Gráfica AMD RDNA2 (RX 6000 series)

@Ansatsu não sei até que ponto isso vai ser assim, até porque demora até os devs serem capazes de usar os motores de jogo dessa forma. Mas veremos. Por agora, há muita especulação nisso. Ainda que as consolas ganhem performance, há outra coisa que vai haver muito mais... Paridade na implementação. Ou seja, vamos usar as mesmas API's praticamente entre PC e consola. Um dos maiores problemas de ports de consola para PC é optimizar devidamente entre API's, o que pode demorar bastante para ficar bem feito. É por isso que a maioria dos ports é muito fraco... Isso custa tempo e dinheiro que as produtoras não querem investir. Se a paridade for elevada, resolvem-se imensos problemas. Pode ser que não seja assim tão... Terrível como achas ;)
 
Depois de ter passado de um monitor 60hz para 75hz (onde não notei nada até comparar directamente), saltei para 144hz. De facto refresh rate é mais importante do que detalhe, a fluidez muda o conforto visual. Mas também jogo SP em Ultra, no entanto em Multi jogo sempre em low para não correr riscos.

Estou a montar um computador para o meu filho mais velho (4 anos), e estou numa de optar por uma cena ultra low budget. i5 2500 + 8GB Ram + GTX 1050Ti / 1650 / RX570, e é um PC que corre tudo ou quase em 1080p60 Medium a Ultra dependendo do jogo. Em jogos mais antigos ou menos visualmente puxados até faz 120 FPS.

De facto o Hardware percorreu um grande caminho. Venha o rdna2 com os aumentos que a AMD anunciou, e eu vendo a minha 5700 para comprar uma 6700!
Eu jogo todos os jogos do tempo da PS3, 360 a 4k. Só não da 120 ou porque o motor de jogo esta trancado a 60, ou em 4k a hdml 2.0 nao deixa mais de 60. Em ultra e a 4k, é quase como um remaster desses jogos antigos. Pois o motor de jogo tinha capacidade de mostrar mais efeitos, a ps3 é que o capava. A brincar, essa config po miudo, com uma 570 já rivaliza com a ps4 pro. E joga se bem a 1080p.
 
Alguém roubou a source do GPU da Navi 10, Xbox Series X e da "Big Navi" e colocaram no Github, 4chan, etc. A AMD enviou um DMCA.

AMD Uses DMCA to Mitigate Massive GPU Source Code Leak (Updated)

This week rumors began to circulate that an unnamed individual had somehow obtained the source for Navi 10, Navi 21 and Arden devices, the latter representing the rumored GPU for the yet-to-be-released Xbox Series X. Confirming whether such leaks are genuine is difficult but yesterday AMD took action which tends to support the theory.

In a DMCA notice sent to development platform Github, AMD identified the recently-created ‘xxXsoullessXxx’ repository and a project titled “AMD-navi-GPU-HARDWARE-SOURCE” as the location of its “stolen” intellectual property.

"Entrevista" a quem roubou:
The individual informed TorrentFreak that AMD’s GPU source code was the content in question. (Responses edited for clarity)

“In November 2019, I found AMD Navi GPU hardware source codes in a hacked computer,” the person explained. “The user didn’t take any effective action against the leak of the codes.”

Questioned further on the route of extraction, we were told that a combination of factors led to the leak.

“The source code was unexpectedly achieved from an unprotected computer//server through some exploits. I later found out about the files inside it. They weren’t even protected properly or even encrypted with anything which is just sad.”

The individual, who claims to be female, told us that the package included code for Navi 10 and Navi 21 devices. She also confirmed that the source for the Xbox Series X GPU ‘Arden’ was part of the haul.

When asked whether the person had spoken to AMD about the leak, the answer was negative.

“I haven’t spoken to AMD about it because I am pretty sure that instead of accepting their mistake and moving on, they will try to sue me. So why not just leak it to everyone?” we were told.

The alleged leaker further told us that one “source code packet” had already been released. Whether that is limited to the material made available via Github remains unclear but TF was able to find links to a file-hosting site where an archive claiming to be the content was stored. Given the potentially criminal route via which the content was obtained, we did not download the package.

Press Release da AMD:
AMD Statement on Theft of Graphics IP

March 25, 2020

At AMD, data security and the protection of our intellectual property are a priority. In December 2019, we were contacted by someone who claimed to have test files related to a subset of our current and future graphics products, some of which were recently posted online, but have since been taken down.

While we are aware the perpetrator has additional files that have not been made public, we believe the stolen graphics IP is not core to the competitiveness or security of our graphics products. We are not aware of the perpetrator possessing any other AMD IP.

We are working closely with law enforcement officials and other experts as a part of an ongoing criminal investigation.

Sources:
https://torrentfreak.com/amd-uses-dmca-to-mitigate-massive-gpu-source-code-leak-200325/
https://www.amd.com/en/corporate/data-update
https://www.tomshardware.com/news/a...u-arden-source-code-stolen-100-million-ransom

Outch....
 
Reverse engeneering, especialmente por algumas empresas chinesas que têm o capital, a mão de obra, mas não têm décadas de investigação e desenvolvimento.
 
A nVidia não é, de todo, a única empresa grande de GPUs. Assim de repente, Intel, ARM, Qualcomm, Apple.
Não sei se é boa ideia alguém destas empresas ver o source code. Legalmente isso poderia ser bem mau.
Eu lembro-me quando houve um leak de parte do source code do Windows (Um SP do Windows 2000, se não estou em erro), o pessoal do Samba pedir insistentemente para ninguém do projecto aproximar-se daquele código.

