Gráfica AMD RDNA2 (RX 6000 series)

AMD is set to launch three SKUs based on Navi 21. According to our sources, AMD is not launching Navi 22 or Navi 23 at the same time as Navi 21. Even the fourth variant of Big Navi should appear next year (Navi 21 XE).

O que isso dá a entender é que a AMD vai apenas lançar a Navi 21 no inicio, que naturalmente será a que fizeram o tease na apresentação dos Ryzen.

O Navi 22 e o Navi 23 vão sair mais tarde, presumo que ainda este ano. Devem entrar para a gama da 3070 e 3060 respetivamente.
 
Vou ter mesmo que comprar uma 5500.
Quero jogar o AC e provavelmente o Cyberpunk, e a 1050p não preciso, nem quero, dar muito dinheiro por uma placa.
Quando sair o Stalker 2 logo vejo o estado do mercado.
Também suponho que não haverá efeito imediato no preço das 5000, portanto entre comprar agora ou em Novembro não deve haver muita diferença.
 
Vou ter mesmo que comprar uma 5500.
Quero jogar o AC e provavelmente o Cyberpunk, e a 1050p não preciso, nem quero, dar muito dinheiro por uma placa.
Quando sair o Stalker 2 logo vejo o estado do mercado.
Também suponho que não haverá efeito imediato no preço das 5000, portanto entre comprar agora ou em Novembro não deve haver muita diferença.

Se estás apertado de orçamento em Novembro tens sempre coisas interessantes no black friday, principalmente nessas placas da geração anterior.
 
Estas a assumir que as RDNA1 são a mesma arquitetura que as RDNA2. Não faz sentido e não vale apena estares a fazer esses calculos quando falhas logo na primeira condição de inferencia em que baseias esse calculo.
Aguardem por dia 28.
Não são a mesma arquitecturas, vão ter coisas doferente como a adição de
processamento int, e hardware raytracing; mas a informação que tem vindo ao de cima é que o ganho de "performance gaming" por CU seria praticamente zero.

Mais.concretamente na apresentação da microsoft, quando eles detalharam que a RDNA2 na series x teria um gando de 25% ( se não me falha a memoria) de "IPCx" sobre as "actuais" ( sendo as actuais supostamente as GCN nas One X. Ora, ~25% foi o ganho de RDNA1 sobre essas, o que meteria o ganho RDNA 2 vs RDNA1 em pratocamente zero.
 
Mas as pessoas continuam a acreditar que a AMD mostrou a melhor navi numa apresentação de CPUs? Qual o objectivo de 'matar' o interesse pela apresentação exclusiva de GPUs, do dia 28? Mas faz algum sentido?!
Bem, também acreditavam que a melhor navi apenas ia competir com uma 3070 de 8GB...

Porque ae calhar a ideia deles não era matar o interesse, mas sim criar interesse ao anunciarem algo que vai competir com a 3080.
Um " não comprem a 3080 e esperem que temos algo esquivalente" ..

Se eles tivessem algo melhor,.mais razão havia para terem mostrado esse melhor, para "matar o interesse nas rtx 3000" .
 
Juro, acho que ás vezes o pessoal não pensa nas coisas antes falar..

em 4K a 3080 tem cerca do dobro da performance da 5700XT.
Para uma grafica de 72CU's ter a aproximadamente a performance da 3080 era preciso que tivesse um escalonamento perfeito de performance/CU e tivesse clockada a 2.1Ghz-2-2Ghz ( supostamente não tens ganhos de IPC , apenas de performance/W).
Ora, nem nunca performacne aumenta linearmente com o numero de CU's , e muito menos um modelo de 72 Cu's virá a mais 2.2Ghz ( se viesse a 2.1Ghz já seria um grande achievement, porque mesmo com os ganhos de eficiencia teria um consumo e calor "bonitos" ).

Com 99% garantia que o modelo que apresentaram é os 80 CU's.
Se tiverem ideias de competir com uma 3090 será com um "mega chip" de 120 Cu's , cortado para uns 100-110.

A 80CU's, se vier a 2Ghz-2.1Ghz ( que já é muito) , terias uns +110-115% da performacne teorica sobre a 5700XT, se resultar numa performance real 90-95% superior á 5700XT já é muito bom

Estás a enervar-te um bocado demais para um assunto como este.
Estava simplesmente a fazer o que todos temos feito um bocado - especular sobre o pouco (ou praticamente nada) que efetivamente se sabe.

E como já foi dito aí por outro user, RDNA 2 != RDNA 1.

A existência desse mega chip seria então dos segredos mais bem guardados no que toca a hardware visto que, até hoje, o tamanho da die que se fala das big navi ronda os 500 (e pouco?) mm2.
 
