Gráfica AMD RDNA2 (RX 6000 series)

Eu aqui apesar de muita gente nao concordar estou como o Neural diz,num evento que nada tem a ver com apresentaçao de GPU nao faz sentido o "vamos mostrar o melhor que temos"....
 
Eu aqui apesar de muita gente nao concordar estou como o Neural diz,num evento que nada tem a ver com apresentaçao de GPU nao faz sentido o "vamos mostrar o melhor que temos"....

Eu já tive a oportunidade aqui de discutir isso e estou no mesmo barco. O trailer de um filme não serve para dar spoiler para o final do mesmo. Serve apenas para criar curiosidade e gerar interesse.

No entanto não acho que tenham mostrado o gpu com die de 64 mas sim de 72.
 
Eventualmente. Que até está em linha com os boost clocks de 2.4 GHz. Mas repito, neste momento ninguém pode saber...

Mas eu tenho bem presente na memória a Lisa na apresentação ter falado sobre a gráfica ser a mais potente que a AMD já tinha feito.

Reparei que ela não disse que era a mais potente! Mas sim a mais potente da AMD...

Agora, será que isso foi propositado para baixar o hype? Honestamente já não sei o que pensar. Eu não acredito que eles consigam mandar uma gráfica de topo mais de 100% superior à da geração anterior.

Nunca vi a AMD nem a Nvidia fazer isso em muitos anos que sigo CPU's e GPU's
 
Mas eu tenho bem presente na memória a Lisa na apresentação ter falado sobre a gráfica ser a mais potente que a AMD já tinha feito. Reparei que ela não disse que era a mais potente! Mas sim a mais potente da AMD...
Agora, será que isso foi propositado para baixar o hype? Honestamente já não sei o que pensar.

Para mim é óbvio - haverá áreas em que a nvidia irá ganhar a amd com toda a certeza (RT ou a 3900), e não convem aumentar o hype dizendo que tem a placa mais rápida do planeta, mesmo que consiga bater por exemplo na rasterização. Ou é repetir o mesmo erro da nvidia que consciente ou inconscientemente veio com a história dos 2x performance da 3080 em relação a 2080, mas tinha lá um asterisco.

De resto, vamos saber tudo dentro de 5 dias, e com tanto sal que tenho digerido com os rumores nestas últimas semanas, já tenho a hipertensão em níveis não recomendados. :Winkani: Mas estou verdadeiramente hyped com o anúncio oficial das gráficas RDNA2 para o PC!

EDIT: referi originalmente a 2080 ti, é na verdade a 2080 (hat tip: @tert99)
 
Última edição:
a nvidia nunca disse que a 3080 tinha 2x a performance da 2080ti, era 2x a performance da 2080. apesar de haverem imensos artigos com esse erro.
 
Última edição:
A AMD ainda tem a 6900XT.

Será que existe mesmo. Ou será que aquela 6800XT já é a RDNA2 completa com 80 CUs?
É que bater-se com a 3080, com um chip cortado, parece-me demasiado.
Mesmo com os 80 CUs, já levanta algumas dúvidas, mas com menos, isso já me parece demasiado.

Com 72 CUs, estamos a falar de uma gráfica com 22 TFLOPs, a 2.4 Ghz. Mas a manter os 36 RT TFLOPs, significa que a 6900XT teria 40 RT TFLOPs.
 
Última edição:
Disseram.. 2x performance.. mas depois em baixo em letras pequeninas..


Em ray tracing

Nvidia sempre comparou vs 2080 2x basta ver slides ou apresentação da mesma. Pessoal buscar artigos enganosos da nisso . Ray tracing ja se sabe que devera ser algo superior .
Dia 28 esta preto ja vamos ver isso.
 
Espero que rumores sejam verdade , mesmo perdendo algo em ray tracing , teremos luta finalmente entre nvidia e Amd . Nvidia vai ser forçada a mandar um versao ti ou super como indica os rumores para ter algo ligeiramente superior .
 
