Gráfica AMD RDNA2 (RX 6000 series)

Pelas minhas contas deve ficar entre a 3070 e 3080.

Se custar o mesmo que a 3070 e tiver performance entre a 3070 e 3080, pode ser uma boa escolha e no fundo replica o mesmo que a 5700XT fez.

Falta saber a performance em Ray Tracing, que me parece que irá ser o calcanhar de aquiles da gráfica.

Isso dos 2.23Ghz na PS5 ainda estamos para ver como vai funcionar.

Pois, a Series X com 56 CU's e clocks fixos só faz 1.83 Ghz.
 
São dados inferidos do ROCm 3.8 ou seja basicamente leaks diretos da própria AMD. Não precisas de usar sal grosso, mas sal em moderação deve ser o mais sensato.
 
Se custar o mesmo que a 3070 e tiver performance entre a 3070 e 3080, pode ser uma boa escolha e no fundo replica o mesmo que a 5700XT fez.

Falta saber a performance em Ray Tracing, que me parece que irá ser o calcanhar de aquiles da gráfica.



Pois, a Series X com clocks fixos só faz 1.83 Ghz.

Para quem valoriza RT, a AMD vai ficar atrás nesta geração, o que é expectavel. A solução que eles vão usar deve ser semelhante à consola. Basicamente usando Int4 e Int8 shaders para o efeito.
 
Para quem valoriza RT, a AMD vai ficar atrás nesta geração, o que é expectavel. A solução que eles vão usar deve ser semelhante à consola. Basicamente usando Int4 e Int8 shaders para o efeito.

Quem gasta 500$ numa gráfica novinha em folha, não quer baixar settings gráficos.

Ainda mais confusão deve fazer, o pessoal da PS5 e XSX a jogar com Ray Tracing ligado, e o pessoal com Gpu novo a jogar com o mesmo desligado.

A Amd tem de investir nisso, até porque os Benchmarks vão começar a ser feitos com Ray Tracing ligado, e não interessa ter muito poder de rasterização se depois ao ligar o RT, a framerate cai por lá abaixo.
 
Quem gasta 500$ numa gráfica novinha em folha, não quer baixar settings gráficos.

Ainda mais confusão deve fazer, o pessoal da PS5 e XSX a jogar com Ray Tracing ligado, e o pessoal com Gpu novo a jogar com o mesmo desligado.

A Amd tem de investir nisso, até porque os Benchmarks vão começar a ser feitos com Ray Tracing ligado, e não interessa ter muito poder de rasterização se depois ao ligar o RT, a framerate cai por lá abaixo.

RT vais ter, porque as consolas também vão ter. Tanto a Nvidia como a AMD não tem soluções de full raytracing, a solução é hibrida, até porque muito devs ainda preferem rasterização tradicional. Quando soubermos a quantidade de gigarays por segundo que as AMD são capazes de produzir, então ai vai dar para comparar a performance com as RTX.
Para já não é possivel, mas aquilo que estou à espera, é que sejam piores que as RTX, mas dentro do normal na proximação geração de jogos.
Só vais notar a diferença em algumas sombras e reflexos.
 
https://videocardz.com/newz/amd-navi-21-to-feature-80-cus-navi-22-40-cus-and-navi-23-32-cus

rdna2.png

Eu acho que ainda ninguém aqui falou de dois pontos neste artigo:
  1. O primeiro ponto é este.
    Judging from the frequency listed in the data, we can guess that these correspond to the Radeon Pro series.

    Isto devem ser versões Pro, logo aqueles clock e TDP não devem ter grande relação com as versões consumidor. Por exemplo, a Quadro RTX 6000 ou lá como se chama, tem um TGP de 260 W, enquanto a versão consumidor, com o GPU mais "cortado" a nível de unidades, tem um TGP de 350 W.

  2. Segundo ponto, relacionado com os valores em si dos TDP naqueles quadros.
    la0v15V.png


    As imagens que saíram da Navi "High End" e "Mid End" têm uma coisa em comum. 2 Conectores de 8 Pinos. Dois conectores de 8 Pinos não fazem muito sentido em Placas com TDPs entre 170 e 238 W.

Conclusão, não me parece muito relevante esta informação de Clocks e TDP, vindos do MacOS.
 
