1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Processador AMD Ryzen / Epyc / Threadripper

Discussão em 'Novidades Hardware PC' iniciada por Hellgardia, 30 de Janeiro de 2015. (Respostas: 6795; Visualizações: 589327)

1. SideWalker

SideWalker Colaborador
    Staff Member

O wraith stealth tem ~54mm. Tirando a tampa com o logo da AMD ganham-se uns milímetros, mas não me parece que chegue aos 46...

2. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Pois, nao deve dar... Se calhar o cooler podia vir junto com o barebone.

3. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

É opcional. Dito isto, aquele cooler não é um dos stock coolers da AMD? Talvez do tempo do Bristol Ridge?

Eu acho bastante interessante e as versões Intel (H310 e H110), não são muito caras.

Já agora, a ECS também lançou um mini-pc para os Ryzen, mas só até 35W (Versões E):

4. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Isso parece o miniPC lá do emprego, mas que usa um 6700T de 35W. Também tem 2 SODIMM, 1 SATA e um slot M2. Muito power para tão pouco espaço :D

alais diria que até usa o mesmo OEM do chassi, o formato da tampa, a disposição das portas é praticamente igual, se bem que é da HP :D

Aquele barebone é interessante como disse, como queria passar o 2200G para um PC menor é o ideal. Chato é ter que usar aquele cooler, logo mais gasto, dado que só tinha que comprar o barebone e 1 SODIMM de 8 GB.

Depois era fazer undervolt a coisa, que mesmo assim 65w ali dentro deve aquecer pouco deve...

Última edição: 11 de Janeiro de 2019
  5. erdnagama

erdnagama Power Member

Também tenho um PRODESK desses HP no emprego mas com um i5-7500T com um M.2 sata.
    É de facto muito semelhante, desde a forma do chassi até à posição das portas atrás.

São excelentes soluções para ambiente empresarial que suporta trabalho relativamente pesado de excel e access.

6. blaster_00

blaster_00 Power Member

Há aí umas imagens de portáteis (chromebooks?) com ecrãs mais rectangulares (parece 4:3 ou 16:10), vai sair alguma coisa com boa resolução (1920x1200) ?

7. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Os dois Chromebooks colocados atrás, com AMD, são 16:9.

O Huawei Matebook X (13,9 polegadas), que parece que já se vendem em PT, têm monitores 3:2, com resolução 3000 X 2000. A Huawei, nesta CES, anunciou um novo Matebook 13 (13 polegadas) que mantém os 3:2, com um ecrã 2160 x 1440. Não sei se vai ser vendido em Portugal.

Acho que foi o único portátil que vi nesta CES que não tem um ecrã 16:9.

Última edição: 11 de Janeiro de 2019
  8. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Estas versões Intel são bem caras, no Brasil custa cerca de 5000 reais! Espero que este ECS AMD seja bem acessível.

Isso com um M.2 500 GB, um APU com 4C/8T e 2x8 GB já dá uma potente maquina para trabalho, capaz de rodar VMs e tudo. E imagina no final do ano com APUs de 8C/16T? power!

Curto bué estas mini maquinas, é o ideal para office & basic usage do que caixas gigantes.

Ahh e estas maquinas HP são bem modulares. Podes trocar CPU, SATA, M2, memória, limpar o cooler tudo sem ferramentas praticamente. Se este ECS usar a mesma plataforma, será igualmente bom neste aspecto.

9. Rafx

Rafx Power Member

APU's com Zen2/6-8 cores provavelmente só estarão no mercado daqui a 1 ano e qualquer coisa.

A produção 7nm dos Zen 2 vai ser para EPYC, Ryzen, Threadripper, PS5 (e eventualmente nova Xbox Two X GT Turbo), e só depois os APU, por ordem de lançamento para o mercado.
    É muito produto para meter a produção dos chiplets Zen2, para mais sendo bons como se espera em termos de performance. E mesmo que os yields sejam bons, os poucos que tiverem só 6-7 cores funcionais têm muito escoamento para algumas versões Ryzen e também PS5 (que provavelmente deve ter chiplet de 8 cores mas só com 6 activos por causa dos yields).

