Gráfica AMD RDNA2 (RX 6000 series)

Se isto continua assim, na próxima geração voltam as placas a preços das Turing.... A nvidia e a AMD vão ter que fazer lucro extra para pagar aos estúdios de jogos para otimizar para as placas delas [emoji102]
 
Se entrarem em guerras destas quase que mais vale comprar uma consola e pronto. Ou não :D

Que coisa mais absurda... Está mesmo a pedir um novo fabricante de gráficas :D :D
 
O Cyberpunk usa o DXR para o Ray Tracing, como tal tem de funcionar nas RX6000, esteja bem ou mal optimizado.

Se não der sequer para ligar o Ray Tracing, a unica forma que vejo de existir essa limitação, é a Amd desativar isso diretamente para o Cyberpunk nos drivers. Muito provavelmente como já disseram atrás, caso o RT esteja mal optimizado para as RX6000, para evitar comparações com as RTX.

Se o RT não funcionar, não existe comparações, simples.


O Godfall é um caso diferente, pois não usa o DXR para fazer o RT. Como tal, de momento só funciona nas RX6000.
 
Aposto na linha de pensamento do @Ansatsu, o Cyberpunk 2077 é o jogo de 2021, se o rendimento das RX 6800 em RT não estivesse a par do das RTX 3000 então a imagem da AMD ia ficar mal, que há muito jogo com RT mas o Cyberpunk 2077 é o primeiro a sair após ambos as gamas de GPU estarem no mercado e haverá muito povo a basear a sua decisão nisso mesmo.

Como se vê neste topico, vários analises e comprações feitas com o RT desligado porque "há muitos poucos jogos que usem RT, não é relevante testar o rendimento com RT activo de momento", depois do Cyberpunk 2077 será uma narrativa distinta.
 
O Cyberpunk usa o DXR para o Ray Tracing, como tal tem de funcionar nas RX6000, esteja bem ou mal optimizado.

Se não der sequer para ligar o Ray Tracing, a unica forma que vejo de existir essa limitação, é a Amd desativar isso diretamente para o Cyberpunk nos drivers. Muito provavelmente como já disseram atrás, caso o RT esteja mal optimizado para as RX6000, para evitar comparações com as RTX.

Se o RT não funcionar, não existe comparações, simples.


O Godfall é um caso diferente, pois não usa o DXR para fazer o RT. Como tal, de momento só funciona nas RX6000.

Não sei até que ponto este vídeo é verdadeiro (talvez os donos das 6800 possam confirmar), mas se é para sair assim, mais vale dizer que não tem e pronto. A partir dos 1.46:


Se quiserem posso deixar aqui vídeo com a minha 3080 a correr isto a 4k com DSR+DLSS.
 
Se isto continua assim, na próxima geração voltam as placas a preços das Turing.... A nvidia e a AMD vão ter que fazer lucro extra para pagar aos estúdios de jogos para otimizar para as placas delas [emoji102]

Infelizmente os estudios é que tem que pagar se querem que os jogos que lançam tenham boa recepção do publico que simplesmente já possui gráfica x ou y.
 
Radeon RX 6800 Series Performance Comes Out Even Faster With Newest Linux Code
hanks to the rate of the open-source graphics driver progression and the newest code always being available, now just days after launch the numbers are even more compelling for Linux gamers with the slightly newer Linux 5.10 and Mesa Git compared to just weeks ago.

In particular were the last minute NGG fixes and other Big Navi tweaks along with an important Radeon RX 6800 (non-XT) fix. There has also been other RADV improvements and more that accumulated in Mesa 21.0-devel this month. On the kernel side, Linux 5.10 is still at play. Both the old and newer Mesa snapshots were also on LLVM 11.0.

Radeon-RX-6800-Series-Performance-Comes-Out-Even-Faster-With-Newest-Linux-Code-Phoronix.png

https://www.phoronix.com/scan.php?page=article&item=rx6800-more-performance&num=1

Já agora, se alguém quiser a T-Shirt usada na apresentação da placa

RDNA-2-Unisex-T-COMINGSOON-88209-1605553129.jpg

https://amdfanstore.com/amd-rdna-2-unisex-jersey-short-sleeve-tee/
 
Como alguém já disse, o que me deixa preocupado nestas guerras de RT é os estúdios negligenciarem os gráficos normais.

