Processador AMD Ryzen / Threadripper

@sabman é bom que não partilhes muito esse vídeo que infelizmente o autor é vendedor de banha de cobra. Ele sabe de alguns conceitos (provavelmente vindos da wikipedia) mas acaba por misturar tudo!

Começa por meter os pés nas mãos a querer explicar ligeiramente o SMT e como é que ele consegue ou não ser utilizado. Para começar o exemplo que ele dá (o witcher 3) nem sequer consegue escalar decentemente por mais de 4 cores pois muitos dos workers são extremamente simples. Por isso a ideia de sequer falar em speedups de SMT nem sequer fazem sentido. Acho piada que o coitado ainda põe o conceito de stalled thread na conversa mas não soube explicar o que é, quando acontece e como o SMT resolve. Não deve ter percebido o artigo da wikipedia que esteve a ler ou acho que temas como execução fora de ordem, pipeline staging, pipeline data hazard e jump prediction foram demasiado complicados para o cérebro dele.

Depois começa a chamar ao barulho a gestão de threads em que manda umas coisas para o ar (user space threads vs kernel space threads sem qualquer sentido de conexão ou contexto). Basicamente deve ter andado a ver uns artigos na wikipedia e começou a imaginar o que pensa que é a realidade mas é em grande parte na cabeça dele.
Segue a conversa para os casos mais típicos de paralelismo fácil, por algum motivo, como se fossem a mesma coisa que jogos. Cinebench, enconding e renders em geral são casos muito particulares. Basicamente o trabalho é sobre datasets constantes, sem grandes problemas de sincronismo, não tem problemas de latências intermédias e é daqueles exemplos que repartir o processamento por vários fios de execução é de caras e de fácil implementação.

De seguida acaba por admitir que não é programador (portanto a opinião vale 0 pois não sabe do que fala).

Depois volta novamente para o SMT (for Christ sake!) mas não diz nada e muda logo para acções de uma empresa e da outra (what?!?!?)

E volta novamente para os engines dos jogos a falar de forma muito generalizada mas é tudo conversa de político sem qualquer substância.

Conclusão, este gajo é um tangas que me irrita profundamente.

Disclaimer: estou longe de ser perito na matéria mas fiz várias cadeiras de arquitectura de computadores no IST (electro + ramo de computadores), dei explicações sobre o tema durante anos, trabalho regularmente com threading (e compreendo as dificuldades) e sempre segui de perto o desenvolvimento de vários engines de jogos (paixão pessoal). Ver estes gajos mandarem tretas a este nível e espalhar desinformação tira-me do sério.

Se algum dia tiver tempo posso escrever um artigo simples, minimamente fundamentado, para o portal a explicar as dificuldades de optimização de arquitecturas e de escalonamento de threads em jogos.
 
A ti e a mim. E pior que isso é depois milhares de pessoas acharem que aquilo que ele diz é verdadeiro ou "logico" só porque um gaijo qualquer faz um video para o iutuby

enfim, mais um para tentar ganhar um dinheiro com videos sem saber do que fala
 
Eu já nem perco tempo a ver esse tipo de "artistas", prefiro procurar artigos escritos e sérios sobre um qualquer assunto, que ser mais view count do ytubas
 
Nunca disse que era um video a seguir disse que era um video que tinha por alto uma explicação do ryzen. Além se fomos a ver a maior parte do pessoal BR são poucos ou nenhuns que entendem da matéria, podia deixar aqui videos como pc gaming tv, ou Denis assais entre outros.
 
Se o software se ajustasse à modularidade do Ryzen, detectando e distribuindo as threads por cada módulo de forma a evitar comunicação desnecessária entre módulos, aí o ryzen podia passar a ser a arquitectura que definia o caminho a seguir, caminho esse baseado em modularidade, escalabilidade e acessibilidade.

Sei que uma convergência de threads já é complicada para workloads pouco paralelizáveis, então convergência adicional de módulos ainda mais difícil será, mas se o principio fosse o de paralelizar tudo, já o mercado do software estaria diferente.
Para workloads completamente paralelizáveis de convergência fácil, esta arquitectura da amd já está muito à frente.

Quero comprar um 8700k a seguir pelas razões obvias, mas sinto que estou para escolher um design atrasado e sem inovação... :tareon:
 
Nunca disse que era um video a seguir disse que era um video que tinha por alto uma explicação do ryzen. Além se fomos a ver a maior parte do pessoal BR são poucos ou nenhuns que entendem da matéria, podia deixar aqui videos como pc gaming tv, ou Denis assais entre outros.
No entanto as headlines do "tuber" sao suficientes para enganar o mais distraido... Nada do que ele resume corresponde a verdade pois acenta em "nada". Click bait e o que depreendo do video e do titulo do mesmo!
 
Não vi o video por isso não vou criticar mas queria referir dois pontos:

- Primeiro, o youtube é algo fenomenal. As pessoas já nem devem imaginar um mundo sem ele. A nível de reviews, seja lá do que for, tem uma enorme vantagem, a sua imediatidade. O problema é quando o objecto que está em causa é algo estupidamente complexo, é impossível dar um veredicto no espaço de 5 minutos. Por exemplo, no outro dia, vi um bom video do servethehome a mostrar as diferenças entre o novo Xeon e o Epyc, mas o video tem 30 minutos, só para isso. Não é que seja impossível de fazer as melhores análises em vídeo. Não é possível é em 5 ou 10 minutos. Aliado a isso está o "pormenor" dos muitos youtubers carregarem no ponto imediatidade. Isto é, colocam títulos bombásticos a fazerem caras de quem está sobre o efeito de LSD e o pessoal com curiosidade vai ver aquilo, que muitas vezes não passa de um conjunto de nada.

- Segundo, no geral, o Zen é pior que o skylake (cliente, o servidor é um bicho algo diferente). Ei, se ainda não interiorizaram esse facto, tenho pena.
Sabe-se tudo dele? Não. É muito pior? Não. Anda lá perto.
Mas o mais importante é o facto da AMD ter algo que os distinga (número de cores), ao preço certo. A AMD vende pelo mesmo preço um cpu com 8 cores enquanto o Intel só tem 4. Vende um com 16, quando o Intel só tem 10. E por aí adiante.

Eu também gostava de ter um Ryzen. Não referi na minha review, porque não estava dentro dos benchmarks que fiz, mas para o meu caso, em que quantos mais cores, melhor (e muita Ram e storage rápida), o Ryzen é um mimo. O problema é que fui a correr Nested Virtualization nele e ele crasha à grande. Num 6700k? Funciona dias a fio.
Se calhar o problema nem é da AMD neste caso. Se calhar até pode já estar resolvido e ainda não estar nas distros. Não sei. Mas o Ryzen ainda não está totalmente "afinado" (e não é só naquele ponto).
 
Eu acho que a causa principal no desempenho dos Ryzen em gaming, especialmente em framerates altos, é o seu sistema de memória a as latências (core-core e thread-thread). Há vários artigos que falam sobre isso, para gaming talvez este seja o mais interessante.
 
@Nemesis11 há um problema já reconhecido pela AMD do Ryzen em alguns workloads em Linux, para já só com alguns workarounds, a AMD diz que não afecta os Threadripper e Epyc, é possível que o teu caso seja um desses.

AMD Confirms Linux Performance Marginality Problem Affecting Some, Doesn't Affect Epyc / TR
http://phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=Ryzen-Segv-Response

Sim, já tinha visto, mas não vi isso acontecer nos testes de compilação que fiz.
Quanto ao problema de nested virtualization que encontrei, espero que seja problema de software e não de hardware. O que acontece é um dos cores ficar em lock durante uns segundos e depois, kernel dump.
 
E o que é que esse video tem de novidade ? ele apenas faz um apanhado do que já sabemos ao fim destes meses todos.
até noto um certo desdém por algumas pessoas, mas devo ser eu apenas a ver isso :D
 
Ao fim de muito de tempo de espera a Asus lançou nova BIOS para Crosshair VI hero a 1501
Estive a ler aqui e há muito pessoal a ter BSOD's, há alguém que esteja a ter os mesmos problemas? Eu actualizei hoje e para já não tive nenhum stress, pelo contrario, finalmente consegui utilizar DOCP profile a 3196MHz DRAM freq.
 
http://www.phoronix.com/scan.php?page=article&item=new-ryzen-fixed&num=1

Parece que nos Ryzen produzidos depois de week 25, têm o problema de Linux resolvido (sementation fault a compilar). Week 25 é a meio de Junho.
Ele testou um 1800X week 30 e já não tem o problema. O threadripper que ele testou também não tem o problema.

Supostamente, nos Estados Unidos, a AMD tem feito RMA a quem tem o problema, via http://support.amd.com/en-us/contact/email-form . Não sei se aplica cá em PT.

EDIT: week 5:

image.php


week 30:
image.php
 
http://www.phoronix.com/scan.php?page=article&item=new-ryzen-fixed&num=1

Parece que nos Ryzen produzidos depois de week 25, têm o problema de Linux resolvido (sementation fault a compilar). Week 25 é a meio de Junho.
Ele testou um 1800X week 30 e já não tem o problema. O threadripper que ele testou também não tem o problema.

Supostamente, nos Estados Unidos, a AMD tem feito RMA a quem tem o problema, via http://support.amd.com/en-us/contact/email-form . Não sei se aplica cá em PT.

EDIT: week 5:

image.php


week 30:
image.php
Hummm tenho de testar isso, pode ser que tenha sorte e me calhe um chip melhorzito!
 
Back
Topo