Gráfica AMD RDNA2 (RX 6000 series)

@Ansatsu Eu estava-me a referir aos yields comparados com a primeira geração das Navi, é óbvio que com chips grandes os yields são menores. Mas lembro-te que em 2017 a Intel vendia CPU octa core a 1000 euros e a AMD lançou Octa cores a 300 euros. A AMD teve resultados muito bons nos últimos trimestres, quem te garante que eles não vão fazer o mesmo à Nvidia nas gráficas, para ganharem mercado no high end?

O mercado pode muito bem ficar assim:

N21 : 505 mm2 - 80 CU - gama 600 euros - RTX 3070/RTX 3080 (a RTX 3070 deve sair com a performance de uma RTX 2080 super), a 3080 com a de uma 2080 ti)
N22 : 340 mm2 - 60 CU - gama 400 euros - RTX 3060
N23 : 240 mm2 - 40 CU - gama 250 euros - GTX/RTX3050 ?

Claro que a Nvidia vai lançar as 3080 e 3080 ti, com preços obscenos muito provavelmente. Mas se sair uma gráfica AMD com a performance da 2080 ti a 600 euros garanto-te que vão vender como pães quentes, e a Nvidia vai ter que baixar os preços. É que a performance de uma 2080 ti vai chegar e sobrar para resoluções até 4k@60 e 1440p@100 ou mais. Ou seja, para os monitores da esmagadora maioria das pessoas.

Chega a um ponto em que ninguém vai querer meter 1500 euros numa 3080 ti para jogar nos monitores que tem, ou consegue comprar, ainda por cima num cenário de extrema recessão global. Vai sempre haver umas dúzias de pessoas com necessidade de afirmação para darem de 1500 a 3000 euros por uma gráfica, mas não é aí que está o dinheiro. Já o que acontece hoje em dia, é que toda a gente quer genuinamente o desempenho de uma 2080 ti e tem que dar 1200 ou mais euros para chegar lá. Por isso há uma necessidade evidente que o mercado não está a conseguir mitigar, e a AMD pode muito bem ter as condições para o fazer. A Nvidia que fique lá com as gráficas de 1500 euros...
 
Última edição:
@Neural teres a placa mais potente do mercado, dá publicidade gratuita para a media gama. É uma das razões da 2060 e 2070 continuarem a vender mais que as Navi.

Achas mesmo que a Nvidia vai dormir e deixar a Amd vender uma gráfica que nem pães quentes?

Estás a sonhar muito com uma Big Navi a 600€. Tenho para mim que vais acabar desiludido, mas lá para o final do ano já tiramos as dúvidas.
 
@Ansatsu A Intel também não queria deixar a AMD vender os Ryzen como pães quentes e vê o que aconteceu, e agora vai acontecer o mesmo nos portáteis. Por isso, não sei o que a Nvidia está ou não em condições de deixar fazer, o que sei é que a I&D da Nvidia tem sido brutal, e a da AMD, tendo subido, é menor, paga em parte pela Sony e Microsoft, e dará margem financeira para eles competirem agressivamente no mid/high end. Vão na mesma deixar o ultra high end para a Nvidia, pelo menos para já, é a minha estimativa...
 
O ryzen são vários chips pequenos colados.
O custo de um chip grande não escala linearmente em relação a um pequeno.

Esse hype só prejudica, depois a amd até acaba por lançar bons produtos, mas as expectativas já estão tão altas que se torna difícil corresponder.
 
A Intel está numa situação muito diferente da nVidia, especialmente a parte de capacidade de processo de fabrico.
E mesmo a divisão de CPUs da AMD está muita posição muito diferente da divisão de GPUs.

Eu também gostava de ver a AMD a voltar ser competitiva com a nVidia, especialmente para os preços baixarem um bocado.
 
@Ansatsu A Intel também não queria deixar a AMD vender os Ryzen como pães quentes e vê o que aconteceu, e agora vai acontecer o mesmo nos portáteis.

