Gráfica AMD RDNA2 (RX 6000 series)

:n1qshok:
Sapphire RX 6000 TOXIC Series
SAPPHIRE-Radeon-RX-6900-XT-TOXIC-3-768x784.jpg

Rather than three 8-pin power connectors like most Radeon RX 6900 XT custom cards, this model features dual 8-pin and a single 6-pin power connector. This implies that the card will have a maximum power of 75W (PCIe) + 150W (PEG 8pin) + 150W (PEG 8pin) + 75W (PEG 6pin) = 450W. This is 150W more than reference RX 6900 XT.
https://videocardz.com/newz/sapphire-radeon-rx-6900-xt-toxic-to-feature-886pin-power-connectors
 
Por acaso tenho curiosidade em saber quantas placas a Amd tem conseguido vender. Tudo me parece fazer crer, que a Amd tem conseguido colocar à venda muito menos placas que a Nvidia.

Por exemplo, a 3060 Ti já aparece no Steam Hardware Survey e as 6800 ainda não aparecem sequer e saíram antes.
na alemanha tenho a ideia que se venderam mt mais 6800XT que 3070 3080

mas tb me tou a basear numa loja mt conhecida que consegue material AMD mt mais facilmente que a maioria das lojas na europa.. sendo que com Nvidia estao no mesmo barco que a maioria das lojas

o meu 5900X e 6800XT vieram de la na semana de lançamento e sei que foram paletes delas vendidas na altura.. eles tiveram acesso a stock que mais nenhuma loja na Alemanha teve
 
na alemanha tenho a ideia que se venderam mt mais 6800XT que 3070 3080

Nessa loja em específico até pode ser. Mas no global, nenhuma RX 6000 aparece no Steam Hardware Survey, o que significa que ainda não existe pessoal suficiente a jogar no Steam com essas gráficas para aparecerem lá.

Já no caso da Nvidia, até a super cara 3090 já aparece lá.
 
na alemanha tenho a ideia que se venderam mt mais 6800XT que 3070 3080

mas tb me tou a basear numa loja mt conhecida que consegue material AMD mt mais facilmente que a maioria das lojas na europa.. sendo que com Nvidia estao no mesmo barco que a maioria das lojas

o meu 5900X e 6800XT vieram de la na semana de lançamento e sei que foram paletes delas vendidas na altura.. eles tiveram acesso a stock que mais nenhuma loja na Alemanha teve

Achas que vale apena dar 700 por uma 6800 pulse?
 
Achas que vale apena dar 700 por uma 6800 pulse?

N tenho acompanhado os precos e a evoluçao do caso dos Scalpers/Stock desde que adquiri a 6800XT em final de novembro..então ai em Portugal n faco ideia.. mas a minha ja foi inflacionada e paguei 780 por uma XT Acho que 700 por uma 6800 pulse parece me mt.. mais vale uma 6800XT reference se as encontrares ou mesmo uma 6800 Reference se tiverer perto da casa dos 600
 
N tenho acompanhado os precos e a evoluçao do caso dos Scalpers/Stock desde que adquiri a 6800XT em final de novembro..então ai em Portugal n faco ideia.. mas a minha ja foi inflacionada e paguei 780 por uma XT Acho que 700 por uma 6800 pulse parece me mt.. mais vale uma 6800XT reference se as encontrares ou mesmo uma 6800 Reference se tiverer perto da casa dos 600


Pois ..o pior e que uma xt agora custa 1200-1300 euros
 
Tudo me parece fazer crer, que a Amd tem conseguido colocar à venda muito menos placas que a Nvidia.

Para mim este cenário era previsível, só fico incrédulo e gostava de saber como é que a AMD teve coragem de brincar com a Nvidia com a história do paper launch sabendo que ia estar pior ou na mesma situação... Que coragem... PR/marketing AMD no seu melhor :003:
 
Para mim este cenário era previsível, só fico incrédulo e gostava de saber como é que a AMD teve coragem de brincar com a Nvidia com a história do paper launch sabendo que ia estar pior ou na mesma situação... Que coragem... PR/marketing AMD no seu melhor :003:

Pois, é que neste momento não interessa qual deles é mais popular, pois a procura é tanta que tudo o que produzirem é vendido.

Ou seja, esta geração bastava à Amd conseguir produzir mais gráficas para ganhar a guerra à Nvidia.
 
Exacto... Ambos têm boas placas... Para mim ganha o que conseguir produzir mais... E verdade seja dita tudo aponta que a nvidia tá de longe a conseguir produzir mais...

