Processador AMD Ryzen / Threadripper

index.php


Esta imagem diz qualquer coisa XD
 
Estive a ver a review da anandtech e não ia muito impressionado. Depois lembrei-me do "pequeno" pormenor do overclock. :D
À falta de G4560s, o segmento de entrada não me parece ter muito que enganar: R3 1200 e puxá-lo aos 4GHz.
É um consolo voltar a vislumbrar uma sombra dos tempos do "comprar o mais barato e carregar-lhe no overclock". :D
 
Mas q raios! Vem com 4*8? E depois só usa 2*8? Isto é bué estranho :\

A não ser que que a AMD só consiga testar os EPYC/Threadrippers só depois de estarem na MCM, não faz muito sentido. Mas se for isso, é uma boa estratégia por parte da AMD.

Nem sequer é inédito. Lembro-me dos Pentium Pro em que a Intel só conseguia testar o core e a L2 (era fora do core) só depois de estarem instalados no package e quando alguma coisa falhava, era lixo com eles (uma das razões para serem tão caros na altura).
 
Já vi tudo que havia para ver de reviews, e para um PC all-rounder até 116€ de despesa no CPU um R3 1200 é o ideal. O R3 1300x fica muito perto do preço do R5 1400, e uma vez que este tem HT eu preferia-o.

Se o PC for apenas para jogar, ou sobretudo para jogar, só há dois CPU baratos que fazem sentido.

G4560, e i5 7400.

Para um PC em casa eu preferia o r5 1400, no entanto os i5 usam qualquer RAM e há boards desde os 50€.

Não é um fail da AMD mas também não é um Win.
 
Estive a ver a review da anandtech e não ia muito impressionado. Depois lembrei-me do "pequeno" pormenor do overclock. :D
À falta de G4560s, o segmento de entrada não me parece ter muito que enganar: R3 1200 e puxá-lo aos 4GHz.
É um consolo voltar a vislumbrar uma sombra dos tempos do "comprar o mais barato e carregar-lhe no overclock". :D

Tenho que ver, mas eu pensei o mesmo hoje. Dei uma vista na diagonal da review do Clube do Hardware e um core i3 7100 consegue acompanha-lo, mas com clocks base baixos não há muito milagre.

Agora um bixo destes a 4 Ghz em todos os cores deve ser muito interessante e pelo preço dele e o custo da motherboard, de certeza mais baixo que uma Z270 + 7350k

Ou seja, temos então o sucessor dos lendários Celerons 300A, AMD XP-M, E6400? xD

EDIT: Li a Review do anandtech e o consumo do bixo que supreendeu! Apenas 40W em full load e o detalhe que os cores consomem apenas 23W! Os ouros 17W vai pro infinit fabric, I/O, controlador de memória... Ou seja um Ryzen com apenas 1 CCX com 8 MB L2 nativos deve ter um consumo ainda menor o que dá boas esperanças pro Ryzen mobile, ou seja ter algo nos 35w/45w mas com frequências na ordem dos 3 à 3,5 Ghz na mesma.

Mas q raios! Vem com 4*8? E depois só usa 2*8? Isto é bué estranho :\
Realmente quando pensava que tinha 2 dies afinal tem 4! Se calhar são "refugos" de Epyc...
 
Última edição:
Não é um fail da AMD mas também não é um Win.


para mim é um win... já não usava um cpu AMD desde..... desde que tive o meu opteron 148 @ 2004 até late 2005..... e sendo um fan amd(mas sei ver as coisas não tenho palas) estar 13 anos na intel para mim era..........%$#&%#(%/(/

tirando a parte de fan boy.....
é um win 100% temos mais cpu's no mercado.... a intel não tem o monopólio outra vez.... mais baixa de preços e todos ficam a ganhar(seja quem compre amd ou intel)
e tendo "uma guerra" novamente em aberto, mais depressa a tecnologia evolui em vários aspectos e novamente quem ganha somos nos....
basta ver que comprei um core i5 860 @4ghz em 2010 e durou até a saida do ryzen 5 1600.... EM 7 anos não justificava trocar componentes (cpu/mobo/mems) por mais 20/25 fps em jogos por exemplo..... logo para mim a tecnologia em cpu's "estagnou" nestes 7 anos nada de novo.... e quanto mais concorrência houver mais a intel e amd evoluem os cpu's e a tecnologia avança mais depressa
 
Não foi um lançamento tão "forte" como os outros ryzen, especialmente porque neste patamar a falta de iGPU e os preços mais elevados das boards têm que ser equacionados. Mais vale uma board de 50€ + um i5 do que um ryzen 3 com uma board de 80€.

Até ver os actuais pentiuns dual core+HT continuam os campeões do budget.
 
O que eles podiam fazer era ter boards com igpu integrado como chegaram a fazer nos FX. A igpu por vezes é bastante útil, mas também não é nada que com ~20/30€ não se resolva com uma HD 5450 por exemplo.
 
Back
Topo