Processador AMD Ryzen / Threadripper

@possessed a AMD rebentou com a escala toda. Fez-nos passar de 4 cores para 8 cores num instante e agora para 32 cores. Pela Intel ainda andávamos com 2 cores e HT. E aí é falta de comunicação. Mas o SO não está preparado para tantos núcleos. aliás nem o software.
 
Não vejo culpa nenhuma da AMD mas sim da Microsoft, senão teríamos o mesmo problema em *nix.
Muito provavelmente estará relacionado com a limitações implementadas em Windows de x cpus e y cores que não deve gostar de tanto core.
Ha testes em Windows Servers a ver se o mesmo se mantém?
 
Ninguém disse que a culpa seria da AMD. Apenas a AMD devia ter precavido esta situação, ou falando com a Microsoft ou desaconselhar benchs em Windows
 
A culpa do Windows agora é da AMD ?!??!!?!!?

A AMD, muito antes de lançar qualquer processador, testa-os nos principais Sistemas Operativos. Então um processador como o TR, é óbvio que vai testar em Windows e os resultados do 2990WX não são maus, são péssimos.
Como é óbvio, a AMD comunica com a Microsoft e nunca devia ter lançado este processador enquanto estes problemas não estivessem resolvidos.

Não vejo culpa nenhuma da AMD mas sim da Microsoft, senão teríamos o mesmo problema em *nix.
Muito provavelmente estará relacionado com a limitações implementadas em Windows de x cpus e y cores que não deve gostar de tanto core.
Ha testes em Windows Servers a ver se o mesmo se mantém?

Não há limitações a nível de cores suportados entre o Windows 10 e as versões Server. Ambos têm 256 cores como limite.
O Windows 10, por razões de licenciamento, "só" suporta 2 sockets, menos a versão "Pro for Workstations" que suporta 4 sockets. Atenção, isto são sockets físicos e não cores/threads. O 2990WX está longe dos limites e servidores com 32 ou mais cores não são raros.

A performance do 2990WX nas versões Server (2016 e 2019 Beta) ainda é pior que em Windows 10. No 2016 é normal. A versão do NT Kernel é de 07/2016. Não sei que versão está a ser usada na Beta do 2019.
Exemplo:

3jGESCa.png


Este é apenas um exemplo. https://openbenchmarking.org/result/1808207-AR-1808164RA86 Neste Link estão uma enorme quantidade de benchmarks com, o Windows 10, 2016, 2019 Beta, Ubuntu 18.04.1, Clear Linux (que é uma distro da Intel) e OpenSuse Tumbleweed. Esqueçam os resultados no Zorin, porque é usado um Dual Intel Xeon X5650 (Isto são Westmeres de há muitos anos atrás).
Os testes têm a data de ontem, de 20 de Agosto 2018.
A norma é Windows perder quase sempre para Linux e o Windows 10 ter melhor performance que as versões Server.
 
Última edição:
Mas quem é que vai usar um CPU segmento HEDT para correr windows ?

No segmento de Business Inteligence e Retail o Windows é muito usado por exemplo. Para não falar no mercado pro-consumer para aqueles que preferem não ter que pagar por uma workstation Apple para edição de imagem/filmes e renderização

Há uma falha grave de comunicação entre a AMD e a MS, já no lancamento dos primeiros Rizen tambem foi o descalabro, aplicações nomeadamente jogos que corriam melhor com o SMT desligado Power plans desajustados etc, com uns patches do win10 foi ao sitio.

Com o Linux é mais facil pois os engeninheiros da AMD podem fazer commit de codigo. Isto já vem de varios anos a AMD tem que melhorar a relação com as software houses especialmente a MS que faz o SO mais usado no mundo.

Isto e mau tanto para a AMD e a MS que vê cada vez mais o seu sistema operativo perder mercado no mercado de servidores, portanto e no interesse de todos trabalhar em conjunto.
 

Sim, mas especifico a se ter 16 cores com acesso directo a RAM e outros 16 que acedem por "proxy". Não me lembro de ver estas diferenças no Epyc.
Aposto que esteja relacionado com o Scheduler de Windows ou com os compiladores em Windows, especialmente o gcc.
Seja como for, não devia ter vindo para o mercado nestas condições. Oh well....
 