Eu acho que ainda ninguém aqui falou de dois pontos neste artigo:
  1. O primeiro ponto é este.


    Isto devem ser versões Pro, logo aqueles clock e TDP não devem ter grande relação com as versões consumidor. Por exemplo, a Quadro RTX 6000 ou lá como se chama, tem um TGP de 260 W, enquanto a versão consumidor, com o GPU mais "cortado" a nível de unidades, tem um TGP de 350 W.

  2. Segundo ponto, relacionado com os valores em si dos TDP naqueles quadros.
    la0v15V.png


    As imagens que saíram da Navi "High End" e "Mid End" têm uma coisa em comum. 2 Conectores de 8 Pinos. Dois conectores de 8 Pinos não fazem muito sentido em Placas com TDPs entre 170 e 238 W.

Conclusão, não me parece muito relevante esta informação de Clocks e TDP, vindo do MacOS.

A informação é relevante porque sabendo os clocks das versões pro consegues especular com alguma exatidão os clocks das versões XT. A 5700 pro tem um boost clock 1350mhz a a 5700XT que tem um boost clock 1755 MHz.
A XT terá sempre um boost clock superior à versão Pro e um TDP mais alto, mas a eficiência energética será semelhante, tendo de ajustar para os clocks superiores. BTW a minha 1080ti tem dois conectores de 8 pinos e um TDP de 250W.
Um conector de 8 pinos só te dá 150W, se juntares o pci-e são mais 75W. Ficas com uma gráfica que pode consumir no máximo 225W. A Navi high End pro ou não pro necessariamente terá de ter 2 conectores de 8 pinos, se tiver mesmo um TDP de 238W.

EDIT:

Podem comparar as specs da versão pro com a não pro da ultima geração para terem uma ideia das diferenças (usam a mesma die):

https://www.techpowerup.com/gpu-specs/radeon-rx-5700-xt.c3339

https://www.techpowerup.com/gpu-specs/radeon-pro-5700-xt.c3662
 
Última edição:
RT vais ter, porque as consolas também vão ter. Tanto a Nvidia como a AMD não tem soluções de full raytracing, a solução é hibrida, até porque muito devs ainda preferem rasterização tradicional. Quando soubermos a quantidade de gigarays por segundo que as AMD são capazes de produzir, então ai vai dar para comparar a performance com as RTX.
Para já não é possivel, mas aquilo que estou à espera, é que sejam piores que as RTX, mas dentro do normal na proximação geração de jogos.
Só vais notar a diferença em algumas sombras e reflexos.

A Nvidia não tem uma solução Full Ray Tracing? Como assim? Têm os RT Cores dedicados para o Ray Tracing. A solução da AMD é que é diferente segundo o RDNA2 dentro da Series X.

Dá para ter uma ideia do poder que vai ter em Ray Tracing, se o RDNA2 da Series X for igual ao das novas Navi. Se a arquitetura é a mesma, deverá ser igual.

O Gpu da Series X com 56 CU's a 1.83Ghz, tem menos potencia em RT que a RTX 2060 (O @Torak fez as contas). Como tal, a Navi2 com 80CU's a 2/2.2Ghz, deve ter potencia RT equivalente a uma 2070/2080 e muito longe da 3070/3080.
 
Última edição:
A Nvidia não tem uma solução Full Ray Traciong? Como assim? Têm os RT Cores dedicados para o Ray Tracing. A solução da AMD é que é diferente segundo o RDNA2 dentro da Series X.

Dá para ter uma ideia do poder que vai ter em Ray Tracing, se o RDNA2 da Series X for igual ao das novas Navi. Se a arquitetura é a mesma, deverá ser igual.

O Gpu da Series X com 56 CU's a 1.83Ghz, tem menos potencia em RT que a RTX 2060 (O @Torak fez as contas). Como tal, a Navi2 com 80CU's a 2/2.2Ghz, deve ter potencia RT equivalente a uma 2070/2080 e muito longe da 3070/3080.

Não percebeste o que quis dizer. Nenhum jogo com RT support é fully raytraced, a implementação é hibrida, tens assets renderizados por rasterização ao mesmo tempo que tens outros que são renderizados com raytracing.
 
