Gráfica AMD RDNA2 (RX 6000 series)

A nVidia já faz GPUs para dashboards carros.
Por isso, ver a AMD a fazer o mesmo, não impressiona.
Com jeitinho, ainda vamos poder jogar uns jogos no Tesla.
 
@Torak sim faz, mas não é exactamente com uma "GPU", são soluções específicas pensadas para, segundo o que se diz é mesmo só o GPU.

A AMD é sabido que já tentou fornecer chips à Tesla, mas sempre se assumiu que tinha perdido o fornecimento.

Além disso a AMD tem soluções de infotainment de há uns anos para cá, para várias industrias incluindo aviação, mas sempre baseadas nas soluções embedded, que andam sempre umas gerações atrás das disponibilizadas para o mercado doméstico, até porque regra geral requerem um ciclo de testes e certificações mais exigentes.
https://www.curtisswrightds.com/products/computing/gpgpu-graphics-video/3u-vpx/vpx3-719.html
https://coreavi.com/product_category/gpus-socs-for-safety-critical/

Neste caso particular, oferecem uma solução que ainda nem sequer foi oficialmente apresentada/lançada para o mercado doméstico.
 
Andreas-Schilling-no-Twitter.png

https://twitter.com/aschilling/status/1355550024680280066
 
@Torak sim faz, mas não é exactamente com uma "GPU", são soluções específicas pensadas para, segundo o que se diz é mesmo só o GPU.

A AMD é sabido que já tentou fornecer chips à Tesla, mas sempre se assumiu que tinha perdido o fornecimento.

Além disso a AMD tem soluções de infotainment de há uns anos para cá, para várias industrias incluindo aviação, mas sempre baseadas nas soluções embedded, que andam sempre umas gerações atrás das disponibilizadas para o mercado doméstico, até porque regra geral requerem um ciclo de testes e certificações mais exigentes.
https://www.curtisswrightds.com/products/computing/gpgpu-graphics-video/3u-vpx/vpx3-719.html
https://coreavi.com/product_category/gpus-socs-for-safety-critical/

Neste caso particular, oferecem uma solução que ainda nem sequer foi oficialmente apresentada/lançada para o mercado doméstico.

Tendo em conta que é um Tesla a possibilidade do GPU ser usado em outras funções que não infotainment, parece-me viavél, tal como análises de imagens de câmaras ou mesmo análise de feeds de sensores, em particular no que respeita a "self-driving".

Posso estar engando, já que não conheço como operam, se estiver agradeço que me corrigam.
 
Última edição:
Já ouvi rumores de a cache ser 96MiB, mas ser tudo metade seria 64MiB

Sim, tens razão 128MiB.

Do que eu ouvi, a full RDNA2, usa 2 blocos de 64MiB.
Ou seja, uma porção de 40 CUs para cada 64MiB. 80 CUs com 128 MiB.
Se as 6700 usarem chips com 40 CUs, então terão apenas 64MiB.

Mas ao contrário da cache L1 e L2, a cache L3 não tem uma quantidade está associada com cada CUs.
Por isso, é que a 6800 XT e 6800 têm na mesma os 128 MiB de L3, apesar de terem menos CUs.
Por isso, não creio que as 6700 tenham 96MiB de L3.
 
Outra hipótese é cache estar associada ao bus e não aos CUs.
Na navi21 temos 128MiB num bus de 256bit. Se o rácio se mantiver de 512KiB por cada bit com o bus de 192bit os 96MiB já fariam sentido.
 
@JackFlash poder poder pode, mas...

Não me parece que a AMD esteja tão avançada quanto outros players do mercado, em que apesar de fornecerem o HW o "pacote" na realidade é vendido por outra.

As marcas não fornecem directamente as marcas automóveis, são os OEM, que integram a parte dos sensores e afins na plataforma e vendem o "pacote completo".
Tens o caso da Bosch e Continental que usam a Nvidia DGX (ou lá como se chama), e isto são coisas que têm o seu tempo de desenvolvimento e estabelecimento de parcerias, isto para a condução autónoma propriamente dita.
Outra coisa é os cockpits digitais, sistemas de navegação e afins.

Mais rápido a AMD entra aqui via Xilinx ;)


No entanto a confirmar-se essa notícia, a notícia em si nem será o fornecimento à Tesla, mas sim a existência de uma Navi 23 há pelo menos 6 meses ou mais, pois é tempo necessário para terem terminado todos os passos de validação do desenho final do chip, fazer uma "risk wafer", receber os chips testar outra vez e se estiver tudo ok, começar a produzir e processar as wafers, fazer o packaging e enviar a encomenda para o destintatário, e este integrar aquilo no que quer que seja.
 
Outra hipótese é cache estar associada ao bus e não aos CUs.
Na navi21 temos 128MiB num bus de 256bit. Se o rácio se mantiver de 512KiB por cada bit com o bus de 192bit os 96MiB já fariam sentido.

Eu bem que tinha a impressão de que a cache da RDNA2 era de 32 MiB e consegui descobrir onde tinha visto isso.
1-9.jpg


Basicamente temos 4 X 32 MiB. Mas cada cada um destes blocos de cache L3, associados a 20 CUs.

Curiosamente, vendo este diagrama, parece que a Infinity cache está mesmo interligada com o controlador de memória.
Por isso, essa ideia de que falas de ter um bus de 192 bits, com uma cache L3 de 96 MiB, até pode ser bem verdade.
 
Simples: 1080p para AMD , 1440p ela por ela depende dos jogos , 4k para nvidia pela maior largura de memoria , dlss , ray tracing , enconder + stream vai para nvidia . Amd esta de parabéns por ter encostado nvidia taco a taco em certos aspetos .
Escolhas e gostos para todos ;) Pena inflação de preços e falta de stock .
 
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