1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Amd Roadmaps / novos sockets

Discussão em 'Novidades Hardware PC' iniciada por Nemesis11, 22 de Julho de 2005. (Respostas: 74; Visualizações: 4144)

1. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Socket M2 / Revision F

Athlon 64 / FX / X2 Roadmap

Source e mais info sobre socket S1 (mobile), socket F (Opteron), os roadmaps do Sempron, A64/Sempron mobile, Turion e Opteron:
    http://www.anandtech.com/printarticle.aspx?i=2476

2. Metro

Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

As primeiras impressões:

A AMD está bem de saúde e recomenda-se.
    Mudança para DDR2. Veremos a melhoria em performance que isso trará ou não.
    Vem aí a virtualização (como gosto desta palavra).
    Não vamos ter nenhum aumento da velocidade dos CPUs digna de registo.
    O TDP vai aumentar bastante e isso é um ponto a estar atento
    Esperar pela transição para 0.65. Ver se conseguem acompanhar a Intel. Se mudarem os dois na mesma altura será interessante.
    O feeling que a aplle deveria ter-se juntado à AMD.. Mas isso sou eu:)

3. Optik1

Optik1 Power Member

Concordo plenamente ;)

A AMD está lá, ai esta esta :x2:

4. Zealot

Zealot I quit My Job for Folding

A minha opinião:

Processadores AMD com DDR 2 em Q2 06? Isso é quase daqui a um ano! Porquê tanto tempo?
    Aliás, novos processadores só em 2006? Apenas um speed bump nos X2? Isto é mesmo o que se pode chamar "milking the cash cow"! Onde anda a concorrência?
    Mais um FX a preços estupidamente caros? A AMD vai-se dar mal com esta estratégia, ai vai vai! Quem é que quer pagar tanto quando os X2 são muito pouco mais lentos e têm mais capacidade?

Portanto um M2 X2 só daqui a um ano com preços bem acima dos 500€... :rolleyes:

De qualquer das formas quando chegarem vamos poder ter um verdadeiro servidor em casa. Se os fabricantes de motherboards também imbutirem controladores SCSI como se "promete" (<- absoluto rumor) em 2006 qualquer tech geek que se preze tem que ficar entusiasmado! :001: (<- entusiasmado :D)

5. BonJouR

BonJouR [email protected] Member

Os FX e os X2 não concorrem entre si. São mercados diferentes. Mas sim, compreendo o que queres dizer, e até certo ponto tambem concordo.

6. Jack64

Jack64 1st Folding then Sex

So espero que a AMD saiba o que está a fazer. Com os controladores de memória integrados no CPU a AMD quis dar um novo significado à palavra "latency". Agora está a destruir tudo ao permitir DDR2 com latencias de 4-4-4 ou no minimo 3-3-3. Será que a performance vai aumentar ou diminuir? Será que as boards M2 vão ter o controlador de memória de volta ao northbridge?

7. sl4ck

sl4ck Power Member

sim, realmente concordo, a AMD quando era o "Zé ninguem" não aplicava este tipo de preços nos seus produtos, hoje em dia cada vez se vê mais o aproximamento de preços à Intel, o que começa a deixar de ser uma alternativa "em conta" justificada pelo preço

8. Jack64

Jack64 1st Folding then Sex

Agora a Intel tem que fazer o que a AMD fez há um tempo atrás. CPUs de melhor qualidade a um preço mais competitivo. Acho que o 820 dual core fez isso mesmo, em relação ao preço pelo menos..

9. [_ExtremeHack_]

[_ExtremeHack_] Power Member

Desde quando é que o 820 é um cpu com qualidade? Espremer dois cores presscott num unico cpu e colocá-los a trocar dados entre si usando o FSB foi uma ideia no minino do tipo "desenrasca", quanto á questão do preço, não á duvida que a AMD anda a puxar a corda, mas n tem concorrencia a altura...

10. blastarr

blastarr Power Member

Porventura mais importante do que o controlador de memória integrado, será isto a fazer toda a diferença...

11. Koncaman

Koncaman Utilizador Saloio

assim de chapa... eh pa, a AMD chega aos 3ghz. :cool:
    quanto à adopção do DDR2, eu sinceramente acho que era uma coisa que talvez não fosse assim tão necessaria. ate porque a DDR e o athlon64 se dão plenamente bem. e a DDR é bem mais barata.
    com a migração para DDR2 la vem o raio da necessidade de mudar de socket por causa do controlador de memoria no CPU, o que também não é la grande coisa. ainda assim, é bom ver o 5000+ anunciado para socket 939, assim como o fx-59.
    não creio que a diferença de desempenho de cpus identicos socket 939 vs. socket M2 seja significativa. mas o tempo o dirá.

metro, a apple foi para a intel, mas foi por causa dos centrinos... o que eles querem é CPU's para os powerbook... o G5 no powermac aguenta-se bem...

