Gráfica AMD RDNA2 (RX 6000 series)

Já tinha dito que isto era basicamente para o mercado embedded, onde essas gráficas também são usadas.

A topo de gama para esse mercado em particular ainda é baseada nas 540 (Polaris 12).
 
Está novamente disponível a de 215€.
Por este preço "valerá" a pena?

Eu só compraria algo como isto se precisasse mesmo de uma gráfica para desenrascar

E não me admira estar a esse preço, duvido que suba. Quem comprou isto para dar scalping, vai ficar com elas a apodrecer porque a AMD consegue fabricar este tipo de placa a um custo bastante reduzido
 
Preferia dar 200 por isto que 100 por uma GT 700 e qq coisa ou o raio que o parta.

Eu até entendo que ppl que tem RTX 3080 e afins no sistema ache isto um lixo mas parece que o conceito de ser preciso uma placa não entra bem.
 
Já agora... anda tudo a cascar na vram da 6500xt e com razão. Mas vocês lembram-se o que estas vedetas do youtube disseram na altura sobre a 5500xt 4gb vs 5500xt 8gb?

Vão ao youtube para se relembrarem. O HUB até tem um video dedicado, gamers nexus também. Engraçado que para a 5500xt 4gb eram suficientes mas volvidos uma geração não. Bem sei que os requisitos mudam, mas duvido que quem tenha comprado uma 5500xt para jogar tenha dado upgrade na geração seguinte.
 
@nullus Sempre foi assim.
Em 2011/2012 dizia-se o mesmo tipo de coisas.

"O quê???
2GB para jogar a 1080P, isso é dinheiro atirado ao lixo!"

Foi a resposta que mais li neste forum quando comparado entre uma HD 7850 de 1GB e 2GB (havia defacto uma diferença de preço de 60€ entre as versões).

Fui para a versão HD 7850 2GB, e não foi preciso ter passado 2 anos para a versão de 1GB ter de andar com texturas a low, e ao terceiro ano já havia jogos que não corria sem uma batelada de stutter devido ao 1GB de VRAM.

O que é certo é que 10 anos depois, Nem 4GB chega para 1080P em condições em alguns titulos devido ao aumento de texturas, e VRAM e etc.

Comprei uma 1650 Super de 4GB naquela de que iria trocar passado 2 anos por outra com mais VRAM e que os 4GB chegavam bem, e agora tenho de andar com o warzone a LOW porque a VRAM não chega.
De todas as limitações de performance que tenho, é sempre a VRAM que me obriga a baixar settings e nunca a potência da gráfica.

Comprem sempre com mais VRAM a pensar no futuro, mesmo que pensem em dar upgrade mais tarde, acidentes ocorrem e podem não conseguir trocar. Às vezes vale bem mais a pena os extra 50/60€, porque se não conseguirem dar upgrade, prefiro 1000x jogar com uma sombra menos definida, ou com reflexos a metade da resolução e ter as texturas em condiçoes e correr liso, do que jogar com texturas de lixo e ter stutters, mas depois ter umas sombras perfeitinhas :D

Vão lá perguntar como está a malta que comprou as 1060 de 3GB, a esta altura muitos deles decerteza estão a chorar a decisão que deviam ter dado o extra pela versão de 6GB, em alguns casos por causa da VRAM, até a 1050TI é mais estavel que a 1060 3GB e é uma graficamente estupidamente mais fraca e low-end.

Agora claro sempre com bom senso, não vão comprar uma grafica de 12GB com a potencia de uma formiga ao invés de comprar uma com o doubro o triplo do performance de 8GB.

Mas pronto, ficou a dica :D
 
Se precisas mesmo de uma gráfica para jogar uns indies, lol, cs, entre outros, que opções melhores tens?

Vocês também são uns exagerados. Esta gráfica corre qualquer jogo que exista a 1080p sem drama. Poderás ter que fazer concessões na qualidade gráfica em titulos mais pesados, não é gráfica para Ultras claro.

relative-performance_1920-1080.png


Uma GTX1060 6Gb ainda é a gráfica mais usada e esta fica à frente. Não seja exagerados.
 
Mas pronto, ficou a dica

O meu irmão também comprou a Gtx 960 2GB ao invés da versão 4GB porque lhe disseram que era dinheiro deitado ao lixo e não demorou muito tempo até ficar totalmente arrependido.


Uma GTX1060 6Gb ainda é a gráfica mais usada e esta fica à frente. Não seja exagerados.

Escolhia sem dúvida a 1060 6GB ou ainda melhor a RX 580 8GB.

Isso é um gráfico de performance relativa e nesse aspecto já aqui se tinha sido dito que a gráfica nem era má de todo.

O problema é quando tens de colocar as texturas em low e mesmo assim ter stutters por as texturas não caberem totalmente na vram.

E ainda tens a limitação do pcie 4x que também causa stutters quando atinge a largura de banda máxima. Quem tiver uma board pcie 3.0, então está lixado.
 
