1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Processador AMD Ryzen / Threadripper

Discussão em 'Novidades Hardware PC' iniciada por Hellgardia, 30 de Janeiro de 2015. (Respostas: 7018; Visualizações: 637504)

1. Miguel_Pereira

Miguel_Pereira Power Member

Ao menos tens uma assinatura fixe que podes ver em qualquer altura a usar o pc... oh wait...

2. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Bah, ainda pensei que vinha um badge/chaveiro/whatever comemorativo ou algo assim com a assinatura da Lisa Su, agora apenas uma caixa para jogar fora e assinatura no CPU (que vais ver durante... 30s).

Podiam ter feito por exemplo o Wrath Max com shouder de alumínio, com detalhes dourados, com a marcação dos 50 anos e a tal assinatura.

3. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

O meu conselho é, não colocar massa térmica, para se poder ver melhor a assinatura. :D

Agora a sério. Talvez venha a ter algum valor daqui a muitos anos. Há sites/fóruns onde o pessoal colecciona chips antigos e raros. Mas de facto, podia ter alguma coisa de diferente, nas specs, para se distinguir do 2700X normal.

4. Dark Kaeser

Dark Kaeser Power Member

:offtopic:
    https://twitter.com/david_schor/status/1118551812100038656

vai coleccionando uns poucos :berlusca:

ES da nvidia

mais este

PS: é o autor do wikichips.com

5. Dark Kaeser

Dark Kaeser Power Member

6. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

1800 mhz de OC, bom ao tempo que não se via overclocks de 100 ou mais % :D

Mas os epyc retail tem clocks tão baixos assim?

7. Roberto1973

Roberto1973 Power Member

Sao modelos es dos futuros epyc.

8. Dark Kaeser

Dark Kaeser Power Member

Não me parece, há ali ES de 7501 e 7551, e também um 7401, esse acho que retail.

9. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

É normal os ES terem clocks abaixo do que depois se vê em retail. Os QS é que normalmente têm clocks iguais ou perto do que se tem nas versões Retail. Mesmo assim, comparado com os Ryzen e Threadrippers, os Epyc têm clocks bem mais baixos, tirando uma ou outra excepção, feitos para HFT ou versões com poucos cores e clocks altos para aplicações que têm licenciamento por core.

Eu não usaria ES em produção. Uma pessoa não faz a mínima ideia dos problemas que ele pode ter. Problemas que podem nem ser detectáveis. Mesmo um QS é um risco.

10. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Acho que ainda não foi aqui colocado e, na verdade, isto não é para o mercado consumidor. Uma board Ryzen V1000 Embedded no formato NUC.

https://www.eepd.de/en/boards/single-board-computer/sbc-profiver-nucv-x86/

11. miguelbazil

miguelbazil Moderador Ninja
    Staff Member

Que tipo de performance têm esses V1000?

12. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

13. Dark Kaeser

Dark Kaeser Power Member

Acho que era mais fácil considerares as versões mobile, que partilham o mesmo socket BGA FP5, esses que indicaste são AM4

https://www.amd.com/en/products/ryzen-processors-laptop

esta página acho que já tem os ZEN (14nm série começada por 2x00) e ZEN+ (12nm série 3x00), por exemplo o primeiro V1202B há-de corresponder grosso modo ao Ryzen 3 2200U, o V1605B ao Ryzen 3 2500U, o V1756B ao Ryzen 5 2600H e o V1807B ao Ryzen 7 2800H, sendo que os TDP são configuráveis no intervalo, o que pode fazer variar a performance como é óbvio.

14. Dark Kaeser

Dark Kaeser Power Member

15. miguelbazil

Staff Member

É baseado no mesmo processo do resto dos Ryzen?

16. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Pelas specs, como o pequeno número de lanes Pci-Ex e os 4 slots DIMM, parece ser um Ryzen ou qualquer coisa à volta disso.
    A única coisa estranha é, nas specs, dizer que suporta 256 GB de RAM (Registered???). Não estou a ver como isso possa ser possível num Ryzen. A tradução literal é "Up to 4 DDR4 REG memories, up to 256G"

17. miguelbazil

Staff Member

4x 64GB DDR4 seria a única possibilidade que estou a ver. Existem DIMMs dessa capacidade.

18. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Existem, mas são Registered ECC ou LRDIMMs, algo que o Ryzen "normal" não suporta. Nem sequer o Threadripper suporta.
    Se formos para os LRDIMMs, há DIMMs de 256 GB. Coisas lindas, que devem custar o preço de um BMW. :D

DIMMs unbuffered (ECC e non-ECC) ficam-se pelos 32 GB. Aliás, oficialmente, o Ryzen "só" suporta 64 GB de RAM.

Por tudo isto, é estranho aquela folha de specs. Cpus de 4 e 8 cores, com Pci-Ex e número de DIMMs de um Ryzen, a suportar 256 GB de RAM.....

19. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Rapaz, vou ter que mover este post, isso vai ser flagado como hardcore p0rn :D

RAM de 256 GB, stacks de 4/8 GB HBM2 1200 mhz, SSDs de 4 e 8 TB? :n1qshok: