Gráfica AMD RDNA2 (RX 6000 series)

Saiu os requisitos para o Cyberpunk.

A 6800XT é a recomendada juntamente com a 3070 para correr a 4K Ultra.

Para correr com Ray Tracing, nem a 6800 XT é mencionada para o mínimo. A 2080 Ti para correr com Ray Tracing Ultra a 1080p 60fps, necessita de ligar o DLSS, logo está explicado o motivo de apenas recomendarem as RTX. Neste caso, até a RTX 2060 dá.

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Pensava que a 2080 ti estava ao nível da 3070, batendo-a em alguns jogos e perdendo em outros com rtx ligado e dlss

nos graficos que estão no link, a 2080 ti bate a 3070 em todos os jogos com ray tracing e dlss on
https://www.techpowerup.com/274812/nvidia-brings-dlss-support-to-four-new-games
 
Ahah nem faz sentido meter uma placa ao preço da 2080ti nos requisitos mínimos... Quando tens a 3070 a pouco mais de 500€

Se forem ao comparador de preços da praxe vão ver que as 2080ti estão acima de 2000€ na sua maioria sendo que a mais barata está a 1200€....

Eu sinceramente se tivesse um 2080ti não vendia por menos de 700€... Preferia ficar com a placa numa prateleira que vender a esse preço quando novas ainda valem o que valem
 
o argumento, do preço é bastante válido e faz todo o sentido. mas num primeiro momento fica-se com a ideia que se queres ray tracing neste jogo, vai para as rtx 3000
 
Não te esqueças que a RTX 2060 pode correr o jogo a 1080p com Ray Tracing a fazer render a apenas 720p com DLSS. Aliás, até pode fazer render a 540p, pois o jogo suporta DLSS 2.1.

Isto aliado a melhor optimização do Ray Tracing para as Nvidia neste caso, está explicado.

PS: E parece que a Nvidia já confirmou que o jogo suporta RT em qualquer GPU que suporte DXR.
Também me parece ser esse o caso. DLSS necessário para correr a framerates decentes...
 
o argumento, do preço é bastante válido e faz todo o sentido. mas num primeiro momento fica-se com a ideia que se queres ray tracing neste jogo, vai para as rtx 3000
E a razão para isso é o DLSS. Cheira-me que com RT on e sem DLSS nem uma 3090 corre isto satisfatoriamente. Talvez a 1080p...
No caso da AMD penso que falta mesmo Super Resolution para compor o ramalhete do FidelityFX. Até lá, assumindo que é comparável ao DLSS, RT em AMD é pouco viável.
 
Não é só isso...

A 2080TI tem mais RT Cores.. 68 vs 46 3070!!

Sim.. os RT Cores na Ampere são mais potentes e melhores que em Turing.. mas só 20% a 30%!! Tem RT Cores 20 a 30% mais eficazes.. mas depois tem menos 48% de cores....

Até a 3080 tem menos RT Cores que a 2080 Ti.

Cada RT Core é muito mais potente. Tanto que a 3070 não perde em Ray Tracing para a 2080 Ti, e a 3070 tem bastante menos largura de banda e o RT pede bastante. Caso contrário a 3070 dava baile completo à 2080 Ti.
 
3080 e 2080 TI tem exatamente o mesmo numero de rt cores = 68... e sim claro que os cores em Ampere são muito melhores... Mas não é o valor que se esperava ao inicio... que se falava em 50 e 60%.. é muito muito menos, mais em volta de 20% e 30%!! a diferença da 3080 e 2080TI em RTX é de 30% no máximo em performance. Claro que a performance não escala perfeito.. ou seja cores 30% mais eficazes não vão dar 30% mais performance... dai que a banda de largura ajuda no resto.
 
Isso é porque a maioria destes jogos usam hybrid rendering. Não são full patch traced.
Mas se fores a ver o desempenho em algo que apenas use RT cores, o desempenho quase que duplica.

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@patrickschur_

NV22 XT 186-211 W TGP (RX 6700 XT)

NV22 XTL 146-156 W TGP (RX 6700?) 12 GB GDDR6

EDIT:

@patrickschur_
It's also possible that NV22 XTL has a lower min TGP than 146 W.
I'm not 100 % sure about that.
So far I haven't seen any NV22 XTL with less than 146 W TGP.
 
Última edição:
AMD Helping to Bring Smart Access Memory to Nvidia GPUs

Smart Access Memory will work on Intel, AMD combos too.

Since the announcement last month of AMD's Smart Access Memory, a feature that allows AMD CPUs to access all the VRAM in a Radeon GPU; many were concerned the feature would only work within AMD's ecosystem. Fortunately, this will not be the case. AMD is opening up compatibility to both Intel and Nvidia platforms.


Last week, Nvidia confirmed it's working with Intel to get a feature similar to AMD's Smart Access Memory working on its own graphics cards. Nvidia said the feature is very easy to implement, since it's baked into the PCIe specification. Specifically, the spec is called Resizable BAR Capability.

Since then, AMD stated in an interview with PCWorld that its Radeon group is working with Intel to get this feature supported with RX 6000-series GPUs and Intel's latest CPUs and motherboards. The same goes with AMD's Ryzen group, which is working with Nvidia to get Smart Access Memory working with GeForce GPUs.

For now, we don't know how customized AMD's approach is with its current Ryzen 5000 CPUs, X570 motherboards and RX 6000 GPU pairings. If AMD did a lot of hardware-level optimization, that could give AMD's CPUs , GPUs and relevant motherboards better performance with this feature over Intel and Nvidia's more standardized implementation.

AMD also stated in the PCWorld interview that this feature simply isn't a "toggle switch" you can just turn on. There will be a good chunk of development and optimization required to get good performance gains from the feature. So for now, it looks like AMD is in the lead with Smart Access Memory, as it is already developed and optimized for Ryzen 5000 CPUs and RX 6000 series GPUs. We'll see how long it takes for Intel and Nvidia too long to catch up.


https://www.tomshardware.com/news/amd-allows-SAM-on-nvidia-gpus
 
Curioso. Será que os ganhos serão superiores numa ampere, com um bus maior e memória mais rápida? Irá o feitiço virar-se contra o feiticeiro?
 
lala.jpg


Godfall Ray Tracing tudo MAX... 14.5GB vram usage.
Tens a certeza do que estás a dizer? Ou é só dizer por dizer?
Existe um grande diferença entre alocar vram e usar.
O jogo com tudo no máximo em 4k numa 3090 usa 6.5gb.
O pessoal tem que perceber que é levado em erro com certos OSD que não fazem a distinção da memória alocada e a realmente usada.
O jogo pode alocar toda a memoria disponível mas na realidade nunca usar a grande maioria.
 
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