Não são a mesma arquitecturas, vão ter coisas doferente como a adição de
processamento int, e hardware raytracing; mas a informação que tem vindo ao de cima é que o ganho de "performance gaming" por CU seria praticamente zero.

Mais.concretamente na apresentação da microsoft, quando eles detalharam que a RDNA2 na series x teria um gando de 25% ( se não me falha a memoria) de "IPCx" sobre as "actuais" ( sendo as actuais supostamente as GCN nas One X. Ora, ~25% foi o ganho de RDNA1 sobre essas, o que meteria o ganho RDNA 2 vs RDNA1 em pratocamente zero.

Esse exercicio não faz sentido, ainda que os dCUs sejam os mesmos da consola com 7 inst/clk, 2 a mais que a RDNA1, ou seja diferente de zero e do que estás para a dizer. Ainda tens a questão da cache e da configuração do bus que não existe na consola e que nesta altura do campeonato parece-me que é uma realidade nas RDNA2.
Portanto esquece isso que estás a tentar fazer, não faz sentido.
 
Última edição:
Esse exercicio não faz sentido, ainda que os dCUs sejam os mesmos da consola com 7 inst/clk, 2 a mais que a RDNA1, ou seja diferente de zero e do que estás para a dizer. Ainda tens a questão da cache e da configuração do bus que não existe na consola e que nesta altura do campeonato parece-me que é uma realidade nas RDNA2.
Portanto esquece isso que estás a tentar fazer, não faz sentido.

Isso é muito bonitinho mas não são 7 "quaisquer" inst/clk; são todas operaçoes especificas em quantidades especificas.. Good luck em ter todas essas operaçoes a serem usadas constatemnte a jogar..

Só a questão dos ALU / Int, o grafica faz a mesma quantidade de ambas ( 2 ints de cada), mas o uso de inteiros tende a ser apenas 15 a 30% consoante o jogo.. Ou seja, a jogar, nunca vais estar a maximizar o uso de instruçoes em jogo.
de Pascal para Turing a nVidia passou de ter cores "float/int" para cores dedicados a float e outros a int (50/50). E agora com as Ampere basicamente andaram para traz porque perceberem que tinham bastante hardware que simplesmente ficava idle; porque o software não andou assim tanto nesse sentido.

As RNDA2 são capazes de fazer varias instruçoes, mas não significa que vas tirar partido delas todas simultaneamente; acaba por simplesmente dar mais versatilidade ao hardware.



Estás a enervar-te um bocado demais para um assunto como este.

Percebeste mal, não estava enervado.. era simplesmente desalento/tristeza, por ver coisas sem grande sentido..
Já á uns anos que é a mesma historia. Começam a fazer hype e a criar fantasias, e depois choram quando o que sai não corresponde ás fantasias


Estava simplesmente a fazer o que todos temos feito um bocado - especular sobre o pouco (ou praticamente nada) que efetivamente se sabe.

E como já foi dito aí por outro user, RDNA 2 != RDNA 1.

Mas já se sabe bastante até sobre a arquitectura base, porque já tiveste uma boa apresentação da arquitecura pela Microsoft.

Vê o video que meti acima.
A propria microsoft disse que a grafica da Series X tinha 25% performance/CU que a da geração anterior ( One X, com Polaris). Tendo em conta o ganho de IPC que houve de polaris para RDNA1, o ganho de RDNA1 para RDNA2 será entre reduzido a nulo..

A grande diferença arquitectural de RDNA2 sobre RDNA1 está no sentido do consumo energético, não em aumento de performance/CU. O arquitectura terá sido muito alterada mas no sentido de fazer o mesmo de forma mais optimizada/eficiente.


A existência desse mega chip seria então dos segredos mais bem guardados no que toca a hardware visto que, até hoje, o tamanho da die que se fala das big navi ronda os 500 (e pouco?) mm2.
 
Demonstro-lhe que as dCUs RDNA2 são diferentes das RDNA1 ao contrário do que ele estava a afirmar.
E escreve um testamento não a refutar o meu argumento, mas a falar de uma série de coisas que não sabe e adiciona a cereja em cima do bolo, um video de youtube da digital foundry.

Desisto.
 
Demonstro-lhe que as dCUs RDNA2 são diferentes das RDNA1
Tu não demonstras-te nada, apenas falaste ( sem sequer aprensentar qualquer base fundamento) que eram diferentes, esses "7 intrs/clk" como se fosse um aumento directo de 5 para 7 sem qualquer constrangimento..
Se calhar porque apresentar a base para fundamentar o que disseste não te calhava bem, porque mostra lá que essas "7 intrs/clk" são repartidas por varios tipos de intruçoes.

