AMD RDNA2 (RX 6000 séries) - Diário de Bordo

A minha anda nos 42/43ºC em idle. Neste momento esta a 45/46ºC a ver streams. A fan está sempre desligada. Experimenta undervolt, alem de baixares a temperatura e consumos, ganhas performance :)

Boas.

Entretanto segui este guia
- Fiz undervolt e overclock e estou com 42ºC em idle e quando jogo mal chega aos 70ºC.

Obrigado.
 
O slider nos drivers do core voltage é enganador, não baixa efectivamente a voltagem do core.

Estive a investigar sobre isto, pois apercebia-me que a minha GPU também usava sempre 1150mV por muito que eu manualmente baixasse os valores.

Isto aparentemente é assim porque quando tu defines uma voltagem mais baixa, mas um certo clock, se a gráfica precisar de mais voltagem para esse clock, ela vai usar uma voltagem acima da que tu defines (com o teto limite de 1150mV, pelo que se abusares da voltagem, pum).

Com todos os testes que fiz apercebi-me que se definir manualmente abaixo de 1050mV a grafica fica instável, pois os clocks são feitos em stages e em determinadas situações ela pode tentar usar algo abaixo de 1050mV e crashar. Qualquer uso gaming / benchmarking / folding que faça a gráfica cola nos 1150mV, por isso acabei por me "conformar" e deixar ficar esse setting stock de 1150. Também depois de muitos testes, apercebi-me que deixar os 1050mV ou 1150mV não surtia efeito nas temperaturas, mas causava um ou outro frame drop nos jogos, pelo que deixei ficar os 1150 e siga.

Uma dica importante que quero deixar aqui é que sugiro que vão testando a gráfica com muitos cenários diferentes. Eu estive durante as duas ultimas semanas com um target de 2650Mhz no clock da gráfica, pelo que efetivamente ela batia nos máximos a 2635Mhz (ela nunca bate no limite do valor que seleciono mesmo), e nenhum jogo ou benchmark me crashava. Mas notava 1 ou outro raro frame drop no F1 2020.

Acontece que nos ultimos dias tenho feito Folding@Home algo intenso (8-10h por dia em Full) e o folding crashava-me a gráfica. Reduzi para 2645Mhz, ainda assim crashava. Agora reduzi para 2640Mhz. O que notei imediamente foi que a temperatura máxima da GPU desceu imenso! A temperatura average da board passou de 75º de máximo para 70-71, e a temperatura no hot point (Tjunction) passou de 95 para 80-85! A diferença que fez descer 5Mhz!!

Com esta brincadeira, os meus settings agora estão assim:

Clock: 2640 Mhz
Voltage: 1150 mV
Memory: 2150 Mhz
Power Limit: 115 %

Isto numa 6800 XT.

Cada vez mais contente com esta gráfica. As minhas experiências de OC são numa GTX 970, GTX 1080 Ti e esta RX 6800 XT. Esta RX é de longe muito mais acessível de brincar com ela. É um monstro de overclock. E é um design reference, imagino se fosse uma strix ou sapphire nitro ou coisa do género. Apesar de que essas, pelo preço não compensam. A performance que eu tenho pelos 670 paus que dei... Epá é fenomenal mesmo.
 
Última edição:
Eu guiei-me um pouco por aqui depois de o método habitual não me baixar os consumos e as voltagens. Usei apenas o Wattman mas eventualmente devo experimentar o método do MorePower.
 
Vou ver se no fim de semana tiro um tempo para testar esses settings.

Bah, entretanto o F@H crashou-me outra vez. Vou baixar para os 2635Mhz e ver. Lado positivo é que o clock máximo continua a passar os 2600Mhz e a gráfica a cada 5Mhz que tiro desce 1-2 graus em média de temps.
 
Ah ok, já te percebi @jonyk.

Ainda não tive tempo de fazer este teste mas quando o fizer digo-te. Continuo com experiências aqui com a minha GPU. O folding@home está me sempre a crashar o pc, então testei com clock stock a ver se resolvia... crashou na mesma!! Portanto o problema pode estar noutro lado, na memória ou no power draw. Meti agora o clock de volta nos 2650mhz e a memória meti stock. Se não crashar, é na memória que tenho OC a mais.

quando estabilizar isto corro esses testes. Ainda deve levar uns dias porque o folding nem sempre crasha :)
 
@jonyk corri o time spy (é o unico que tenho xD)

Fiquei com 16363. 17876 de GPU e 11059 de CPU.

Com o core a 2640Mhz e a memória a 2100Mhz. Para já estou há dois dias sem crashes no folding.
 
