1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. COVID-19 Mantenham-se seguros: Pratiquem distanciamento físico de 2 metros. Lavem as mãos. Usem máscara.
    Informação sobre COVID-19. Ajuda a combater o COVID-19 com o [email protected] e com o [email protected].
    Remover anúncio

Gráfica AMD RDNA2 (RX 6000 series - Lançamento 18 Nov.)

Discussão em 'Hardware - Novidades e Notícias' iniciada por Dark Kaeser, 6 de Março de 2020. (Respostas: 2452; Visualizações: 156503)

1. Folken

Folken Power Member

Strix são boas mas estão a puxar demais. No meu ver não justifica o preço pelo que da vs as outras

2. Ansatsu

Ansatsu Power Member

Depende sempre do que o pessoal quer.

Eu pessoalmente prefiro comprar uma mais barata em que o cooler não é tão bom e depois faço undervolt e tenho na mesma boas temperaturas.

A diferença de preço normalmente não compensa os 5% de performance extra (se chegar a tanto).

3. Skyl

Skyl What is folding?

Ansioso para ver o que vai sair daqui, estou em processo de aquisição de nova build e só me falta board, CPU e GPU...

4. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Código:
    .
    .
    +#define SDMA0_UTCL1_PAGE__LLC_NOALLOC__SHIFT
    .
    .

https://lists.freedesktop.org/archives/amd-gfx/2020-October/055005.html

Código:
    [PATCH 2/3] drm/amdgpu: add support to configure MALL for sienna_cichlid (v2)
    .
    .
    Enable Memory Access at Last Level (MALL) feature for sienna_cichlid.
    .
    .
    + * 58 reserved and for sienna_cichlid is used for MALL noalloc
    https://lists.freedesktop.org/archives/amd-gfx/2020-October/055006.html

Código:
    Enable Memory Access at Last Level (MALL) feature for display.
    .
    .
    +            // TODO: remove hard code size
    +            if (surface_size < 128 * 1024 * 1024)
    .
    .
    https://lists.freedesktop.org/archives/amd-gfx/2020-October/055007.html

LLC deve ser "Last Level Cache"

MALL tem lá que é "Memory Access at Last Level"

sienna_cichlid é o codename da Navi21 ou de um dos modelos. Já não me lembro.

128 x 1024 x 1024 = 134217728
    Por acaso 134217728 é o número de bytes em 128 MB. :wink:

Última edição: 28 de Outubro de 2020
  5. nullus

nullus Power Member

Sim é mesmo. 128mb infinity cache na navi 21.

6. Ansatsu

Ansatsu Power Member

Estou bastante curioso no que toca a este novo sistema de cache nos Gpu's, quanto espaço ocupa no die e a performance extra que fornece.

Isso também prova que afinal os Gpu's nas consolas não são 100% RDNA2, pois falta-lhes essa cache.

7. Torak

Torak Power Member

Já no CPU das consolas, também sacrificaram a cache L3, para manter o tamanho do SoC mais pequeno.

Ter esses 128MB de cache extra, explica o porquê de ter apenas um bus de 256 bits em GDDR6.

8. _SkyWaLKeR_

_SkyWaLKeR_ Power Member

Provavelmente o acréscimo de performance seria diminuto face ao acréscimo de custos...

9. Torak

Torak Power Member

O problema é que o espaço num SoC é muito limitado.
    Numa gráfica e/ou CPUs dedicados, existe muito mais liberdade para colocar mais cache.

10. ObscureAngel

ObscureAngel I quit My Job for Folding

Também nao sei o espaço que a cache vai ter, mas ter 384 bits ou mais também tem a desvantagem de ocupar espaço no PCB e acrescer bastante o preço e acima de tudo, subir consideravelmente os consumos, ainda que a cache nao seja barata.

Honestamente espero que alguem faça uma boa analise da arquitetura, isto porque estou muito curioso do que na prática isto vai conseguir.

A AMD quando usava GCN tinha sempre mais bits de memoria que a nvidia, porque a nvidia sempre teve melhor compressão de memória e nunca teve necessidade de usar muitos bits ou memorias ultra rápidas para conseguir conseguir igualar o bandwidth prático da AMD, isto porque bandwidth teorico, muitas vezes a AMD duplicava a nvidia, mas na pratica, não se traduzia nisso.

A AMD entretanto foi evoluindo bastante a compressão de memória, mas ainda assim tenho ideia de estar uns furos atrás da nvidia.
    Agora ver a AMD com menos/mesmo bandwidth teorico para ir contra a nvidia, com a arquitetura que a nvidia tem e a evolução que tem tido nas compressões... Epáahhh não sei.

Ou isto da cache na AMD resulta mesmo ou as gráficas vão andar cheias de fome por largura de banda.

11. Torak

Torak Power Member

Em termos de compressão, creio que até regrediu. Se formos a ver os testes de compressão do site anandtech, dá para ver que as Navi quase não fazem compressão de dados.
    As melhorias das Navi1 parecem ser mais relacionadas com a passagem para um sistema de renderização por tiles e melhor uso de caches.

12. ObscureAngel

ObscureAngel I quit My Job for Folding

Bem mas praticamente se pode dizer o mesmo da nvidia :/

13. Torak

Torak Power Member

Sim, mas não ao ponto de termos praticamente zero compressão.
    Por exemplo, as gráficas da nvidia perdem um pouco menos de desempenho, à medida que sobre a resolução.
    E também costumam gastar um pouco menos de vram.

Mas pode ser que com as RDNA2, esta situação seja invertida.
    Pelo menos pelos leaks que temos, parece que temos isso.

Já fazia muito tempo que não ficava tão entusiasmado com uma apresentação de GPUs da AMD.
    Apenas espero que seja tudo verdade e tenhamos bomba.

14. Ansatsu

Ansatsu Power Member

Também me parece que desta vez acertaram na fórmula e vem ai uma gráfica para competir a sério com a Nvidia.

As diferenças vão passar a ser basicamente as features extra que cada uma delas oferece.

15. pontesgaia

pontesgaia Power Member

Alguém com Link para ver a apresentação em directo ?

16. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Está um annoucement no topo do Forum com o link. :)

Mas aqui fica:

17. jpgcas

jpgcas Power Member

18. THESLB

THESLB Power Member

Vamos la ver o que valem;)

19. Rafx

Rafx Power Member

Está a começar.
    Era bom surpreenderem com os gpu e ainda mostrarem mais um pouco dos Ryzen 5800X e 5900X.

Vamos ver.

20. VrumVRum

VrumVRum Power Member

vamos la a ver o que vai sair da cartola