Depois a quota de produtos AMD 7nm também vai contar não só com a pouca, digo eu, produção de Vega 2 (que na verdade até deve servir como beta test para afinar o processo de 7nm para gpu's) como também Navi 7nm para a PS5 ainda este ano e também no final do ano ou inicio do proximo, Navi para consumidor.

Só quando a produção de 7nm de cpu's x86 e gpu's estiver amadurecida e em velocidade de cruzeiro e a AMD estiver já a preparar o lançamento do Zen 3 (em 7nm+) para EPYC/Ryzen 4xxx é que haverá APU com cores Zen2/7nm.

10. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Jesus!!! Fui ver quanto eram 5000 reais em € e são quase 1200€....Estou a ver à venda um HP Prodesk 400 G4 com um i5-8500T (6 cores), 8 GB de RAM, 16 GB Optane e 1TB de disco, por 670€.

Quanto ao AMD deskmini com AMD, para comparação, a versão Intel com H310, anda pelos 160€ na Amazon.

11. Stormgiant

Stormgiant Moderador Corredor
    Staff Member

Agora que anda tudo maluco com os novos cpu's, deixo aqui um pequeno video que demonstra como o hardware aumenta e muito a performance sem as pessoas terem uma verdadeira noção do poder de muitas coisas.

Comparar o topo de gama FX pré-Ryzen com o que a AMD considera como o actual cpu dos pobres deles.

12. Rafx

Rafx Power Member

@Stormgiant
    Esse é o cpu que a AMD considera para os muito pobres.

O dos pobres é o 2200G.

Aqui versus 8350, ambos em stock:

13. muddymind

muddymind 1st Folding then Sex

AMD Comments on Threadripper 2 Performance and Windows Scheduler

14. Dark Kaeser

Dark Kaeser Power Member

Ou esta malta da Gigabyte anda a levar esta coisa dos servidores a sério ou então é o desespero.

Gigabyte Racklution-OP AMD EPYC OCP Nodes Launched
    https://www.servethehome.com/gigabyte-racklution-op-amd-epyc-ocp-nodes-launched/

15. VelhoDoRestelo

VelhoDoRestelo Power Member

A Gigabyte tem vindo a perder mercado e terao de procurar solucoes o mais rapido possivel. O mercado Industrial e certamente uma delas!

16. Dark Kaeser

Dark Kaeser Power Member

:n1qshok: MSI

MSI CEO Dishes on Intel Shortage, AMD Growth, Taking Share from Apple
    https://www.tomshardware.com/news/msi-ceo-interview-intel-shortage-amd,38473.html

A explicação de não haver APU AMD em portáteis até se aceita o ponto 1 e 2, mas....

17. blaster_00

blaster_00 Power Member

"A AMD está a vender mais porque a intel não consegue produzir para a procura tão elevada que tem", lol esta explicação deve ter saído das meninas do departamento de marketing :)

Esses SFF são interessantes, mas gosto mais de custom.
    Não há motherboards AM4 que aceitem um powerbrick de 12v ou 19v em vez de PSU? Lembro-me que a ASrock teve disso para FM1.

18. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Pois... Uma Board ITX com power brick e com a board a fornecer conexão para 2 SATA era tudo que precisava... E uma caixa bem compacta, só com o perfil da board ITX e por baixo um tray com 2 discos 2,5". Essencialmente um "cubo" com 20 x 20 (a board tem 17x17) e uns 8 cm de altura ai. Maior que o Deskmini é verdade, mas verdadeiramente custom e com melhor refrigeração.

O problema do DeskMini e barebones em geral que se um dia a board pifar, deitas fora o power brick e a caixa :facepalm:

É pena que seja uma solução tão rara... Ainda me lembro da Zotac ION que fiz review na Zwame e como era prático!

Última edição: 21 de Janeiro de 2019 às 12:34
  19. Dark Kaeser

Dark Kaeser Power Member

20. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Esta board servia perfeitamente para office PC. 2 SATAS, 4 USB, HDMI, audio, LAN, USB onboard, slot M.2 para SSD e outro para WiFi.

Só trocava o VGA por um DP, mas sendo pro mercado industrial faz sentido existir.

Só juntar 2 x 4 GB, um 2200G, SSD a gosto e tá a andar de mota.

O problema é mesmo encontrar isto... E qual o suporte em termos de drivers e garantias.

Partilhar esta Página