Um jogo com bons gráficos não precisa de RT para nada. A maior parte do pessoal tem placas sem RT e ainda corta nos gráficos aqui e ali ara ter mais umas frames, e SOMOS muito felizes.

Espero que esta paranóia da perfeição não seja um passo atrás.
 
Um jogo com bons gráficos não precisa de RT para nada. A maior parte do pessoal tem placas sem RT e ainda corta nos gráficos aqui e ali ara ter mais umas frames, e SOMOS muito felizes.

Já fui muito feliz a jogar Mega Drive, muito feliz a jogar PS2 e muito feliz a jogar x360.

Isso não impede que haja evolução gráfica e o RT trás de facto um realismo e imersão aos jogos nunca antes visto. Daqui a uns anos vais olhar para trás e pensar: "Já consegui ser feliz sem RT, mas hoje em dia não consigo jogar nada sem RT".
 
Já podes usar RT e com framerates decentes, que permitem outro tipo de realismo.

Dependendo da implementação, já vi alguns casos em que até prefiro SEM RT, visualmente. Não é um melhoramento automático - tens developers com anos de experiência em iluminação menos sofisticada, ao ponto em que por vezes essa implementação é mais visualmente atrativa que com RT, mesmo que seja menos "realista".

E sim, antes que o digas, o oposto também é verdade, já vi implementações de RT que ficam bem melhores que sem RT.
 
A quantidade de RT nos poucos jogos que suportam ainda é bastante limitada. Assim que existir uma maior adoção e melhor hardware, não pensem que estas gráficas vão ser capazes de correr jogos carregados de raytracing e pathtracing. Rasterização para já ainda manda nisto, mesmo nos jogos com implementação hibrida.
 
Já fui muito feliz a jogar Mega Drive, muito feliz a jogar PS2 e muito feliz a jogar x360.

Isso não impede que haja evolução gráfica e o RT trás de facto um realismo e imersão aos jogos nunca antes visto. Daqui a uns anos vais olhar para trás e pensar: "Já consegui ser feliz sem RT, mas hoje em dia não consigo jogar nada sem RT".

Nao me parece que o RT seja a ultima Coca-Cola do deserto, jogos como o Division têm uma fotografia fabulosa e o RT não faz falta nenhuma. Daqui a uns anos se o jogo tiver os graficos desactualizados nao é o RT que o vai salvar, no maximo vai deixar um pouco mais "brilhoso".
 
Nao me parece que o RT seja a ultima Coca-Cola do deserto, jogos como o Division têm uma fotografia fabulosa e o RT não faz falta nenhuma. Daqui a uns anos se o jogo tiver os graficos desactualizados nao é o RT que o vai salvar, no maximo vai deixar um pouco mais "brilhoso".

Depende do jogo. Se vais jogar o Tetris Connect ou um jogo altamente estilizado como o Zelda:BoW, o RT é um gimmick. Mas nos open worlds, ajuda na imersão. No watch dog legion ou no spiderman, passeias pela cidade... quando olhas para os reflexos das janelas e vês-te a ti mesmo ou o que se passa atrás, ficas mais imerso porque iludes o teu cérebro - pois é isso que o cérebro espera na vida real. Dá-te mais gozo? Depende do jogo claro, mas acho que uma vez habituado a uma maior fidelização com a realidade, fica depois estranho quando vemos um jogo de uma geração antiga.
 
Eu até dou um exemplo mais recente: Ghostrunner.
Tudo isto é feito em rasterização:
unknown.png

Tudo bem a reflexão não é perfeita mas é mais que suficiente para a considerar imersiva, os jogos que beneficiam mais com Ray Tracing no ponto de vista das reflexões são mesmo os open world com ciclos dinâmicos de dia e noite pois fazer cube maps desta qualidade para cada parte do dia para qualquer parte do mapa é só impossível e screen space reflections simplesmente não têm tanta qualidade.
 
Back
Topo