Gráfica AMD RDNA2 (RX 6000 series)

E segundo os rumores, é outra vez uma grafica com 8 lanes ao invés de 16.

O que significa que, mais uma vez assim como a RX 5500XT, quem tiver PCI-Express 3.0 ao invés de 4.0 vai levar uma chapada de meia noite no performance.
Não percebo as decisões por detrás disto, mas acho estupido, tendo em conta que são graficas budget e compreendo que queiram cortar nos custos, mas são exatamente estas as gráficas que a malta que nao tem muito orçamento vai comprar.

Para quem vai fazer uma build agora, não vejo problemas, porque claramente com a oferta de PCI-EX4.0 nas B550 do lado da AMD e B560 do lado da Intel está tudo bem.
Mas para quem vai fazer upgrade vindo de outra gráfica antiga, e a board do sujeito so tenha PCI-Express 3.0 (tipo a minha) está se sujeito a perder performance como gente grande, ainda estava a considerar o upgrade desta vez para AMD, mas assim, já descartei! foi logo imediato.
 
A 6600XT tem a mesma quantidade de shaders que a 5600 non-XT OEM.
Mas tem um clock bem puxado com 2684Mhz. Isto vai dar-lhe quase 11 TFLOPs.
Deve ficar perto do desempenho de uma 5700XT.

E claro que a AMD, para além de puxar bem os clocks dela, também deve puxar bem o preço...
 
E segundo os rumores, é outra vez uma grafica com 8 lanes ao invés de 16.

O que significa que, mais uma vez assim como a RX 5500XT, quem tiver PCI-Express 3.0 ao invés de 4.0 vai levar uma chapada de meia noite no performance.
Não percebo as decisões por detrás disto, mas acho estupido, tendo em conta que são graficas budget e compreendo que queiram cortar nos custos, mas são exatamente estas as gráficas que a malta que nao tem muito orçamento vai comprar.

Para quem vai fazer uma build agora, não vejo problemas, porque claramente com a oferta de PCI-EX4.0 nas B550 do lado da AMD e B560 do lado da Intel está tudo bem.
Mas para quem vai fazer upgrade vindo de outra gráfica antiga, e a board do sujeito so tenha PCI-Express 3.0 (tipo a minha) está se sujeito a perder performance como gente grande, ainda estava a considerar o upgrade desta vez para AMD, mas assim, já descartei! foi logo imediato.


Hum? Tenho uma 5500XT numa board com 3.0 e não tenho queixas de perfomance.
 
@igordafonseca E não deves ter, mas se calhar devias ter mais performance, já viste os benchmarks com as diferenças?
Vai tudo depender dos jogos que jogas e do resto do teu sistema, neste caso é aplicável à versão de 4GB quando a VRAM está no limite, possivelmente e eventualmente vai acontecer o mesmo com a de 8GB quando chegar o tempo de os jogos a pressionarem.
Os minimos é o que é mais impactado

1.png

2.png

3.png




5.png


Mas depois tens jogos que usam e abusam do PCI-EX como o Horizon Zero Dawn (e é provavel que daqui para a frente vá ser a norma dado que o data trasnfer aumenta mediante a complexidade dos jogos)
Caso se verifique que a RX 6600 vá ser de 8 lanes, e como a grafica é mais poderosa que a RX 5500, é de esperar que as diferenças sejam maiores do que o que está verificado no HWUnboxed e passe a ser mais como se verifica com a RTX 2070 Super com o Horizon Zero Dawn.

O que ainda não sei é se o DirectStorage DX12 não irá impactar ainda mais o PCI-EX mas em principio não se se calhar até será o oposto e será mais facil para o PCI-EX dado que deve andar menos data.

3vssuYq.png

YwF2kCM.png
 
Última edição:
Hum? Tenho uma 5500XT numa board com 3.0 e não tenho queixas de perfomance.

Depende sempre do jogo, settings gráficos, quantidade de vram, etc.
Mas onde se vai notar sempre mais a diferença é nos mínimos.
Um GPU com com apenas 8X lanes em PCI-e 3.0 vai ter uma experiência muito menos suave e consistente.
E numa era onde as consolas já têm 16GB de vram, os jogos estão a dar um salto no uso de vram.
 
