Processador AMD Ryzen / Threadripper

Gastar dinheiro em hardware de gama alta para jogar a 1080p60 é que também não faz sentido nenhum. Para quem tem um monitor com refresh rate acima de 100Hz os Ryzen ficam curtos em muitas situações, se se verificar este bump em clockspeed é possivel que deixe de ser o caso.
 
Para o uso que dou depois de ler o 4790k ainda se porta muito bem.

Mas agora com a Vega 56 e monitor 144hz, notei grande oscilação de frames no The Division, ou seja CPU bound.
 
Lá vem a história que a frequência é apenas e só por causa de jogos....a mim interessa 4.5GHz para cima. E por isso espero por novidades concretas do CES. Senão as houver, tenho pena mas não espero por Q2
 
https://forum.zwame.pt/threads/duvida-sobre-nvme.1026604/page-2#post-15659452

Em determinados motores gráficos, os Ryzen ficam curtos, e além disso, tenho um monitor Ultrawide Freesync 100 Hz.

Dava-me jeito os 5 GHz, acredita...

Ok, eu tenho um televisor oled 4k hdr de 65". Faz 120Hz @ 1080p. Mas são cenários diferentes, de facto.

Prefiro 60Hz num oled destes, em detrimento de 120Hz em qualquer monitor lcd 24" - 30".

Pessoalmente, não jogo muito online competitivo também. Mesmo shooters tenho apenas o Borderlands e Bioshock na biblioteca mas ainda não os joguei.

O motor de jogo, se for "pesado", se for cpu bound vai exigir mais recursos. E, para além disso, muitos tiram mais partido dos clocks do que de cpus acima de 6 cores.

Mas o poder computacional do Ryzen existe, não está ausente. Não é aproveitado, o que é algo diferente.

Mas sim, para jogar a 100Hz @ 1080p fica curto por causa dessas condicionantes. Mas para isso também vais precisar de algo pelo menos equivalente a uma RTX 2070, mas da parte da AMD, para aproveitar o freesync.
 
@Tecno Nerd Não jogo FPS de forma competitiva, quero é aproveitar o eye candy com o máximo de fluidez possível. A resolução nativa deste monitor é 3440x1440, e com a Vega 56 a 1650 MHz de boost, consigo jogar os jogos mais exigentes num intervalo 45-100 FPS na boa, com um ajuste para high aqui e ali, e a maior parte dos settings em ultra.

O que interessa é ficar no range Freesync do monitor, que no meu caso é de 40-100 Hz. Por exemplo, o AC Odyssey, que é unanimemente um jogo considerado "difícil" para gráficas AMD, corre aqui (com os setttings optimizados do Hardware Unboxed) à volta das 60 FPS a 1440p 21:9, com mínimos nas 48 FPS e framerate cap a 100 para não fazer tearing. Por isso é que eu digo que mais ciclos de CPU ajudam muito nestas situações, porque 5 ou 10 FPS fazem muita diferença.

Mas o motor de jogo também faz muita diferença, arrisco dizer que o AC Odyssey é mais fluído a 45 FPS que o Far Cry 5 a 70 FPS, os frametimes são o mais importante.

Outro exemplo é o Assetto Corsa, não basta ter médias de 80 FPS, é preciso ter ZERO stutter, frametimes super consistentes. Consegui fazer isso, mesmo a esta resolução, mas tive que baixar o AA para 2x, os efeitos de fumo de ultra para high, e desligar o motion blur.

Isto tudo com um Ryzen a 3.8 GHz, agora imagina se este CPU fosse aos 5 GHz em boost de 2 ou 4 cores!!!
 
Se estes rumores estiverem correctos, continuo a achar estranho lançarem processadores com mais de 8 cores, no mercado consumidor. Se já são poucos os consumidores "comuns" que precisam de 8 cores, para 12 e 16 cores, não estou a ver que alguém precise.
Anda para aí muitas workstations e servers que não têm sequer perto de 16 cores e esses são mercados que escalam muito bem com o aumento de número de cores.
Acho que vão canibalizar, em parte, os Threadrippers e talvez mesmo os Epyc.
 
Eu gostava de saber como conseguem distinguir diferenças de 5 FPS numa gama acima de 50 FPS...

Ainda por cima, se falarmos em 1440p, cuja dependência dos FPS em relação ao CPU é muito baixa, ainda mais irrelevante se torna a questão dos clocks (desde que o CPU seja minimamente decente).
 