Disseram.. 2x performance.. mas depois em baixo em letras pequeninas..


Em ray tracing

E estás a pensar em entrar na nova gen, comprar novas gráficas que custam um balurdio, para depois desligar o Ray Tracing?

Achas que o pessoal das consolas vai jogar agora tudo que é novo jogo com Ray Tracing, e o pessoal do PC Master Race vai jogar sem Ray Tracing?

Neste caso, a Nvidia fez muito bem em comparar a performance com Ray Tracing, pois é o novo Standard dos jogos.
 
E estás a pensar em entrar na nova gen, comprar novas gráficas que custam um balurdio, para depois desligar o Ray Tracing?

Achas que o pessoal das consolas vai jogar agora tudo que é novo jogo com Ray Tracing, e o pessoal do PC Master Race vai jogar sem Ray Tracing?

Neste caso, a Nvidia fez muito bem em comparar a performance com Ray Tracing, pois é o novo Standard dos jogos.

Realidade é esta maioria dos jogos na nova gen das consolas vao usar e nvidia fez bem apostar para ter boa performance quando ligado , nisso vai estar a frente da amd em principio .
Se nao for jogos competitivos , jogar sem ray tracing como nas consolas nao faz sentido dar salto para novas gráficas .
 
Achas que o pessoal das consolas vai jogar agora tudo que é novo jogo com Ray Tracing, e o pessoal do PC Master Race vai jogar sem Ray Tracing? Neste caso, a Nvidia fez muito bem em comparar a performance com Ray Tracing, pois é o novo Standard dos jogos.

RT sim, mas o DLSS não é um standard da next-gen. Não é garantido que quando a AMD lançar as suas gráficas e sairem fornadas de jogos com RT para as consolas, que as mesmas tenham suporte de DLSS para o PC. Neste momento, a minha grande questão é se o DLSS vale mesmo a pena (para o meu uso).
 
Eu n vejo O DLSS como uma necessidade imediata... Especialmente para quem joga 1080p e possui uma placa de topo....

A maior vantagem que eu vejo que secalhar daqui a um ano ou 2 ainda vais consguir jogar com uma placa que compres agora com os gráficos puxados para o máximo ou perto disso .... Enquanto que sem DLSS provavelmente vais sentir necessidade de um upgrade mais cedo....

Agora para quem joga em 4k já é diferente.... Por mais poderosas que estas placas sejam assim que vierem jogos de nova geração em 4k e Ray tracing o DSLL vai ser a diferença entre conseguir meter os gráficos no máximo ou não....
 
RT sim, mas o DLSS não é um standard da next-gen. Não é garantido que quando a AMD lançar as suas gráficas e sairem fornadas de jogos com RT para as consolas, que as mesmas tenham suporte de DLSS para o PC. Neste momento, a minha grande questão é se o DLSS vale mesmo a pena (para o meu uso).

Até agora, a grande maioria dos jogos que suporta RT, também suporta DLSS. Até porque os developers sabem que é a única maneira de se aproveitar totalmente o RT.

Como a Nvidia tem a maioria do mercado, sabem que o DLSS acaba por chegar a muita gente, principalmente se o pessoal que ainda tem Pascal migrar para o Ampere.
Se a Nvidia tivesse numa posição de minoria no mercado, ai sim, o DLSS não conseguia pegar.

Eu n vejo O DLSS como uma necessidade imediata... Especialmente para quem joga 1080p e possui uma placa de topo....

A maior vantagem que eu vejo que secalhar daqui a um ano ou 2 ainda vais consguir jogar com uma placa que compres agora com os gráficos puxados para o máximo ou perto disso .... Enquanto que sem DLSS provavelmente vais sentir necessidade de um upgrade mais cedo....

Agora para quem joga em 4k já é diferente.... Por mais poderosas que estas placas sejam assim que vierem jogos de nova geração em 4k e Ray tracing o DSLL vai ser a diferença entre conseguir meter os gráficos no máximo ou não....

Mesmo para 1080p pode ser necessário, caso o jogo puxe bem pelo RT.

Tens o caso do Cyberpunk 2077 que a Projekt RED informou que uma 2080 Ti para correr o jogo a 1080p 60fps, precisa de ter o DLSS ligado. Sem DLSS deve correr a pouco mais de 30fps, o que dá uma experiencia de consola e não de PC. E isto na topo de gama da geração anterior.

Se a 6800 XT for equivalente à 2080 Ti em Ray Tracing, para correr o jogo com tudo no máximo a 1080p, só a 30fps...
 
Última edição:
Até agora, a grande maioria dos jogos que suporta RT, também suporta DLSS. Até porque os developers sabem que é a única maneira de se aproveitar totalmente o RT.

Como a Nvidia tem a maioria do mercado, sabem que o DLSS acaba por chegar a muita gente, principalmente se o pessoal que ainda tem Pascal migrar para o Ampere.
Se a Nvidia tivesse numa posição de minoria no mercado, ai sim, o DLSS não conseguia pegar.

DLSS nunca vai ser a norma, mas sim a excepção. Ele só existe em alguns jogos, porque a Nvidia faz bom trabalho de charme junto dos devs. Mas desenganem-se aqueles que acham que este tipo de tecnologia fechada algum dia vai ser mainstream do gaming, pelo menos na sua forma atual.
Como engenheiro de software recuso-me a dar para esse peditório. Há várias razões pelas quais o Java há uns anos atrás virou a linguagem mais usada, mesmo tendo gigantes como a microsoft a fazerem pressão para que usassem o seu standard de linguagens unicas ao seu sistema operativo, há varias razões para isso, mas Java era agnostico ao sistema operativo, logo qualquer dev queria desenvolver as suas apps numa plataforma que funcionasse em qualquer sistema.
Mesmo no mundo dos gpus tens coisas como o PhysX tecnologia proprietária da Nvidia que hoje em dia além de estar descontinuada, tens alternativas muito melhores como o Chaos Engine do Unreal. O próprio Gsync viu a nvidia obrigada a incluir nos seus drivers suporte para Freesync da concorrência, tal é o maior numero de monitores disponiveis no mercado compativeis.

Percebo o charme do DLSS, mas desengane-se aquele que acha que é o futuro. Implica tempo de super computador para treinar o algoritmo (custos acrescidos), implica que o estudio dispenda tempo e recursos a otimizar o seu jogo para correr apenas nos gpus com o logo da nvidia (sem contrapartidas e investimento da nvidia esquece lá isso). Eu sugiro a qualquer um tentar perceber o que necessário para vocês incluirem DLSS num engine vosso ou alternativamente usarem DLSS no Unreal Engine 4, vão ver que vos vai dar dores de cabeça e se forem devs indie esqueçam, a nvidia não vai libertar espaço de super computador para o vosso jogo sem garantias de muitas vendas.

Se por acaso surgir uma alternativa ao DLSS que corra em qualquer GPU e se for suficientemente boa, podem dizer adeus, nem precisa de ser tão boa e de preferência que seja mais facil de incluir em qualquer jogo.
 
Até agora, a grande maioria dos jogos que suporta RT, também suporta DLSS. Até porque os developers sabem que é a única maneira de se aproveitar totalmente o RT. Como a Nvidia tem a maioria do mercado, sabem que o DLSS acaba por chegar a muita gente, principalmente se o pessoal que ainda tem Pascal migrar para o Ampere. Se a Nvidia tivesse numa posição de minoria no mercado, ai sim, o DLSS não conseguia pegar.

Pois, mas o peso das consolas é considerável nos multis, e aqui qualquer suporte que a AMD lá ponha para o RT será o de-facto standard, mesmo que não seja a melhor solução. Para mim, é inevitável que o DLSS vá expirar eventualmente, a não ser que a nvidia arranje uma forma de ter o DLSS para todos os jogos através do control panel, sem necessitar que o jogo seja desenvolvido para o efeito. Acredito que possam caminhar para lá.

