Gráfica AMD RDNA2 (RX 6000 series)

Eu diria que simplesmente foram fabricadas poucas. São bons produtos e com a falata que existem a grande maioria seria sempre vendida, logo a unica explicação plausivel é mesmo serem poucas.
 
Livrei-me finalmente do painel de controlo da AMD. Ontem já estava irritado, queria ir lá e ele não aparecia. Reiniciei o PC, botão direito do rato, panel de controlo... nada. Voltei a reiniciar, nada.

Isto é algo que já me acontecia antes de ter formatado o PC. Parece que de vez em quando amua e não quer aparecer.

Entretanto lá aproveitei para instalar os novos drivers da AMD que dão acesso ao Raytracing no DOOM Eternal e, nas opções de instalação, vi a luz: "Install only driver".

Após a instalação, fui ver o Afterburner e o mesmo já evoluiu para na 6900XT ver o GPU Hotspot, voltagens, etc...

Não consigo perceber como é que no Afterburner a gráfica assume as voltagens que lhe meto e pelo painel de controlo da AMD não funciona. Sinceramente.

Outra coisa que me irrita solenemente é não terem a porcaria de um limitador de FPS que funcione. O FRTC não funciona (apesar de estar lá) e o Chill funciona mas.... introduz um tearing, não consigo explicar. O painel da Nvidia, que é BÁSICO e tem o mesmo aspeto simples de há anos, este limite de FPS funciona sem qualquer espinha.

Continuo a dizer que aquele painel de controlo é a pior m**** que já vi. Tem tanta, tanta porcaria e mais de metade funciona mal.
 
Nunca gostei muito do FRCT, mas sempre me funcionou, sinto que o RTSS sempre fez melhor trabalho, o da Nvidia não está mau tambem, funciona.

Se mudasse de volta agora para AMD (que pode muito bem acontecer), o que iria claramente sentir falta era somente a opção do adaptive vsync, estava a jogar Valhalla com essa opção a half-rate (30FPS) e é muito boa, enquanto na AMD sempre que tentei jogar um jogo a 30FPS com vynsc o resultado nunca foi bom.
Sempre foi uma feature que fiz request na community da AMD e nunca foi popular o suficiente.

Hoje em dia e cada vez menos faz sentido claro, dado os monitores VRR e que ninguem joga a 30 FPS, mas quando aparece titulos que são pesadissimos, 30FPS embora sofrivel, não é injogavel e no Valhalla até resultava bem, mas se tivesse AMD e quisesse jogar a 30FPS estaria a sofrer.

Talvez o reflex tambem sentisse falta, noto uma diferença consideravel no warzone com isso desligado e ligado, mas segundo varios testes que vi, basta lockar o framerate abaixo do GPU Usage maximo e surte o mesmo efeito, não sei se será assim tão straightforward, mas acredito em reviewers :D

DLSS não iria sentir falta porque não tenho sequer na minha 1650 Super, mas se calhar sentiria se fosse dono de uma RTX.

Quanto ao control panel da AMD, eu na altura quando saiu a primeira vez a usar o visual em QT4, até gostava dele visualmente, era simples, não muito userfriendly mas era simples, nem tudo funcionava também é verdade.

A ultima vez que experimentei já nestas ultimas versões, que confusão dos demónios, parece um centro de bloatware medonho!
Já na nvidia também não uso o experience porque aquilo é uma treta também, a unica coisa de util para mim lá é shadowplay, mas sinto que o Windows GameBar tem me feito bem o seriço na mesma, embora tenha limite de 1080P, o que também não percebo porque é que não sobem esse limite.

Cumps..
 
Última edição:
O FRTC deixou de funcionar. Já fiz várias pesquisas pela net e vejo que deixou de funcionar há já algum muito tempo.

O limitador da Nvidia é simples, metes o máximo de FPS que queres e aquilo pimba, bate ali e não passa daquilo. Impecável.

Volto a dizer e ainda bem que concordas comigo, o painel de controlo da AMD é cheio de coisas, confuso... parece exatamente isso que descreves, um painel de bloatware. Um gajo consegue aprender, é preciso é que as coisas funcionem!!

