Processador AMD Ryzen / Threadripper

Como é que os Ryzen vão dar luta aos Xeon se nem quad channel suportam e, aparentemente, não suportam configurações dual-socket?

Não é propriamente o ryzen, é outra plataforma que vai sair supostamente a meio do ano chamada Naples. E não só suporta 4 channel, como vai suportar 8 channel.

e925ebccf11a8b626a48efb92d33cbcb.png
 
Fui ver os preços dos Xeon 8C e até me assustei, a Intel ainda explora mais no mercado de servidores do que no mercado consumer/gamer.

Mas não foi sempre assim no mercado empresarial? Quanto custa uma FirePro da AMD? Uma Quadro da Nvidia? Bem mais do que as versões "gamer" e na sua essência os chips são derivações do mesmo.

Não é nada estranho a plataforma Xeon ser mais cara do que a do mercado doméstico. Achas que a nova plataforma de servidores da AMD vai custar o mesmo da que compra o zé povo?

É por isso que, muitas vezes os primeiros produtos a aparecer são para o mercado empresarial, onde as margens são maiores e dá para abater mais depressa algum custo do desenvolvimento.

É estranho como ainda ficam admirados com isto.
 
Última edição:
As empresas que usam esse tipo de máquinas para processar dados e listas e programas pesados, também têm um rendimento muito superior ao consumidor final. Eles também sabem aproveitar-se disso
 
@Gaugamela , não é amazing. É bom para o mercado, é bom para a AMD e é bom para todos. Agora daí a chamarem amazing...
Nunca em nenhum sector tecnológico a concorrência aparecer com uma solução parecida é chamada de amazing. Irra, até parece que descobriram o que domínio de mercado agora. Basta a Intel sentir-se apertada e baixa os preços e aí o amazing desaparece de novo... Mas senão deve ser por estar a ficar velho que já não percebo inglês e o significado de amazing...

Desculpa mas eu acho incrível uma empresa que nem um décimo do tamanho tem comparado á Intel conseguir lançar uma arquitectura com performance comparável.
E existem mais razões para apoiar e comprar CPUs AMD além de uma análise de performance. Nomeadamente, o salto que deram que foi mais significativo o que indica que estás a apoiar uma companhia que está a causar disrupção e a agitar o mercado em vez de apoiar um status quo. Ou então apoiares a companhia que apoia e puxa mais por open standards (drivers open source em Linux, Freesync, etc) (a Intel também é boa neste aspecto). A companhia que fornece CPUs para os quais arranjas mobos mais acessíveis...
 
a minha pergunta de offtopic é:
e se fosse a AMD na frente da crista ?? será que nao fariam o mesmo??
a Intel recentemente publicou que vai investir muitos zeros (billiioes de dollares) num fabrica nova... epá , tirem as elacoes que quiserem.
Para mim (que tambem tenho AMD) a unica razao que a AMD conseguiu chegar perto da Intel foi porque a Intel deixou.
temos de nos lembrar que se a AMD fechar ... a autoridade da concorrencia é capaz de obrigar a intel a ser dividida (e até houve rumores (com muito muito sal de por na maquina de lavar louça) que diziam que a Intel ajudou a AMD)

e dentro do topic:
se estes leak sao verdade , ainda há outra coisa que a AMD tem de lutar, que é a negatividade que ganhou , porque nem todos sao tao bem informados como voces, e se forem perguntar a alguem que nao esteja dentro das noticias o que acha da AMD as reações sao sempre muito negativas. E caso achem que estou enganado , agradeço o(s) reparo(s).

