Processador AMD Ryzen / Threadripper

Primeiro, actualizou a bios?
Segundo, o cs é antigo logo predominantemente single thread, nos jogos mais recentes casa vez mais são multithreaded logo comporta-se muito melhor
 
Fácil, zen2 ou zen+ ou lá o que quiseres chamar.
Será que o Zen + virá já entretanto?
Tem havido rumores minimamente sérios?

À uns meses apontavam para o refresh dos Ryzen ser em Fevereiro 2018, se for esta data ainda falta um bocado para haver descontos por causa disso.


Apontava para a redução de preço devido à maior competitividade da Intel. Os Ryzen são extremamente baratos de produzir devido à sua arquitectura, ao contrário dos Intel com 6 e mais cores.
A margem da AMD para jogar com preços é boa e deve estar a aproveitar isso mesmo.

É um pouco chato para quem comprou à relativamente pouco tempo, mas é a competitividade entre produtos/empresas a funcionar.


Primeiro, actualizou a bios?
Segundo, o cs é antigo logo predominantemente single thread, nos jogos mais recentes casa vez mais são multithreaded logo comporta-se muito melhor
Exacto.

Quanto mais recentes forem os jogos, melhor os ryzen se portam.
Mesmo em futuros jogos com dx12 e outras api's mais evoluídas melhor os muitos cores serão aproveitados.
 
Quanto mais recentes forem os jogos, melhor os ryzen se portam.
Mesmo em futuros jogos com dx12 e outras api's mais evoluídas melhor os muitos cores serão aproveitados.

Ya já me apercebi disso.. Até para correr Diablo III ele tem delays

Custam o que têm de custar. Um amigo montou ryzen 1600 agora com estas promos e está completamente desiludido. Para já só para meter as memórias a 3000mhz foi um pesadelo..

Leiam a partir daqui
https://forum.zwame.pt/threads/ryzen-overclock.988378/page-4#post-14991413
 
Os ryzen são pau para toda a obra. Os Intel ganham porque têm clocks acima da média. Isto em jogos antigos que não aproveitem as threads todas que ele tem. A Intel andou tanto tempo a dual e quad cores que eles fizeram sempre essas optimizações. Agora como foi dito. Jogos mais recentes com APIs recentes. adoram cores/threads com fartura :)
 
O Battlefield 1 é antigo? E não gosta de cores também? Então o porquê disto. Desculpem lá mas comprar um processador novo que já está tão atrás num Battlefield que usa as threads todas, para mim não é bom investimento para o meu dinheiro.

 
Última edição:
@Zorin Não tentes entrar nessa guerra santa que ainda levas com pedras em cima :-D

No fundo o hivemind criou a ideia que de um momento para o outro vamos tirar imenso proveito de imensos cores quando esse futuro ainda está um pouco distante. Há obviamente alguns casos excepção mas lá está, são excepções à regra.

  • Os jogos escalam mal em cores (por diversos motivos e é difícil paralelizar tudo de forma produtiva) e são extremamente sensíveis a latências em tudo: seja por clocks de cpu ou memória.
  • Na prática até o meu [email protected] dá uma tareia a qualquer R7 com OC em muitos workloads típicos de gamer normal.
  • Da mesma maneira num futuro imediato os novos i7 e i5 são superiores em performance nesse mesmo tipo de workloads dado os clocks elevados. Isto juntamente com menos défice de cores acabam por ser umas autenticas máquinas.
  • Apesar das BIOS já terem evoluído muito continua a ser mais fácil configurar memórias com clocks mais elevados em plataformas intel e isso vai notar-se em alguns workloads mais sensíveis a isso.
Tirando isto começam a vir a nuances que começam a dar vantagens à AMD:
  • Para casos GPU limited as diferenças praticamente desaparecem.
  • Disponibilidade de cores pode dar uma maior estabilidade à performance e diminuir a sensibilidade a oscilações de tarefas de background. Isto pode resultar em menos stutters ocasionais em jogos, por exemplo.
  • Preço! Este ponto está cada vez mais vantajoso para a AMD e com estas novas baixas de preços então começa a ser complicado pro lado da intel.
  • Cores extra vão devorar workloads multi-threaded. No entanto aqui tenho que realçar que não é para todos. Nem toda a gente passa a vida a fazer encodings, renders e afins. No entanto para os que fazem este tipo de workloads com regularidade têm praticamente a escolha feita.
Consequências:
  • Não há uma escolha certa universal e depende de vários factores.
  • Vejam em reviews para os workloads que fazem se há diferenças significativas que tenham muito peso na escolha.
  • Vejam o vosso budget e tentem apontar para a maior optimização de custo/performance (pagar mais 100-200€ para mais 1-2fps é simplesmente idiota).
  • Vejam o custo e features restantes da plataforma (nomeadamente motherboards).
  • Deviam todos ajoelhar perante a AMD por finalmente ter tornado o mercado de CPUs interessante :-D
 
Para casos GPU limited as diferenças praticamente desaparecem.

Então desculpa a minha ignorância, posso estar errado, mas daqui a 2 anos com as placas gráficas a serem melhores, imaginando uma gtx 2070 ou a nomenclatura que vai ter, não se começará a notar mais e mais as diferenças de performance e a gráfica ser menos bem utilizada em amd? O que hoje é limitado pela placa gráfica amanhã não será limitado pelo processador com a evolução de hardware nas placas gráficas?
 
CS:GO é antigo mas tem suporte multi-core. O problema dos Ryzen é mesmo o baixo clock aliado a um IPC mais baixo. O pessoal neste jogo quer 300 fps no mínimo por isso é que ficam desiludidos com os Ryzen. Nos restantes jogos onde querem entre 60 a 144fps os Ryzen dão conta do recado.

