Gráfica AMD RDNA2 (RX 6000 series)

4K bem que compensava mais de 128MB. Se vires o gráfico, a linha do 4k ainda vai claramente a subir. Fica também claro porque é que a 6800 começa a perder fulgor para as Ampere quando a resolução aumenta para 4k.

Acho que nesse caso é mesmo culpa da densidade de transitores. Todas as RDNA2 que usam a die Navi21 tem 128mb de IC, a 6800 é mais rápida que a 3070ti em 4k por uns 3%, dependendo do jogo, mas basicamente são a mesma coisa.
A 6800 tendo IC de 128mb bus de 256bits, com uma miss rate de 38% em 4k o que significa que tem de usar o bus da GDDR6 em 38% das vezes.
Fazendo umas contas de merceeiro: 256/0.38 = 674
Ou seja a solução da AMD em 4k para as Navi21 tem o equivalente a um bus de 674bits.
É mais do que suficiente. Aquilo que vês em 4k nos benchmarks acho que está mais relacionado com a densidade de transitores das Ampere que é superior.

Já se fizeres as mesmas contas para a Navi23. 128bit/0.62 (miss rate em 2k) ficas com um bus efetivo de 206 bit que é ligeiramente superior à 3060 mas bastante inferior aos 256 bits da 3060ti

É claro que estes cálculos não são assim tão lineares mas é uma aproximação válida, não estou a considerar o custo de tempo de acesso da cache por exemplo.
 
Já agora alguém com as 6800/6800xt como está em relação a coil whine? Ouço dizer que todas as 6800/xt são muito problemáticas neste sentido e todas as marcas tem bastante.
 
Já agora alguém com as 6800/6800xt como está em relação a coil whine? Ouço dizer que todas as 6800/xt são muito problemáticas neste sentido e todas as marcas tem bastante.

Tenho uma 6900xt que até usa mais corrente e não tenho coil whine. Quem tiver coil whine por vezes é culpa da interação com a fonte de alimentação, é uma questão de experimentar em fontes diferentes. Por vezes também melhora ou desaparece completamente após algumas horas em uso intensivo, portanto se houver coil whine, colocas um benchmark a correr durante a noite e verificas se de manhã desapareceu.
 
Última edição:
Já agora alguém com as 6800/6800xt como está em relação a coil whine? Ouço dizer que todas as 6800/xt são muito problemáticas neste sentido e todas as marcas tem bastante.
Tenho a 6800 desde o dia de lançamento, sempre com sessões longas de gaming e minning nos tempos mortos e até ver nada. Mesmo a nível temperaturas não passaram dos 64° max. Super impecável :cool:
 
Já agora alguém com as 6800/6800xt como está em relação a coil whine? Ouço dizer que todas as 6800/xt são muito problemáticas neste sentido e todas as marcas tem bastante.
Viva,

Gigabyte 6800XT Gaming OC 16G e no que toca a Coil Whine é muito raro. Por vezes apenas no arranque de um jogo ou no menu. No entanto como sou gamer a 60fps + V-sync é normal não ser afetado. De qualquer forma para quem usa altas taxas de framerate e sofre deste mal é meter os headphones e esquecer o ruído :rolleyes:
 
Como esperado quando anunciaram o preço, uma autêntica anedota. Sei que o mercado não está no melhor estado, longe disso, mas de qualquer maneira é uma entrada incrivelmente fraca por parte da AMD. Basicamente uma RX 5700 XT com ray tracing(que é muito fraco) pelo mesmo preço. 2 anos depois, não justifica estar praticamente ao mesmo preço. Até a Nvidia tem uma gráfica melhor por uns trocos a mais quase. Não pensei que a AMD conseguisse desapontar mais do que a RX 5500 XT, mas afinal conseguiu. Mercado de gráficas entre 250-350€ vai continuar parado, sem evoluir por mais uns 2 anos, outra vez.

É que nem defender o preço devido ao estado do mercado faz sentido. @22:50 na review do Gamer Nexus, tudo dito.
 
acho que o único ponto positivo (ou menos negativo) será o preço mais perto do msrp que todas as outras. mas só a partir de amanhã é que se pode confirmar.
 
Bem, esta 6600xt é claramente o patinho feio desta geração da AMD. Assim que se puxa minimamente pela vram fica estrangulada pelo bus de 128bits e apenas 32MB de infinity cache. Como senão bastasse pode dar uma surpresa desagradável em alguns jogos para quem tem boards/cpus com pcie 3.0 (devido a ter apenad 8 lanes pcie activas)

Performance meh, pricing terrivel e não dá confiança para jogos futuros com tanto bottleneck de memória... Esqueçam este produto e olhem para outros.
 
Terrivel, é o culminar do desastre de GPUs que estamos vendo.

Esta é uma placa entry level. GPU de 237mm2, 128 bits, PCIE 8x. E placa para 250-300 euros e ai sim seria um produto bom.

A unica coisa mesmo de valor é o consumo e aquecimento, a Strix nao chegou nem a 60 graus em modo performance e 65 graus em modo silent...

GPUs deste tamanho temos a Polaris 20 / GM206 / GP106 / TU116 e eram muito mais barata e venderam imenso.
 
RDNA2 é uma arquitetura bastante sólida e capaz, quando a AMD quiser que cada user tenha uma gpu sua em casa tal como fez com os ryzen conseguirá facilmente lançando produtos excelentes a bons preços. Até lá quem precisar de gpu que vá para a nvidia.
 
Última edição:
pelos testes que tenho visto, esta 6600xt é dos gpus mais eficientes. o preço é que é absolutamente horrível. mas as 3060 mais baratas começam nos 550€ nas principais lojas, cá em Portugal, e não há stock.
 
A nivel de consumos e temperatura é do melhor que por aí anda, o problema é mesmo o preço. Podia ser a placa perfeita para mini ITX e 1080p não fosse o preço.
 
Para mim a única coisa errada nesta placa e que também foi na 6700xt é o preço. De resto é competidora da 3060 e fá-lo até de forma competente.

Mas isto do alto msrp acontece porque toda a gente sabe que se vai vender acima desse valor.
Temos de olhar para o mercado e perceber quanto custa uma 3060 ou 3060 ti na realidade? Sempre acima de 500€ e é com esses valores que temos de classificar esta placa.

Algo que para mim foi um autêntico fail, até porque está placa é para quem tem hardware de gama média, é o pci express ser de 8x. Muitas são as pessoas com ryzen 3600 com boards b450 e Intel i5 10400 que até não se importavam de fazer este upgrade e ficam limitados nessa questão!
 
Sim o pci-e x8 é um fator limitador em alguns jogos e é algo que deve ser levado em conta por quem quer fazer o upgrade. Se tiverem uma board com pci-e 4.0 não será problema, mas se a ideia era capturarem market share das gtx 1060 então a AMD não devia ter feito essa escolha, já que grande parte desse cliente ainda tem plataformas pci-e 3.0
 
Back
Topo