De qualquer das formas (a confirmarem-se estes leaks) é muito bom podermos (finalmente) ver sugestoes de builds em que se irá ponderar e discutir AMD ou intel ... porque a concorrencia é BOOOOAAAA

Abraços
JL
 
a minha pergunta de offtopic é:
e se fosse a AMD na frente da crista ?? será que nao fariam o mesmo??
a Intel recentemente publicou que vai investir muitos zeros (billiioes de dollares) num fabrica nova... epá , tirem as elacoes que quiserem.
Para mim (que tambem tenho AMD) a unica razao que a AMD conseguiu chegar perto da Intel foi porque a Intel deixou.
temos de nos lembrar que se a AMD fechar ... a autoridade da concorrencia é capaz de obrigar a intel a ser dividida (e até houve rumores (com muito muito sal de por na maquina de lavar louça) que diziam que a Intel ajudou a AMD)

Sim, muito provávelmente faria. Mas nunca teve nessa posição e se as posições fossem invertidas eu dava preferência á Intel.
Ambas apoiam o uso de standards abertos e open source. Mas a Intel recorre a práticas monopolistas deploráveis.

e dentro do topic:
se estes leak sao verdade , ainda há outra coisa que a AMD tem de lutar, que é a negatividade que ganhou , porque nem todos sao tao bem informados como voces, e se forem perguntar a alguem que nao esteja dentro das noticias o que acha da AMD as reações sao sempre muito negativas. E caso achem que estou enganado , agradeço o(s) reparo(s).

De qualquer das formas (a confirmarem-se estes leaks) é muito bom podermos (finalmente) ver sugestoes de builds em que se irá ponderar e discutir AMD ou intel ... porque a concorrencia é BOOOOAAAA

Abraços
JL

Acho que não estás enganado, a AMD tem pior reputação que Intel (ou Nvidia nos GPUs) e tem um menor número de compradores fiéis á marca. Não faltam exemplos da AMD ter produtos superiores e não ter a maior quota de mercado tanto nos CPUs como nos GPUs. Isso deve-se também um pouco ao marketing.
 
Que é preciso ter calminha é bem verdade. E os incrementos de performance da Intel são 5-10% ao ano eu não disse que a Intel não tinha feito incrementos por isso não ponhas palavras na minha boca. Os incrementos para o Kaby Lake vs Skylake resultaram de aumentos de frequência!

A "outra" marca anunciou CPUs quase tão bons como os da Intel a uma fracção do preço quando está semi-falida e dando um salto quântico de performance face á sua arquitectura anterior. Por isso sim, é "amazing". Só se fores muito denso é que não percebes o significado que isto tem e as implicações para o mercado de CPUs e para o consumidor. Mesmo para o consumidor de CPUs Intel, que vai pagar menos pelos CPUs.

Mas pronto, nada disto é espectacular. Que andas a fazer neste tópico ou em fóruns de tecnologia se não percebes isto mesmo?

Portanto, a AMD anuncia "CPU quase tão bons", que ainda nem saíram e nem sabemos o que realmente valem. Isto em Fevereiro de 2017. Os da Intel com excelente performance existem desde 2015 sendo simpático, ou desde 2013 sendo realista (Haswell). Com 4 anos de atraso finalmente a AMD lança algo equivalente. Esteja em pré-falencia ou não, isto para mim de amazing não tem nada. Amazing era isto ter saído na mesma altura dos da Intel. Tal como será Amazing se uma Vega de topo bater forte numa da nvidia de topo. Agora se vierem iguais o que há de tão amazing? lol não percebo mesmo mas ok.

Amazing é o que a Qualcomm tem feitos nos últimos anos, Amazing foi o Athlon 64 e uma HD5870.
 
@Daniel_Guedes E o preço reduzido caso se verifique, não é justificação?
Ou a pressão no mercado também não?

Á tua vontade, pode-se continuar a cobrar quase 400€ por um i7 e a subir todos os anos que está tudo bem..
Ainda sou do tempo que um i5 de topo nem custava 200€ e um i7 nem a 300€ chegava e ambos ofereciam muito bom performance para a altura, como prova disso o meu Phenom II andava a lamber as botas ao i5 da altura e ainda aqui está e tem dado para o gasto 7 anos depois, ser ligeiramente inferior também me possibilitou compra-lo e investir numa melhor GPU na altura, porque o CPU e motherboard eram bem mais baratos que a oferta da intel que não possuia nada nesta gama de preços.

