1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Processador AMD Ryzen / Threadripper

Discussão em 'Novidades Hardware PC' iniciada por Hellgardia, 30 de Janeiro de 2015. (Respostas: 7005; Visualizações: 626155)

1. Gaugamela

Gaugamela Power Member

E só para dizer que faz sentido para a AMD voltar a focar-se no sector de performance e de servidores pois é aí que se faz dinheiro.
    Fornecer CPUs/APUs para tablets ou smartphones estará fora de questão porque é impossível competir com a ARM e a Intel nesses sectores porque os fabricantes ARM cobram muito pouco por SoC (e a Samsung e Apple fabricam os seus) e a Intel subsidia os seus chips para poder estar nesse mercado com prejuízos constantes.

Isso não acontece nos servidores e CPUs para workstations ou desktops que é onde a Intel faz muito dinheiro. Se a AMD tiver um produto que seja competitivo o suficiente pode ser que consiga sobreviver e talvez crescer um pouco.

2. miguelbazil

miguelbazil Moderador Ninja
    Staff Member

Lá está, veremos o que a AMD tem em mente, mas sim, não é certamente no mobile que vão conseguir competir agora. Se conseguirem bons cpu's em performance/preço, é o suficiente para voltarem a aparecer, porque os que existem actualmente começam a ficar para trás.

3. V3ctor

V3ctor Moderador
    Staff Member

Bulldozer também era altamente nos slides...

Eles são bons a fazer slides... Mas obvio que quero a AMD a dar bons processadores. :)

4. Gaugamela

Gaugamela Power Member

Pelas continhas em cima do joelho que acabei de fazer o Zen não é altamente nem nos slides comparativamente á Intel. Chegará perto dos Ivy/Haswell i5 mas ainda muito atrás dos i7 em IPC. E muito gratos têm que estar á Samsung por ainda conseguirem lançar algo num processo de fabrico minimamente competitivo.
    E a Intel ainda tem os Broadwell para lançar e os Skylake que ainda irão trazer mais melhorias...

E a própria AMD não parece exatamente optimista quanto ao sucesso dos Zen no mercado de PCs quando prevê que as suas receitas vindas desse segmento vão descer.
    Se achassem que tinham um produto competitivo ou superior com as ofertas da Intel de certeza que iriam prever crescimento. Nem o Jim Keller os vai salvar pelos vistos...

5. Boas,

Esse aumento no IPC será 40% por cada core ou em overall nos cores todos juntos?

A AMD sempre gostou de criar hype e expectativa... Se for um aumento 40% por cada core, sim creio que irá ser um grande feito, especialmente num octa-core.

Mas a AMD já nos habituou tanto a "banhadas" na área dos cpu's de alta performance que não confio em nada que atirem cá para fora, foram vergonhosos com os primeiros phenom e depois com os FX, acabando por entrar em price wars para serem uma escolha a considerar.

Acho extremamente vergonhoso pois muita gente é "enganada" no lançamento e paga preços premium por componentes que em poucos meses baixam consideravelmente de preço, o que para mim não passa de uma estratégia reles pois eles sabem melhor que ninguém o que estão a vender e aproveitam ao máximo o hype todo gerado...

6. Gaugamela

Gaugamela Power Member

Como mencionam no gráfico um aumento de 40% IPC de um Excavator core para um Zen core eu assumia que fosse um aumento por core e não overall.
    No entanto, duvido que vás ter octa-cores como os actuais para competir com os i5 porque haverá uma mudança de threading de CMT para SMT. Isso implica que passas a ter 4 cores "verdadeiros".

Mas achas isto hype? É que neste momento a performance por core dos CPUs/APUs da AMD está mais de 40% abaixo das ofertas equivalentes da Intel...

7. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Não, não, não 1000 vezes.

Estás a tirar a conclusão errada. A questão é que o mercado desktop está completamente estagnado. Vai ver as contas da Intel e o que eles preveem para o mercado desktop. É a mesma coisa. Flat or Down.
    No mesmo gráfico que colocaste tem as previsões para servidores onde a AMD também vai usar o ZEN, com previsões de Double digit growth. É basicamente o que tem acontecido com a Intel.

Isso é uma análise do mercado, não é uma análise de um produto.

Depois confunde-se IPC com performance.
    Querem uma boa forma de aumentar o IPC sem aumentar a performance. Reduzindo os stages do pipelines do cpu, mantendo o mesmo clock.
    IPC não é performance. O valor 40% de IPC não quer dizer nada por enquanto (ou quase nada). Há formas de aumentar e dimuir performance mantendo o IPC de um cpu.

8. blaster_00

blaster_00 Power Member

Com as quotas de mercado que a AMD tem neste momento, espaço para crescer é coisa que não lhe falta.

Relativamente ao mobile fazendo o prognóstico no fim do jogo, a venda dos gráficos mobile (da recém-adquirida ATI), à Qualcomm foi um grande erro.
    Neste momento acho que nesse mercado a AMD tinha que fazer algo tecnologicamente muito superior para poder entrar... e para um player a quem essa vantagem tecnológica seja muito rentável... Apple, talvez por isso mesmo a aproximação/apoio da Samsung neste momento.

9. miguelbazil

miguelbazil Moderador Ninja
    Staff Member

Não acho que seja IPC = performance mas é um indicador interessante, e é o maior problema da AMD de momento. Aumentando o número de instruções médio por ciclo permite-te calcular/realizar mais, e isso consegue-se transformar em performance de forma mais simples/directa. O melhor ou pior uso disso é dependente apenas do software que lá pões em cima. Portanto separar o IPC completamente também não é uma resposta.

Como foi dito, é um dos indicadores de performance que a AMD tem pior vs intel, e é bom ver aumentos visíveis nesse campo. Para mim quer dizer uma coisa importante, estão a tentar endereçar um dos problemas que os CPU's actuais têm, quer dizer que souberam ouvir quem compra e usa. Se o CPU vai ser bom, só quando sair se verá.

10. Gaugamela

Gaugamela Power Member

Mesmo que o mercado caia, se a AMD tivesse um produto bombástico nas mãos com o Zen deveria crescer. Isto porque no momento a sua marketshare é muito baixa e tem uma gama de produtos para desktops totalmente desatualizada. Só se o mercado caísse a um ritmo alarmante é que não cresceriam no mercado ou se o Zen não fosse bom o suficiente.
    Quanto ao mercado de servidores e como a AMD tem uma percentagem rísivel desse mercado, crescimento de dois dígitos não é nada.

Certo, estava apenas a assumir que o incremento em IPC se iria traduzir em totalmente em performance porque os CPUs da AMD precisam de recuperar muito terreno para ser minimamente competitivos. E esse é considerado o ponto fraco dos Bulldozer e onde os Intel brilham.
    Neste caso pareces concordar comigo neste caso em que os Zen não vão ser o suficiente para competir com Intel.

11. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Não tenho números, mas não sei se no mercado de servidores a quota é assim tão risível. Um quad socket / 64 cores fica a um preço muito menor que qualquer coisa comparavel da Intel.
    Anedoticamente tenho num projecto um Opteron 6128HE que na pratica é um dual quad core Phenom II no mesmo package com quad channel e ele porta-se muito bem.
    Aliás, na minha opinião, os Opterons em servidores não são uma proposta assim tão má.
    Seja como for, não tiro qualquer conclusão daquele slide sobre a performance (técnica e comercial) do Zen.

Como disse atrás, acho que o Zen não precisa de competir com a Intel a nível de performance single thread. Só precisa de ser competente, o que não é actualmente.
    O valor de % de IPC pouco ou nada diz e além disso não sabemos o que a Intel terá no mercado nessa altura.

12. Gaugamela

Gaugamela Power Member

Intel's Sway Drives Up Server-Chip Prices

A quota de mercado da AMD no mercado de servidores é rísivel mesmo. 3% em 2014 (os ditos 300 milhões de dólares que mencionaram nos slides). A Intel faz 11.7 biliões de dólares por ano só aí. Isso dá para ter uma ideia das perdas causadas pelos Bulldozer. E também porque é que estão a apostar tudo no Zen.

E convém salientar que a Intel usa os fundos que ganha no mercado desktop e de servidores para financiar o uso de CPUs ULV em notebooks e tablets e para uso de SoCs em smartphones. A AMD só aguenta alguma marketshare no mercado de desktops porque os FX-8350/20/70 fazem sentido para certas workloads e têm preços decentes.

13. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

http://www.theplatform.net/2015/05/07/does-amds-datacenter-roadmap-go-far-enough-fast-enough/

Este artigo fala na actual situação da AMD no mercado de servidores e genericamente do Zen para servidores, com quotes.
    Na verdade eles neste artigo falam de uma quota de mercado de 1.5%, o que é de facto muito pouco.
    Na minha opinião os Opterons valem mais que estes 1.5% mas o mercado é que manda.

A nível de desktops, sem ter números, provavelmente eles vendem mais APUs que FX. Posso estar enganado, mas faz-me mais sentido.

Bem, uma coisa é certa, eles vão apostar tudo no Zen. Vai cobrir desde o entry level, portáteis, APUs, FX, Servidores, HPC, etc. É bom que a AMD não perca esta aposta.
    A meu ver eles não têm que ser melhores que a Intel, só têm que ser mais competentes em certas áreas.

14. SideWalker

SideWalker Colaborador
    Staff Member

Penso que o problema dos actuais opteron se deva essencialmente à fraca eficiência energética.

15. Roberto1973

Roberto1973 Power Member

Compared to the Excavator core, that powers soon to launch Carizzo APUs, Zen architecture has 40 percent faster Instruction per clock. This is a significant leap as Excavator is expected to have some 10 percent higher IPC compared to Steamroller cores.

16. Dark Kaeser

Dark Kaeser Power Member

17. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Os 6338P e 6370P que são os mais recentes, consomem 99W. Tendo em conta que têm 12 e 16 cores, não é mau.

E depois há o preço. Um barebone com esta board (abaixo) custa 2000$ o que para quad socket, não é nada. Há pcs domesticos mais caros que o preço total de um servidor com 64 cores.

Eu não me importava de ter um :)

Imagem do "brinquedo":

18. Roberto1973

Roberto1973 Power Member

19. blaster_00

blaster_00 Power Member

Não falam de HBM nos novos APU's com Zen. A AMD ainda se vai deixar apanhar pela intel nas integradas se não começam a dar ao pedal.

20. Gaugamela

Gaugamela Power Member

Partilhar esta Página