Empresas mais pequenas e/ou em países em que o IP não tem grande valor, talvez tenham a tentação.
 
30% de que? Área? Consumo? Performance? :berlusca:

Pá isto é como curar presuntos, é por sal em cima... :rolleyes:

Performance... Dependendo dos clocks e assumindo as melhorias de eficiência e desempenho anunciadas pela AMD para RDNA2.

Mas a densidade deve atingir valores surreais, no processo 7nm+, logo não sei como vão resolver a coisa, termicamente...
 
Mesmo com o que se sabe das consolas, é impossível tirar grandes conclusões entre 2 GPUs pelo die size, ainda por cima não se conhecendo a arquitectura de uma delas, GPUs de fabricantes diferentes e processos de fabrico diferentes.
É bem possível que venha aí um grande salto, tanto por parte da AMD como da nVidia, mas é melhor esperar por mais detalhes. :)
 
Lá está, mesmo assumindo que a área do chip é aquela, coisa que não está confirmada, e mesmo olhando para o que a própria AMD anunciou sobre o RDNA2 que está na página anterior e que é pouco mais que nada... sobram muitos SES.
 
Performance... Dependendo dos clocks e assumindo as melhorias de eficiência e desempenho anunciadas pela AMD para RDNA2.

Não te esqueças que o RDNA2 já vai gastar area em RT Cores. Não é uma conta simples de fazer, até porque não sabemos quanto espaço vão dedicar aos RT.
 
Não te esqueças que o RDNA2 já vai gastar area em RT Cores. Não é uma conta simples de fazer, até porque não sabemos quanto espaço vão dedicar aos RT.

Sim, já estou a contar com isso, mas mesmo que seja só a performance da 2080 ti, ou 10% acima, se sair a 500-600, vai ser suficiente para 95% do pessoal. E obriga a Nvidia a meter preços mais razoáveis.

É que a 5700 xt tem um die bem pequeno e é ainda asim uma gráfica muito competente. Esta big Navi vai eventualmente ter o dobro da área e um desempenho em TFLOPs/W optimizado...
 
Sim, já estou a contar com isso, mas mesmo que seja só a performance da 2080 ti, ou 10% acima, se sair a 500-600, vai ser suficiente para 95% do pessoal. E obriga a Nvidia a meter preços mais razoáveis.

Um Chip que tem o dobro do tamanho da 5700 XT, achas que sai apenas a 500 ou 600€? Devido ao tamanho, os yields também deixam de ser tão bons. Por isso é que essas placas são sempre bem caras, e a Amd já mostrou que está cá para ganhar dinheiro e não para dar borlas.

A Nvidia não vai responder com baixas de preços, mas sim com a 3080 e 3080 Ti.
Nem sabemos o que vai sair primeiro, se o Ampere ou o Big Navi.
 
Um Chip que tem o dobro do tamanho da 5700 XT, achas que sai apenas a 500 ou 600€? Devido ao tamanho, os yields também deixam de ser tão bons. Por isso é que essas placas são sempre bem caras, e a Amd já mostrou que está cá para ganhar dinheiro e não para dar borlas.

A Nvidia não vai responder com baixas de preços, mas sim com a 3080 e 3080 Ti.
Nem sabemos o que vai sair primeiro, se o Ampere ou o Big Navi.

N7+ has identical yield rates to N7 and will steadily improve, while also offering a 20% increase to transistor density. There’s also a 10% performance uplift or 15% power efficiency increase. AMD will take advantage of the former in their fourth-gen Ryzen which they’ve confirmed to use TSMC’s 7nm+

Os yields vão ser os mesmos e a densidade aumenta 20%, logo com a mesma área vão ter 20% mais transistores. Por isso creio que seja possível produzir, nestas condições, escalando linearmente os preços das RDNA 1 por área, o que, à altura de lançamento pode muito bem permitir 500-600 euros para a big Navi, se a performance for igual à 2080 ti e <900 euros se a performance for 30% superior à 2080 ti (melhor cenário possível). Se a AMD quiser ganhar mercado à Nvidia no high end, tem que fazer isto...
 
Os yields vão ser os mesmos e a densidade aumenta 20%, logo com a mesma área vão ter 20% mais transistores. Por isso creio que seja possível produzir, nestas condições, escalando linearmente os preços das RDNA 1 por área, o que, à altura de lançamento pode muito bem permitir 500-600 euros para a big Navi, se a performance for igual à 2080 ti e <900 euros se a performance for 30% superior à 2080 ti (melhor cenário possível). Se a AMD quiser ganhar mercado à Nvidia no high end, tem que fazer isto...

Não, os yields não são os mesmos. Quando tens o chip muito grande, a probabilidade de teres um defeito em algum sitio, aumenta. É mais provavel teres um defeito em 505mm do que em 251mm, como é óbvio. É exactamente o dobro da probabilidade.

O Waffer custa o mesmo. Com chips de 505mm, fazes menos de metade de Chips por cada Waffer do que fazes da 5700 XT. Logo, muito dificilmente o preço será apenas 500 ou 600€. A não ser que a Amd esteja em condições e disposta a perder lucro.

Entretanto, há 2 dias atrás a AMD deu esta informação:

hH8kcvn.png


O RDNA2 sai no final deste ano. Muito provavelmente vai sair com a gama Ampere da Nvidia, 3070, 3080 e 3080 Ti já cá fora. É com estas gráficas que o RDNA2 terá de competir, e não com a 2080 Ti.
 
Back
Topo