Processador AMD Ryzen / Threadripper

https://www.techpowerup.com/232787/msi-intros-the-a320m-gaming-pro-motherboard

ba795e1cbfe0_thm.jpg
 
Então mas as boards A320 não eram para NÃO suportarem overclock de todo? É que pelo que ando a ver, quase todas dizem que "suportam" rams até 3200mhz.
 
Entendo o que queres dizer mas não é bem assim, com rams acima dos 2666 tecnicamente tu estás a fazer OC ao (controlador de memória do) CPU, ou seja ele está a correr out of spec. Estou surpreendido porque estava à espera que boards com esse chipset só aceitassem rams até aos 2666 que a AMD "oficialmente suporta".
 
Ao colocares ddr4 2400 mhz ficas 1/X se mudares para 2133/2666/2933 ficas 3/X e 3200 voltas ter 1/X reflète no tempo no acesso a ram e falo x será cl da ddr4.
 
Última edição:
Boas para quem já tem um sistema ryzen pode dar umas luzes em termos de fiabilidade por exemplo para utilizadores que não entendem muito da matéria e não saibam resolver problemas que podem aparecer numa plataforma ainda muito verde. Eu vou comprar um novo pc mas não sei resolver esse tipo de problemas quero algo que ao sair da montagem funcione bem por muito tempo
 
Boas para quem já tem um sistema ryzen pode dar umas luzes em termos de fiabilidade por exemplo para utilizadores que não entendem muito da matéria e não saibam resolver problemas que podem aparecer numa plataforma ainda muito verde. Eu vou comprar um novo pc mas não sei resolver esse tipo de problemas quero algo que ao sair da montagem funcione bem por muito tempo

Se comprares agora, espera teres de fazer um ou outro update da BIOS da motherbaord.
Também vais ter de instalar drivers.

Nenhuma destas coisas é complicada. Mesmo o update da BIOS é um processo tão simples como meter um ficheiro numa pen, reiniciar o PC, entrar na BIOS, selecionar a opção de actualizar a BIOS e esperar um minuto para o processo acabar.
 
As motherboards continuam relativamente caras. Até há mobos sem saídas de video (não suportam gráficos APU) que custam o mesmo que a versão com saída de video !? exemplo: Asrock AB350M vs AB350M-HDV.
Esperemos que os R3 e os APU's raven ridge tragam boards de 50 paus.
E a DDR4 ? não me lembro dos preços subirem numa transição de DDRx para DDRx+1
 
@blaster_00 Na altura não tinhas smartphones a fazerem tantos pedidos de produção de memórias DDR.
O que se passa atualmente com as rams é os Smartphones e tudo o que seja relacionados com produção de nands (SSDs e etc) estarem em escassez, as fabricas não conseguem dar vazão aos pedidos.

Ninguem sabe ao certo se isto é verdade, ou se foi proporcionado pelas proprias fábricas para causar inflação no preço das nands.
Mas o que se passa ao certo é o tipico do mercado, existe uma procura enorme de nands, as fábricas não dão vazão, logo aumenta-se os preços.

Os rumos à 6 meses apontavam que esta situação melhorava já no inicio do verão, porém novos rumores já apontam novamente para o próximo ano é que existe normalização dos preços.
Algumas marcas já começaram a criar as suas próprias fábricas de modo a conseguirem produzir e não dependerem de outras fábricas que neste momento estão empacadas com tanto pedido.

Salvo erro, penso que seja básicamente o que se está a passar, não está de todo relacionado com a passagem dos preços de uma versão DDR para outra. Até porque os preços das DDR III também estão absurdos.

Cumps..
 
Outro motivo é que os ciclos de investigação de novos processos de desenvolvimento são cada vez mais longos e caros. A Samsung (e sei que também há outra produtora no mesmo) está neste momento a adaptar as fábricas para os novos processos e isso irá diminuir a oferta no mercado de RAM durante o resto deste ano. Analistas prevêem um aumento ainda significativo dos preços durante os próximos meses.
 
Alguém pode dar-me umas luzes sobre como está esta nova gama da AMD em relação a competitividade com a Intel, preço-qualidade?

Larguei o tópico há uns meses e fiquei desatualizado.
 
Alguém pode dar-me umas luzes sobre como está esta nova gama da AMD em relação a competitividade com a Intel, preço-qualidade?

Larguei o tópico há uns meses e fiquei desatualizado.

Resumindo:

CPU's acima de 300€ e para jogos apenas o i7 7700k continua a ser a melhor compra, se for jogos, streaming, renderização de video e outra tarefas matemáticamente pesadas o 1700 é a melhor compra que tem 8 cores e 16 threads.
CPU's entre 200 a 250€ o 1600 ganha nuns jogos e o i5k ganha noutros mas como o 1600 tem mais 8 threads e 2 cores o que faz dele o melhor a nível de custo beneficio de toda a gama Ryzen.
Abaixo de 200€ o 1400 vs o i5 7400 aplica-se a mesma regra do 1700 vs i7 7700k.

Os outros Ryzen relativamente ao preço e benefício na minha perspectiva não compensam.
 
Tens ainda o aumento de procura das telecomunicacoes por chips de memoria, que e o grosso do mercado, e que faz com que a producao se foque mais nesse mercado!
Será que é isso ou "aproveitamento"?

Parece o mesmo episódio dos HDD há uns tempos que subiu porque inundou umas fábricas ou lá o que é...

Alguém sabe quando sai os R3 ou os APU?

APU será nova plataforma certo?
 
Estes ryzen 4c/8t são uma alternativa apenas a quem tem um i5 5xx/6xx (1st) ou pior, ou então um AMD AM3+. Toda a gente que tem i5 2500k+ não obtem um ganho que justifique o investimento, sendo que haswell / skylake, kabylake estão ainda mais fora de questão para upgrade.

São bons CPU, por 190€ um r5 1400 é o melhor que a AMD teve em muitos anos, e para quem utilizar streaming / heavy multitasking acabam por ser mais rápido do que qualquer CPU 4c do mesmo preço.
 
Back
Topo