1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. COVID-19 Mantenham-se seguros: Pratiquem distanciamento físico de 2 metros. Lavem as mãos. Fiquem em casa.
    Informação sobre COVID-19. Ajuda a combater o COVID-19 com o [email protected] e com o [email protected].
    Remover anúncio

Processador AMD Ryzen / Threadripper

Discussão em 'Novidades Hardware PC' iniciada por Hellgardia, 30 de Janeiro de 2015. (Respostas: 7097; Visualizações: 670814)

1. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

2. Titantropo

Titantropo Power Member

Ah, ok. Vi isso numa foto do facebook da AMD e como não vi nos slides que aqui postaram (ou passou-me despercebido) fiquei a interrogar-me.
    Embora aquele estivesse numa torre. Mas podia ser excepção.

3. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

4. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

5. SideWalker

SideWalker Moderador
    Staff Member

Um V1605B é que ficava mesmo aí a matar.. :002:

6. Raimundojcc

Raimundojcc Power Member

Um pormenor interessante sobre RAM / Ryzen DRAM calc:

Tenho umas Corsair Vengeance LPX, pensei que isto era Hynix, mas afinal são Samsung b-die, v2 que é low spec'ed no entanto melhores do que as Hynix.

Usei o ryzen dram calc, a 3000mhz com stock vdimm passam do stock 16-17-17-17-35-52 para (FAST) 16-16-16-16-32-48, metade dos outros timmings mudaram também, Cinebench R20 multi passou de 3043 para 3058 descendo RAM speed de 3200 para 3000. Dá um bocado de trabalho a colocar os valores na BIOS mas acho que vale a pena, poderá haver aplicações em que se note a diferença.

7. Luka_

Luka_ Power Member

@Raimundojcc usaste o taiphoon burner para averiguar quais os chips em questão?

8. Raimundojcc

Raimundojcc Power Member

Y,

Embora seja b-die é a revisão cocó, mas não é terrível.

9. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

10. possessed

possessed Full Throttle BOINC Roller

Desconfio que haja mais alguma diferença pois serem apenas a frequência e por tão pouco parece estranho.

11. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Parece estranho, mas corrijam-me se estiver errado, a diferença entre os 220GE e o 240GE é exactamente essa. Um é a 3.4 Ghz e o outro a 3.5 Ghz. O resto é igual, incluindo o GPU.

A AMD até nem costuma segmentar mal os seus produtos, mas estes Athlon têm 3 SKUs e são SKUs a mais.

Vamos ver se acontece o mesmo nestes 3XXGE. Com sorte ainda se tem mais 50 Mhz no GPU de um SKU para o outro.........

12. SideWalker

SideWalker Moderador
    Staff Member

Provavelmente não passam mesmo de um rebrand desses CPUs.
    Talvez saia também um 340G a 3,6GHz.. :002:

13. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Devem ser a 12 nm/Zen+/Picasso, digo eu. Por isso, devem ser o "refugo" dos 3200G e 3400G.

14. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Sim, devem ser derivados dos 3200G/3400G

É isso que não gostei em ter 3000 series que não tem nada haver! Eu digo por experiencia agora, a diferença entre 2200G e 3600 é monstruosa e mesmo o 3400G deve existir um gap grande.

15. Dark Kaeser

Dark Kaeser Colaborador
    Staff Member

para além de Raven, Picasso agora vai haver um Dali

[PATCH 0/2] Enable Dali for DC
    https://lists.freedesktop.org/archives/amd-gfx/2019-September/039775.html

[PATCH 1/2] drm/amd/display: add Asic ID for Dali
    https://lists.freedesktop.org/archives/amd-gfx/2019-September/039776.html

16. Dark Kaeser

Dark Kaeser Colaborador
    Staff Member

17. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

"Gold"?

Lá vai a AMD copiar o péssimo branding da Intel.

18. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Algo curioso......

Delid do Athlon 3000G:
    source

Delid do Athlon 200GE:
    source

Os 2 são Raven Ridge. Os 2 são a 14 nm. No entanto o chip nem sequer é parecido. O do 200GE é bem maior que o do 3000G.

O 3000G terá o dual core nativo que anda no mercado embedded? Acho que, pelo menos oficialmente, esse dual core nunca foi anunciado.

19. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Pois, é o tal dual core nativo com 3 Vegas do Embedded

Não tem uma pic do block diagram destas versões dual core, como o da versão 4 core:

O facto de ser uma die nativa 2C, não só permite bons preços (afinal são mais chips por waffer, uns 50% pelo menos!) como devem vir melhores optimizados e com isso conseguir clocks maiores face ao antigo 200GE.

Última edição: 1 de Dezembro de 2019