Processador AMD Ryzen / Threadripper

Eu gostava de saber é porque se instala o ryzen master num cpu de linha mainstream. Para quem quer máximo desempenho faz afinações na bios, não vai sobrecarregar o SO com tralha a correr em background.
 
Eu gostava de saber é porque se instala o ryzen master num cpu de linha mainstream. Para quem quer máximo desempenho faz afinações na bios, não vai sobrecarregar o SO com tralha a correr em background.

Sim isto é mais ou menos verdade o Ryzen Master é uma ferramenta brutal mesmo para mainstream, tenho a certeza que existe muita gente a usar de forma inteligente.

Eu por acaso tenho instalado e foi por curiosidade mas uso a Bios para tudo.
 
AMD Could Cut Prices of 2nd Gen Ryzen "Pinnacle Ridge" Processors

fEle2qgoZkhPoWi2.jpg
 
A meu ver o Ryzen Master tem a sua utilidade. No meu caso tenho os clocks e voltagens do processador stock na bios, apenas com uns toques. Quando necessito do overclock abro o Ryzen Master e aplico o perfil que criei com o overclock. Desse modo o computador inicia sempre com os valores stock e se necessário aplico o overclock sem ter de reiniciar e alterar na bios.
 
Ryzen Master é uma excelente aplicação e tem utilidade sim até mesmo no mainstream Zen, eu por acaso não uso mas testei e sim funciona 5 estrelas e nos Zen+ então podes fazer tudo mesmo, claro á que ler e pesquisar antes de activar o que seja.
 
A meu ver o Ryzen Master tem a sua utilidade. No meu caso tenho os clocks e voltagens do processador stock na bios, apenas com uns toques. Quando necessito do overclock abro o Ryzen Master e aplico o perfil que criei com o overclock. Desse modo o computador inicia sempre com os valores stock e se necessário aplico o overclock sem ter de reiniciar e alterar na bios.
Nao eesquecer que OC on the fly acarreta riscos. A fiabilidade e estabilidade do mesmo e sempre imprevisivel!
 
Eu andava bastante indeciso nas recomendações entre os i5 8400 e os R5 2600, mas...
Atualmente a única escolha é obvia, exceptuando se a vontade do comprador for mesmo forçamente ir de intel nestas gamas de preço/performance.
 
Nao eesquecer que OC on the fly acarreta riscos. A fiabilidade e estabilidade do mesmo e sempre imprevisivel!

Gostava de saber que riscos são esses, aplicar OC por software no OS tanto seja no Ryzen master para AMDs como no Intel XTU acarreta tantos riscos como aplicar na BIOS. Para um quick OC que é estavel sem ter que mexer em voltagens as apps funcionão muito bem no maximo levam um bluescreen, é reiniciar e fica default.

Agora vir dizer que o "GAME mode" é apenas "GAME mode"(ehh, deves em quando) e a culpa e do utilizador num utilitario da MARCA é puxar ao fanboyismo por amor da santa.
 
Gostava de saber que riscos são esses, aplicar OC por software no OS tanto seja no Ryzen master para AMDs como no Intel XTU acarreta tantos riscos como aplicar na BIOS. Para um quick OC que é estavel sem ter que mexer em voltagens as apps funcionão muito bem no maximo levam um bluescreen, é reiniciar e fica default.
Os riscos sao simples, data loss e data corruption por exemplo sao bastante mais comuns... E a diferenca entre alterares parametros base do sistema atraves de uma app no sistema operativo ou faze-lo na bios e que as Bios hoje em dia fazem um pre-stress test de verificacao dos parametros introduzidos e se os mesmos estao minimamente estaveis (os designados loops de arranque). Mesmo tendo os parametros pre-definidos na aplicacao testados e estaveis, nao implica que ao fazeres apply haja um erro no output das voltagens por exemplo, allem disso ha opcoes que nao consegues alterar na aplicacao.
Nota: softwares de OC ja existem desde os inicios dos anos 2000 como por exemplo o famoso ClockGen!
Agora vir dizer que o "GAME mode" é apenas "GAME mode"(ehh, deves em quando) e a culpa e do utilizador num utilitario da MARCA é puxar ao fanboyismo por amor da santa.
Quanto a isto, not sure what you mean!
 
Por acaso gostava de saber que nome darias ao modo @akgis. É que chamar-lhe half-cores mode, apesar de tecnicamente correcto, não é algo que eles vão aceitar por questões de marketing.

No fim de contas, esta cena toda resolvia-se com um warning quando o fosses a activar, que dissesse algo como: "Warning! This will deactivate half of your CPU cores. This may benefit some applications, but others will suffer in performance. Are you sure you want to proceed?"
 
https://www.techpowerup.com/248642/amd-zen-2-offers-a-13-ipc-gain-over-zen-16-over-zen-1

AMD "Zen" CPU architecture brought the company back to competitive relevance in the processor market. It got an incremental update in the form of "Zen+" which saw the implementation of an improved 12 nm process, and improved multi-core boosting algorithm, along with improvements to the cache subsystem. AMD is banking on Zen 2 to not only add IPC (instructions per clock) improvements; but also a new round of core-count increases. Bits n Chips has information that Zen 2 is making significant IPC gains.

According to the Italian tech publication, we could expect Zen 2 IPC gains of 13 percent over Zen+, which in turn posted 2-5% IPC gains over the original Zen. Bits n Chips notes that these IPC gains were tested in scientific tasks, and not in gaming. There is no gaming performance data at the moment. AMD is expected to debut Zen 2 with its 2nd generation EPYC enterprise processors by the end of the year, built on the 7 nm silicon fabrication process. This roughly 16 percent IPC gain versus the original Zen, coupled with higher clocks, and possibly more cores, could complete the value proposition of 2nd gen EPYC. Zen 2-based client-segment products can be expected only in 2019.

Depois há isto:

https://twitter.com/BitsAndChipsEng/status/1052269827958730758

JLBZcdh.png


A minha previsão é que devemos ter boost de IPC para workloads "normais" na ordem de 5-10% (seria muito estranho conseguirem um salto maior e para jogos aposto num intervalo mais baixo) mas os clocks dificilmente irão acima de mais 100-200MHz pois os últimos node shrinks mostram que começa a ser complicado subir clocks.
 
Ainda assim, 200MHz de clock com 5-10% de IPC não é mau de todo. Mas mostra que a tecnologia que temos actualmente, de base de silício, está completamente esticada. Isso dos clocks é sinal que batemos no tecto.
 
AMD is banking on Zen 2 to not only add IPC (instructions per clock) improvements; but also a new round of core-count increases. Bits n Chips has information that Zen 2 is making significant IPC gains.
[...]
This roughly 16 percent IPC gain versus the original Zen, coupled with higher clocks, and possibly more cores, could complete the value proposition of 2nd gen EPYC.
Se o meu inglês não está muito enferrujado, num paragrafo afirmam que virá outro aumento de cores, no parágrafo final já afirmam que talvez/possivelmente virá mais cores.
Em que ficamos?

Desconheço a fonte em questão, pelo que pergunto se tem mínimo credibilidade ou é alguma fonte que apareceu do nada, só para o clickbait?

Ainda assim, 200MHz de clock com 5-10% de IPC não é mau de todo. Mas mostra que a tecnologia que temos actualmente, de base de silício, está completamente esticada. Isso dos clocks é sinal que batemos no tecto.
5-10% de aumento de IPC é bem mais do que a Intel fez nos últimos 3 anos.

O IPC do Zen+ já não está propriamente longe da Intel. E a AMD até tem SMT mais eficiente que a Intel.
Se chegar perto dos 10% de aumento de IPC, mais controlador de memória melhorado para aceitar ddr's a 3600MHz com XMP sem dificuldade, é algo muito muito bom. E suficiente para os AMD ultrapassar claramente a performance dos Intel aos mesmos MHz.
 
o pessoal está sempre a falar dos processos de fabrico pelo facto de os Zen não terem clocks muito altos. É mais uma questão de arquitectura que processo de fabrico. A AMD já teve processadores a 5Ghz, num processo de 32nm, ou 28nm, nem sei. os processadores intel atingem os 5ghz desde os 32nm também.
estes zen2 se atingirem os 4.5-4.6ghz de turbo, com os aumentos de ipc e redução de consumos, já devem andar taco a taco com os intel, com o mesmo nº de cores.
 
Como não conheço o suficiente das arquitecturas, não sei dizer se isso é assim tão directo. Mas que pelo menos melhorem em relação ao que têm actualmente, e resolvam a parte das RAM's, e eu já fico contente. Especialmente se os preços se mantiverem na linha actual.
 
Back
Topo