Demonstro-lhe que as dCUs RDNA2 são diferentes das RDNA1 ao contrário do que ele estava a afirmar.
E escreve um testamento não a refutar o meu argumento, mas a falar de uma série de coisas que não sabe

Se não consegues perceber a relação estas ainda pior do que eu pensava..
Eu não afirmei que RDNA2 era igual a RDNA1, nem refutei o que diseste porque é verdade, elas são diferentes.
O que eu afirirmei, e que tu pareces não perceber a diferença, é que a performance/CU de RDNA2 seria a mesma de RNDA1.

p.ex. se eles tivessem adicionado hardware especifico para processar FP64, a arquitectura iria ser diferente, mas não iria trazer vantagem de performance em jogos. Estas a perceber a diferença ? ou é preciso fazer um desenho ?

e adiciona a cereja em cima do bolo, um video de youtube da digital foundry.

1º Agora fiquei curioso, qual é o problema do video ser da digital foundry ? Achas que sabes mais que eles ? nem sei como não tens ainda o teu proproio outled de tecnologia, conceituado a nivel internacional..

2º O video da digital foundry foi apenas para referencia do que MICROSOFT disse na apresentação do chip da series X , a mesma apresentação onde foram mostrados esses detalhes das "7 intrs/clk" (e posso ir buscar mais umas quantas fontes diferentes do que eles disseram, não seja por isso ).
A MICROSOFT disse que a grafica da series X tinha 25% mais performance/TFLOP (/CU.clock) que as geração actual ( One X, Polaris) .

Vais me dizer que te achas com mais conhecimento sobre a arquitectura que a Microsoft ? Que já está a trabalhar com a arquitectura à sabe-se lá quanto tempo ...


Quanto não se têm argumentos costuma ser o caminho natural.
 
Última edição:
Porque ae calhar a ideia deles não era matar o interesse, mas sim criar interesse ao anunciarem algo que vai competir com a 3080.
Um " não comprem a 3080 e esperem que temos algo esquivalente" ..

Se eles tivessem algo melhor,.mais razão havia para terem mostrado esse melhor, para "matar o interesse nas rtx 3000" .

Não precisam dizer nada para matar o efeito “não comprem a 3080”, a nvidia está a fazer um excelente trabalho em ter pouco material acessível

Tenha ou não tenha, já mexeu com o release da 3070 (onde a nvidia ainda pode ajustar), mais acima, mesmo tendo podem perfeitamente manter a “bomba” mais 15 dias :)
 
Tenha ou não tenha, já mexeu com o release da 3070 (onde a nvidia ainda pode ajustar), mais acima, mesmo tendo podem perfeitamente manter a “bomba” mais 15 dias :)

As specs já foram anunciadas, o preço já foi anunciado. Achas que a nVidia adiou o lançamento da 3070 para alterar specs ou preço no dia de lançamento ? A AMD é que tem habito de fazer isso :beerchug:
 
As specs já foram anunciadas, o preço já foi anunciado. Achas que a nVidia adiou o lançamento da 3070 para alterar specs ou preço no dia de lançamento ? A AMD é que tem habito de fazer isso :beerchug:

Nunca se sabe , até pode vir uma versão super , nvidia é que costuma ter algo na mão com versões ti/super caso Amd lance algo quase semelhante , por isso que estou a espera pelo que vem da parte da nvidia / amd e não fui ainda para uma 3080 apesar de já ser brutal em 4k .
 
Porque ae calhar a ideia deles não era matar o interesse, mas sim criar interesse ao anunciarem algo que vai competir com a 3080.
Um " não comprem a 3080 e esperem que temos algo esquivalente" ..

Se eles tivessem algo melhor,.mais razão havia para terem mostrado esse melhor, para "matar o interesse nas rtx 3000" .
E caso anunciassem a versão melhor davam a "pistola" à Nvidia já que podiam baixar preços ou mesmo preparar o lançamento das 3080 com 20gb de qual se tem ouvido falar bastante. Isto pelo menos é o que quero acreditar mas provavelmente até mostraram a melhor. :-D
 
As specs já foram anunciadas, o preço já foi anunciado. Achas que a nVidia adiou o lançamento da 3070 para alterar specs ou preço no dia de lançamento ? A AMD é que tem habito de fazer isso :beerchug:
Eu cá acho que adiou porque já é mau lançar duas e não ter gráficas para vender, quanto mais outra também sem stock. Mas isto sou eu :205:

Quanto ao resto que vem de trás, discutam mas não se chateiem, no fim de contas o pessoal quer é vibrar com isto
 
Eu cá acho que adiou porque já é mau lançar duas e não ter gráficas para vender, quanto mais outra também sem stock. Mas isto sou eu :205:

Quanto ao resto que vem de trás, discutam mas não se chateiem, no fim de contas o pessoal quer é vibrar com isto

Eu não me chateio, podia era existir um botão de ignore, era menos tempo perdido. :bounce:
 
Nunca se sabe , até pode vir uma versão super , nvidia é que costuma ter algo na mão com versões ti/super caso Amd lance algo quase semelhante , por isso que estou a espera pelo que vem da parte da nvidia / amd e não fui ainda para uma 3080 apesar de já ser brutal em 4k .

