Processador AMD Ryzen / Threadripper

As Motherboards actuais devem ser compatíveis, com update de BIOS, mesmo que uma ou outra função de optimização de energia/turbo que os novos cpu possam introduzir não funcionem em parte ou totalmente.

As novas motherboards só daqui a alguns tempos se vai saber algo, os novos Ryzen devem ser lançados lá para final deste Q1 ou para o início do Q2.
Só um tempo antes do lançamento dos cpu é que se deve saber algo de boards.
Mas novidades sérias a nível de boards deve ser só com Zen 3/ Ryzen 4xxx ou 5xxx, com novo socket e tecnologias novas, até lá o que vai haver é mais evolução do que há, não nenhum 'revolução'.


Sobre os cpu deve faltar pouco para se saber mais alguns coisa, em princípio será na CES, no keynote da AMD - dia 9 - deve saber-se mais alguma coisa..


Sobre os rumores dos cpu mais atrás, a serem verdadeiros, é update garantido do 2600X para.. 3600X ou 3700.
A ver...
 
Última edição:
Se for verdade a Intel poderá ter dias contados, agora e uma de esperar por mais fontes seguras.
Contados os dias da Intel não estão, por mais problemas com processos de produção, atrasos, e dificuldade a acordar depois de tanto dormir à sombra da bananeira.
A quota de mercado é demasiado grande, os erros, parvoices e chupismo tinham que se prolongar ainda mais uns anos para realmente terem os dias contados neste mercado.

Mas mesmo que apena se confirme os rumores mais conservadores que se falam -> mesmo numero de cores, + 300MHz de frequência e melhoria de IPC que se nota vs actuais Ryzen, é suficiente para os novos cpu's baterem em muitas situações e mesmo nos piores cenários igualar os Intel. E isto com cpu's mais simples/baratos de fabricar.
O que para um empresa com R&D a ser uma pequena fracção do Intel não deixa de ser um feito, e já é mais que suficiente para AMD continuar a subir bastante a sua quota de mercado.



A ver é a Intel desta vez não volta a fazer das suas - abusos de mercado - para manter a sua posição dominante nos cpu's.
 
Se for verdade a Intel poderá ter dias contados, agora e uma de esperar por mais fontes seguras.

Chiça, ou é 8 ou 80, que exagero do caraças! :-D

A AMD esteve quase uma década no prejuízo e ainda cá anda, não é por a Intel agora ter um pouco mais de concorrência que vai falir!
 
Última edição:
Se for verdade a Intel poderá ter dias contados, agora e uma de esperar por mais fontes seguras.
Isso e uma falacia de todo o tamanho. Para a Intel ter os dias contados e necessario que a AMD solidifique uma posicao dominante durante uma serie de anos. Nao e assim tao facil de se mudar o paradigma no mercado industrial (servers mainly), a Intel ainda é e será dona e senhora deste mercado. Alem disso ainda existem bastantes aplicacoes a serem desenvolvidas com base nas arquitecturas Intel, o que atrasa ainda mais a mudanca desse mesmo paradigma.

A intel ira perder cota de mercado sim, mas nao sera destronada assim tao facilmente.
 
Dificilmente acontece um gigante como a Intel desaparecer. O lobby instalado é muito grande (basta ver que nos testes sintéticos a Intel limpa tudo), mesmo que a AMD consiga garantir uma fatia grande de mercado existe uma grande percentagem de utilizadores que vão comprar Intel por ser Intel.

Eu diria que atualmente Intel é superior para 10% a 20% dos utizadores que jogam(os que tem monitores de +75 Hz e placas gráficas acima de GTX1060) mas deve ter 80 a 90% do mercado. Para tarefas de produtividade nem falo, mas a maioria prefere um I5 8400 que dar mais 20€ por 2700 com mais 2 cores e 8 threads que bate i7 em programas reais.
 
Como é óbvio, a Intel não está em risco, nem nada que se pareça com isso. A Intel é um colosso que está de pedra e cal em todos os segmentos do mercado da computação, dos jogos aos servidores, passando pelas workstations, microcontroladores embutidos para uso industrial, controladores de rede e armazenamento. Daqui a pouco, vai entrar a matar no mercado dos GPU para jogos, uso profissional e inteligência artificial.

Provavelmente esqueci-me de mencionar 3 ou 4 sectores . Dito isto, no mercado entusiasta e DIY, que vale pouco, em termos globais (ao contrário do que pode parecer), as coisas mudaram muito, e ainda vão mudar mais, a crer nos rumores, sempre com muito sal, como por aqui se diz.

E ainda bem, o que a Intel, e a Nvidia fazem, só tem um nome: abuso de posição dominante, legal ou menos legal, pouco interessa. O facto é que andaram quase uma década a pôr e dispor e a abusar do monopolio de facto de que usufruíam, nos segmentos medio-alto e alto.

Nos CPU isso acabou com os Ryzen, se não fossem esses CPU andávamos todos ainda com quad cores a >300 euros, quem quisesse ir para um hexa tinha que pagar 600, quem quisesse um octa, no mínimo 1000.

Ora sucede que eu tenho um octa core há quase 2 anos, que me custou 300 euros e que se bate com um cpu da Intel que à altura custava 1200 euros. A concorrência num mercado livre e bem regulado é o melhor amigo do consumidor. Quando vejo os fanáticos do costume a defender uma marca com abuso de posição dominante, seja ela qual for, não consigo encontrar justificação. Lembra quase uma situação clássica de Síndrome de Estocolmo!

Pessoalmente, estou atento ao que vem aí com os Zen 2, para jogos, o meu Ryzen 1700 começa a ficar curto nos clocks, um desses apregoados 3700x, se viesse com 5ghz de turbo, era absolutamente fantástico, 12 núcleos chegam e sobram.

Há que aguardar, a ver se se consegue fazer o upgrade mantendo a motherboard, 105 W de TDP estão bem ao alcance da Asus CH6...
 
Não compares alhos com bugalhos ... A Nokia usava um sistema operativo caduco não tem nada nada nada ah ver com esta situação
Não tem nada a ver com esta situação, concordo, eu apenas quis relembrar que é possível sim um gigante cair, basta juntarem-se os ingredientes necessários e o que parece impossível acontece...

Não estou a dizer que é o que vai acontecer, apenas relembro que nada é impossível.
 
Melhor espera com calma, mas que os leaks são brutais lá são.

Os 12C e 16C passo um pouco à frente, talvez é cedo demais, o 3600X parece ser o bang of the buck se confirmar!

8C/16C, turbo de 4.8 ghz a 230$... UI

O que me cheira é usar chiplets nos 12C e 16C e monolitico nos outros... Se for assim o 3600X será melhor para gamming e casos que não precisa de muitas threads...
 
(...) Pessoalmente, estou atento ao que vem aí com os Zen 2, para jogos, o meu Ryzen 1700 começa a ficar curto nos clocks, um desses apregoados 3700x, se viesse com 5ghz de turbo, era absolutamente fantástico, 12 núcleos chegam e sobram (...)

O teu cpu é um octa core com 16 treads lógicas, chega aos 3.9GHz nem 2 anos tem (foi lançado em Março/2017) e já não chega?

Muito me espanta porque tenho jogos que nem 10% do poder da cpu gastam, a 4k.

E a 1080p, não há nenhum que não faça 60fps com vsync numa GTX 1080p.

O CPU da AMD também é barato em comparação a outros componentes. Dei quase 200€ por uma fonte de alimentação da Seasonic, por isso quem sou eu...
 
Back
Topo