Voltagem stock. Mas a resolução do meu monitor é maior que a do teu, não sei se tem influência.

Tu usas 2560x1440, eu uso 3440x1440. :)

BTW tem em conta que a voltagem que tu metes aí (exemplo: os teus 1050 mv) não significa que a GPU vá correr a 1050Mv. Na realidade, o que tu estás a fazer é dizer à GPU que ela tem que correr com um offset de 1150-1050 = -100.

Por outras palavras onde a gpu precisar de 900mv, vai usar 800, onde precisar de 500mv, vai usar 400... onde precisar de 1150mv vai usar 1050... mas num ponto alto se precisar de 1150 vai continuar a usar 1150. De todas as análises que vi, a partir de ~2400-2500mhz a gráfica usa sempre 1150mv independentemente do que tu configures aí, daí que eu meti voltagem stock e deixei ficar, pois não fazia diferença.

Com o HWiNFO64 ou semelhante consegues ver que voltagem está a usar. Certamente vais ver que está a ser usado 1150 quando tens a GPU nos 2.5Ghz.
 
Última edição:
Eu percebo isso. No entanto repara, tu com 2450mhz sensívelmente, estás a usar 1090mV, 40 acima do que definiste.

Com 2550-2600 chegarias mais perto dos 1150mv.

Eu esperimentei na minha GPU meter 1075mV. Não notei diferença, a gráfica cola-se nos 1150mV e as temperaturas são exatamente as mesmas que são se deixar a voltagem stock.

Pá e se fores a ver faz sentido, a tua GPU pede 1090mV para fazer uns 2450Mhz. A minha pede 1150 para fazer 2630. Não está mau :D
 
Com a frequência perto da default, a voltagem segue a que é definida. Quanto mais se aumenta os clocks, menos espaço de manobra existe para baixar a voltagem.

Na 6800, não consegui aumentar os clocks da forma que pretendia e preferi o undervolt para 925mv. Full load fica a 67c e as ventoinhas a 36%, praticamente inaudível :D
 
A minha questão é se tens mesmo a gráfica a correr a 2630MHz. Se não como é que explicas a diferença de score, tendo eu a gráfica a correr com menos 130MHz que tu? Se ainda tiveres aí o resultado do benchmark faz upload (ou olha para o gráfico e tenta ver a olho) e vê o average clock speed. Tenho quase a certeza que apesar de teres 2630MHz definidos na drivers, ela não chega a esse valor quando está under load.

É assim a gráfica estabiliza uns 30-40 mhz abaixo do que eu defino. No meu caso, com 2640 o que vejo efetivamente acontecer são 2600-2610. Pode muito raramente passar disso mas esses são os valores 'reais'.

É assim pelo menos jogos jogos que tenho jogado e no Folding@Home que tá aqui a bombar o dia todo.

No caso desse teste por acaso reparei que ele não correu aos 2600Mhz, correu prai nos 2300-2400 mas não faço ideia porquê. Tenho que re-testar...
 
O undervolt nesta placa é fantastico [960-990]mV.. a temperatura desce 15-20 graus para um velocidade de ventoinha fixa entre os 1600-1700rpm..

Clock GPU tb estica bem .. clock nas memórias mesmo que pequeno causa-me instabilidade
 
Boas

Só queria perguntar se alguém sabe se a AMD continua a lançar algumas unidades das 6800XT/6900XT para venda no site oficial deles?
Continua a ser quase impossível apanhar alguma sem algum bot de compra ou eles já nem lançam estas gráficas e temos que esperar pelos novos modelos ou comprar sem ser no site oficial?

Cumps
 
Alguém com uma Ref 6900XT com alguns settins especificos no Wattman? Sem muito teste consegui uns 2700 de Freq. Max e um undervolt de 1175 para 990. Em todos os jogos que testei funciona sem problemas, mas sempre que faço um 3DMark falha no 2º teste, basta baixar de < 1150mV.

Outra questão, notam algum sag na vossa gráfica? Isto para uma Ref.
 
Suponho que seja no Timespy, também tenho a minha a 1100mv e no Timespy tenho que a ter a 1125mv.

Btw esses 990mv não são reais, penso que a partir dos 2500mhz o valor da voltagem passa para o default 1175mv. Aconselho a correr um Heaven com mhz default e encontrar o melhor undervolt possível.
 
Sim é no Timespy, é os mesmos mv que mencionas na minha.

Eu sei que os 990mV não são reais, se não estou em erro as RDNA2 funcionam um pouco como os Ryzen com o curve optimizer e o PBO.

Em que aplicação aconselhas a fazer undervolt? No Wattman? O undervolt não deveria ser só baixar estes mV?
 
Back
Topo