1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Processador AMD Ryzen / Epyc / Threadripper

Discussão em 'Novidades Hardware PC' iniciada por Hellgardia, 30 de Janeiro de 2015. (Respostas: 4404; Visualizações: 368615)

  1. OCagarro

    OCagarro Power Member

    Até ao final do ano saem.
     
  2. sanyo_

    sanyo_ Power Member

    então queriam o quê? queriam que apenas houvesse praticamente a opção de processadores da intel como foi durante muitos anos? nunca estivemos melhor em termos de oferta de processadores, já em termos de gráficas.... se formos por esse lado nunca se compra nada, ontem saiu os ryzen, hoje o coffe lake, amanhâ a revisão dos ryzen, depois de amanhã saem os ice lake, o mercado é assim... digam-me como é que vocês se conseguiram decidir para comprar um tlm?
     
  3. Olissipo

    Olissipo Multo ovili, ad scientia.

    @fmlp

    Numa apresentação para investidores da semana passada.

    [​IMG]
     
  4. patCRUZ

    patCRUZ Power Member

    Avaliei o que era melhor para mim, e neste momento estou a fazer o mesmo... Dai o post que coloquei como uma dúvida técnica e o desabafo. Não tenho pressa na aquisição, por isso estou a avaliar se espero ou não. Simples.
     
  5. Stormgiant

    Stormgiant Moderador Corredor
    Staff Member

    podemos argumentar sobre os cpu's do topico aqui. sem problemas.
    se estás com duvidas em fazer upgrade agora ou esperar, cria um topico nas configurações e lá pode-se falar à vontade sobre todas as opções
     
  6. Raimundojcc

    Raimundojcc Power Member

    Estou muito curioso sobre que clocks vão conseguir fazer os ryzen +/refresh/2. Os ryzen actuais fazem os 4GHZ, mais é quase mito e menos é azar, no entanto a 4GHZ a performance em single ronda a de qualquer intel a ~3.7, o que coincide com os ~10% menos de IPC.

    Não entendo de processo de fabrico, alguém tem uma ideia porque os CPU não fazem mais clock? O processo é LPP para serem poupadinhos, está relacionado com isso, mas em que medida?

    Actualmente tenho meu ryzen a 3.7GHZ porque consigo manter o stock vcore, e estou com a mesma performance single que o meu i5 haswell tinha, mas a ver os i3 8350k fazer 5ghz 200cb em single por menos de 200e, dado que praticamente só uso o PC para jogar fico um pouco preocupado com a proxima geracao ryzen.
     
  7. eduardo007

    eduardo007 Power Member

    Tem a ver com processo de fabrico, tens tudo na google. Aquilo usa uns chips low power, é por isso que que eles são tão bons em perfomance/energia mas para overclock é pra esquecer infelizmente.
     
  8. Dark Kaeser

    Dark Kaeser Power Member

    Mais uma vez: tu desenhas um chip para um determinado processo de fabrico, tanto um como outro demoram anos.

    Problema: tudo incluindo os PDK disponibilizados pela GF - usualmente a partir do 0.5 - para o 14XM valeu de zero para a AMD.

    Porquê? O 14XM foi cancelado e a GF licenciou o 14nm da Samsung, ou seja toda informação que havia sobre o processo de fabrico foi para o lixo, e a partir daí tiveram de lidar com isso. É o que é.

    Para terem uma ideia:

    June 23, 2017
    https://www.anandtech.com/show/1155...nm-plans-three-generations-700-mm-hvm-in-2018

    isto apesar de na melhor das hipóteses só vermos produtos 7nm da GF no final de 2018, ou início de 2019.

    Óbvio que a Intel não tendo mais clientes a não ser os seus próprios chips pode optimizar o seu processo de fabrico em função dos seus chips e vice-versa, tem é depois o problema de conseguir adaptar esse processo de fabrico a qualquer outro produto, daí a dificuldade de atrair "clientes" para os seus processos de fabrico ;)
     
  9. nelsonfnsilva

    nelsonfnsilva Power Member



    Teste interessante, se bem me lembro alguns reviewers sempre disseram que só a velocidade da RAM é que era importante acima de tudo para os Ryzen, mas pelos vistos os timings também dão uma ajudinha nos fps.
     
  10. lagadu

    lagadu Power Member

    A velocidade de transferencia é clockspeed/timing por isso sempre que uma tarefa beneficiar de velocidade de transferencia, também benificia de timings mais apertados.
     
  11. SideWalker

    SideWalker Colaborador
    Staff Member

    Não necessariamente, tens tarefas muito sensíveis à latência que não precisam de grande largura de banda, bem como outras que beneficiam de muita largura de banda e são relativamente insensíveis à latência.

    A largura de banda/taxa de transferência é directamente proporcional à frequência. A latência é inversamente proporcional, para o mesmo numero de ciclos.

    Na prática, dependendo da configuração dos timings, pode acabar-se com latências reais menores com mais ciclos a maior frequência do que menos ciclos a frequência mais baixas.
    E muitas vezes os ganhos que se vêem em algumas tarefas com frequências mais elevadas derivam mais da menor latência conseguida do que propriamente da "velocidade" da memória.
    E com as frequências que se conseguem hoje em dia, cada ciclo extra que se coloca nas latências tem uma importância relativa cada vez menor, porque cada ciclo passa muito mais depressa do que no passado.
     
    Última edição: 14 de Outubro de 2017
  12. Roberto1973

    Roberto1973 Power Member

    Usando ddr4 3200 cl14 vs cl16 nota no desenpenho do ryzen nas tarefas pesadas e gaming em si.
     
  13. Stormgiant

    Stormgiant Moderador Corredor
    Staff Member

    tudo o que sobrecarregue um subsistema e tenha capacidade de influenciar a performance global, tem impacto.
    Por isso digo já à muitos anos que se compra plataformas e não cpu's.

    No entanto, existem sempre a curva do preço/performance e se até há uns anos atrás essa curva era quase sempre linear agora já não devido a todas as optimizações que as plataformas tem e à estupidez de velocidade com que alguns subsistemas interagem entre eles.
     
  14. Stormgiant

    Stormgiant Moderador Corredor
    Staff Member

    Mais um teste simples de quem trabalha a sério com ferramentas de trabalho. Gosto dos testes deste canal porque são simples e directos.
    7700K versus 1700 ( nenhum com OC )
     
  15. SideWalker

    SideWalker Colaborador
    Staff Member

    São exactamente iguais, à semelhança das ASRock ITX.
    Ou seja, é preciso ser nabo para ir pelas X370. :002:
     
  16. Ouroboros

    Ouroboros Power Member

    As X370 da Asrock tinham wifi e bluetooth melhores.
    Estas não sei.
     
  17. JPgod

    JPgod Moderador
    Staff Member

    Ter apenas 6 portas USB, nenhuma type-C e 3 saídas de audio que é completamente parvo...
     

Partilhar esta Página