Gráfica AMD RDNA2 (RX 6000 series)

Por acaso é algo que me deixou sempre um pouco curioso.
Com RDNA1 lançaram a 5700XT com 250mm2. Porque nunca lançaram uma 5800XT com o dobro dos CU's que iria ocupar cerca de 500mm2?

Tem de haver ali algum problema que impossibilitasse isso, e pode ser o mesmo problema que está a atrasar tanto o lançamento do Big Navi e quando finalmente for lançado, vai ser com pouco stock.
 
Com RDNA1 lançaram a 5700XT com 250mm2. Porque nunca lançaram uma 5800XT com o dobro dos CU's que iria ocupar cerca de 500mm2?

Consumo, aqeucimento, custo ( um chip desses em 7nm não é pequeno) , a tecnologia ainda não ter estado madura para bons yelds a essa tamanho.
A A100 vai ter 860mm^2 e quase 15% desligado.. Se calhar na altura 500mm^2 tinham ainda de desligar muito do chip..
A Vega VII é 331mm^2 e tinha o preço que tinha.

Mas lá está, algo com +50% CU devia ter sido possivel com um custo não astronomico e consumo ainda dentro do aceitavel.. O potencial numero de vendas podia era não compensar o investimento
 
Não se esqueçam que aumentar o número de CUs não implica escalar linearmente a performance especialmente quando o número de CUs é elevado em muitos workloads (basta relembrar as vega 64 vs vega 56).

É possível que também a arquitectura não escalava bem e começava a bater nalgum bottleneck tornando assim os maus yields, aumento de consumo e custo em geral como um mau compromisso para a performance final.

Se conseguissem obter boa performance era quase certo que tinham lançado um modelo cá para fora.

Suspeito que rdna1 tenha sido feito especialmente para o dimensionamento disponível e que seria preciso algum trabalho de engenharia para escalar mais o número de CUs de forma eficaz. Honestamente a decisão da AMD até faz algum sentido se pensarmos que rdna1 atacou a fatia de mercado com mais volume de vendas mesmo que para isso tenham sacrificado a possibilidade de terem um halo product de topo.

Já rdna2 sabemos que foi feito para escalar mais (devido ao que sabemos da xbox series x) mas dada a decisão da sony em preferir clocks sobre CUs fico com a pulga atrás da orelha se a escalabilidade será assim tão boa (não se esqueçam que há sempre uma disparidade entre os TF teóricos calculados pelos clocks e CUs vs performance efectiva em workloads realistas).

Entretanto uma das coisas que estou mais curioso e que não tem sido muito falado é o power management das rdna2 dado o avanço incrível mostrado nas vega dos renoir. Eles disseram que aprenderam imenso no desenvolvimento das consolas e dos renoir e que esse avanço iria fazer parte dos próximos produtos. Quem sabe a AMD finalmente alcança a nVidia neste aspecto o que seria muito positivo.
 
Consumo, aqeucimento, custo ( um chip desses em 7nm não é pequeno) , a tecnologia ainda não ter estado madura para bons yelds a essa tamanho.
A A100 vai ter 860mm^2 e quase 15% desligado.. Se calhar na altura 500mm^2 tinham ainda de desligar muito do chip..
A Vega VII é 331mm^2 e tinha o preço que tinha.

Mas já passou muito tempo que os 7nm estão cá há bastante tempo. Tudo indica que a Nvidia vai mudar para 7nm e lançar logo um Gpu na casa dos 630mm2.

Por exemplo a Nvidia entrou nos 14nm com um Gpu de 314mm2, a GTX 1080, e 10 meses depois já estava a lançar a 1080 Ti com 471mm2.
 
Provavelmente preferiram fazer Ryzens do que empatar preciosas waffers (além de tempo e dinheiro) num produto com baixa probabilidade de retorno.
 
Por acaso é algo que me deixou sempre um pouco curioso.
Com RDNA1 lançaram a 5700XT com 250mm2. Porque nunca lançaram uma 5800XT com o dobro dos CU's que iria ocupar cerca de 500mm2?

Tem de haver ali algum problema que impossibilitasse isso, e pode ser o mesmo problema que está a atrasar tanto o lançamento do Big Navi e quando finalmente for lançado, vai ser com pouco stock.
Bom, duplicar os CUs nunca vai dobrar a área do chip. Há diversos elementos comuns.

Exemplo? TU117 com 200mm2 e 1024 shaders. A TU102 tem 4608 que exactamente 4.5x a mais, porem tem 3.77x a area. E olha que ainda tens que considerar o bus de memória que é o triplo, mais unidades tensor e RT que não existe no TU117!

O TU116 aumenta em 50% os shaders e o bus de memória, porém o aumento da área foi de 42%.

