Processador AMD Ryzen / Threadripper

Não seria necessário nada disso, bastava que nas reviews quisessem informar e ser úteis. Tendo em conta que uma grande percentagem de jogadores tem duas grandes limitações (monitores 60Hz e gráficas de gama média), se os testes incluíssem medições de setups médios, provavelmente os leitores teriam uma perspectiva diferente. Isto leva a que o consumidor tenha que ser inteligente e ler nas entrelinhas.

Eu tenho um monitor 29' wide de 2560x1080 que faz 75Hz e uma GTX 1060 3Gb, não me interessa se um jogo faz 125 ou 150 FPS. Mas no dia a dia podia aproveitar os cores extras (ex: edição de fotografia). Numa review de um site conhecido ao “novo“ i7 9700K no comparativo com uma 1080Ti em Ultra o 2600X tem 83.3% (79.1 para o 2700) das frames do i7 a 720p (FPS's médias dos jogos analisados). A 1080p as diferenças são de 91.4 e 89.4 %, mas dos jogos analisados o 2700 nunca baixa das 86.4 FPS's médias. A 1440p 94.8% é 93.5 (72.9 FPS's). A 4K 98.2 é 97.8% e a diferenca em jogos como o Farcry 5 é de 0.5 FPS ou Hitman de 0.9 FPS. Se fizer uma analogia dos números de 4k com o meu setup (gráfica pior e 2560x1080) é fácil perceber que na resolução que jogo um CPU "bom para jogos" não tem grandes vantagens.

Em contrapartida um setup AMD com 2700 que custa no mínimo menos ~150€ tem um resultado equivalente em cinebench multi-thread.

Para os comuns mortais um 2600x faz o mesmo que um 9600K com um custo bastante inferior e com os mais de 100 euros de diferença comprava uma placa gráfica melhor que me daria realmente mais FPS's.

O meu 4690K comprado usado vai dando para os gastos, mas no cenário actual comprava sem qualquer dúvida Ryzen.
 
Pois sem duvida os Ryzen hj em dia são a escolha mais sensata neste periodo agora é esperar que saiam os novos produtos tanto cpus como gráficas..., comprar agora o pessoal arrisca-se a largar € a mais por hardware que daqui a uns escassos meses podem estar estupidamente mais baratos mas prontos é preciso aguentar os cavalos.

Quando actualizei a plataforma comprei o R3 1200 que têm dado bem para os gastos e foi tendo em mente que iria esperar até sair a ultima revisão dos ryzen e comprar talvez um R5 da série 2xxx ou 3xxx dependendo do preço e performance e claro do suporte da minha MB é outro ponto positivo não ter de mudar de MB para fazer esse upgrade e no fundo mesmo tendo comprado o R3 e no futuro o R5 vou gastar a mesma coisa ou menos do que ter comprado um R5 logo no inicio com a vantagem de ficar com um processador com melhor desempenho tb, como é óbvio irei ter de vender o R3 mesmo que ao preço da chuva mas o bom do socket am4 é isto...poder criar uma build para desenrascar e actualizar quando for oportuno sem ter de mudar MB e afins.
 
Vamos lá por mais barris de sal do himalaia...

https://www.tweaktown.com/news/64104/amd-ryzen-9-3850x-zen-2-16c-32t-5-1ghz-499/index.html

Ca não acredito que não será nada disso... Ou vem estes monstros de specs, mas ao dobro do preço (R3 3300 6C/12T a 99$, ou seja um 8400 killer?, um 3600X, cuja performance deve bater-se com o 9900k a menos de metade do preço ou vem estes preços com performance pior ou specs mais simples.

Gostaria que fosse verdade, porque iria colocar a Intel numa posição bem "difícil".
 
@JPgod só fizeram rehash do que foi dito no Adored TV. Há muitas razões para desconfiar de parte da informação dos leaks, como 5GHz, os preços indicados, etc. Mas pelo menos espera-se que hajam melhorias sensíveis, e bater nos 4.5GHz seria o mínimo expectável nos CPU's, e a performance das Vega como "mínimo" em Navi seria também algo a apontar.
 
Acredito perfeitamente nos 4.5 GHZ, OOTB, porque se virem mesmo os Ryzen 2xxx são LPP 12nm, enquanto os novos CPU serão HP 7nm. Não acredito é que haja mais melhoria do que 2c+ nos actuais, um R5 3600 terá no máximo 8c/16t
 
Custa-me acreditar nos specs que andam aí, especialmente em 3 pontos:
  • Primeiro, os clocks, especialmente os de turbo. Um processador de 16 cores, com turbo de single core a 5.1 Ghz é algo que me custa a crer.
  • O segundo ponto é o número de cores. Se com 8 cores, dual channel já cria bottleneck em alguns programas, com 16 cores parece-me algo bastante limitativo em alguns cenários. Mesmo que a L3 duplique por CCX, como parece, nos leaks do Epyc e mesmo que os clocks da memória aumentem, parece-me algo complicado de ser real.
  • O ultimo ponto é que a AMD sempre insistiu que no ZEN 2, os primeiros processadores a sair para o mercado, seriam os Epyc para servidores e supostamente só vão aparecer no primeiro trimestre para os providers de Cloud e meio do ano para o mercado geral. Faz-me confusão já existirem specs e preços finais para os Ryzen, que deveriam só sair depois dos Epyc.
Bem, vamos lá ver se a AMD diz alguma coisa oficialmente. Talvez na CES.
 