Duas razões. A Intel adormeceu à sombra da bananeira. A Nvidia nunca adormeceu.
A Intel não conseguiu baixar dos 14nm devido a problemas no processo de fabrico, o que faz disto uma luta de 14nm contra 7nm.

A Nvidia neste momento faz melhor que Amd num processo de fabrico pior e vai baixar agora para os 7nm com o Ampere. Não é uma situação minimamente comparavel com a da Intel.
 
@Neural
Achas mesmo que a Nvidia vai dormir e deixar a Amd vender uma gráfica que nem pães quentes?
Ansatsu ouvimos essa frase muitas e muitas vezes referente a Intel. A Intel nunca vai perder, a AMD nunca vai conseguir apanhar a Intel. N e n vezes que ouvimos, e vê no que deu. Por isso nada te garante que a AMD faça igual a NVIDIA.
 
Duas razões. A Intel adormeceu à sombra da bananeira. A Nvidia nunca adormeceu.
A Intel não conseguiu baixar dos 14nm devido a problemas no processo de fabrico, o que faz disto uma luta de 14nm contra 7nm.

A Nvidia neste momento faz melhor que Amd num processo de fabrico pior e vai baixar agora para os 7nm com o Ampere. Não é uma situação minimamente comparavel com a da Intel.

Na realidade, em termos de dimensões, os 7nm da TSMC são o equivalente dos 10nm da Intel.
 
Ansatsu ouvimos essa frase muitas e muitas vezes referente a Intel. A Intel nunca vai perder, a AMD nunca vai conseguir apanhar a Intel. N e n vezes que ouvimos, e vê no que deu. Por isso nada te garante que a AMD faça igual a NVIDIA.

Logo no post acima do teu, tens as duas razões para isso ter acontecido. São dois erros que a Nivida não cometeu.
Mesmo assim, a Intel continua a vender todos os Cpu's que consegue fabricar e quando finalmente conseguirem ir para os 7nm/10nm (algum dia la devem conseguir), a Amd tem de se preocupar novamente.

Aqui estamos a falar de uma situação completamente diferente. A Nvidia continuou a evoluir os seus Gpu's, mesmo sem ter qualquer concorrencia. Já tinham o Gpu mais potente do mercado, a 1080 Ti, e mesmo assim lançaram a 2080 e a 2080 Ti, puxando a performance lá para cima, sem haver qualquer necessidade de o fazerem, e ainda evoluíram novas tecnologias como o Ray Tracing e o DLSS.

Neste momento tens a Nvidia a comandar o mercado dos Gpu's como quer a 12nm, e vai dar o salto para 7nm no Ampere que está para ser anunciado nas próximas semanas.

É uma situação completamente diferente da Intel.
Só para se imaginar a margem de manobra que a Nvidia ainda tem, a 12nm consegue ter mais performance por watt que o Navi a 7nm. Agora com o salto para 7nm, já dá para imaginar como essa diferença ainda vai crescer.
 
Na realidade, em termos de dimensões, os 7nm da TSMC são o equivalente dos 10nm da Intel.

Certo e os 7 nm da Intel até são mais ambiciosos que os 5 nm da TSMC. Nos dias de hoje, é mau cada processo de fabrico ter o nome com um único número que, na realidade, não significa nada. :)

Em relação aos 10 nm da Intel, no papel, é um processo bom e também é correcto dizer que já está em produção e por isso a Intel e a TSMC estariam no mesmo patamar. Mas isto, apesar de estar correcto, também esconde a verdade toda, visto que os 10 nm da Intel têm sérios problemas, mesmo estando em produção. Só está a ser usado em alguns mercados e as quantidades são pequenas, mas neste ponto, isso tem vindo a melhorar.
 