O casos das 2000 Super p.ex. , elas já estavam planeadas antes de a AMD fazer o lançamento delas ; já estavam a perto de bater o "timing" de 1 ano, pode ter havido alguma antecipação de 1 mes ou 2.
Agora aqui estariamos a falar de substituir graficas com menos de 1 mes , não me lembro de alguma vez tal coisa ter acontecido.

Lançar uma 3070 16GB ou 3080 20GB , se forem a 650€ / 900€ não afecta em nada as 3070/3080. Não as substitui, nem as torna obsoletas, nem é uma redução de preço, nem altera o preço/performance delas. São simplesmente mais modelos para fazer fill dos espaço entre as que já foram apresentadas.

Acho mais plausivel a questão do stock que isso..


Quanto ao resto que vem de trás, discutam mas não se chateiem, no fim de contas o pessoal quer é vibrar com isto

Eu não me chateio, é simplesmente mau para quem aqui vem deparar-se com desinformação e video click baits ; propaganda de quem escolhe ignorar factos apresentados em proll de fantasias que criam na cabeça.
Quando não há qualquer informação oficial é normal haver especulação, rumores e leaks ( sendo que as vezes não é preciso pensar muito para perceber que certos leaks não fazem sentido); continuar com fantasias quando já existe informação oficial para mim não faz sentido..

Essas pessoas vêm aqui, veêm tanta fantasia e depois a AMD fica sempre mal vista aos olhos dessas pessoas quando afinal as fantasias não correspondem á reallidade. Apenas prejudica a AMD


Eu não me chateio, podia era existir um botão de ignore, era menos tempo perdido. :bounce:

ninguem te obriga a perderes tempo a publicares aqui fantasias e clickbaits..
 
Ekd_cMgXgAA839r


Pelos vistos pegar nisso em cima que é informação oficial e comparar com o white paper das RDNA1 https://www.amd.com/system/files/documents/rdna-whitepaper.pdf e verificar que existem algumas diferenças ao contrário do que se diz por aqui, é clickbait e fantasia.

Front end não é RDNA1. Processador de comandos na XSX é multi-core para lidar com mais ops/clk. Motor de geometria do front end e raster é capaz de mesh shaders e variable rate shading (DX12U), algo que as RDNA1 não são capazes.
dCUs não são RDNA1. Decode de instruções e ops/clk é mais elevado nos dCUs que as RDNA1, portanto não podemos comparar limões com laranjas e dizer que são a mesma coisa.

Podemos então pegar nos specs da XSX e teorizar sobre a performance das RDNA2. Sim e não, fundamentalmente assumindo que a informação é correta e isto é baseado em RDNA2 existem sempre features que são removidas/adicionadas à arquitetura de forma a cumprir com aquilo que coisas que a Microsoft quer ver na sua consola. Se formos verificar as gerações passadas de consolas vemos que é assim.

Eu sempre tenho dito para esperarem por dia 28 e não se precipitarem, mas pelos vistos fazê-lo é clickbait e fantasia. Falacias de homem de palha não me tiram o sono, mas as pessoas deviam ter mais cuidado como tentam argumentar.
 
Última edição:
As specs já foram anunciadas, o preço já foi anunciado. Achas que a nVidia adiou o lançamento da 3070 para alterar specs ou preço no dia de lançamento ? A AMD é que tem habito de fazer isso :beerchug:

Então qual a tua explicação para adiarem para o dia seguinte ao anúncio da AMD?
Tirar um potencial “hype” do anúncio da AMD?
Não é coincidência nenhuma ser 1 dia após o anúncio da AMD..

Que venha com bom produto e com stock, esta situação com a 3080 é quase uma comédia xD
 
Então qual a tua explicação para adiarem para o dia seguinte ao anúncio da AMD?
Tirar um potencial “hype” do anúncio da AMD?
Não é coincidência nenhuma ser 1 dia após o anúncio da AMD..

Impedir que a Amd faça comparações com a 3070 e obrigue a fazer com a 3080 se o quiserem fazer.

Basicamente o que aconteceu com a 5700XT em que na apresentação compararam com a 2070.

Ao mesmo tempo, mudam o assunto no dia seguinte da apresentação do RDNA2 para o lançamento da 3070.
 
Última edição:
Back
Topo