Processador AMD Ryzen / Threadripper

Portanto sendo este o top dos "ryzen" tem performance semelhante a um i5 non k mas tendo o ryzen possibilidade de OC, e o consumos semelhantes ao i7 sendo a performance um bocado inferior, o que vai comandar aqui é o preço. se vier para a casa dos 200€ será o bang for the buck.

NoveL, não olhe apenas o gráfico do jogos. Acredito que para ti apenas interessa este, mas em SMT puro e bruto o Ryzen top de linha vai brigar com o 6900k que é um CPU de 1000€!

Este CPU não virá por menos de 400€ e se a versão final sakar mais uns 300 mhz (estamos perante provavelmente de um enginering edition) vai atirar-se pros 500-600€ dado que deve igualar o 6900k.

150-200€ será as variantes 4c/8t que provavelmente serão mais interessantes para jogos devido as frequências maiores que deve ir, ainda mais se for um core nativo sem IGP, ou seja um die pequeno, com consumos de 60-70w, com frequências de 4.0 base e 4.5 turbo e com OC nos 5.0+.

O user "budget" não irá olhar para os top de linha, vai pros APU's que devem ser

Já o consumo (Ali diz que leram o consumo directo do EPS 12v) que tem que esperar melhor. O 6800k e 6900k são CPUs de 140w e o 6700k tem quase 30w a menos mesmo com quase o mesmo TDP.

Se vier um 6c/12t que em SMT seja melhor que o 6700k/7700k, ande perto do 6800k e custe até 300€ já será extremamente interessante.
 
Última edição:
Nisso em todo os aspectos dou-te a razão, apenas falo no mercado que mais eu tiro proveito, o dos jogos e claro que se a partida for bom para jogos , não tera problemas em correr meia duzia de separadores de chrome e o iTunes.

Também faço alguma edição de video coisa ligeira, um video de amigos ou um momento engraçado em algum jogo, ou apenas uma "compressão" de uma stream, coisa que o meu i3 dá perfeitamente conta do recado , se não fizer em 10 faz em 15min
 
Última edição pelo moderador:
Em jogos o principal é single core não podem.misturar as coisas, nunca na vida um processador de 8c/16t virá a 300 euros. Estamos a falar de um processador com.compete com um de 1000 euros.
Agora o segmento mainstream será algo como 4c/8t. Vamos lá ver se é desta que vemos um processador (performance i7 6700) na casa dos 200 euros, isso sim era muito bom!
 
Pois.. concordo também a questão é que estamos a ver o suposto produto topo da AMD que compete com os cpu's de 1000€ da intel com um (nivel de desempenho) semelhante (também vai depender dos jogos se são cpu bound ou "multi/single core" bound) ao i5 non K da intel, com consumos piores, dai achar que eles têm de jogar com o preço! (a nível de jogos claro)
 
Última edição pelo moderador:
A questão é que um i7 6800 terá a mesma performance que um i5 com os mesmos clocks (em 90%, tirando o bf1 por exemplo) em jogos.
Este rizen quase de certeza que vira com clocks superiores no produto final, isso foi dito na apresentação da AMD.
Vamos lá ver os preços, e claro reviews do produto final. A ver se a intel se assusta um bocado, no final somos nos que ganhamos.
 
Última edição pelo moderador:
Acho que novamente o que vai atrair população para a AMD possivelmente não vai ser o 8 core/16 thread mas possivelmente um 6 core/12 threads com mais frequência.

Seja como for, a AMD ainda está em pé de injustiça..
Quanto aos jogos e o single core, yep na maioria sim, noutros não, infelizmente ou felizmente casos de jogos como o BF1 que gostam de cores até mais não, mas sim em 99% dos casos single core é que interessa.

Temos de esperar mas um ryzen de 8 cores/16 threads a 200$, não me cheira, talvez a 300$, o de 6 cores/12 threads a 200$ e 4 cores/8 Threads 150$, segundo a minha bola de cristal.

E segundo tinha lido para 2018 a AMD fez um contracto com a GFoundries (acho que foi essa) para lançar Zens a 7nm.
Que deve dar um empurrãozinho tambem, agora o que a AMD terá de fazer será sem duvida ir melhorando a arquitectura mais rapidamente que a intel e não, deixar tudo em aguas de bacalhau como foi dos FXx300 para a frente.
 
I7 6900k perde ao i5 6600k em jogos que puxem por single thread. Basta amd ter cpu que use gpu a 100% que já ganhou a competição. Eu pessoalmente vou para os 6c/12t a 250/300€ e uma vega ou rx 480. Depende dos meus requisitos. Mas vou full AMD.
 
Eu nem sei, andava virado para ir Zen + 480/ Low end Vega/ refresh Polaris, mas como só tenho jogado CSGO, se calhar mudo de ideias... Tenho de deixar o produto sair e ver o que se passa.
 
Sim, é melhor sair o produto final. É complicado falar em single thread/IPC quando um CPU tem max turbo a 3,5 ghz contra CPU's que ultrapassam os 4 Ghz e mesmo assim o gajo dá luta.

Espero que algum site meta todos os FX's/Ryzen's/skylake's,kabylake's,broadwell's a 4.0 por exemplo e ai faça o verdadeiro teste de IPC.

Claro que os jogos já começam a puxa pelo CPU. O BF1 me deixa o sistema sempre a 100%, mas não noto qualquer slowdown, sempre a 60 fps quase o tempo todo.

Um teste extremo é pegar no BF1 e outros jogos que puxem por threads, jogar a 2560 ou mesmo 4K e fazer stream ao mesmo tempo.

Preços sendo mais conservador do que sonhador:

8c/16t: 400 a 600 €
6c/12t: 270 a 350 €
4c/8t: 200 a 250 €
 
8c/16t: 400 a 600 €
6c/12t: 270 a 350 €
4c/8t: 200 a 250 €

O bom mesmo era tirar 100€ a cada um desses:

8c/16t: 500€
6c/12t: 250€
4c/8t: 150€

Mas não deve acontecer. Esperemos que venha com um IPC no mínimo que dê alguma luta no price/performance. Já vimos que em multi-threading é uma besta, mas na maioria dos jogos o IPC importa mais.
 
O intervalo de preços é mais aplicado as versões do que o intervalo que pode sair. De certeza vai sair uns 3 a 4 de cada "sabor".

Agora é muito optimista querer um CPU com 4c/8t que rivaliza com o 6700k e a custar metade deste. 150 € é entre os i3 e o i5 6400 e esta gama será preenchia pelos APU's.
 
@Crusher a questão é que o leak deverá ser o high end, ou seja fora da carteira dos comuns mortais mas ainda assim se for preços competitivos deverá chegar para abanar o mercado e ver se baixa o preço dos intel :p
 
Continuo com esperança que o "poupar" em silicone por dispensar a parte do iGPU faça as propostas da AMD mais competitivas. Um cpu "equivalente" entre AMD e Intel vai ter talvez metade da dimensão.
Realisticamente os intel têm aumentado esponencialmente os custos com o igpu e apenas melhorado vagamente a parte do cpu nos ultimos anos.
 
Eu gostaria também de ver uma APU com HBM... Talvez fosse desta que fosse possível ter desempenho mainstream tanto a nível de CPU como de IGP e ainda ter ram embutida, tudo num único processador.
 
Back
Topo