Tudo depende da estratégia que seja feita da AMD, vejo e sinto que a AMD esta a ir pelo o caminho da nvidia aumentar o preço para o lucro por GPU seja maior isso é indiscutível, se a AMD ter a possiblidade de baixar entre 30-50 dolares em cada GPU fazia estrago a nvidia na gama media/ alta mas lá esta se baixar o preço nao quer dizer que venda mais mas sim o lucro é menor quem garante a AMD se baixar o preço ira vender mais?
No caso da AMD preferia ter 3 graficas do que ter que vender 6 para lucrar o mesmo com 3, existe muitos "se" ....
Se a AMD lançar alguma coisa duvido sinceramente que ira afetar a Nvidia a Nvidia nao é so ray tracing, a marca Nvidia tem peso doa a quem doer toda gente sabe que a AMD podia lançar algo melhor que a Nvidia mas todos iram criticar ou pelo o consumo "ah consome muito" ou outra coisa qualquer, quem compra high end quer tudo no ponto desempenho e extras o consumo so se fala quando se compará algo melhor/pior mesmo que seja nais barato a malta olha de lado a tenho que gastar X em fonte e etc, eu acho q a AMD dava um porradao a Nvidia se nao tivesse piadade e nao olha se para o lucro mas sim para a publicidade, porque a muitos paises em que pouco ou nada olham para o consumo mas sim porque os orçamentos sao curtos tem o exemplo do Brasil/Portugal onde a maior parte da população nao contra high end, é "facil" falar de fora nao sabemos as margens de lucro, tenho muitos clientes que so querem Nvidia e Intel mas quando mostro um bundle intel + nvidia vs bundle amd + amd serem "equivalentes" por "metade" do preço ficam "parvos" e dizem "nao sabia" sinto que falta publicidade da AMD em todo o lado, deviam de apostar forte e feio na publicidade
 
Ansatsu ouvimos essa frase muitas e muitas vezes referente a Intel. A Intel nunca vai perder, a AMD nunca vai conseguir apanhar a Intel. N e n vezes que ouvimos, e vê no que deu. Por isso nada te garante que a AMD faça igual a NVIDIA.

A Intel andou anos e anos a vender processadores cuja diferença eram mais alguns mhz para dar mais 5% performance no final.
A Nvidia já não tem concorrência no High End há muitos anos também, mas não é por isso que não aumenta sempre em pelo menos 40/50% a performance de uma geração para a seguinte.

Como o @Ansatsu disse e bem, só o facto de ter a placa mais potente do mercado é metade do markting feito, e isso a AMD já não consegue há muito tempo.

Para conseguir ser competitiva com a série RTX 3000 a AMD tem de conseguir literalmente duplicar a performance da 5700XT. Nos últimos 15 anos só por uma vez é que a AMD conseguiu isso e por outra quase lá chegou...



2900XT / 3870 -> + 21%
3870 / 4870 -> + 100%
4870 / 5870 -> + 80%
5870 / 6970 -> + 17%
6970 / 7970 ghz -> + 60%
7970 ghz / 290x -> + 30%
290x / Fury x -> + 40%
Fury x / RX 480 -> -
RX 480 / RX 580 -> -
Fury x / Vega 64 -> + 35%
Vega 64 / Radeon VII -> + 30%
Radeon VII / 5700XT -> -


Honestamente gostava que lá chegasse para poder voltar a ponderar ter AMD...
 
Não estou à espera que a AMD com RDNA2 encare as Ampere como o Ryzen encara a Intel nos CPUs.

As Ampere devem vir absurdas, com saltos de 50% ou mais. Uma 3070 deve encarar ou ultrapassar a 2080 ti
 
@JPgod Se a 3070 vier com a performance de uma 2080 ti ou lá muito perto, e custar o que custam as 2070 super, vem já uma para aqui. Infelizmente, não acredito, acho que a 3070 vai vir com a performance da 2080 super. Espero que a tua previsão saia acertada, obrigava a AMD a dar tudo e quem ganha é o consumidor...
 
