Processador AMD Ryzen / Threadripper

Dobro os votos!
É só boards matx cheapo... Para ter uma vrm em condiçoes e bem refrigerada, um nic bom, audio usável, uns slots nvme e umas boas portas usb 3/3.1... só em atx com todo aquele real estate e slots inuteis... :lick1:
Itx é simplesmente demasiado castrante, matx é (quase) sem compromissos.

Hoje em dia o matx deveria ser o standard, honestamente há poucos motivos para o atx o ser fora motivos históricos. Pouca gente utiliza mais que 1 ou 2 slots... Matx serve para 99% das utilizações...

Antigamente, à muito tempo atrás, justificava se porque se boards não tinham "nada" extra. Tinhas de ter uma placa de som, uma placa de rede, uma vga, um modem talvez ou uma placa de captura.. Hoje em dia as boards cobrem quase tudo e bem...

E para workstations com muita expansibilidade... Ok, atx ou até eatx como já temos visto, para malta com i9 e Threadripper que necessitam de 4 vga para trabalho e afins.

Vocês usam mid towers em sistemas mATX ou usam caixas tb pequenas ?

Por acaso não acho piada nenhuma a boards mATX :rrotflm:

Tenho uma mid, mas é uma caixa custom, feita para watercooling, é uma Parvum r1.0.

Isso do pouca piada creio que advém dos motivos históricos não? Algo que não estás habituado talvez, sempre teve atx? Digo isto porque é o que vejo, placas atx sem uso nenhum da expansibilidade.

Estamos a pagar extra por tudo isso, acabando por inflacionar o preço do que vende menos, na verdade se o standard fosse matx teríamos boards mais baratas sem compromissos.

Esta mudança se viesse a acontecer seria visto também nas caixas, as mid passavam a ser o normal, teríamos caixas mais batatas, menos material para as fazer mas vendas em quantidade.

Até do ponto de vista ambiental faria sentido mas isso é outra conversa inteiramente :)
 
Última edição:
Esta mudança se viesse a acontecer seria visto também nas caixas, as mid passavam a ser o normal, teríamos caixas mais batatas, menos material para as fazer mas vendas em quantidade.

Até do ponto de vista ambiental faria sentido mas isso é outra conversa inteiramente :)

Sabes que isso não é tão linear como dizes!? Tudo depende do mercado e das "modas".

Tens caixas itx mais caras que certas atx portanto não é pelo tamanho e pela quantidade de material utilizado que se faz o preço das coisas.

Assim de-repente, sem querer aprofundar muito o tema até porque o tópico é sobre processadores, existem muitos factores que influenciam (inflacionam) o preço das coisas, mas os principais serão oferta-procura, qualidade (ou falta dela), factor novidade.

Olha o exemplo das rams. Neste momento estão caras porque usam mais material? Porque é tecnologia nova? Não, estão caras porque o mercado esta ao rubro na compra de memórias (oferta-procura).

Portanto o que dizes acerca dos preços, neste caso poderá nunca se vir a verificar.

Em todo o caso estou de acordo contigo, as board atx estarão desajustadas para aquilo que a maioria quer. No meu caso ando a procura de uma board apenas com uma slot pci-e 16x, 4 slots para ram, de boa qualidade e não consigo encontrar. Tenho de optar uma board cheia de slots que não me fazem falta nenhuma se quero uma board de nível superior.
 
Sabes que isso não é tão linear como dizes!? Tudo depende do mercado e das "modas".

Tens caixas itx mais caras que certas atx portanto não é pelo tamanho e pela quantidade de material utilizado que se faz o preço das coisas.

Assim de-repente, sem querer aprofundar muito o tema até porque o tópico é sobre processadores, existem muitos factores que influenciam (inflacionam) o preço das coisas, mas os principais serão oferta-procura, qualidade (ou falta dela), factor novidade.

Olha o exemplo das rams. Neste momento estão caras porque usam mais material? Porque é tecnologia nova? Não, estão caras porque o mercado esta ao rubro na compra de memórias (oferta-procura).

Portanto o que dizes acerca dos preços, neste caso poderá nunca se vir a verificar.

Em todo o caso estou de acordo contigo, as board atx estarão desajustadas para aquilo que a maioria quer. No meu caso ando a procura de uma board apenas com uma slot pci-e 16x, 4 slots para ram, de boa qualidade e não consigo encontrar. Tenho de optar uma board cheia de slots que não me fazem falta nenhuma se quero uma board de nível superior.

Tenho perfeita noção do que falas daí ter mencionado produção em quantidade (escala..), e o preço inflacionado (de boards itx e matx) que até gastam menos componentes mas são mais dispendiosas, devido à falta de vendas, por outro lado não vendem por falta de escolha com qualidade...enfim.

Tipo vidro temperado, era caro, agora até caixas baratas tem isso nos 4 lados. Rgb e afins.. Modas.

Estamos de acordo no essencial da questão (atx e a sua necessidade enquanto padrão), não vale a pena alongar o tema realmente não sendo o tema do tópico :)
 
Última edição:
Era bom que chegasse por estas bandas, mas já estou a ver as lojas nacionais a "desbundelar" isto para duplicar o preço das 580...

Duvido que seja possível "desbundelar", vão existir compromissos. Não quer dizer que depois isso não aconteça, mas feito por canais não oficiais, nas lojas não.
 
Ok já consegui perceber isto:

G.Skill aus der TridentZ-Serie (Samsung B-Die, Single Rank) ohne größere Probleme mit DDR4-3600 ansteuern – abgesehen von den Primärtimings (16-16-16-1T) nutzen alle anderen Timings die Automatik-Funktion. 1,4 Volt sind dafür notwendig.

no entanto eles estão a usar algo que chamam "The Stilt" settings,


https://www.techpowerup.com/download/ryzen-timing-checker/

Não percebi se a Crosshair VII já tem estes settings nas opções de memória na Bios.

o que resumidamente dá os seguintes ganhos:




https://www.computerbase.de/2018-04...amm-total-war-warhammer-speicheroptimierungen
 
A minha Asus ROG Strix X-470F já está a caminho, com previsão de chegada quinta-feira dia 26, comprado em portugal.

Acabei por escolher a Strix em vez da Crosshair VII porque sinceramente o overclock num 2700x entre board de topo e board "boa" é minúsculo, a não ser que queiras algo extreme phase cooling que precises mesmo de um VRM ridiculamente overkill.... A minha ideia até é não fazer overclock manual (que normalmente fica-se nos 4.25ghz all cores), para deixar o precision boost overdrive fazer tudo automatico, que aparentemente está brutal nos resultados alcansados (4,3ghz all cores em gamming, porque num jogo os threads nunca atingem 100% load).

Pelo que andei a ler, o overclock manual casual está "morto" com o novo XFR2+precision boost. O algoritmo é inteligente o suficiente para saber até onde pode ir, e é bastante agressivo onde vai desde que o cooling permita.

Onde normalmente o pessoal faz tradicionalmente overclock a todos os cores manualmente e depois faz testes de estabilidade em Full load 100% burn, acaba por ficar com um OC mais baixo. Se for automatico, como nos jogos nunca atinge 100% full burn load, o algoritmo deixa aumentar a frequencia até mais alto. A diferença é normalmente entre jogar a 4,2ghz all cores e ter alguns cores "quase a dormir" e jogar a 4,35ghz nos cores que estão ativos no gamming, e aí o CPU já aguenta porque não estão a 100%.


Anyways, é testar, mas é o que tenho visto ;)
 
Última edição pelo moderador:
E é o que acontece. ;)
A variação de frequência é incrivelmente dinâmica, nestes CPUs. O Precision Boost 2 faz mesmo o melhor uso possível dos multiplicadores em degraus de 0,25 para optimizar a frequência em cada momento.
Fora casos de amostras douradas que façam 4,4GHz ou mais de forma estável, não vejo mesmo justificação para "overclocks" de 4,1~4,2 GHz. O que se ganha não compensa o que se perde.

Isto falando do 2700X. Os outros poderão ter margem para melhores ganhos, em relação aos clocks de origem. Particularmente os "não X".
 
Aqui tem um vídeo interessante a mostrar o dito xfr etc em funcionamento https://www.reddit.com/r/Amd/comments/8ea753/xfr2_at_work_during_rottr_bench/

Isto também é relevante para o tema:
https://i.redd.it/evni0utcdnt01.png
evni0utcdnt01.png
 

4300mhz, 8 cores em BF1, automático com o precision boost overdrive ... o overclock manual do CPU está "morto" ;)

Agora o que conta é overclock/tweaking das memórias (frequencia + timmings), ter um bom cooling, e uma boa board com bom power delivery. E deixar o Ryzen fazer o resto.
 
Back
Topo