Na nVidia tens 2 coisas, o painel de controlo da gráfica (parece algo saído do Windows 95, mas pelo menos tudo funciona) e o GeForce Experience (onde tens isso do ShadowPlay, GameStream, etc). São duas coisas distintas.


duvido que existam muitas rigs com gráficas de nova geração da amd... são bastante fracas e caras, pelo menos no que diz respeito ao ethereum

A 6900XT faz 63/64 mhs a gastar ~100w (0.637v no MorePowerTool). Bastante eficiente.
 
A 6900XT faz 63/64 mhs a gastar ~100w (0.637v no MorePowerTool). Bastante eficiente.
A 3060ti faz 60 mhs por menos de metade do preço investido (a valor de tabela). Uma 5700 faz 55 mhs...
E para quê uma 6900xt quando a 6800xt fará o mesmo?
Nova geração da AMD entra para as rigs quando tudo o resto já não houver ou estiver a preços muito elevados.
 
Livrei-me finalmente do painel de controlo da AMD. Ontem já estava irritado, queria ir lá e ele não aparecia. Reiniciei o PC, botão direito do rato, panel de controlo... nada. Voltei a reiniciar, nada.

Isto é algo que já me acontecia antes de ter formatado o PC. Parece que de vez em quando amua e não quer aparecer.

Entretanto lá aproveitei para instalar os novos drivers da AMD que dão acesso ao Raytracing no DOOM Eternal e, nas opções de instalação, vi a luz: "Install only driver".

Após a instalação, fui ver o Afterburner e o mesmo já evoluiu para na 6900XT ver o GPU Hotspot, voltagens, etc...

Não consigo perceber como é que no Afterburner a gráfica assume as voltagens que lhe meto e pelo painel de controlo da AMD não funciona. Sinceramente.

Outra coisa que me irrita solenemente é não terem a porcaria de um limitador de FPS que funcione. O FRTC não funciona (apesar de estar lá) e o Chill funciona mas.... introduz um tearing, não consigo explicar. O painel da Nvidia, que é BÁSICO e tem o mesmo aspeto simples de há anos, este limite de FPS funciona sem qualquer espinha.

Continuo a dizer que aquele painel de controlo é a pior m**** que já vi. Tem tanta, tanta porcaria e mais de metade funciona mal.
Também me deparei com o mesmo problema após update para a versão que introduziu o FSR, no entanto quando acontece (raro) é simples resolver. Basta abrires o Task Manager e "matar" o processo "RadeonSoftware.exe". De seguida voltas a abrir com botão direito do rato e voilá resolvido. Se preferires por command line: "taskkill /im RadeonSoftware.exe /f"
Quanto ao Tuning em si, adiciona o jogo ao Radeon Software e faz tuning na tab do jogo. Aconselho a fazer tuning para cada jogo específico ao invés de "Global Tuning", pois este faz override a outras configurações que tenhas realizado. Quanto ao Frame Rate Target Control, no meu caso funciona perfeitamente.

Se tens board/CPU AMD, reinstala ou atualiza os drivers do chipset. Constatei que me tinham desaparecido as métricas do CPU e após reinstalação dos drivers de chipset + restart voltaram a funcionar.

Se o problema persisitir usa o DDU em modo de segurança para fazer uma limpeza total aos drivers da AMD e de seguida volta a instalar de raíz chipset + placa gráfica.
 
Peço desculpa se já disseram aqui ou se não é a thread certa, mas sabem dizer-me +/- a que horas de 5a feira o site da AMD abre a torneira para as gráficas que eles vendem a MSRP?
 

AMD FSR Updates: More Games, GPUOpen Release, Unity and Unreal Support


First up on July 16, AMD FidelityFX Super Resolution updates are coming for Arcadegeddon, and Necromunda: Hired Gun -- then next week, Edge Of Eternity and Resident Evil Village will be updated with FSR support. That will bring the total number of games available with support for FSR to 12, with more still to come! We can’t wait for you to check out how FSR supercharges your performance on a wide range of graphics cards, from integrated to ultra-enthusiast, both AMD and NVIDIA®.

E mais novidades, vale a leitura.
 
vão aparecendo algumas gráficas
RX 6700xt é alguma coisa de jeito??

Isso é relativo. Para algumas pessoas pode ser bom dependendo do preço, para outras nem por isso, tudo vai depender daquilo que vais fazer com ela. Diria que regra geral a 3070 é uma melhor proposta de valor, mas já se sabe que o MSRP é mito.
 
Back
Topo