Já agora... anda tudo a cascar na vram da 6500xt e com razão. Mas vocês lembram-se o que estas vedetas do youtube disseram na altura sobre a 5500xt 4gb vs 5500xt 8gb?

Não sei o que é que essas vedetas disseram, mas a 5500XT é precisamente a primeira placa de que me lembro em que as diferenças entre as versões de 4GB e 8GB eram evidentes logo desde o primeiro dia.
 
Eu tenho uma 5500XT de 4GB
Na altura pensei que mesmo havendo diferenças entre 4 e 8 GB, eram marginais, e mais rápido o fator limitativo seria a velocidade da memoria do que a quantidade....
Também pensei que quando a 5500XT ficasse curta, seria fácil fazer um upgrade...
 
Não sei o que é que essas vedetas disseram, mas a 5500XT é precisamente a primeira placa de que me lembro em que as diferenças entre as versões de 4GB e 8GB eram evidentes logo desde o primeiro dia.

Exemplo:


O Steve do HUB foi mais equilibrado e coerente, mas menosprezou a coisa e basicamente disse que se for necessário baixam a qualidade das texturas e não há problema nenhum principalmente para quem joga coisas como fps competitivos e jogos multiplayer. É curioso ver como mudou o tom para a 6500xt, pelos vistos jogadores de fps competitivos que jogam com texturas no mínimo só existiam em 2019.
 
@nullus A questão é que é sempre giro dizer para reduzir texturas, mas nunca ninguem pensa 1 segundo que seja no futuro, que no ano seguinte os jogos vão ser mais exigentes e não menos, que vão precisar de mais CPU, GPU, VRAM e RAM e nesse futuro pode não ser suficiente para a maioria dos titulos AAA.

Há que entender que as reviews são sempre feitas com base no que temos à data e é impossivel fazer futurologia, mas o comprador tem sempre de pensar um bocadinho no futuro.

E para piorar as coisas há fortes sinais que os requisitos vão subir drásticamente.
Vão começar a sair jogos com Unreal Engine 5, e claramente não vão ter o mesmo nivel de requisitos que o UE4.
Temos as consolas com hardware gráfico ao nivel ou acima de uma RTX 3060 (na maior parte dos casos acima, e com o tempo sempre a melhorar), logo assim que os jogos começarem a ser Next-Gen Only, gráficas de 4GB e performance reduzido, vão ter que cortar seriamente nos gráficos, e em alguns jogos, os cortes podem não compremeter o artwork do jogo, mas em outros pode arruinar completamente a atmosfera caracteristica do jogo.

Só para terem um cheirinho, basta verem os requisitos do Stalker 2, ou lerem um artigo que a A4 Games, produtora do Metro Exodus, disse que já não voltaria atrás e que os proximos jogos vão ser raytracing only, porque fazer iluminação é muito mais rapido e realista.
O Metro Exodus Enhanced Edition é possivelmente apenas um cheirinho do quanto pesado irá ser o proximo titulo deles e mesmo assim muita gente já não corre ou tem dificuldade em correr até mesmo em resoluções de 1080P.
 
Se alguém ainda tinha duvidas....
t9hb1oa.png


https://www.phoronix.com/forums/for...h-radeon-rx-6500-xt-support/page2#post1303444

Esta Navi24 foi criada para fazer "Bundle" com o Rembrandt em Portáteis, para OEMs que quisessem modelos com Gráfica dedicada.

A parte do encode/decode parece ser ainda um "mistério".......
E porque raio se quer um portatil com este gpu se o Rebrandt tem um APU com 75% dos shaders?

AMD perdeu oportunidade de também desenvolver um APU mais musculado a lá M1 pro/max com 256 bits LPDDR5 + 24-32EU para cobrir o mid end market todo.

512 bits que já seria incrivelmente caro e complexo, claro que deve dar para atirar um iGPU com 40 EUs com performance da 6600 XT/6700 provavelmente.

Teria pelo menos 205 GB/s para alimentar o GPU (LPDDR5-6400)
 
Última edição:
Em 2019, apresentar uma gráfica de 4GB por $169, come-se. Em 2022 os mesmos 4GB por $199, não deixa de custar a engolir, ainda mais quando se sabe que esse valor é irreal depois na rua.

Acho bem que dêem na cabeça da AMD, as coisas evoluem, os requisitos dos jogos são outros. No entretanto também saiu um nova geração de consolas, que veio colocar a fasquia mais alta.

No fundo, a AMD sabe que 4GB é pouco, não foi à toa que tentaram na calada eliminar o marketing dos "4GB is not enough for todays games" do seu site, mas lá tiveram de reactivar, porque o pessoal notou e fez disso noticia.
 
OS iluminados acho que apenas pensaram em mandar um gráfica que não fosse procurada pelos miners. se colocassem 6gb de ram, decerto que ia ser absorvida em grande escala para mineração. Digo eu...
 
Back
Topo