Processador AMD Ryzen / Threadripper

Está difícil vir esta thread sem ver montes de picardias!!! Vamos acalmar ou a thread será fechada até dia 28!!!
É sempre assim;)
Eu vezes nem comento porque já sei que vou levar com"4pedras"..
Eu espero que saiam bons cpus..para a intel ter concorrência..eu nunca tive um cpu da amd!tive sempre intel mas para não me dizerem já que sou fanboy da Intel eu não sou fanboy de marca nenhuma!simplesmente a intel tem estado melhor para aquilo que preciso(jogar) então nestes últimos tempos só compro intel..

Não tenho nada contra a amd nem sou fanboy da Intel..compro o que for melhor!embora pagamos caro por isso;)

Mas vai ser sempre assim espero que estes cpus saiam em grande para ver se a intel desce os seus preços ou algo muda para melhor para todos nós..

O pessoal já devia saber que nisto da tecnologia o melhor sai caro e se não houver concorrência ainda pior..em penso assim,já sei que se quiser o melhor tenho que pagar por isso não podemos dizer mal do que é o melhor só por ser caro nem por pagarmos caro sermos fanboy,são opções de cada um....

Vou só dar um exemplo eu comprei o x34 para jogar paguei bem caro por ele,é mesmo muito guito por um raio de um monitor...mas eu queria ultrawide 100hz não tinha muitas opções por onde escolher então tive que pagar caro por ele..o dinheiro que custa o monitor dá para montar um pc razoável para jogar a 1080p mas pronto é muito vício nos jogos e lá comprei...lol

O monitor é do melhor nada a dizer do monitor..mas é muito dinheiro...
 
Já existe APU's para AM4, mas ainda são baseados na arquitectura anterior. São os "Bristol Ridge".

Mais pro final do ano que deve vir APU ZEN, de 2 e 4 cores, provavelmente com GPU baseado na Vega.

Essa é uma grande vantagem que a AMD vais nos trazer, um socket para tudo, desde o low end até o high end! Claro que o ultra high end a intel vai ficar sozinha com os LGA 20xx quad-channel, mas nada impede lançar uma versão quad-channel do socket SP3 do naples com 16 cores...

AMD_Speedway-617x449.jpg

Mas já se consegue comprar os APU Bristol Ridge?
É porque não se vê em lado nenhum.
Vi noticias de máquinas com esses APU, mas não os encontro para compra isolada.
 
Bristol Ridge é exclusivo OEM.

Creio que seja Raven Ridge - o APU com Cores ZEN e cores Polaris/Vega. Fazia sentido meterem RX 460 (com TDP 60W max) com CPU 4C 35w. Seria bruto APU para 1080P / 4K medium.
 
Bristol Ridge é exclusivo OEM.

Creio que seja Raven Ridge - o APU com Cores ZEN e cores Polaris/Vega. Fazia sentido meterem RX 460 (com TDP 60W max) com CPU 4C 35w. Seria bruto APU para 1080P / 4K medium.

Nunca aconteceria, dado às limitações da largura de banda conseguires correr o que quer que fosse a 4K.
Enquanto não tivermos ram dedicada ou ram partilhada ultra rápida com latências baixas nada feito.
Um dia ainda espero ver um APU pelo menos com uma pequena stack HBM 1GB e o resto partilhado para ver o quanto de diferença não causaria.
 
Eu o último CPU AMD que tive foi para aí á 15 anos...
Mas o meu irmão vai montar um desktop daqui a uns meses, então disse-lhe para esperar pelo lançamento dos Ryzen.
 
Um dos primeiros leaks que eu vejo do 1600x (6c/12t, detesto estes nomes dos processadores... não podiam ter posto uns mais simples? pqp.)

SfFIl57.jpg


4G8zvTS.jpg


Se bem que acho que este bench do CPU-Z não é muito constante, mas enfim.

Fica aqui a comparação com o meu:

b201102e3b3e8008bd750f30c21623fa.png


59d698c23e313a13b558eeeb743ddc1b.png


FX 8350 @ 4.6 GHz

Single core: 1348
Multi Thread: 6578

Ryzen 1600x (6c / 12t) @ 3.3 GHz (?) Comparando com FX 8350

Single core: 1888 (+40,05%)
Multi Thread: 12544 (+90,69%)

i7 6700K @ 4.0 GHz Comparando com Ryzen 1600x

Single core: 2031 (+7,57%)
Multi Thread: 8554 (-31,80%)
 
Última edição:
eu nunca tive um CPU da AMD pois tive uns largos anos em portáteis e os unicos pc's fixos que tive foi na altura do pentium 3 que não percebia nada da coisa e na altura do core 2 duo em 2007 pois eram superiores aos AMD da altura e bem mais tarde em 2014 voltei aos pc fixo em que comprei um intel pentium k o qual vendi e fui para uma socket antiga e um i5 2400, agora ando à espera dos Ryzen para actualizar (muito provávelmente vem o 1600x cá para casa)
 
Interessante. Bruxo00, qual é a source do leak? Seria fixe se desse para saber a que frequência os resultados foram obtidos (3.3 GHZ, 3.45 GHz ou 3.56 GHz :confused:)...
 
Comparem por aqui
http://valid.x86.fr/bench/pq76y7/1

Comparação Single core
Portanto o R5 1600x 3.3GHZ = ~1888Pontos.
I5 6600 3.3GHZ = ~1841 Pontos

Ou seja podemos concluir com esta leak que a AMD tem o mesmo IPC que a intel, porém os CPUs vão ter menos frequência que a intel
Basicamente o que vai distinguir a AMD e a intel nos próximos tempos (seguindo o que esta leak sugere), será:

Intel = Menos cores, mas mais frequência (mais performance no single core devido aos clocks acrescidos, menos performance multi-core devido a menos cores)
AMD = Mais cores, menos frequência (Mais performance multi-core devido aos extra cores, pior performance single core devido aos clocks mais reduzidos comparado com a intel).

Cumps..
 
Comparem por aqui
http://valid.x86.fr/bench/pq76y7/1

Comparação Single core
Portanto o R5 1600x 3.3GHZ = ~1888Pontos.
I5 6600 3.3GHZ = ~1841 Pontos

Ou seja podemos concluir com esta leak que a AMD tem o mesmo IPC que a intel, porém os CPUs vão ter menos frequência que a intel
Basicamente o que vai distinguir a AMD e a intel nos próximos tempos (seguindo o que esta leak sugere), será:

Intel = Menos cores, mas mais frequência (mais performance no single core devido aos clocks acrescidos, menos performance multi-core devido a menos cores)
AMD = Mais cores, menos frequência (Mais performance multi-core devido aos extra cores, pior performance single core devido aos clocks mais reduzidos comparado com a intel).

Cumps..

Não se sabe ainda a que frequências os AMD chegarão. Mas as leaks mais recentes indicam isso sim.
 
Back
Topo