  • O ultimo ponto é que a AMD sempre insistiu que no ZEN 2, os primeiros processadores a sair para o mercado, seriam os Epyc para servidores e supostamente só vão aparecer no primeiro trimestre para os providers de Cloud e meio do ano para o mercado geral. Faz-me confusão já existirem specs e preços finais para os Ryzen, que deveriam só sair depois dos Epyc.
Conforme o meu ultimo post aqui no tópico, a AMD já anda a publicitar oficialmente os Ryzen 3600X e Ryzen 3700X lá para a Coreia, e o prazo de adivinhar a performance desses cpu's (concurso que faz parte do stunt publicitário) termina esta semana.

Não faz sentido estar já a fazer campanha publicitária para consumidores adivinharem a performance de cpu's, e terminar esse concurso agora, sobre cpu's que serão lançados daqui a meio ano ou mais, até porque assim os produtos actuais teriam que continuar bastante tempo no mercado.
Digo eu. Ou então não, e os marketeer's da AMD andam meio alucinados.

Eu diria que os Epyc para grandes clientes empresariais serão disponibilizados primeiro, ainda no Q1, mas lá para o final do Q1/inicio do Q2 os Ryzen 3xxx de consumidor estarão no mercado.
É provável que os Epyc para o mercado geral só apareçam depois dos Ryzen 3xxx de consumidor.


Os Ryzen 2xxx também estavam no mercado no inicio do Q2 de 2018.
A ideia deve ser os Ryzen 3xxx estarem no mercado pela mesma altura, digo eu.


Bem, vamos lá ver se a AMD diz alguma coisa oficialmente. Talvez na CES
Especula-se que irão revelar dados dos Ryzen 3xxx e eventualmente primeiros dados de performance, pelo menos no Cinebench, devido ao tal concurso na Coreia, e também porque a apresentação da AMD na CES será feita pela Lisa Su.



Sobre os leaks de dados dos cpu's, eu diria que também pecam claramente por excesso nas frequências, e que se chegarem no single thread aos 4.5/4.6GHz já seria muitíssimo bom.
No resto - numero de cores, também sou um bocado céptico mas considero mais provável/credível que as frequências indicadas.
 
Percebo que sejam conservadores e esperar apenas 4.5 a 4.6GHz.
Mas quando a AMD passou de 14nm para 12nm e foi apenas um pequeno melhoramento, conseguiram uns 300MHz de Boost entre o 1800x e o 2700x.
Não é realista pensar em bem mais que 300MHz para esta nova geração?
Num node de 7nm, com a separação dos cores e o I/O espero muito mais.
Não digo 5.0 e 5.1GHz mas lá perto.
 
"All aboard, the hype train is here!"

Também espero clocks mais conservadores, mas não ficaria muito surpreendido se os 5ghz fossem atingidos em OC, dado que vão passar para 7nm da TSMC e separar o i/o, tudo é possível...
 
Eu só espero que os fabricantes das Motherboards não lixem o pessoal e lancem updates de BIOS que realmente funcionem com estes novos CPU's. É que compatibilidade de socket é muito bonito, mas sem BIOS decentes não serve de nada.
 
Lembrem-se que se os yields do processo de fabrico forem muito bons, que parece ser o caso, podem já ter tanto os Epyc como os Ryzen 3000. Não digo todos mas podem já ter alguns prontos para venda, eles querem aproveitar o problema que a Intel tem neste momento com a produção.
 
Conforme o meu ultimo post aqui no tópico, a AMD já anda a publicitar oficialmente os Ryzen 3600X e Ryzen 3700X lá para a Coreia, e o prazo de adivinhar a performance desses cpu's (concurso que faz parte do stunt publicitário) termina esta semana.

Não faz sentido estar já a fazer campanha publicitária para consumidores adivinharem a performance de cpu's, e terminar esse concurso agora, sobre cpu's que serão lançados daqui a meio ano ou mais, até porque assim os produtos actuais teriam que continuar bastante tempo no mercado.
Digo eu. Ou então não, e os marketeer's da AMD andam meio alucinados.

Eu diria que os Epyc para grandes clientes empresariais serão disponibilizados primeiro, ainda no Q1, mas lá para o final do Q1/inicio do Q2 os Ryzen 3xxx de consumidor estarão no mercado.
É provável que os Epyc para o mercado geral só apareçam depois dos Ryzen 3xxx de consumidor.

Sim, é bem visto em relação à imagem do concurso na Coreia do Sul, se for mesmo verdadeira. :)
Eu acho estranho porque o Epyc esteve sempre à frente, a nível temporal, no ZEN 2 e os detalhes dados pela AMD em relação ao Epyc "Rome"/ZEN 2, são muito genéricos. Nem se sabe muitos detalhes, que podem ser considerados genéricos, como quantos cores tem um CCX ou o tamanho da L3. No entanto, saem cá para fora, o nome dos SKUs do Ryzen, os cores, os clocks e mesmo os preços. É estranho. :)

Vamos lá ver se sai algo de oficial na CES.
 