12. [TI]

[TI] Banido

E usavam que chipset's ? E o WiMax? A Intel oferece, chips, chips lower power, chipset's, chips wireless 802.11* e WiMax, placas gráficas low budget GMA950 que vai dar para jogar razoavelmente todos os jogos, memórias fully-buffered para os servidores, os melhores compiladores para x86, as melhores ferramentas para desenolvimento, debug, etc, bibliotecas matemáticas, tools para clusters e mais uma infinidade de coisas. E a AMD? Ainda coisa jeitosa que se avizinha para daqui a 2 anos é o PCI Express on chip.

Temos que ser realistas. A AMD apenas produz bons chips x86 e pouco mais. Uma plataforma computacional é muito mais que um chip.

13. Zealot

Zealot I quit My Job for Folding

Epá alto lá, vamos lá descascar isto:
    Chipsets: Se julgas que só os chipsets Intel são o Santo Graal tudo bem. Economicamente falando, muita gente discorda de ti. Aplicando isto à AMD, tens VIA, SIS, nVidia e ATI. Escolhe aquele que tenha melhor relação preço/qualidade. Todas as empresas têm bons chipsets, apenas uma melhor que outra em certos benchmarks.
    Chips low-power: O Turion já consegue ser competitivo com o Pentium-M em termos de energia. Apesar de o P-M ser melhor, estamos a falar de 10W em modelos equivalentes.
    Chips Wireless: Em que é que um chip Intel é melhor que um 3Com ou Broadcom?
    Wimax: Não existe
    "placas gráficas low budget GMA950 que vai dar para jogar razoavelmente todos os jogos": Razoavelmente? Todos? Acreditas mesmo nisso??? Ah espera... ou não costumas jogar muito ou trabalhas com/para a Intel! :P
    Memórias fully-buffered: Não existem
    "os melhores compiladores para x86": talvez, só é "chato" que ninguém os use! :P
    "as melhores ferramentas para desenolvimento": que basicamente o mundo inteiro só usa as da Microsoft :P
    debug: idem
    "bibliotecas matemáticas, tools para clusters e mais uma infinidade de coisas": sinceramente não sei, mas afinal quantos é que usam isso? É uma margem mínima.

A Intel é uma empresa com uma capacidade de engenharia fantástica. Mas isso não quer dizer que seja a empresa que vende melhor os seus produtos. E aqui é uma questão de marketing.
    Ainda há malta que continua a pensar que os AMDs são instáveis. Os Athlon 64 são Opterons com menos um pino e sem suporte de memória registada. E nunca ninguém se queixa de um Opteron de certeza!

14. timber

timber Zwame Advisor

Eu uso compiladores da intel. Aquilo é mesmo bom. E não estou a brincar. O ambiente de desenvolvimento é o Visual BS da MS. O compilador é que é intel.

Eu não gosto deste rumo da AMD. Não estou interessado em produtos do outro mundo com preços do outro mundo. Quero coisas porreiras a preços porreiros. No entanto continua a fazer mais sentido ir pro A64, é um facto.

15. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Basta ver o cliente SETI optimizado por compiladores da intel que tem o DOBRO da performance :003:

16. Zar0n

Zar0n Power Member

O melhor ***** do mercao n é da intel é da Nvidia Nforce4.

E a Intel bem quis k esse passa-se a suportar os P4.

17. MJRL

MJRL To fold or to FOLD?

Depois ves o que deram as NF4 Intel... Nesse aspecto não concordo acho que em chips a intel é melhor, agora a plataforma completa com o cpu o A64 + NF4 é aquilo que se sabe.
    Quanto ao tópico a Amd está a esticar a corda, a Intel já fez isso e depois deu no que se está a ver.

18. RuFuS

RuFuS Power Member

Por mim podem esticar a corda à vontade... :-D quando ela se partir não venham queixar-se! :004:

19. sl4ck

sl4ck Power Member

eles começam a ganhar terreno e depois ficam uns "XULOS" :lol: :lol: , mas nós depois cortamos-lhes as "cordas" :002:

:x2:

20. Metro

Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

Eu e a minha mania de arranjar confusão. Eu nem queria ter falado da apple mas não resisti.:)

Como já foii discutido noutro local a "máquina" da Intel dá muito mais garantias além disso que disseste.

Zealot:
    Tu estás sempre a endeusar a AMD. Tem calma. A AMD não tem chipsets. Teve um à quincalhões de tempo. E os NF4 não são assim tão extraordinários. Avalia ao longo do tempo e diz-me quem tem melhores chipsets. Temos que ver as coisas dos dois lados.

Já que falas nos Opteron. tenho pena que eles tenham mais um pino o que queres que te diga. E preços. Que raio de preços a AMD agora arranjou. Por mim continuo a achar que têm poucos para entregar e por isso puxam porque sabem que os vão vender todos.
    Tb espero que os 4400+ desçam para 150-200€ quando aparecerem os 5000+ e o novo socket.

Tudo isto é especulação, como tb é saber quem consegue fazer primeiro a transição para 0.65 e trazer a virtualização para desktop/servers. Repara que o TDP dos cpus que ai vêm não são grande coisa para o lado da AMD. Vai passar a ser o roto a falar do esfarrapado:)
    Essa vai ser uma batalha muito interessante.

Partilhar esta Página