Processador AMD Ryzen / Threadripper

Eu não gosto é nada que eles não deixem isso claro no nome. Also, sendo processo de 12nm, não faria sentido simplesmente chamar-lhe 2600 directamente? Ou o resto para além dos cores é mesmo o dos ryzen originais?
 
Eu não gosto é nada que eles não deixem isso claro no nome. Also, sendo processo de 12nm, não faria sentido simplesmente chamar-lhe 2600 directamente? Ou o resto para além dos cores é mesmo o dos ryzen originais?

Se bem percebo, do que tenho visto destes "AF", não são só 12 nm, são também Zen+. Isto é, sim, deveriam-se chamar 2XXX.
O que me parece é que a AMD tem muitas encomendas para os 1XXX ou excesso de stock 12 nm e preferiu "renomear" chips Zen+ para a familia 1XXX. Dentro da mesma familia, isto é normal. Ainda há pouco tempo a Intel tinha o mesmo i3 em 2 modelos. Um dual core nativo e um quad core cortado, em que os TDPs eram diferentes e o comprador fica a jogar na "lotaria". Em famílias diferentes, isto é um bocado bizarro, mas a AMD tem tradição de "borlas" fora do comum.

Eu não sei se os "AF" já chegaram a Portugal e se chegaram, como é que as lojas têm lidado com isso. Lá fora, pelo que vejo, as lojas começaram a identificar quais são os "AE" e quais são os "AF", até com preços diferentes. Com esta identificação, a situação torna-se um pouco menos numa "lotaria". :)
 
Um AF é basicamente um Ryzen 2000 com os clocks de um 1000.
Ainda devem ter procura mas já não lhes deve compensar fazer fornadas deles.
Não vejo grande problema porque neste caso a vantagem está do lado do consumidor.
Para um utilizador comum, vai dar praticamente no mesmo e ainda leva o bónus de uns pozinhos extra de performance e menor consumo.
E os entusiastas têm perfeita capacidade para ir buscar um (já há cá lojas a fazer a distinção, também), carregar-lhe nos clocks e sacar assim uma autêntica pechincha.
Ganha toda a gente.

Acho bem mais confuso (enganoso, até) os APUs andarem sempre com nome de geraçao nova e arquitectura de geração velha, por exemplo.
 
Sim. Os originais têm a referência YD1600BBAEBOX, e esta nova revisão zen+ downclocked YD1600BBAFBOX, daí o "AF".

Eu vejo estes CPUs na mesma linha dos P4 "M0" ou Q6600 "G0". São essencialmente o mesmo, mas com jeitinho dão um bom pedaço mais. :D
 
Última edição:
Apenas uma board, com +/- o tamanho de um Raspberry Pi, com um Ryzen Embedded R1000 12 W TDP, 16 a 64 GB de eMMV, 2 a 8 GB de RAM, Mini Pci-Ex, Usb-C, Gigabit e 2 Micro HDMI. :)
A board é feita pela DFI, que nos dias de hoje, só está virada para o mercado embedded.

7MI3wpR.jpg


79rXqFE.jpg


iOtBMdN.jpg


X7RokpV.jpg


OMVGVTN.jpg


Li5Aohv.jpg


ALWCpZY.png


https://liliputing.com/2020/03/this...is-powered-by-an-amd-ryzen-embedded-chip.html
http://linuxgizmos.com/raspberry-pi-sized-sbc-is-smallest-ryzen-r1000-based-model-yet/
https://www.dfi.com/product/index/1455
 
Dass tanto poder numa coisa deste tamanho!

Agora imagine isso se fosse um Renoir 4C nativo com 3/4 CUs? :drooling:

Mas dissipar estes 10w que já deve ser algo dificil em passivo, não?
 
Um HEDT com este tamanho em vez daquele socket gigante...

Uma versão Zen2 que é impossível sem que a AMD desenvolva um IOD de 4 canais específicos. Relembrar que o TR usa aquele IOD gigante do EPYC.

No máximo pode vir algo baseado no 3950X, mas limitado a 2 channel e 28 lanes pcie. A não ser que desenvolvam a tal IOD intermediária
 
Última edição:
Um HEDT com este tamanho em vez daquele socket gigante...

Uma coisa que me lembrei é que este Epyc Embedded Dual Die com 16 cores, tem exactamente a mesma disposição do Opteron "Bulldozer". As mesmas 2 dies, os mesmos 16 cores (2 X 8) e os mesmos 4 canais (2 X 2). :)
Um Opteron 6276 delided:
gJoJ8d6.jpg


Por isso, sim, poderia ter sido uma alternativa para o mercado HEDT. Talvez não tivessem seguido esse caminho porque sabiam que iam pelo caminho de chiplets + IO die.
 
Este socket G34 teria sido o ideal pro HEDT e "entry level servers". Não é muito maior que um AM4, mas é praticamente metade do SP3:

DyKw0deW0AA-xw0.jpg


De cabe ali um IOD (nativo, que seria menor que o IOD atual do epyc/TR) + 4x CCD e seria algo mais simples, barato e ia permitir ter boards micro ATX/mini ITX/DTX sem serem umas coisa bizzaras/capadas

E imho, preferia que a AMD fosse pro LGA mesmo no mainstream (ainda mais que já tiveram um socket destes no caso o opty 180 da imagem acima). Tive um mini ataque cardíaco quando o CPU veio colado no cooler, felizmente todos os pinos no lugar!

Pinos dobrados no socket dá para desentortar! Já desentortei pinos numa board Z97 e o sistema funcionou perfeitamente, agora partir pinos num CPU? 8|
 
Última edição:
Back
Topo