1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. COVID-19 Mantenham-se seguros: Pratiquem distanciamento físico de 2 metros. Lavem as mãos. Usem máscara.
    Informação sobre COVID-19. Ajuda a combater o COVID-19 com o [email protected] e com o [email protected].
    Remover anúncio

Processador AMD Ryzen / Threadripper

Discussão em 'Hardware - Novidades e Notícias' iniciada por Hellgardia, 30 de Janeiro de 2015. (Respostas: 7119; Visualizações: 682296)

1. Dark Kaeser

Dark Kaeser Colaborador
    Staff Member

2. miguelbazil

miguelbazil Moderador Ninja
    Staff Member

Eu não gosto é nada que eles não deixem isso claro no nome. Also, sendo processo de 12nm, não faria sentido simplesmente chamar-lhe 2600 directamente? Ou o resto para além dos cores é mesmo o dos ryzen originais?

3. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Se bem percebo, do que tenho visto destes "AF", não são só 12 nm, são também Zen+. Isto é, sim, deveriam-se chamar 2XXX.
    O que me parece é que a AMD tem muitas encomendas para os 1XXX ou excesso de stock 12 nm e preferiu "renomear" chips Zen+ para a familia 1XXX. Dentro da mesma familia, isto é normal. Ainda há pouco tempo a Intel tinha o mesmo i3 em 2 modelos. Um dual core nativo e um quad core cortado, em que os TDPs eram diferentes e o comprador fica a jogar na "lotaria". Em famílias diferentes, isto é um bocado bizarro, mas a AMD tem tradição de "borlas" fora do comum.

Eu não sei se os "AF" já chegaram a Portugal e se chegaram, como é que as lojas têm lidado com isso. Lá fora, pelo que vejo, as lojas começaram a identificar quais são os "AE" e quais são os "AF", até com preços diferentes. Com esta identificação, a situação torna-se um pouco menos numa "lotaria". :)

4. SideWalker

SideWalker Moderador
    Staff Member

Um AF é basicamente um Ryzen 2000 com os clocks de um 1000.
    Ainda devem ter procura mas já não lhes deve compensar fazer fornadas deles.
    Não vejo grande problema porque neste caso a vantagem está do lado do consumidor.
    Para um utilizador comum, vai dar praticamente no mesmo e ainda leva o bónus de uns pozinhos extra de performance e menor consumo.
    E os entusiastas têm perfeita capacidade para ir buscar um (já há cá lojas a fazer a distinção, também), carregar-lhe nos clocks e sacar assim uma autêntica pechincha.
    Ganha toda a gente.

Acho bem mais confuso (enganoso, até) os APUs andarem sempre com nome de geraçao nova e arquitectura de geração velha, por exemplo.

5. miguelbazil

Staff Member

Certo, entendo a tua menção dos APU's, e sim, é uma vantagem nesse caso os 1600 de terminação AF. Mas isto são os 1600 AF que apareceram já em loja?

6. SideWalker

SideWalker Moderador
    Staff Member

Sim. Os originais têm a referência YD1600BBAEBOX, e esta nova revisão zen+ downclocked YD1600BBAFBOX, daí o "AF".

Eu vejo estes CPUs na mesma linha dos P4 "M0" ou Q6600 "G0". São essencialmente o mesmo, mas com jeitinho dão um bom pedaço mais. :D

Última edição: 5 de Março de 2020
  7. Roberto1973

Roberto1973 Power Member

E seu preço tb são óptimo para oc.

8. miguelbazil

Staff Member

Se aparecerem 1200 AF mesmo nas lojas, pode ser uma opção interessante para algo super barato.

9. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

10. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Dass tanto poder numa coisa deste tamanho!

Agora imagine isso se fosse um Renoir 4C nativo com 3/4 CUs? :drooling:

Mas dissipar estes 10w que já deve ser algo dificil em passivo, não?

11. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

12. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

13. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Um HEDT com este tamanho em vez daquele socket gigante...

Uma versão Zen2 que é impossível sem que a AMD desenvolva um IOD de 4 canais específicos. Relembrar que o TR usa aquele IOD gigante do EPYC.

No máximo pode vir algo baseado no 3950X, mas limitado a 2 channel e 28 lanes pcie. A não ser que desenvolvam a tal IOD intermediária

Última edição: 7 de Abril de 2020
  14. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Uma coisa que me lembrei é que este Epyc Embedded Dual Die com 16 cores, tem exactamente a mesma disposição do Opteron "Bulldozer". As mesmas 2 dies, os mesmos 16 cores (2 X 8) e os mesmos 4 canais (2 X 2). :)
    Um Opteron 6276 delided:

Por isso, sim, poderia ter sido uma alternativa para o mercado HEDT. Talvez não tivessem seguido esse caminho porque sabiam que iam pelo caminho de chiplets + IO die.

15. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Este socket G34 teria sido o ideal pro HEDT e "entry level servers". Não é muito maior que um AM4, mas é praticamente metade do SP3:

De cabe ali um IOD (nativo, que seria menor que o IOD atual do epyc/TR) + 4x CCD e seria algo mais simples, barato e ia permitir ter boards micro ATX/mini ITX/DTX sem serem umas coisa bizzaras/capadas

E imho, preferia que a AMD fosse pro LGA mesmo no mainstream (ainda mais que já tiveram um socket destes no caso o opty 180 da imagem acima). Tive um mini ataque cardíaco quando o CPU veio colado no cooler, felizmente todos os pinos no lugar!

Pinos dobrados no socket dá para desentortar! Já desentortei pinos numa board Z97 e o sistema funcionou perfeitamente, agora partir pinos num CPU? 8|

Última edição: 7 de Abril de 2020
  16. vandaminator

vandaminator Power Member

17. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

18. skandal

skandal Power Member

Ouch.

19. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Bom, finalmente o gajo do infravermelho aka "Fritzchens Fritz" vai dissecar um 3000G aka "AMD Dali", que é o tal die pequeno dual core e vega 3 nativo.

https://twitter.com/FritzchensFritz/status/1286380052620378117

Agora é esperar que o "gpu are magic" (:D) fazer anotação, mas dá para ver claramente os 2 cores, 4 MB L2 e 3 CUs gráficos.

Bem mais pequeno, comparar que o die de 4C e Vega 11: