Processador AMD Ryzen / Threadripper

@fmlp

Numa apresentação para investidores da semana passada.

dg8tg16akmpz.jpg
 
então queriam o quê? queriam que apenas houvesse praticamente a opção de processadores da intel como foi durante muitos anos? nunca estivemos melhor em termos de oferta de processadores, já em termos de gráficas.... se formos por esse lado nunca se compra nada, ontem saiu os ryzen, hoje o coffe lake, amanhâ a revisão dos ryzen, depois de amanhã saem os ice lake, o mercado é assim... digam-me como é que vocês se conseguiram decidir para comprar um tlm?

Avaliei o que era melhor para mim, e neste momento estou a fazer o mesmo... Dai o post que coloquei como uma dúvida técnica e o desabafo. Não tenho pressa na aquisição, por isso estou a avaliar se espero ou não. Simples.
 
podemos argumentar sobre os cpu's do topico aqui. sem problemas.
se estás com duvidas em fazer upgrade agora ou esperar, cria um topico nas configurações e lá pode-se falar à vontade sobre todas as opções
 
Estou muito curioso sobre que clocks vão conseguir fazer os ryzen +/refresh/2. Os ryzen actuais fazem os 4GHZ, mais é quase mito e menos é azar, no entanto a 4GHZ a performance em single ronda a de qualquer intel a ~3.7, o que coincide com os ~10% menos de IPC.

Não entendo de processo de fabrico, alguém tem uma ideia porque os CPU não fazem mais clock? O processo é LPP para serem poupadinhos, está relacionado com isso, mas em que medida?

Actualmente tenho meu ryzen a 3.7GHZ porque consigo manter o stock vcore, e estou com a mesma performance single que o meu i5 haswell tinha, mas a ver os i3 8350k fazer 5ghz 200cb em single por menos de 200e, dado que praticamente só uso o PC para jogar fico um pouco preocupado com a proxima geracao ryzen.
 
Estou muito curioso sobre que clocks vão conseguir fazer os ryzen +/refresh/2. Os ryzen actuais fazem os 4GHZ, mais é quase mito e menos é azar, no entanto a 4GHZ a performance em single ronda a de qualquer intel a ~3.7, o que coincide com os ~10% menos de IPC.

Não entendo de processo de fabrico, alguém tem uma ideia porque os CPU não fazem mais clock? O processo é LPP para serem poupadinhos, está relacionado com isso, mas em que medida?

Actualmente tenho meu ryzen a 3.7GHZ porque consigo manter o stock vcore, e estou com a mesma performance single que o meu i5 haswell tinha, mas a ver os i3 8350k fazer 5ghz 200cb em single por menos de 200e, dado que praticamente só uso o PC para jogar fico um pouco preocupado com a proxima geracao ryzen.

Tem a ver com processo de fabrico, tens tudo na google. Aquilo usa uns chips low power, é por isso que que eles são tão bons em perfomance/energia mas para overclock é pra esquecer infelizmente.
 
Mais uma vez: tu desenhas um chip para um determinado processo de fabrico, tanto um como outro demoram anos.

Problema: tudo incluindo os PDK disponibilizados pela GF - usualmente a partir do 0.5 - para o 14XM valeu de zero para a AMD.

Porquê? O 14XM foi cancelado e a GF licenciou o 14nm da Samsung, ou seja toda informação que havia sobre o processo de fabrico foi para o lixo, e a partir daí tiveram de lidar com isso. É o que é.

Para terem uma ideia:

June 23, 2017
GlobalFoundries has been processing test wafers using 7 nm process technology for clients for several quarters now. The company’s customers are already working on chips that will be made using 7 nm DUV process technology, and the company intends to start risk production of such ICs early in 2018. Right now, the clients are using the 0.5 version of GlobalFoundries' 7 nm process design kit (PDK), and later this year the foundry will release PDK v. 0.9, which will be nearly final version of the kit. Keep in mind that large customers of GlobalFoundries (such as AMD) do not need the final version of the PDK to start development of their CPUs or GPUs for a given node, hence, when GF talks about plans to commercialize its 7LP manufacturing process, it means primarily early adopters — large fabless suppliers of semiconductors.
https://www.anandtech.com/show/1155...nm-plans-three-generations-700-mm-hvm-in-2018

isto apesar de na melhor das hipóteses só vermos produtos 7nm da GF no final de 2018, ou início de 2019.

Óbvio que a Intel não tendo mais clientes a não ser os seus próprios chips pode optimizar o seu processo de fabrico em função dos seus chips e vice-versa, tem é depois o problema de conseguir adaptar esse processo de fabrico a qualquer outro produto, daí a dificuldade de atrair "clientes" para os seus processos de fabrico ;)
 

Teste interessante, se bem me lembro alguns reviewers sempre disseram que só a velocidade da RAM é que era importante acima de tudo para os Ryzen, mas pelos vistos os timings também dão uma ajudinha nos fps.
 
A velocidade de transferencia é clockspeed/timing por isso sempre que uma tarefa beneficiar de velocidade de transferencia, também benificia de timings mais apertados.
 
Não necessariamente, tens tarefas muito sensíveis à latência que não precisam de grande largura de banda, bem como outras que beneficiam de muita largura de banda e são relativamente insensíveis à latência.

A largura de banda/taxa de transferência é directamente proporcional à frequência. A latência é inversamente proporcional, para o mesmo numero de ciclos.

Na prática, dependendo da configuração dos timings, pode acabar-se com latências reais menores com mais ciclos a maior frequência do que menos ciclos a frequência mais baixas.
E muitas vezes os ganhos que se vêem em algumas tarefas com frequências mais elevadas derivam mais da menor latência conseguida do que propriamente da "velocidade" da memória.
E com as frequências que se conseguem hoje em dia, cada ciclo extra que se coloca nas latências tem uma importância relativa cada vez menor, porque cada ciclo passa muito mais depressa do que no passado.
 
Última edição:
tudo o que sobrecarregue um subsistema e tenha capacidade de influenciar a performance global, tem impacto.
Por isso digo já à muitos anos que se compra plataformas e não cpu's.

No entanto, existem sempre a curva do preço/performance e se até há uns anos atrás essa curva era quase sempre linear agora já não devido a todas as optimizações que as plataformas tem e à estupidez de velocidade com que alguns subsistemas interagem entre eles.
 
Mais um teste simples de quem trabalha a sério com ferramentas de trabalho. Gosto dos testes deste canal porque são simples e directos.
7700K versus 1700 ( nenhum com OC )
 

Trabalho mega sapateiro nos drivers NVME do Threadripper.

Basicamente por omissão instala um xamp com acesso a todo o file system, a correr com privilégios elevados e a fazer bind não só ao loopback address como também aos endereços de rede.

Para malta mais pro e que se dá ao trabalho de verificar exactamente o que se está a passar é relativamente simples resolver o problema.
Os restantes vão ter uma falha de segurança gravíssima e não concordo nada com o autor do vídeo que isto não é preocupante. Não só é preocupante como é também um verdadeiro atestado de incompetência e me faz por em causa qualquer software por parte da AMD.
 
Back
Topo