Para mim, as tecnologias standard são universais e não proprietárias, embora possam começar com a nvidia. :) Por exemplo, do g-sync passamos agora para o VRR, uma tecnologia universal que serve o PC e as consolas.

Eu sugiro a qualquer um tentar perceber o que necessário para vocês incluirem DLSS num engine vosso ou alternativamente usarem DLSS no Unreal Engine 4, vão ver que vos vai dar dores de cabeça e se forem devs indie esqueçam, a nvidia não vai libertar espaço de super computador para o vosso jogo sem garantias de muitas vendas.

Dei-me conta que acabei por dizer quase o mesmo que tu, mas explicaste melhor. Uma questão, é assim tão difícil programar o DLSS num jogo? Pensei que a razão pela qual eles não tinham um upscaler agnóstico ao jogo é que é preciso dar a engine de inferência os vectores de velocidade (movimento) dos objetos? Isto não podia ser programado diretamente nas game engines?
 
Última edição:
DLSS nunca vai ser a norma, mas sim a excepção. Ele só existe em alguns jogos, porque a Nvidia faz bom trabalho de charme junto dos devs. Mas desenganem-se aqueles que acham que este tipo de tecnologia fechada algum dia vai ser mainstream do gaming, pelo menos na sua forma atual.

Depende da facilidade de implementação, e pelo que se diz, desde o DLSS 2.0 que é muito simples de implementar.

Se a Nvidia continuar com a maioria do mercado, os devs sabem que a maioria dos gamers tem uma Gpu que suporta DLSS em casa, logo qual a diferença?

Até te digo que a quantidade de titulos pesados AAA que têm implementado o DLSS, é superior ao que alguma vez imaginei que já fosse por esta altura.

Nos proximos 30 dias saem 2 jogos AAA dos pesados com Ray Tracing, que suportam DLSS, Watch Dogs Legion e Cyberpunk.

Percebo o charme do DLSS, mas desengane-se aquele que acha que é o futuro. Implica tempo de super computador para treinar o algoritmo (custos acrescidos), implica que o estudio dispenda tempo e recursos a otimizar o seu jogo para correr apenas nos gpus com o logo da nvidia (sem contrapartidas e investimento da nvidia esquece lá isso). Eu sugiro a qualquer um tentar perceber o que necessário para vocês incluirem DLSS num engine vosso ou alternativamente usarem DLSS no Unreal Engine 4, vão ver que vos vai dar dores de cabeça e se forem devs indie esqueçam, a nvidia não vai libertar espaço de super computador para o vosso jogo sem garantias de muitas vendas.

O Kojima colocou DLSS a funcionar de forma perfeita no Death Stranding num motor de jogo completamente novo para o PC e pelos visto, foi de fácil implementação.

Onde está mesmo a dificuldade?

A realidade é que a adesão está a ser muita. Até o Fortnite já suporta DLSS.
 
Depende da facilidade de implementação, e pelo que se diz, desde o DLSS 2.0 que é muito simples de implementar.

Se a Nvidia continuar com a maioria do mercado, os devs sabem que a maioria dos gamers tem uma Gpu que suporta DLSS em casa, logo qual a diferença?

Até te digo que a quantidade de titulos pesados AAA que têm implementado o DLSS, é superior ao que alguma vez imaginei que já fosse por esta altura.

Nos proximos 30 dias saem 2 jogos AAA dos pesados com Ray Tracing, que suportam DLSS, Watch Dogs Legion e Cyberpunk.

https://developer.nvidia.com/nvidia-dlss-early-access-program

Em que medida estes passos todos são faceis de implementar?

Só se fores um Triple A studio, e mesmo assim...

DLSS como o colega @Freddo em que so ativas no control panel, se conseguirem isso. Sim seria revolucionário e a nvidia podia controlar o mercado com a sua tecnologia superior, com todas as consequências que vinham dai. Mas até isso acontecer não, não é o futuro.
 
Back
Topo