ObscureAngel
I quit My Job for Folding
TL;DR
Pontos atuais do meu ponto de vista relativo às vantagens que cada marca tem sobre a outra atualmente
Nvidia
+ Ray Tracing
+ CUDA (enterprise work)
+ NVENC
+ DLSS
AMD
+ DX12 overhead face à Nvidia.
Não tenho ligado muito a hardware ultimamente porque nº1 não tenho jogado no PC, nº2 os preços não são para o que tenciono gastar.
Mas, tendo utilizado AMD no passado (GCN 1.0) e tendo Nvidia agora e vendo esta noticia do FSR 2.0.
Diria que sim, o DLSS não precisa de existir mais, mas irá de qualquer das maneiras via acordos com os developers, nem que seja de exclusividade.
Durante as implementações de gameworks, do tesslation e outras variantes, vários developers usaram muitas destas tecnologias ao invés de usar o standart tesslation devido a parcerias com a nvidia, no fundo não impedia a AMD de usar o tesslation do gameworks, mas era bastante mais pesado na AMD porque a AMD na altura tinha mau processamento de geometria e a Nvidia aproveitava-se disso no tesslation do gameworks.
Mas sim, diria que o DLSS leva alguma vantagem, mas é negligente do meu ponto de vista, e a logica devia ser abraçar o FSR 2.0.
Do meu ponto de vista, a Nvidia continua a levar vantagem pelo NVENC, CUDA (para quem precisa, não é um big deal para utilizadores normais), Raytracing.
Tirando isso diria que a AMD está muito bem contra a nvidia.
Recentemente corrigiram um problema de longa data (por confirmar), que o performance DX11 aumentou exponencialmente na ultima data, o que está para confirmar é se nos estamos a referir de CPU Bound, porque recordo-me perfeitamente com a minha GCN 1.0, que tendo eu um CPU mais fraco, o overhead do DX11 na AMD era ridiculamente alto face à Nvidia e sempre considerei que teria feito melhor em ter escolhido a nvidia na altura, mas agora com a nova driver, não sei se o DX11 já está em pé de igualdade com a Nvidia senão.
Outro ponto forte da AMD é o DX12, em que o overhead é desta vez menor face ao da nvidia, do lado do Vulkan não sei dizer, mas do lado do DX12 a AMD consegue passar a perna a respeito de overhead à nvidia.
Pontos atuais do meu ponto de vista relativo às vantagens que cada marca tem sobre a outra atualmente
Nvidia
+ Ray Tracing
+ CUDA (enterprise work)
+ NVENC
AMD
+ DX12 overhead face à Nvidia.
Não tenho ligado muito a hardware ultimamente porque nº1 não tenho jogado no PC, nº2 os preços não são para o que tenciono gastar.
Mas, tendo utilizado AMD no passado (GCN 1.0) e tendo Nvidia agora e vendo esta noticia do FSR 2.0.
Diria que sim, o DLSS não precisa de existir mais, mas irá de qualquer das maneiras via acordos com os developers, nem que seja de exclusividade.
Durante as implementações de gameworks, do tesslation e outras variantes, vários developers usaram muitas destas tecnologias ao invés de usar o standart tesslation devido a parcerias com a nvidia, no fundo não impedia a AMD de usar o tesslation do gameworks, mas era bastante mais pesado na AMD porque a AMD na altura tinha mau processamento de geometria e a Nvidia aproveitava-se disso no tesslation do gameworks.
Mas sim, diria que o DLSS leva alguma vantagem, mas é negligente do meu ponto de vista, e a logica devia ser abraçar o FSR 2.0.
Do meu ponto de vista, a Nvidia continua a levar vantagem pelo NVENC, CUDA (para quem precisa, não é um big deal para utilizadores normais), Raytracing.
Tirando isso diria que a AMD está muito bem contra a nvidia.
Recentemente corrigiram um problema de longa data (por confirmar), que o performance DX11 aumentou exponencialmente na ultima data, o que está para confirmar é se nos estamos a referir de CPU Bound, porque recordo-me perfeitamente com a minha GCN 1.0, que tendo eu um CPU mais fraco, o overhead do DX11 na AMD era ridiculamente alto face à Nvidia e sempre considerei que teria feito melhor em ter escolhido a nvidia na altura, mas agora com a nova driver, não sei se o DX11 já está em pé de igualdade com a Nvidia senão.
Outro ponto forte da AMD é o DX12, em que o overhead é desta vez menor face ao da nvidia, do lado do Vulkan não sei dizer, mas do lado do DX12 a AMD consegue passar a perna a respeito de overhead à nvidia.
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