@MacFreak95 Eu até estou surpreendido até agora por não terem saído notícias de estes Ryzen 3xxx serem apenas compatíveis com novas boards am4+ e apenas chipsets x/b5xx, parece-me tudo demasiado bom para ser verdade, mas... Vamos ver...
 
O der8uer já disse que espera no máximo 5 a 7 por cento de melhora de performance. Na melhor das hipóteses 10% em algumas aplicações. E não abriu mais o bico. Acredito que 16cores é bonito no gestor de tarefas do Windows mas a realidade é outra, bem como o proveito real do average Joe. Já para workstations que tirem proveito o preço deve vir a condizer.
 
@MacFreak95 Eu até estou surpreendido até agora por não terem saído notícias de estes Ryzen 3xxx serem apenas compatíveis com novas boards am4+ e apenas chipsets x/b5xx, parece-me tudo demasiado bom para ser verdade, mas... Vamos ver...
No início, eles venderam a plataforma como tendo um caminho de upgrade, por isso acredito que os chipsets serão oficialmente compatíveis. Agora a bola vai é ficar no campo dos fabricantes de boards, porque para eles estar a fazer updates a boards antigas tem um ROI de basicamente 0, a não ser no que toca a imagem de marca.
 
Sim, é bem visto em relação à imagem do concurso na Coreia do Sul, se for mesmo verdadeira. :)
Se a campanha não fosse verdadeira, acho que isso já teria sido desmentido.
Eu acho estranho porque o Epyc esteve sempre à frente, a nível temporal, no ZEN 2 e os detalhes dados pela AMD em relação ao Epyc "Rome"/ZEN 2, são muito genéricos. Nem se sabe muitos detalhes, que podem ser considerados genéricos, como quantos cores tem um CCX ou o tamanho da L3. No entanto, saem cá para fora, o nome dos SKUs do Ryzen, os cores, os clocks e mesmo os preços. É estranho. :)
Também é verdade.
Não sei se pode ter a haver com quem testa (e faz leaks) dos ES dos diferentes processadores, e os de servidores serem feitos por pessoal mais restrito e/ou por técnicos de empresas que também os irão utilizar, que estão obrigados a um sigilo maior, enquanto que os ES de consumidor rodarem por pessoal menos restrito/com menos receio de fazer algum leak.
Só teoria mesmo, não sei como funciona isso.
Vamos lá ver se sai algo de oficial na CES.
Acredito que irá sair mais detalhes da arquitectura. Falta saber o quanto e sobre se a versão de consumidor em particular.

Mas sendo a CES a Consumer electonics show... talvez tenhamos sorte. :)
Nem que seja detalhes genéricos e nada de detalhes sérios, como já fizeram com o Epyc.


@MacFreak95 Eu até estou surpreendido até agora por não terem saído notícias de estes Ryzen 3xxx serem apenas compatíveis com novas boards am4+ e apenas chipsets x/b5xx, parece-me tudo demasiado bom para ser verdade, mas... Vamos ver...
A AMD já à muito que afirmou que estes novos cpu's poderão ser usados em socket e chipset actuais, que no máximo só algumas features (de optimização de consumo/turbo, por exemplo) é que podem não funcionar.
Só para cpu's lançados em 2020 e posteriores é que o socket e chipset vão mudar.

Isto é algo conhecido à bastante tempo. E todos têm noção que para o ano ainda estaremos em 2019, acho eu.
 
Mas isso é falacioso. A Intel é melhor, porque a performance single threaded é superior.
O AMD até pode estar a usar só 20% dos núcleos, mas os que está, estão a 100%. Não dão mais naquele workload específico.
Na prática, o que é que interessa se o CPU está a 20%, 50% ou 100%? O que interessa é a performance em que isso se traduz.

Como te disse, há coisas que simplesmente não são paralelizáveis.

Posto isto, os Ryzen têm imensos pontos positivos que os tornam uma opção válida por direito próprio. Não precisa que se inventem desculpas para os pontos menos bons. As coisas são o que são. ;)

Não é bem assim porque eu acho que era possível fazer mais em termos de paralelização. Aliás, esse foi um dos pontos de melhoria do dx12: aumento da eficiência multi core.

Um jogo pode estar bem escrito para correr bem num quad core com bom clock, como pode e devia distribuir a carga por mais cores. Não devia, necessariamente, um dos 2 ficar a perder.

O que crítico, é o desperdício de recursos, sendo fácil evitar isso.

O chip tem 8c/16t mas nós só usamos 4c isso é anti-consumidor. Se me dissessem o chip é fraco, não dá mais, aceitava melhor mas não. É melhor do que um i7 serie 8 bloqueado. Se depois as aplicações tiram partido é outra história...

O que vale é que a Intel já vai lançar octa cores mainstream e ironicamente a AMD vai beneficiar (também fez por isso).
 
Back
Topo