Eu semore disse.... Precisava urgentemente de uma placa... Fui para nvidia porque qd a comprei ainda nao havia a proposta da AMD... Se já houvesse e tivesse apanhado em stock primeiro teria ido para AMD... E tenho a certeza que há mais gente a pensar exatamente como eu!
 
tenho a ideia que aqui na Alemanha e exatamente o oposto.. disse anteriormente me baseando nas vendas de uma loja conhecida.. mas andando nos motores de busca alemães e foruns de Hardware alemães vejo que e mais "facil" adquirir uma RX que uma RTX , e quando digo "facil" é com mts aspas mesmo xD , mas ja se ve mt gente com 6800XT nas specs e a RTX saiu 2 ou 3 meses antes da RX .. e nos motores de busca ha mt mais RX6800 que RTX3080

aqui na Alemanha como 4 dos 6 maiores distribuidores de ca sao AMD partners torna se um pouco mais facil deitar a mao a uma , em Portugal acho que as maiores lojas portuguesas sempre tiveram melhor relações com Nvidia devido a menor flutuação de preco e risco menor de perda de valor devido a stock comprado a preco anteriormente maior e que mais tarde desce (AMD tem um historico mau para quem é retailer) e num mercado pequeno como o PT é raro e ariscado lojas portuguesas fazer encomendas de grande volume com AMD
 
Exacto... Ambos têm boas placas... Para mim ganha o que conseguir produzir mais... E verdade seja dita tudo aponta que a nvidia tá de longe a conseguir produzir mais...

A Nvidia continua a ser bem mais popular que a Amd, mas com a escassez que existe, o pessoal compra tudo, seja Nvidia ou Amd. Logo quem produzir mais, vende mais, simples. Algo que não me lembro de ver neste segmento.

A Nvidia segundo consta tem vendido muitas mais gráficas aos miners, e ao mesmo tempo também está a vender mais gráficas aos gamers pelo que se vê do Steam Survey. Logo sim, estão a produzir gráficas em bem maior quantidade que a Amd e mesmo assim não é suficiente.

@Torak se quiseres entrar na discussão, qual achas que é a razão para a Amd estar a produzir menos graficas? Baixa disponibilidade da TSMC ou foram all in nas consolas e deixaram o mercado desktop para 2º plano?
 
@Torak se quiseres entrar na discussão, qual achas que é a razão para a Amd estar a produzir menos graficas? Baixa disponibilidade da TSMC ou foram all in nas consolas e deixaram o mercado desktop para 2º plano?

baixa escassez de alguns componentes eletronicos tb é a razão.. por exemplo reguladores de tensao se n tou em erro que tb ta a provocar problemas na produção de fontes de alimentação.. a subida de preco tb ta relacionada com o preco dos containers na alemanha subiu de 3000 euros para 10 mil segundo li também


eu como ja trabalhei em empresas do ramo de produçao de placas PCB sei bem o caos que é qd falta um componente especifico ou 2 e o quanto atrasa a produção.. as placas sao produzidas na mesma sem esse componente e guardadas e mais tardas soldadas a mao provavelmente


https://www.igorslab.de/en/more-det...hic-cards-are-so-hard-to-buy-and-manufacture/
 
Última edição:
A Nvidia continua a ser bem mais popular que a Amd, mas com a escassez que existe, o pessoal compra tudo, seja Nvidia ou Amd. Logo quem produzir mais, vende mais, simples. Algo que não me lembro de ver neste segmento.

A Nvidia segundo consta tem vendido muitas mais gráficas aos miners, e ao mesmo tempo também está a vender mais gráficas aos gamers pelo que se vê do Steam Survey. Logo sim, estão a produzir gráficas em bem maior quantidade que a Amd e mesmo assim não é suficiente.

@Torak se quiseres entrar na discussão, qual achas que é a razão para a Amd estar a produzir menos graficas? Baixa disponibilidade da TSMC ou foram all in nas consolas e deixaram o mercado desktop para 2º plano?

Creio que a falta de GPUs e CPUs da AMD, são prova daquele rumor de que 80% da produção reservada da AMD, na TSMC, foi para as consolas.
Mas não creio que haja problemas de yields. Há uns dias, o Dr. Ian Cutress, do site Anandtech, fez um artigo sobre a Xbox Series X e concluiu que o yield do SoC desta consola deve andar entre os 72 a 100%. A tender para perto dos 100%.
A PS5, apesar de ter velocidades mais elevadas, não deve estar muito abaixo.

Do que sabemos dos valores de vendas da PS5 e SX/SS, já vão cerca de 8 milhões de consolas produzidas e vendidas.
Se estes 8 milhões de chips, fossem para os GPUs, se calhar nem tínhamos escassez de GPUs da AMD.

Depois temos outro problema para os GPUs, que é o facto dos CPUs serem mais rentáveis. Logo a AMD, vai reservar mais waffers para CPUs, do que para GPUs.
Outra coisa a ter em conta, é que um chip Zen3 é mais pequeno do que um chip big RDNA2. Logo, vamos ter melhores yields de CPUs do que GPUs. E consegue-se produzir mais CPUs por waffer, do que GPUs.

Um GPU precisa de GDDR, PCB, VRMs, entradas para DP, HDMI, USB, etc.
Um CPU é pouco mais do que o chip, package e ligações PGA.
Por isso, fazer um CPU tem menos problemas de fornecedores, do que um GPU.

Há quase 2 meses atrás a AMD disse aos jornalistas que dentro de 4-6 semanas, a escassez de GPUs estaria sob controlo. Isso não aconteceu. Aliás, até diria que está pior.
 
Back
Topo