@Delmiro8 não é a questão de 5-10 FPS acima de 50 FPS, o objectivo é subir os FPS mínimos 5-10 FPS. Com Freesync ou G-Sync, se conseguires fugir ao LFC (Low Framerate Compensation, que ajuda, mas não faz milagres), tanto melhor. A dependência de FPS em relação ao CPU é mais baixa a 1440p mas não tão mais baixa quanto o teu post sugere...

@ChristianoJR Compatíveis com X370 vão ser, em princípio, mas ninguém sabe muito bem. O grande problema é saber como se vão comportar mais de 8 cores, a terem que partilhar apenas 2 canais de RAM, essa é a pergunta do milhão de dolares. Por isso é que pode fazer mais sentido o que o @JPgod referiu, de um chiplet monolítico de 8 cores ter melhor performance que 2 chiplets de 6 cores ou qualquer configuração similar...
 
Última edição:
Essa é outra boa questão, é esperar por novidades da CES. Eu, para já, não acredito em leak algum sem ser algo oficial da AMD, o resto entra a 100 e sai a 200.
 
Estes novos cpus tal como o 3700x serão compatíveis com x370 visto que tem mais que 8 cores???

O socket já se sabe há muito tempo que é o mesmo.
Quanto a chipsets, os leaks indicam que sim, com o lançamento da X570 com Pci-Ex Gen 4 na Computex (Inicio de Junho). No entanto, nada relacionado com chipsets é oficial. :)

bBu0reJ.jpg
 

Aparentemente o problema de má performance em windows afecta tanto o 2990wx como o epyc 7551 que também tem 32c 64t mas, ao contrário do threadripper, tem 8 canais de memória ao invés de 4 pois todos os módulos têm dois canais.

Isto implica que afinal o problema de regressão de performance em vários workloads não tinha a ver com o facto de dois módulos do 2990wx não terem acesso directo a memória própria.

O tl;dw do vídeo é que o que se passa em muitos workloads é que o scheduler se passa da marmita e após sugerir o melhor core para cada thread passa a trocar constantemente as threads de core. Isto leva a que haja mais workload de troca de threads entre cores do que de trabalho das threads.

O Jeremy do Bitsum adicionou uma opção no utilitário coreprio que tenta detectar threads neste estado de mudança constante e corrige o scheduler nesses casos. O fix não é perfeito e o Wendel diz que ainda precisam de melhorar o mecanismo de detecção mas já deve ser capaz de ajudar em muitos casos.

Resumindo: está na altura da Microsoft assumir a sua parte de culpa e corrigir de uma vez o scheduler neste tipo de situações.
 
Hoje em dia, com a facilidade em editar tudo, nem conversas em Discord são conclusivas como provas. Há muita parra e pouca uva, actualmente. Vale bem mais esperar pela CES em vez de andar a acreditar no que tem saído. Também há a leak do e-katalog, que eu acho seriamente dúbia:
http://www.e-katalog.ru/ek-list.php?search_=amd+ryzen+matisse&katalog_from_search_=186&search_but_=

Supostamente, está tudo de acordo com as leaks, o que me deixa muito desconfiado. Há demasiada coisa a "bater certo", e parece-me mais hype/falsa publicidade, sinceramente.

Aconselho toda a gente a esperar mesmo pela CES. As leaks não vão passar do que tem sido dito até agora, e não passam de rehash da mesma informação, constantemente.
 
http://www.e-katalog.ru/ek-list.php?search_=amd+ryzen+matisse&katalog_from_search_=186&search_but_=

Supostamente, está tudo de acordo com as leaks, o que me deixa muito desconfiado. Há demasiada coisa a "bater certo", e parece-me mais hype/falsa publicidade, sinceramente.

Essas supostas specs, incluindo o que a loja russa colocou online, e outros rumores que saíram acho que batem certo todos com a mesma 'fonte', que julgo ser a AdoreTV.
Ou seja, se são leaks verdadeiros/acertou estão todos correctos, se o outro inventou aquilo que achou que lhe dava mais atenção, para ter visualizações, estão todos errados.
 
Se os clocks se confirmarem e esses supostos Ryzen 5 saírem a preço de.. Ryzen 5, então dificilmente verei motivo para alguém minimamente informado sequer considerar Intel durante uns meses.
Se...
 
Back
Topo