A informação é relevante porque sabendo os clocks das versões pro consegues especular com alguma exatidão os clocks das versões XT. A 5700 pro tem um boost clock 1350mhz a a 5700XT que tem um boost clock 1755 MHz.
A XT terá sempre um boost clock superior à versão Pro e um TDP mais alto, mas a eficiência energética será semelhante, tendo de ajustar para os clocks superiores.

Consegue-se especular mais ou menos. A arquitectura é diferentes e se o processo de fabrico não for igual (Há 3 versões principais de 7nm TSMC), torna-se mais complicado.

BTW a minha 1080ti tem dois conectores de 8 pinos e um TDP de 250W.

Eu não sei qual é a tua 1080Ti. Penso que até há versões extremas com mais que 2 conectores de 8 Pinos. O mais justo é comparar aquelas placas que a AMD mostrou com as FE da nVidia. A 1080Ti FE tem 1 conector de 8 Pinos + 1 conector de 6 Pinos, para esse TDP de 250 W.
Além disso, não me estava a referir apenas ao valor de 238 W de TDP. Temos ali um TDP de 170 W para a "Mid End" e a AMD mostrou a "Mid End" com 2 conectores de 8 Pinos.

Um conector de 8 pinos só te dá 150W, se juntares o pci-e são mais 75W. Ficas com uma gráfica que pode consumir no máximo 225W. A Navi high End pro ou não pro necessariamente terá de ter 2 conectores de 8 pinos, se tiver mesmo um TDP de 238W.

Só te referes aos conectores de 8 Pinos e ao Slot Pci-Ex. Então e os conectores de 6 Pinos? Já não se fazem? :)
Para ser justo, há placas da AMD que não usam o Slot Pci-Ex a nível de energia.
 
Última edição:
Não percebeste o que quis dizer. Nenhum jogo com RT support é fully raytraced, a implementação é hibrida, tens assets renderizados por rasterização ao mesmo tempo que tens outros que são renderizados com raytracing.

O Quake 2 RTX em vulkan é completamente renderizado em path tracing.
 
Última edição:
Não percebeste o que quis dizer. Nenhum jogo com RT support é fully raytraced, a implementação é hibrida, tens assets renderizados por rasterização ao mesmo tempo que tens outros que são renderizados com raytracing.

Mas o Bottleneck está nos assets renderizados com raytracing. Tens o exemplo das Turing que tinhas jogos com framerates muito altos, mas mal ligavas o Ray Tracing a framerate caia para menos de metade.

Podes ter muito poder de rasterização, mas se existir bottleneck na parte dos assets renderizados com ray tracing, a performance cai nesse ponto.

A solução da AMD também é diferente, no aspecto em que os shaders ou fazem Ray Tracing ou fazem Rasterização normal. Pelo menos foi o que deram a entender na Series X. Logo se usares Ray Tracing, o poder de rasterização cai.

fqvK7bgMNGxQdNKNnHKZHQ-1366-80.png


"4 Textures or Ray ops/clk per CU"
 
Consegue-se especular mais ou menos. A arquitectura é diferentes e se o processo de fabrico não for igual (Há 3 versões principais de 7nm TSMC), torna-se mais complicado.



Eu não sei qual é a tua 1080Ti. Penso que até há versões extremas com mais que 2 conectores de 8 Pinos. O mais justo é comparar aquelas placas que a AMD mostrou com as FE da nVidia. A 1080Ti FE tem 1 conector de 8 Pinos + 1 conector de 6 Pinos, para esse TDP de 250 W.
Além disso, não me estava a referia apenas ao valor de 238 W de TDP. Temos ali um TDP de 170 W para a "Mid End" e a AMD mostrou a "Mid End" com 2 conectores de 8 Pinos.



Só te referes aos conectores de 8 Pinos e ao Slot Pci-Ex. Então e os conectores de 6 Pinos? Já não se fazem? :)
Para ser justo, há placas da AMD que não usam o Slot Pci-Ex a nível de energia.

Tenho uma gaming trio.

Mas isto dos conectores já se sabe como funciona. Já perdi a conta das boards X470 e X570 com um conector a mais que só serve praticamente para quem faz OC ao CPU com LN2. Para o comum dos mortais só está lá para encher monte, o que não é mau, porque é melhor ter a possibilidade de puxar por mais energia, do que não teres energia que chegue.
 