Para já o ultimo rumor diz que a 3070 será somente 5% mais fraca que a 2080 Ti.
A 3080 já fulmina a 2080 Ti e a 3080 Ti será o que já se sabe, gama entusiasta.

Não esquecer que a ultima vez que a Nvidia fez um shrink no processo de fabrico, a 1070 igualou a performance da 980 Ti.

Existe outro factor muito importante, é que a partir de agora as comparações não vão ser apenas em gráficos normais, mas sim a comparar a performance em Ray Tracing, visto que ambas vão suportar. E para já o que se sabe, é que o Ampere vai duplicar a performance em relação ao Turing. A Nvidia até vai chamar de RT Core Advanced.
 
Não sabia onde colocar, mas depois se acharem que não está bem corrijam-me.

Parece que a AMD já se anda a preparar

amd-fidelityfx-ex.jpg


FidelityFX SSSR - Stochastic Screen Space Reflections: esse efeito pode criar reflexões de aparência realista, baseadas apenas nas informações já presentes na imagem renderizada. Basicamente imita a função de Ray Tracing.

FidelityFX CACAO - Combined Adaptive Compute Ambient Occlusion: baseia-se na oclusão ambiental adaptativa do espaço da tela da Intel, no entanto, ela foi otimizada. A AMD dá a possibilidade que o recurso seja executado em uma fila de computação ou gráfica. As transformações de dados também foram modificadas. Também foi inclusa uma opção de upsampler, que permite a oclusão ambiental de alta qualidade, por um valor mais acessível. Em resumo, melhora a qualidade de objetos e sombras dos jogos.

FidelityFX LPM - Luminance Preserving Mapper: a AMD diz que a nova função fornece HDR rápido e fácil de integrar e um amplo espectro de tons e mapeamento de gama para o seu jogo. Em suma, ele melhora a renderização, oferecendo imagens com um cálculo correto, que evita exageros.

FidelityFX SPD - Single Pass Downsampler: simplifica a função de reduzir o tamanho dos jogos. Ele é chamado de Sampler pela empresa, e permite que até 12 níveis de MIPmap sejam gerados em uma única passagem de sombreador de computação. Isso vai permitir que os desenvolvedores reduzam funções ativas desnecessariamente, agindo como um sombreamento de taxa variável.

https://adrenaline.com.br/noticias/...ogias-graficas-ao-software-fidelityfx-via-gpu
 

o UE5 tem muito bom aspecto. e está a correr numa consola com 36CU's. e consegue esta fidelidade gráfica sem recorrer a raytracing.
suponho que a epic esteja finalmente a optimizar para AMD um motor gráfico que sempre foi conhecido por voar nas gráficas nvidia.
pode ser um bom indicador para a AMD/ATI com as RDNA2.
 
o UE5 tem muito bom aspecto. e está a correr numa consola com 36CU's. e consegue esta fidelidade gráfica sem recorrer a raytracing.
suponho que a epic esteja finalmente a optimizar para AMD um motor gráfico que sempre foi conhecido por voar nas gráficas nvidia.
pode ser um bom indicador para a AMD/ATI com as RDNA2.

O Unreal Engine sempre foi optimizado para consolas, não sei onde está a novidade.

Basta ver a optimização do Gears 5 em que corre a 4K 60fps na One X que tem Gpu da AMD.
 
Eu só vi o video da Demo com 9 minutos, que está no canal do Unreal Engine.

Nada a dizer da complexidade da demo, mas sou só eu ou a demo não é assim tão impressionante? Cenários muito perfeitos e complexos, mas, por exemplo, a água, não achei nada de espectacular. Ou mesmo o movimento da personagem.
Fiquei mais impressionado com a demo da Unity na GDC 2019:

Eu sei que estou a ser picuinhas, mas esperava um pouco mais da demo do Unreal Engine.
 
Back
Topo