque não faz sentido teres consumos acima dos 300w se não tiveres performance a acompanhar e a AMD pelos vistos deu gimp aos drivers que distribuiu pelos AIBs para não haverem leaks.
 
As comadres a chatearem-se.

sD1mBAH.png
 
Nem vale apena. Ambos podem estar errados tanto quanto sei, o exercicio do Igors lab é theorycrafting e não propriamente um leak.
Quanto à eficiência, calcular energia total em full load não te diz muito se uma gráfica é eficiente ou não. Tudo depende de quantos watts precisas para calcular um Frame e isso só vamos saber quando existirem benchmarks.

A unica informação util que isto pode ter é para quem quiser comprar uma Navi que tipo de fonte é que precisam de ter.
 
Se não estou em erro o Igors fez um artigo, antes do lançamento das Ampere, com cálculos de TDP das placas e tenho ideia que acertou mais ou menos.
Agora, isso é um trabalho que entra na especulação. Não tem nada de mal andar a calcular possíveis TDPs, mas ou se tem leaks com números da AMD ou AIBs ou é apenas isso, um exercício de calculo de cabeça.
Além disso e no fundo, não interessa muito saber se é 290 ou 310 ou algo ali sempre a rondar os mesmos números. Já se sabe que com cada placa, dependendo das funcionalidades, OC, etc, o TDP vai variar um bocado.

Era mais interessante se existissem leaks de documentação ou slides, com specs e performance, mas aí parece-me que a AMD tem conseguido secar as fontes. :)
 
Eu continuo a não perceber porque dão tanta importância a este tipo de "coisas".

Páginas a discutir o que chamam de leaks mas que na verdade não são leaks nenhuns. Minha gente, isto é especulação, mais ou menos fundamentada, mas especulação.

Leaks é quando aparecem dados concretos que, pelo menos se desconfiem que vêm de fontes fidedignas. Uma imagem de apresentação a AIB, uma tabela com características técnicas, etc.
 
Back
Topo