Mas o Bottleneck está nos assets renderizados com raytracing. Tens o exemplo das Turing que tinhas jogos com framerates muito altos, mas mal ligavas o Ray Tracing a framerate caia para menos de metade.

Podes ter muito poder de rasterização, mas se existir bottleneck na parte dos assets renderizados com ray tracing, a performance cai nesse ponto.

A solução da AMD também é diferente, no aspecto em que os shaders ou fazem Ray Tracing ou fazem Rasterização normal. Pelo menos foi o que deram a entender na Series X.

fqvK7bgMNGxQdNKNnHKZHQ-1366-80.png


"4 Textures or Ray ops/clk per CU"

Sim ainda não se sabe quantos Gigarays/sec vais ter, se soubesses dava para comparar, porque tens essa informação do lado da Nvidia. Mas não espero milagres. Deves ter alguns reflexos e sombras com raytracing, tanto nas consolas como nas AMD e pouco mais do que isso.
 
Sim ainda não se sabe quantos Gigarays/sec vais ter, se soubesses dava para comparar, porque tens essa informação do lado da Nvidia. Mas não espero milagres. Deves ter alguns reflexos e sombras com raytracing, tanto nas consolas como nas AMD e pouco mais do que isso.

Pois, mas no PC os jogos vem com suporte para Full Ray Tracing, e os benchmarks vão ser feitos com esses settings no máximo e se o Gpu falhar nesse ponto, já sabes o que vai acontecer: "3080 consegue o dobro da framerate da 6900XT", etc etc ;) Já sabes como é a Internet.

Aliás, prevejo que o Cyberpunk 2077 que sai em Novembro, vai ser o jogo mais testado para os novos Gpu's.

Já sabemos que esmaga uma 2080 Ti para 1080p 60fps e com DLSS ligado. Tendo em conta que as novas Navi nem têm DLSS, a performance com tudo no máximo não vai ser nada bonita.
 
Última edição:
Sim ainda não se sabe quantos Gigarays/sec vais ter, se soubesses dava para comparar, porque tens essa informação do lado da Nvidia. Mas não espero milagres. Deves ter alguns reflexos e sombras com raytracing, tanto nas consolas como nas AMD e pouco mais do que isso.

A nVidia já não apresenta a capacidade de ray-tracing com os Giga-Rays. Em toda a apresentação das Ampere foi usado a métrica de RT-TFLOPs. E até apresentaram os valores de RT-TFLOPs também para algumas Turing.
Por causa disto sabemos que uma RTX 2060 tem 17 RT-TFLOPs ou que a 2080 Ti tem 28 RT-TFLOPs. A RTX 3080 tem 58 RT-TFLOPs. Etc.
Ou seja, a nVidia tem aproximadamente um rácio de 1 TFLOPs de shader throughput, para cada 2 TFLOPs de ray-tracing.

Segundo o Andrew Goossen da MS, a XBSX tem uma capacidade de 13 TFLOPs de ray-tracing. E tem 12 TFLOPs de shader througput.
Ou seja, a Navi2 tem um rácio de quase 1 para 1.
Se as Navi2 para PC tiverem o mesmo rácio, não augura muito bem para as capacidades de ray-tracing das próximas gráficas.
 
Segundo o Andrew Goossen da MS, a XBSX tem uma capacidade de 13 TFLOPs de ray-tracing. E tem 12 TFLOPs de shader througput.

Mas ele deu esses valores como "peak". Ou seja, se tiveres as usar os 12 TF de shader, tens 0 TF disponiveis para Ray Tracing.

Ou estou engano? Foi o que me pareceu.
 
Mas ele deu esses valores como "peak". Ou seja, se tiveres as usar os 12 TF de shader, tens 0 TF disponiveis para Ray Tracing.

Ou estou engano? Foi o que me pareceu.

O que ele disse foi que a XBSX tem um total de 25 TFLOPs, entre os shaders e as unidades de ray-tracing.
E que a capacidade de RT da XBSX equivale a 13 TFLOPs de shaders.
 
Back
Topo