Agora podemos estar perto de voltar a ver algo semelhante caso as coisas corram bem..
Mas não.. aqui neste forum em especifico para 3 ou 4 users, quanto menos concorrência melhor, para puderem esfregar na cara que possuem um CPU da marca lider e minar o tópico do CPU adversário ou gráfica adversária constantemente com a mesma lenga lenga.

Não gostam, tudo bem..
Agora respeitem quem está um pouco feliz, por ter mais escolha, e possivelmente price-drops nos próximos tempos, CPUs desbloqueados em qualquer modelo e em qualquer board mid-range, mais cores que alguns jogos sentem falta assim como quem precisa de mais processamento multi-threaded a um preço inferior.

Cumps..
 
Impressionante como o lançamento de uma gama de cpu dá para tanta coisa :)

Para os que querem fazer caridade, usem por exemplo o site KIVA ou similares. Eu dou para lá todos os anos 25€ para investirem a ajudar quem precisa de dinheiro em micro-créditos.
Agora dar dinheiro a uma empresa porque coitadinha está na mó de baixo ??? LOL... os milhões que os presidentes e os directores ganham por ano agradecem o vosso contributo.

Querem usar argumentos, usem. Insultar a inteligências das outras pessoas, não. E vou-me ficar por aqui que já vi que não vale a pena bater no ceguinho :D
 
@Stormgiant
Então espera, se eu pretender optar por um six core/12 threads por cerca de 250€ vamos supôr que vêm com uma frequência baixa ao invés de optar por um intel quad de alta frequência é estar a atirar dinheiro à caridade, isto se o IPC for semelhante?

É que se assim for, na altura dos Q6600 vs E8400, houve uma grande discussão sobre se compensava ou não os extra cores com menos frequência, mas nunca ninguem discutiu que seria mau negócio ao ponto de atirar dinheiro para a rua, que é literalmente o que estás a insinuar StormGiant com todo o respeito, porque todos sabemos que comprar uma marca por caridade se for inferior e ao mesmo preço é atirar dinheiro para a rua, já estás a desvalorizar completamente a oferta que aí vem.

É que por acaso interessa-me um CPU com mais cores (Desde que o CPU tenha IPC semelhante) para puder tirar proveito de uma maior longevidade dele, porque não sou gajo de trocar de hardware anualmente ou bi-anualmente como muitos aqui já perceberam, para mim longevidade é importante e mais cores e um CPU desbloquado por um preço na casa dos 200-250 pelo menos para mim é uma opção superior à intel, realço a palavra PARA MIM

Ou seja, por ter essa opção, levo uma flag de "aquele que comprou um CPU da AMD porque apoia uma marca underdog e comprou por caridade e não porque achei que seria a opção mais indicada, quando eu próprio já à pelo menos à 2 anos para cá não recomendo CPUS da AMD.

Com todo o respeito StormGiant, mas não é por seres moderador que vou achar que tens razão e que possas desvalorizar as minhas escolhas ou de outro utilizador cá dentro.

Sim há de facto cá dentro utilizadores que compram por caridade ou por amor à marca, sim senhor, também há quem faça o mesmo do outro lado verde ou azul e não vejo este alarido todo. Muito menos moderados irem contra as escolhas dos utilizadores que quer queiras quer não, é intimidatório, porque nunca se sabe se por estar a contra argumentar o que acabaste de dizer se não vou levar com o post apagado ou se não vou acabar suspenso.

E também me vou ficar por aqui até haver novidades mais concretas, já desde à 2 páginas que percebi os diversos motivos e escolhas de cada um.

Cumps..
 
