Processador AMD Ryzen / Threadripper

Sim também não podemos esquecer além do processo de fabrico mudar de tamanho para 7nm passa também para TSMC e deixa em aberto a Samsung também (se calhar para os 7nm mobile) que sim devem ter menor consumo mas a nível de oc é o que vimos nos 1st e 2nd gen.

Se vai fazer 5ghz não sei mas que o boost em MHz vai ser maio que de 14nm para 12nm vai.

Acho irónico a AMD passar à frente da Intel no que diz respeito ao processo de fabrico, precisamente porque a AMD não tem fábricas próprias como a Intel.

Pelo que li, a Intel vai repensar o modelo de negócio das fábricas. Mas também, eles já chegam aos 5.2GHz nos "14+++" :)
 
Acho irónico a AMD passar à frente da Intel no que diz respeito ao processo de fabrico, precisamente porque a AMD não tem fábricas próprias como a Intel.

Pelo que li, a Intel vai repensar o modelo de negócio das fábricas. Mas também, eles já chegam aos 5.2GHz nos "14+++" :)

A tecnologia actual está a chegar ao limite, é cada vez mais complexo e dispendioso avançar para processos menores. A GF, em que basicamente o seu negócio é esse, abandonou porque o investimento não iria ter retorno.

Não me admirava se a Intel, daqui por uns anos, também largasse as fábricas, pelo menos para certos tipos de produtos/gamas. É complicado competir depois de chegar a certo nível, quando temos empresas do outro lado unicamente com esse foco e despejam todo o seu R&D nisso.
 
Não me admirava se a Intel, daqui por uns anos, também largasse as fábricas, pelo menos para certos tipos de produtos/gamas. É complicado competir depois de chegar a certo nível, quando temos empresas do outro lado unicamente com esse foco e despejam todo o seu R&D nisso.
Por acaso acho o contrário, que a Intel fazia mal ao desfazer-se das Fab's.
O que a Intel precisa é de diversificar mais o seu negócio e depois verticalizar os seus produtos nas diferentes áreas. Eventualmente vir a assemblar pc's/notebooks e tablets/telemóveis/dispositivos móveis compactos.

Como faz a Samsung, que monta telemóveis com ecrãs samsung, memórias samsung, SoC samsung, camera fotográfica samsung, e tudo o resto, ou quase, samsung. Tudo componentes que ou são dos melhores do mercado, ou então andam lá perto.

As empresas estarem numa só área de negócio é um erro, mesmo que seja as Fab.
A GF é exemplo disso mesmo, porque não consegue justificar investimento em novo processo de fabrico. Vai deixar de andar no bleeding edge, logo vai deixar de competir no segmento mais avançado, de 'diferenciação', vai tornar-se uma Fab de produtos baratos, não de produtos diferenciados/avançados. E com isso vai perder o comboio da frente.

A Intel se tivesse os 7nm prontos, já estaria a vender cpu's 7nm aos milhares de milhões em volume de negócio. Consegue criar o seu próprio mercado sem depender de outros. Correu mal os avanços nos seus 7nm, mas ainda assim vai lucrar muito com os 7nm quando sairem.
Se tivesse mais produtos seus onde enfiar o que produz a 7nm, mas lucraria ainda.
 
Há uns dias a MSI tinha-se "enganado" com as novas BIOS, com a AGESA 1.0.0.6 e habilitou overclocking no Athlon 200GE.
Agora, parece que todas as marcas se "enganaram" e parece ser possível fazer Overclock no 200GE nas Gigabyte e Asus. :D
Melhor, parece que nem interessa que chipset se está a usar. B450, B350 e até nas A320 dá. :D

PdpcXWV.png


pAJecrd.png


Confirmed reports are available from motherboards of MSI ,Gigabyte and more recently Asus .The chipset does not seem to matter, so it works solutions with B450 chipset as well as with the predecessor B350 and even the A320 chipset.Even 50-euro motherboards are among the candidates with whom the Athlon can be overclocked, for example, the Asus Prime A320M-K .B350 motherboards are at home in the same price range.

Mas mais estanho, dá para colocar o slot Pci-Ex 16X principal a 8X, em vez dos "cortados" 4X oficiais do 200GE. :D

194dDtc.png


Also new is the option for additional PCI lanes for the first PCI Express slot.Instead of default only four lanes can now be unlocked eight.Asus calls the new BIOS option "CPU PCIe Lanes Unlocked".

Artigo completo da Computerbase: https://translate.google.com/translate?sl=de&tl=en&u=https://www.computerbase.de/2018-12/amd-athlon-200ge-overclocking/

Acho piada a estas borlas que a AMD dá, de vez em quando. :)
 
Sim, para um processador de +/- 55€ e com um GPU +/- decente, é bastante interessante.

A pergunta que se coloca e que não se coloca só a este 200GE, é se os dual cores têm futuro no mercado "Entusiasta", mesmo se tiverem boa performance, GPU, "borlas", etc. É que a guerra do Cores vai ter consequências do lado do software.
No mercado "Empresarial" ou "Consumidor comum", não há grandes problemas, agora no "Entusiasta", pode começar a não fazer sentido. :)
 
É um CPU de 55€, não iria pelo mercado de entusiasta com ele. Apesar de OC ser entusiasta, claramente que é para a malta com falta de fundos.

E aí ele porta-se bem com OC.
 
A AMD lançou os Athlon 220 e 240GE. Simplesmente passam o clock a 3.2 Ghz do 200GE, para 3.4 e 3.5 Ghz, respectivamente.
O preço passa dos 55$ no 200GE, para 65 e 75$ respectivamente.

AMD's Athlon Rises: Athlon 220GE, 240GE Released

AMD's Athlon branding is probably the company's longest running one when it comes to its commercial CPU solutions. These join AMD's already-released Athlon 200GE, but offering higher clockspeeds for better overall performance, whilst keeping within the same 35W TDP of their slower, lower-tier sibling.

Both the Athlon 220GE and 240GE keep the 2-core, 4-thread design of the Athlon 200GE, but their clockspeeds have been increased to 3.4 GHz and and 3.5 GHz respectively (the 200GE runs at 3.2 GHz. Pricing, of course, increases as the clockspeed does, and while the Athlon 200GE is a steal at just $55 (with its integrated, 3 compute-units graphics accelerator), the 220GE goes for $65, and the 240GE will be available for $75.


https://www.techpowerup.com/250822/amds-athlon-rises-athlon-220ge-240ge-released

Se continuar a ser possível fazer OC no 200GE, estes 220 e 240GE não fazem grande sentido.

Por falar nisso, mais alguns resultados do 200GE com OC -> https://www.guru3d.com/articles_pages/amd_athlon_200ge_review,27.html
 
O melhor é mesmo esperar por anuncios oficiais de qualquer forma acho que temos estado a colher os frutos ao haver concorrência entre as marcas espero que o mesmo se vá passar em relação ás placas gráficas.
 
Back
Topo