Processador AMD Ryzen / Threadripper

A Vega 10 do 2700 deve ficar bem mais próxima.
O problema maior é que, do que tenho visto, a maior parte dos fabricantes, numa enorme demonstração de imbecilidade, põe estes APUs cá fora com memória em single-channel, que mata completamente a performance do IGP. E muitos já nem deixam adicionar memória ao segundo canal.
 
O problema maior é que, do que tenho visto, a maior parte dos fabricantes, numa enorme demonstração de imbecilidade, põe estes APUs cá fora com memória em single-channel, que mata completamente a performance do IGP. E muitos já nem deixam adicionar memória ao segundo canal.

Verdade seja dita que isso também acontece com os Intel.
Nos dias que correm, procurar por um bom portátil, é frustrante. Tens muitos portáteis no mercado que se olha para as specs na diagonal e são "perfeitos", para depois terem um detalhe que estraga tudo. Ou têm processadores Quad core com memória single channel, ou ecrãs terríveis, ou discos mecânicos, ou não deixam expandir a memória, ou o M.2 é limitado a 2242, ou só têm portas usb-c, etc etc.
E muitos destes portáteis, nem sequer são baratos.
Às vezes parece que as marcas fazem de propósito. Só apetece pegar no portátil e bater com ele na cabeça da pessoa que toma aquelas decisões.

Sorry pelo offtopic.
 
A Vega 10 do 2700 deve ficar bem mais próxima.
O problema maior é que, do que tenho visto, a maior parte dos fabricantes, numa enorme demonstração de imbecilidade, põe estes APUs cá fora com memória em single-channel, que mata completamente a performance do IGP. E muitos já nem deixam adicionar memória ao segundo canal.

Não percebo mesmo esta de limitar a single channel. Se tivesse 2 slots, mas apenas um estivesse ocupado (permite poupar na compra e depois rapidamente expande, como já o fiz no passado)

O DELL do meu emprego embora tenha um i5 4210U, de 15w não considero um ultrabook puro, mas só tem um único slot de memória! Alem de limitar à single channel, fica preso a 8 GB e caso queria upgrade para 16 GB single dimm fica ai 50% do preço de comprar uma maquina nova!!! (350 dólares com impostos).

E não foi falta de espaço, ocuparam-no com uma inútil drive de DVD. Podiam muito bem não ter drive DVD, ter um segundo channel e um M2/ segundo HDD.

Resultado, a maquina é lenta em tudo que precisa de IO e memória. O melhor que posso fazer é meter um SSD.

E ecrãs nem vale a pena comentar. 1366x768 TN ranhosos...

Hoje para comprar um portátil tem que ficar atendo à estas coisas WTF.

Ou seja estes portáteis AMD, tens um 4C/8T e um bom IGP e depois capa com single channel. Mesmo com dual channel já limitas, imagine assim!
 
Última edição:
Eh pá, eu no meu post nem fui "picuinhas". Se começo a falar de portáteis, ainda me transformo num terrorista, tal é a estupidez que anda esse mercado. :D

Por exemplo, só falando de portáteis caros. Os últimos Macbooks têm um teclado que não presta para nada, as teclas deixam de funcionar, etc (Noticia de hoje, parece que vão fazer um recall ou lá o que é). O último Dell XPS 13 é pior em toda a linha que o anterior. O ultimo Thinkpad Carbon, é mais rápido com um i5 de que com um i7 (Throttling), além de ser um aquecedor, a não ser que se use o XTU da Intel. Um dos Thinkpads (o L ou o E, não me lembro), fica com tantas dedadas que parece que o dono andou a estrelar ovos em cima dele.

Para não falar em situações ridículas, como ter que descolar os apoios de borracha para desapertar parafusos, pedirem 70€ por um conector sata proprietário e outras coisas anti-consumidor.

Desculpem lá o desabafo. Se isto for muito offtopic, apaguem ou mudem para outro lado. :)
 
.... O ultimo Thinkpad Carbon, é mais rápido com um i5 de que com um i7 (Throttling), além de ser um aquecedor, a não ser que se use o XTU da Intel. Um dos Thinkpads (o L ou o E, não me lembro), fica com tantas dedadas que parece que o dono andou a estrelar ovos em cima dele....
Tenho um colega de trabalho com um Carbon novo com i7 e não me pareceu uma torradeira... Pelo menos por agora...

Esta semana configurei 2 E480 e 0 problemas de dedadas.
 
Eh pá, eu no meu post nem fui "picuinhas". Se começo a falar de portáteis, ainda me transformo num terrorista, tal é a estupidez que anda esse mercado. :D

Por exemplo, só falando de portáteis caros. Os últimos Macbooks têm um teclado que não presta para nada, as teclas deixam de funcionar, etc (Noticia de hoje, parece que vão fazer um recall ou lá o que é). O último Dell XPS 13 é pior em toda a linha que o anterior. O ultimo Thinkpad Carbon, é mais rápido com um i5 de que com um i7 (Throttling), além de ser um aquecedor, a não ser que se use o XTU da Intel. Um dos Thinkpads (o L ou o E, não me lembro), fica com tantas dedadas que parece que o dono andou a estrelar ovos em cima dele.

Para não falar em situações ridículas, como ter que descolar os apoios de borracha para desapertar parafusos, pedirem 70€ por um conector sata proprietário e outras coisas anti-consumidor.

Desculpem lá o desabafo. Se isto for muito offtopic, apaguem ou mudem para outro lado. :)

Já desapareceram com as tampas de serviço (acesso ram/hdd) maior parte dos portáteis. Vai dando graças enquanto ainda "deixam" abrir os portáteis e não metem parafusos proprietários ou simplesmente colam aquilo tudo de forma a não dar para voltar a montar.
 
Por causa da estrutura monolítica do die intel eles vêm-se aflitos com as unidades boas que fica no processo de fabrico. Já a AMD junta uns quantos dies num chip enorme mas a perca não é tão grande em caso de falha. E permite reduzir o preço final ao consumidor. :)
 
A pergunta talvez seja futurologia, mas acham que os próximos CPU Zen 2 vão funcionar nas actuais boards? Que o socket continuará ainda a ser AM4 penso que não à dúvida, a AMD já confirmou, mas o chipsets actuais terão compatibilidade?

O que poderá trazer um futuro chipsets nos Zen2 que tornasse inviavel o update? Que features e suporte a novas tecnologias poderão estar na calha no próximo lançamento?
 
Última edição:
A pergunta talvez seja futurologia, mas acham que os próximos CPU Zen 2 vão funcionar nas actuais boards? Que o socket continuará ainda a ser AM4 penso que não à dúvida, a AMD já confirmou, mas o chipsets actuais terão compatibilidade?

O que poderá trazer um futuro chipsets nos Zen2 que tornasse inviavel o update? Que features e suporte a novas tecnologias poderão estar na calha no próximo lançamento?
DDR5 e PCIe 4? Mas não sei se são finalizadas a tempo, nem se a AMD está a planear suportá-las no ZEN 2.

Entretanto: https://www.anandtech.com/show/1297...istol-ridge-dropped-from-certain-motherboards
 
Back
Topo