Processador AMD Ryzen / Threadripper

Pelo que vejo um dos meus receios não tem fundamento o que é bom. Estava preocuapdo que o TDP da AMD fosse muito maior do que anunciado mas parece que é real. Isso é um enorme feito para a AMD e está bem abaixo da Intel.

Em single thread a Intel é melhor mas falta saber quanto é que tem a haver com optimização que a AMD não pode ter numa arquitetura tão recente.

Este é um grande lançamento e temos competição. Não é melhor em tudo, não é pior em tudo. Está muito equilibrado e acessível.

Nem mais. Uma excelente alternativa e resta ver quando a AMD tiver tempo para fazer certos tweaks e optimizações (tal como os developers de vários jogos) aposto que vamos ver várias melhorias. Superou por completo as minhas expectativas.
Mais eficientes que os da Intel, mais threads e performance single core que não envergonha. Estão de parabéns e merecem um sucesso de vendas como não têm á muitos anos.
 
@Curcundil essa é a única review que vi resultados positivos em gaming.

Honestamente, acho que estamos perante algum problema de drivers, daí existirem resultados díspares por todas as reviews.
 
Basicamente é o esperado, quem estava à espera de um CPU para os jogos de hoje vai sair desiludido, quem se lembrar do caso C2D vs C2Q não vai ficar surpreendido com os resultados.

Parece-me que as boards estão muito verdes, para além de alguns problemas com as configurações das memórias e a fazer overclock, há resultados entre reviews que não batem certo.

Acho que o 1700X e o 1800X são apostas seguras para o futuro (o 1700 só depois de ver reviews e depois de as bios estarem mais maduras para ver até onde vão).
 
Muitos resultados e muito diferentes!!

O Austin com SLI de 1080 consegue 250+ FPS no Overwatch em Epic... Porém, o Linus em CSGO consegue 300+ FPS em high.

É desta que vou buscar o R7 1700 :P
 
@Curcundil essa é a única review que vi resultados positivos em gaming.

Honestamente, acho que estamos perante algum problema de drivers, daí existirem resultados díspares por todas as reviews.
Para mim é mais probs das boards, quase todos usam a Asus, o Joker esta a usar a Gigabyte.


Dá para ver a mesma performance com o 1800X que usa a mesma board.
 
Exatamente o que estava à espera baseando-me na ultima review que vi até agora (Guru3D)
Em gaming perde na generalidade, gostava de ver benchs do WD2 e do BF1 por parte da guru3d, mas ainda só vi uma analise.

Consumos estão bons, mesmo quando fazem overclock, overclock era o esperado, em 8 cores não se faz grande coisa.
Porém quando meteram o CPU a 4.1GHZ já estava a adquirir os mesmos resultados que o i7 em gaming.
Logo está mais que visto que muitos dos jogos simplesmente não sabem usar mais de 8 cores/8 threads.

Ainda me falta ver muita review, e a minha opinião pode mudar.
Por isso fico exatamente com a mesma opinião que tinha anteriormentes, excelentes maquinas multimedia que não se ficam muito mal para gaming, porém para gaming há melhores escolhas.
Daí a anteriormente ter continuado a depositar as esperanças nos SR5.

Cumps..
 
A vida num relance ... Ryzen

2pDeT.jpg


:)
 
@Metro acredito-me que essa eficiência aliada ao bom scaling de SMT que eles apresentam (parece que escala melhor que o HT), pode dar-lhes uma vantagem competitiva em servidores.

Não me fales em servidores sff. Era bom era que lançassem bom e barato.

Anandtech, costuma ser dos melhores/mais fiáveis em termos de reviews de cpu's.

Desta vez não conseguiram acabar a review a tempo. Tem que se esperar mais algum tempo.

Honestamente esperava mais scaling com clocks em single-thread e na minha opinião um 7700k vs 1700x compensa mais ir para intel.

Em single a Intel é melhor mas a discussão de se vale a pena comprar um quad core neste momento é complicada.
Um dos cenários que a AMD pegou na apresentação que estava sob NDA é os gamers que fazem stream em simultâneo. Diria que depende da utilização dos users.

É um lançamento importante no sentido de a AMD ter ganho muito terreno perdido mas ainda não chegou lá para o utilizador normal. Para os workloads de um utilizador normal para já intel tem a vantagem e só mesmo quem faz muito trabalho multi-threaded é que pode tirar benefício da oferta da AMD.

Este é sempre um campo delicado porque podemos dizer também que a maioria não precisa de um Core i5 o que será também verdade.

Uma excelente alternativa e resta ver quando a AMD tiver tempo para fazer certos tweaks e optimizações (tal como os developers de vários jogos) aposto que vamos ver várias melhorias.

Isto deve estar mais dependente do código do que da AMD. Esperemos que tenham quota de mercado suficiente para os programadores se preocuparem.

a parte da eficiencia, não esquecer que aquele 6C e 8C da intel são quad channel.

Os CPUs têm um TDP mais baixo e isso é de facto uma vitória num campo que nunca lhes foi favorável.
 
Este é sempre um campo delicado porque podemos dizer também que a maioria não precisa de um Core i5 o que será também verdade.

Pensa bem, na maioria dos testes reais que um utilizador jogador vai usar o 1700x está a competir com core i5 de metade do preço. Não é ver apenas do prisma do que se necessita mas sim em termos custos/benefício
 
para mim tudo se resolve com o amadurecimento e optimizacao da arquitectura ( ou pouco como o lancamento da polaris) e a tentativa do incremento de pelo menos 500Mhz em todos os cpus.
Basta ver que a review da Guru3D, com OC para 4.1 fica "igual" nos jogos ao 7700k e o resto ja o cilindra.. ou seja.. basicamente isto sao cpus para trabalho pesado, renderizaçao e afins.. o que não deixa de ser excelente para esse fim.
Para jogos.. o ideal é o SR5 com +500Mhz que o previsto e ai teriamos maquina...
 
gostava de ver benchs do WD2 e do BF1 por parte da guru3d
O hardware unboxed fez review ao WD2 e ao BF1 (campanha). Ele próprio admite que os resultados do WD são um pouco aquém do esperado nesse jogo, que costuma tirar bom partido das threads extra.
No entanto ele também diz que no BF1 e no GTA 5 a experiência foi sempre consistente com o Ryzen e com o 7700k de vez em quando tinha um stutter.

EDIT: O joker também testou BF1 multiplayer
 
Última edição:
Back
Topo