Se a AMD conseguir puxar os clocks nestes cpus na próxima geração terão aqui algo para competir a sério na parte gaming e não terão que rezar para que o jogo seja otimizado a todas as threads do cpu para compensar o baixo clock/ipc destes.
 
Última edição:
@Zorin Sim e não.
Tudo depende muito dos jogos.
Por exemplo, até hoje, o Crysis 3 (também sejamos sinceros, é o unico exemplo desde então) na missão welcome to the jungle é incapaz de entregar 60FPS com um bom frametime em quad cores/4 threads
O crysis 3 já foi lançado à imenso tempo, e embora os AMD FX fossem uma porcaria, devido aos extra cores essa zona não era problema quer para os FX com mais cores, quer para os i7.

Em todas as outras zonas, claramente a intel ganhava.
O que quero dizer com isto é que e a intel, é muito, mas muito boa mesmo a entregar frames com fartura, devido a uma optimização sem precedentes como @muddymind explicou.
No entanto caso algum dia, simplesmente algum jogo faça uso total decente desses cores, a AMD poderá até nem entregar o melhor framerate, mas poderá ser capaz de manter um framerate aceitavel nessas zonas aonde a intel possa vir a ser problema.

Se acho que isso vá acontecer?
Sinceramente.. não.. Como disse o Crysis 3 foi apenas quase o unico exemplo em que os FX se portaram bem face à intel (em jogos), os Ryzen mandaram um grande salto, mas continuo a achar que o performance por core superior com uma quantidade de cores aceitavel para os jogos em questão vai prevalecer a muitos cores.
Novamente, o que o @muddymind disse é super verdade, os jogos simplesmente não são simples de pararelizar, não é como processar um fractal ou converter videos, em que simplesmente os encoders entregam um frame a cada core de CPU ou gráfica e manda ir processando.
Os cores nos jogos tem tarefas especificadas para cada core, e se um se enterrar a 100% numa função, vai fazer com que os restantes se atrasem (teoricamente).

O finewine dos ryzen vai depender muito das novas APIs e dos developers dos jogos.
Há jogos como o Civilization em que a intel perde para os Ryzen, por isso vai sempre depender muito das implementações, porém acho que a intel vai ganhar 99% dos casos.

Agora os motivos que possam prender as pessoas aos ryzen, está no preço e no tipo de workload que trabalham.
Um Ryzen 3 continua sem concorrência isto porque os i3 da intel obrigam a que invistas numa board Z ficando bem mais caro.
Os i5 locked embora seja muito bons, implica também que optes por uma board Z, ou seja enquanto a intel não meter o resto das boards cá fora, para muita gente a intel está fora de questão.
Agora para o mercado mais high-end e gaming a AMD não é opção na minha opinião.
 
Então desculpa a minha ignorância, posso estar errado, mas daqui a 2 anos com as placas gráficas a serem melhores, imaginando uma gtx 2070 ou a nomenclatura que vai ter, não se começará a notar mais e mais as diferenças de performance e a gráfica ser menos bem utilizada em amd? O que hoje é limitado pela placa gráfica amanhã não será limitado pelo processador com a evolução de hardware nas placas gráficas?

Ponto quase válido excepto pelo seguinte: tal como o @Lima08 referiu se 4k começar a ser norma duvido que o CPU se torne o factor limitativo durante as próximas gerações de gráficas.
 
CS:GO é antigo mas tem suporte multi-core. O problema dos Ryzen é mesmo o baixo clock aliado a um IPC mais baixo. O pessoal neste jogo quer 300 fps no mínimo por isso é que ficam desiludidos com os Ryzen. Nos restantes jogos onde querem entre 60 a 144fps os Ryzen dão conta do recado.

Se a AMD conseguir puxar os clocks nestes cpus na próxima geração terão aqui algo para competir a sério na parte gaming e não terão que rezar para que o jogo seja otimizado a todas as threads do cpu para compensar o baixo clock/ipc destes.

Exactamente o porque eu não tenho pressa, eu vou esperar até 2019 e se os Ryzen 3 aka Zen 2 conseguirem fazer 5ghz aliado com boost IPC e as rams tiveram em conta de novo vai ser upgrade certo.
 
Os próximos Ryzen se fizerem mais 200MHz já vai ser excelente, mais 250-300MHz então fantástico mesmo.
Os processos de fabrico a que AMD tem acesso são feitos mais para eficiência do que para frequências elevadas.

As melhorias da revisão do Ryzen serão mais no sentido de optimizar o cpu em si, o controlador de memória e o processo de gestão de energia [para gastar menos quando não está totalmente em full load] - imagino eu.
Um ganho de 200MHz já seria excelente.

Também um Ryzen optimizado que entre aumento de frequência dos 200MHz+optimizações tivesse ~10% de aumento de performance e sem problemas de compatibilidades para ter ddr4 a 3600mhz, já era uma melhoria interessante.



Aqueles que precisam de ter 800 a 900 fps no CS são uma minoria.
 
Ponto quase válido excepto pelo seguinte: tal como o @Lima08 referiu se 4k começar a ser norma duvido que o CPU se torne o factor limitativo durante as próximas gerações de gráficas.

Então estimas que jogar 4k a 144hz é carta fora do baralho nos próximos anos? Obrigado pelos esclarecimentos.

Aqueles que precisam de ter 800 a 900 fps no CS são uma minoria.

Aqueles que precisam de jogar Battlefield 1, Battlefront e todos os futuros Battlefields a 144hz também são uma minoria?
 
Que bicho chegou aqui ao escritório:

JFKnHwK.jpg


Threadripper 1900X
Aorus Gaming 7
32GB ram
3x 1080ti

:D mas vai ser para trabalho!
 
Back
Topo