Última edição:
Cada um tem as suas razoes para as escolhas

Não digo que seja amazing estes cpus e os seus preços, percebo o porque de dizerem isso mas a realidade é que muito provavelmente o custo normal deles e a Intel sem concorrência é que estica bem o preço (voces fariam o mesmo) e quando saírem a Intel baixa uns 20 ou 30% o preço e pronto, ta feito

Concorrência é bom, apoiar uma empresa por acharem que o produto tem mais futuro e longevidade tambem (por ex eu comprei uma amd sapphire tri-x 290 e continua a bombar a 1440p a 70-90fps em ultra nos jogos porque vi que a arquitetura ia durar anos)

Agora no fim o que conta é o vosso bolso, eles ganham aos milhões por mes e não vos dão nem um cêntimo se forem pedir por isso o que conta é comprarem estando bem informados e o que estão a comprar que vos dure anos mas hei o dinheiro é vosso, gastem onde quiserem e quanto quiserem :)

Apenas a minha opinião, que venham estes processadores para quem precisar, o meu intel 4770k ainda serve muito bem
 
Estou a gostar do que leio e compreendo a malta...acho que podemos considerar que não haverá uma inovaçaõ mas sim uma renovação do mainstream pois os ganhos nos últimos anos têm sido muito pequenos e o que aí vem é algo que já existe mas a um preço acessível ao grosso do mercado.
 
Temos que esperar por preços reais e reviews mesmo para ver onde se situam.

Não me parece que as pessoas vão comprar AMD só para os ajudar e há pessoas que nem os vão considerar. Quem domina tem sempre vantagem.
Para dar um exemplo ainda hoje algumas pessoas me perguntam se não é melhor um telemóvel da Nokia e querem referir-se a smartphones.
Nem todos seguem estes assuntos como nós pelo que a tarefa da AMD é gigantesca.
 
Causa fama deste novos CPU já houve aumento preço nos revendedor cerca 20€

Previsão lançamento oficial dos novos CPU no dia 2 Março.
 
Última edição:
Sinceramente, eu sempre tive Intel e a pouca experiencia que tive com processadores da AMD foi uma desilusão, no entanto, desta vez estou mesmo a gostar destes novos Ryzen e espero mesmo que tenham sucesso. Não terei quaisquer problemas em mudar para a AMD e não será de certeza por caridade ;)

Acho que é impossivel não ficar entusiasmado com os rumores que têm surgido, que se realmente se vierem a confirmar serão excelentes noticias. Nem que seja para mexer com o mercado (e se isso acontecer, esperemos que o mesmo se repita daqui para a frente).
 
a verdade é que a AMD não tem apenas que combater a concorrência da intel, tb tem que conseguir mudar a mentalidade das pessoas. quantas vezes é que já não se ouviu que intel é que é bom, amd não presta? ou então gráficas só Nvidia? à anos atrás os cpu da AMD conseguiam igualar os cpu da intel e por vezes com melhor preço e o pessoal continuava a ir para intel só porque sim. a performance dos novos dos ryzen até pode não ser nada de extraordinariamente de novo, mas o seu preço, a confirmar-se, é. acho inconcebível fazer actualmente uma config em que um processador intel de 200 euros de geração passada faz bottleneck a uma gráfica de 250 euros ao nível de gamming. quem por aí fala aos sete ventos "INTEL FTW" e reza pelo insucesso da AMD das duas uma: ou é burro ou não sabe como o dinheiro custa a ganhar.
 
a verdade é que a AMD não tem apenas que combater a concorrência da intel, tb tem que conseguir mudar a mentalidade das pessoas. quantas vezes é que já não se ouviu que intel é que é bom, amd não presta? ou então gráficas só Nvidia? à anos atrás os cpu da AMD conseguiam igualar os cpu da intel e por vezes com melhor preço e o pessoal continuava a ir para intel só porque sim. a performance dos novos dos ryzen até pode não ser nada de extraordinariamente de novo, mas o seu preço, a confirmar-se, é. acho inconcebível fazer actualmente uma config em que um processador intel de 200 euros de geração passada faz bottleneck a uma gráfica de 250 euros ao nível de gamming. quem por aí fala aos sete ventos "INTEL FTW" e reza pelo insucesso da AMD das duas uma: ou é burro ou não sabe como o dinheiro custa a ganhar.

Atenção, aquando desses tempos os processadores AMD eram deveras melhores. Aconselho-te a ler sobre a litigação entre Intel e AMD.

Em relação a isso da fama, hoje ouvi a típica frase de que "sempre ouvi dizer que os AMD são torradeiras.".
 
Back
Topo