No segmento de Business Inteligence e Retail o Windows é muito usado por exemplo. Para não falar no mercado pro-consumer para aqueles que preferem não ter que pagar por uma workstation Apple para edição de imagem/filmes e renderização

Há uma falha grave de comunicação entre a AMD e a MS, já no lancamento dos primeiros Rizen tambem foi o descalabro, aplicações nomeadamente jogos que corriam melhor com o SMT desligado Power plans desajustados etc, com uns patches do win10 foi ao sitio.

Com o Linux é mais facil pois os engeninheiros da AMD podem fazer commit de codigo. Isto já vem de varios anos a AMD tem que melhorar a relação com as software houses especialmente a MS que faz o SO mais usado no mundo.

Isto e mau tanto para a AMD e a MS que vê cada vez mais o seu sistema operativo perder mercado no mercado de servidores, portanto e no interesse de todos trabalhar em conjunto.

Tinha ideia que a SAP e Oracle usam mais sistemas *NIX que windows.
https://www.statista.com/statistics...-held-by-business-analytics-software-vendors/
 
É bom vir mais competição no mercado mobile também! Parece incrível como mesmo assim anda em Portugal um computador da HP com Ryzen 2500u + Vega 8, 2x4gb 2400mhz + 128gb SSD M2 e peso de 1,77kg com ecrã de 15 polegadas - custa 500€ - e as pessoas continuam a preferir outros modelos Intel+nvidia ou mais caros ou com pior performance!
 
É bom vir mais competição no mercado mobile também! Parece incrível como mesmo assim anda em Portugal um computador da HP com Ryzen 2500u + Vega 8, 2x4gb 2400mhz + 128gb SSD M2 e peso de 1,77kg com ecrã de 15 polegadas - custa 500€ - e as pessoas continuam a preferir outros modelos Intel+nvidia ou mais caros ou com pior performance!
Onde viste esse preço? Eu não aconselho porque não o vejo á venda em lado nenhum.
 
Onde viste esse preço? Eu não aconselho porque não o vejo á venda em lado nenhum.

Procura por HP 15-DB0007NP.
Nota. Esse portátil tem alguns contras. Por exemplo, a placa wireless é norma N, o ecrã é 1366 e o chassis desse portátil é uma bela *****.
É apenas uma opinião pessoal, mas consegue-se melhor, talvez não ao mesmo preço, mas por pouco mais.
Um portátil não é só o cpu que tem.
 
Olá!

Onde viste esse preço? Eu não aconselho porque não o vejo á venda em lado nenhum.

Conhecidas grandes superfícies comerciais! Não posso mencionar nomes aqui penso eu!

Procura por HP 15-DB0007NP.
Nota. Esse portátil tem alguns contras. Por exemplo, a placa wireless é norma N, o ecrã é 1366 e o chassis desse portátil é uma bela *****.
É apenas uma opinião pessoal, mas consegue-se melhor, talvez não ao mesmo preço, mas por pouco mais.
Um portátil não é só o cpu que tem.

Não concordo! O ecrã de 1366x768 é suficiente para 15 polegadas. 1080p oferece mais definição, certo! Mas não acho um ponto tão fulcral em monitores deste tamanho, até porque a maior parte das pessoas acabam por utilizar escalamento!

O chassis não é de todo dos melhores, mas mais uma vez acho mais que suficiente e não vejo porque motivo possa impedir alguém de o comprar!

Sinceramente preferia pagar 500€ por esse modelo, do que 700€ por i5 8250u + MX150 ou os mesmos 500€ por i5 8250u + Intel HD e sem SSD, e claro mais pesado! Este modelo da HP pesa 1,77 kg.

É um excelente portátil agora para o regresso às aulas ou para quem não precise de nada por aí além e queira gastar pouco! Este processador é muito bom e a Vega 8 safa-se muito bem nos títulos mais jogados :)

Mera opinião pessoal.
 
Última edição:
Não concordo! O ecrã de 1366x768 é suficiente para 15 polegadas. 1080p oferece mais definição, certo! Mas não acho um ponto tão fulcral em monitores deste tamanho, até porque a maior parte das pessoas acabam por utilizar escalamento!