TU106 vs TU104: Aumento de 33% de shaders para um aumento de area de 22% (este é interessante por ter tudo o resto igual)

Acho que se fizer um "Turing" com 128 bits e 0 shaders ainda teria uns 100mm2 :D

O que podia ter existido, um um chip de 64 EUs e 384 bits. Provavelmente teria uma area ai de 350-370mm2 que seria ainda assim menor que uma TU106.
- 5800 XTX: full chip aka 64 EUs, 12 GB GDDR6 @ 16gbps, TDP na ordem dos 275-300W, provavelmente com clocks menores do que a 5700 XT, rivalizada com a 2080ti e talvez entre esta e a 2080 super
- 5800 XT: 56 EUs e 320 bits, 10 GB GDDR6 @ 14 gbps, TDP de 225-250w, rivalizava com 2080 ou 2080 super
- 5800: 48 EUs e 256 bits, 8 GB @ 14 gpbs, TDP de 200-225W, rivalizava com a 2070 ou 2070 super

As 5700 XT, 5700 podiam vir com clocks menores de forma a terem TDP sub 200w e eventualmente preços menores.

Mas desconfio que o processo de 7nm esteja muito caro para lançar um chip destes.
 
Why? o gajo não era o big guru da Radeon Group??

Bom digamos que (como já repeti diversas vezes) o que ele está a fazer na Intel, não é diferente do que estava/tinha planeado na AMD, incluindo até a parte do SoftWare com a OneApi (que na AMD agora se designa ROCm).

Não me parece que essa visão fosse coincidente com o resto da estratégia.

@muddymind e se por hipótese tiver ambos os controladores de memória?
  • consumidor: DDR6
  • Apple & Pro: HBM
Já se viu coisas mais estranhas.
 
AMD "Navy Flounder" Support Merged Into Mesa 20.2

Merged a few minutes ago into Mesa 20.2, which is due for branching this week, is the Navy Flounder support. This allows the Navi 2 GPUs to have a working OpenGL driver in this quarter's Mesa3D stable release. The code today was around RadeonSI while the RADV support shouldn't be far behind considering the minimal code delta to Sienna Cichlid and Navi 1 for that matter.
https://www.phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=AMD-Navy-Flounder-In-Mesa-20.2

Traduzido para português: adicionaram o suporte da Navy Flounder (a.k.a. Navi 22) ao Mesa 20.2 juntando-se assim à Sienna Cichlid, o que para quem usa Linux quer dizer que terão suporte na data de lançamento.
Ambas já tinham sido adicionadas ao Kernel 5.9.
 
tenor.gif


@muddymind queres ver que...

AMD-Navi-Flounder-and-Sienna-Cichlid-GFX-768x445.png

It is not really common for AMD to use the same ID for two different GPUs, in fact, even the Navi 12 had a different ID than Navi 10, despite essentially being a variant with HBM (as shown above).

Historically speaking, only some GPUs from the same generation shared the GFX level. The most recent being: Fiji, Polaris10, and Polaris 11 (GFX803). Both Vega and Navi have IDs for each GPUs. Since we already know IDs for Navi 22 (1032) and Navi 23 (1033), Navy Flounder could either be a variant of Sienna Cichlid or a completely different GPU.
https://videocardz.com/newz/amd-navy-flounder-and-sienna-cichlid-are-both-gfx1030

Por acaso toda está a assumir o Navy Flounder como Navi 22.
 
Isto faz-me imensa confusão pois gddr6 e hbm tem um pinout totalmente diferente e acho difícil que os controladores sejam iguais.
 
Última edição:
Estamos claramente no período da silly season dos rumores, antes do lançamento de novas gráficas.
Num dia é super potente, no outro é super fraca.

Por causa disto até fico com saudades dos paper lauches que tínhamos há umas décadas atrás.
Vários meses antes do lançamento oficial, sites como o anandtech já tinham uma gráfica para análise e mesmo com drivers gráficas muito verdes, já dava para ver o que vinha.
Acabavam-se os rumores, não tinhamos click baits, palermas a fazer vídeos no youtube a dizer que tem fontes misteriosas, etc..
 
Isso ainda existe. Nem a muito tempo a nVidia lançou um tech demo do RTX "Marble", também tens o dos stormtroppers...

E depois do leak do Moore's Law is Dead que o Navi 2 ia ter mais performance que a 3080 Ti, surgem agora novos leaks que afinal a performance será equivalente à 2080 Ti e irá combater a media gama do Ampere, da mesma forma que o Navi 1 fez com o Turing.

https://www.pcgamer.com/amd-big-navi-rdna-2-aimed-at-rtx-3080/
Combater a 3080, dependendo dos consumos nem pode ser "mau".

E 3080 não é média gama, é gama alta! Média gama é 1660/2060/3060
 
Combater a 3080, dependendo dos consumos nem pode ser "mau".

E 3080 não é média gama, é gama alta! Média gama é 1660/2060/3060

Tenho muitas duvidas que a 3080 vá ter somente a performance da 2080 Ti. Estou a contar que a 3070 vá chegar lá, ou mesmo muito perto, tal como a 1070 chegou à 980 Ti quando houve o shrink no processo de fabrico.
 
Tenho muitas duvidas que a 3080 vá ter somente a performance da 2080 Ti. Estou a contar que a 3070 vá chegar lá, ou mesmo muito perto, tal como a 1070 chegou à 980 Ti quando houve o shrink no processo de fabrico.
Vão lançar uma gráfica de 550-600€ igual/semelhante a uma gráfica de há 2 anos que custa 1200€? A nvidia não é assim, já acho muito bom a 3080 ser igual à 2080ti e custar menos 400€.
 
Back
Topo