@igordafonseca Bem nesse caso não ha muito que possas fazer, porque não só a RX 5500 XT não tem mais do que 8 lanes, como tambem o teu CPU não expreme mais do que PCI-EX 3.0 8x, por isso mesmo que tivesses PCI-EX 4.0 ou uma grafica de 16 lanes, seria indferente, o teu 3200G não expreme mais que 3.0 8x

Cumps..
 
Para quem vai fazer uma build agora, não vejo problemas, porque claramente com a oferta de PCI-EX4.0 nas B550 do lado da AMD e B560 do lado da Intel está tudo bem.
Mas para quem vai fazer upgrade vindo de outra gráfica antiga, e a board do sujeito so tenha PCI-Express 3.0 (tipo a minha) está se sujeito a perder performance como gente grande, ainda estava a considerar o upgrade desta vez para AMD, mas assim, já descartei! foi logo imediato.

Por exemplo, no Horizon Zero Dawn, nesse caso perde performance como gente grande mesmo, pois o jogo quase que estoura a largura das 16 lanes em PCIe3 ou 8 lanes em PCIe4.
 
Pelo que vi o problema não é tanto a largura de banda de 3 x 4, ate porque essa questão ao que parece não se coloca em outras placas, mas sim na quantidade de memoria, e quando a mesma não chega.
Ai para ir buscar memoria ao sistema há de facto em alguns jogos uma diferença que pode ser grande
Resumindo , não comprem placas com 4Gb de Ram, apesar de a 1080 eu conseguir jogar o HZD sem problemas e com frames estáveis e decentes.
 
Agora coloca essa mesma gpu com Pciex 4.0 8x com chipsets suporta pciex4 verifica , não estou criticando quem fez vídeos mas sim o port jogo para PC.
 
Agora coloca essa mesma gpu com Pciex 4.0 8x com chipsets suporta pciex4 verifica , não estou criticando quem fez vídeos mas sim o port jogo para PC.

Se colocares o Gpu numa board pcie 4, obvio que vai dar bem.

A questão que se levantou é o pessoal que vai comprar o Gpu para o colocar numa board que suporta apenas pcie 3. Vai ficar capado pela largura de banda em alguns jogos.
 

Radeon RX 6900 XT Overclocked to 3321MHz, Breaks FireStrike World Record


A PowerColor Radeon RX 6900 XT (Liquid Devil or Red Devil) graphics card was overclocked to a staggering 3321 MHz by professional overclocker OGS, which went on to bag the 3DMark FireStrike world record, with a score of 37618 points on the HWBot leaderboard. It's important to note here, that the benchmark run was done with tessellation disabled—something that UL Benchmarks doesn't consider valid for its own leaderboard, but HWBot allows such benchmark runs, and so here we are. The FireStrike leaderboard has been dominated by the RX 6900 XT, as the card beats even the GeForce RTX 3090 in this test.

ANKCOpWrfPMpDLVT.jpg
 
The Radeon RX 6600 XT, which is the faster of the two mid-range RDNA 2 SKUs, may arrive with 32 Compute Units (CUs), which equal 2,048 Stream Processors (SPs). If the number is accurate, the graphics card would also feature 32 Ray Accelerators for ray tracing. If we had to take an educated guess, the Radeon RX 6600 XT should come with 32MB of Infinity Cache.
The Radeon RX 6600, on the other hand, might be limited to just 28 CUs or 1,792 SPs, which are accompanied by 28 Ray Accelerators. We expect the non-XT version to sport a similar 32MB Infinity Cache. Sadly, GPU-Z couldn’t detect the Radeon RX 6600’s clock speeds.
Apparently, the Radeon RX 6600 XT and Radeon RX 6600 share one thing in common: the memory system. The pair of RDNA 2 graphics cards seem to rock 8GB of GDDR6 memory clocked at 16 Gbps. Given the 128-bit memory interface, the Radeon RX 6600 XT and Radeon RX 6600 only offer up to 256 GBps of memory bandwidth.

The RDNA 2 offerings come with more and faster memory in comparison to their counterparts. However, the memory bandwidth is lower due to the narrow memory interface. However, the Infinity Cache is present to mitigate the low bandwidth.
 
Última edição:
Back
Topo