Ou nunca usaste um portátil com 1366 de resolução, de forma intensiva, ou então não sei como podes ter essa opinião.
1080p não oferece "só" mais definição. Com 1080p tens muito mais espaço com a mesma escala e layout.
Eu conheço programas que saem fora dos 768 pixeis de altura.
1366 é miserável. 1600 X 900 é o mínimo.

O chassis não é de todo dos melhores, mas mais uma vez acho mais que suficiente e não vejo porque motivo possa impedir alguém de o comprar!

É uma porcaria. Já tive que abrir 2 (Um AMD A9 e um Intel) e é um pesadelo e a qualidade é miserável. O touchpad é do pior que já vi e o teclado é bastante fraco.
Pior só um Dell Vostro recente que me passou pelas mãos, que nem o Diabo se lembrava de fazer algo tão mau.

Sinceramente preferia pagar 500€ por esse modelo, do que 700€ por i5 8250u + MX150 ou os mesmos 500€ por i5 8250u + Intel HD e sem SSD, e claro mais pesado! Este modelo da HP pesa 1,77 kg.

Por 600€ arranjas um 8250U, com 8 GB de RAM, Wireless AC, 256 GB de SSD e os 1366 de resolução. Mais 100€ e tens 1080p

É um excelente portátil agora para o regresso às aulas ou para quem não precise de nada por aí além e queira gastar pouco! Este processador é muito bom e a Vega 8 safa-se muito bem nos títulos mais jogados :)

Mera opinião pessoal.

Só mesmo quem só possa gastar 500€ e jogos seja muito importante. Quase tudo o resto é miserável.

Mera opinião pessoal.
 
Ou nunca usaste um portátil com 1366 de resolução, de forma intensiva, ou então não sei como podes ter essa opinião.
1080p não oferece "só" mais definição. Com 1080p tens muito mais espaço com a mesma escala e layout.
Eu conheço programas que saem fora dos 768 pixeis de altura.
1366 é miserável. 1600 X 900 é o mínimo.



É uma porcaria. Já tive que abrir 2 (Um AMD A9 e um Intel) e é um pesadelo e a qualidade é miserável. O touchpad é do pior que já vi e o teclado é bastante fraco.
Pior só um Dell Vostro recente que me passou pelas mãos, que nem o Diabo se lembrava de fazer algo tão mau.



Por 600€ arranjas um 8250U, com 8 GB de RAM, Wireless AC, 256 GB de SSD e os 1366 de resolução. Mais 100€ e tens 1080p



Só mesmo quem só possa gastar 500€ e jogos seja muito importante. Quase tudo o resto é miserável.

Mera opinião pessoal.

Novamente discordo de ti! Eu em portáteis 1080p uso scaling de 150% o que vai dar ao mesmo basicamente... provavelmente estás demasiado habituado a resoluções mais altas e tens boa visão! Mas não podes simplesmente afirmar que 1366x768 em 15 polegadas é miserável quando isso foi a norma durante quase uma década :) A mim pessoalmente não faz nenhuma confusão, só evita que aumente o scaling do windows. Se falarmos de websites, basta usar a lupa do browser e afastar. Sem também deixar de mencionar o facto de que muitas aplicações no Windows se dão mal com escalamento.

O tamanho de monitor mais comum (24 polegadas) tem 1080p, equivalente a cerca de 91ppi. 1080p a 15 polegadas equivale a 146ppi. Não compreendo como o primeiro caso é o mainstream e mais aceite/utilizado, e achas que é quase fulcral ter 146 num portátil!

É evidente que não podes esperar a melhor qualidade do mundo num chassis de um portátil de 500€. Mas isso não é assim só com este modelo, é assim com praticamente todos nesta faixa de preços e até muitos de 700€. Se experimentares abrir um vivobook S14 da Asus (dos novos) vais ver que também tem péssima qualidade, e custa bastante dinheiro. Não acho factor impeditivo para alguém deixar de comprar. O touchpad não posso comentar porque não utilizo.

Muito sinceramente eu não pagava mais 100€ só para ter 1080p em 15 polegadas e ainda por cima ficar com pior performance overall, mais peso, menos portabilidade. Mas isto é o meu ponto de vista :)

Das pessoas que conheço e que querem ajuda na recomendação de um portátil económico agora para as aulas/faculdade e jogar um "Dota/LoL", tem sido tudo "corrido" com este modelo da HP 2500u.
 
Última edição:
Back
Topo